BEM-VINDOS A SALA VIRTUAL DO
4º ANO
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 14/12 À 18/12
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 07/12 À 11/12
CONTAGEM REGRESSIVA
EM BREVE OS ALUNOS REALIZARÃO UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ELA SERVIRÁ COMO BASE PARA O NOSSO TRABALHO DO PRÓXIMO ANO, PRECISAMOS SABER TUDO QUE NOSSO ALUNO APRENDEU E O QUE PRECISARÁ RECUPERAR.
SE TIVER ALGUMA DUVIDA ENTRE EM CONTATO COM OS PROFESSORES.
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 30/11 À 04/12
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 23/11 À 27/11
Guarulhos, 23 de novembro de 2020
Rotina
Aula online
Português
Aprender sempre
Sequência 2
Aulas 5 e 6 páginas 29 - 31
Clique aqui para acessar o jornal digital
Guarulhos, 24 de novembro de 2020
Rotina
Aula online
Matemática
Livro EMAI - Sequência 24
Atividade 24.6
Sequência 25
Atividade 25.1 (págs.64,65 e 69).
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 4º
anos A, B, C e D - Profª
Susan
Semana de 23 a 27.11.2020
LEIA COM ATENÇÃO, FAÇA A
PRÁTICA E DEPOIS REGISTRE SUA ATIVIDADE.
Vamos lá gente, não desanimem.....o ano está quase acabando mas ainda dá
tempo de conhecer e vivenciar outras práticas adaptadas, conhecidas ou não, por
vocês.
Vamos conhecer um pouco mais sobre uma brincadeira que a maioria de
vocês já conhece: a QUEIMADA.
A queimada é um jogo popular
muito antigo, ela surgiu na Europa, durante o período da Idade
Média. O rei Papus treinava seu exército para lutar contra a invasão dos
bárbaros na Papônia. Uma das atividades deste treinamento era o arremesso de
bolas de fogo.
É claro que nós não vamos arremessar
bolas de fogo, mas.....foi assim que tudo começou.
Existem
outros nomes (dependendo da região) para o jogo da Queimada: Baleada, Baleado,
Barra-Bola, Bola Queimada,
Caçador, Carimba, Carimbada, Cemitério, Guerra, Jogo do Mata, Mata-mata,
Mata-soldado, Matada, Queimada com Coveiro ou simplesmente Queimado.
A queimada é um esporte coletivo em que os jogadores de duas
equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem
atingidos. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe
adversária, acertando-os com bolas lançadas.
E aí quem de vocês está com saudades de jogar Queimada??? Eu estou.....então vamos matar um pouco
dessa vontade com a .......
QUEIMADA DE TAMPINHAS
- Material: 10 tampinhas (5 de cada cor) e mais
2 de cor diferente das outras duas que serão as tampinhas de combate.
Fita adesiva, giz ou
outro material que possa demarcar o espaço para o jogo.
- Fazer a demarcação, conforme mostra no vídeo.
- Modo
de Jogar: consiste em formar duas
equipes para cada lado da “quadra” (tamanho que quiser). Pode ser no chão ou em uma mesa. O primeiro
jogador pega a sua tampinha de combate, coloca em cima da linha do meio e tenta
acertar, com um peteleco a tampinha do adversário. Caso o jogador acerte ele
pode jogar mais uma vez, se errar é a vez do adversário jogar. Com a tampinha de combate dele, ele tenta acertar a
tampinha do adversário. Vence quem eliminar todas as tampinhas do adversário
primeiro.
Obs.: vocês
podem alterar as regras do jogo conforme quiserem.
Assistam
ao vídeo para entender melhor.
https://www.youtube.com/watch?v=h-MoTKVmXWI&ab_channel=BrunaAlmeida
AGORA É COM VOCÊS!
Envie uma foto da sua “quadra de queimada”
com as tampinhas para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED.
FÍSICA, para fins de nota, presença e participação na disciplina de Educação
Física.
DIVIRTAM-SE!!
Guarulhos, 25 de novembro de 2020
Rotina
Aula online
Português
Aprender sempre
Sequência 2
Aula 7 páginas 31 e 32
acessar o link do Jornal da Cultura para realizar a atividade 3 (página 32)
Jornal da CulturaGuarulhos, 26 de novembro de 2020
Rotina
Aula online
Português
Livro Aprender Sempre
Sequência Didática 3
Aula 1 e 2
CARTA: UMA POSSIBILIDADE DE CONEXÃO COM PESSOAS QUE ESTÃO DISTANTES DE NÓS
Leia a carta para responder e completar o quadro da questão 1 (página 40)
ARTES VISUAIS.
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI
TEMA: COLAGEM DIVERTIDA.
SEMANA DE 23 A 27/11/2020.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, DESENHO, RECORTE, COLAGEM E PINTURA.
FIQUE SABENDO!
Colagem é a composição
feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou
colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Colagem#:~:text=Colagem%20%C3%A9%20a%20
ASSISTA AO VÍDEO:
https://youtu.be/FtkkMn-mNAI
PROPOSTA 1: AGORA, REUNA OS MATERIAIS NECESSÁRIOS E CRIE
UMA COLAGEM DIVERTIDA. FAÇA COLORIDO!
PROPOSTA 2: DESENHE UM FUNDO PARA SUA
COLAGEM. PODE SER UM LUGAR, UMA ESTAMPA, UMA PAISAGEM, DIA OU NOITE, ETC. FAÇA
COLORIDO!
PROPOSTA 3: DÊ UM TÍTULO PARA SUA COLAGEM.
Guarulhos, 27 de novembro de 2020
Rotina
Aula online
Matemática
Aprender sempre
Sequência 3
Aulas 1,2 e 3 (45 - 49)
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 16/11 À 19/11
Atenção responsáveis e alunos essa semana teremos uma Avaliação super importante, com objetivo de obter um diagnóstico atualizado em relação ao desenvolvimento das aprendizagens, após o afastamento da escola presencial por longo período.
Essa Avaliação será exclusivamente Digital, para realizá-la os alunos precisarão dos seguintes dados:
ATIVIDADES PARA SEMANA DE 09/11 À 13/11
Guarulhos, 09 de novembro de 2020
Hoje é segunda-feira
Português
Livro Ler e Escrever
Mudança de foco narrativo, tempo e lugar
ATIVIDADE 1A – APRESENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ATIVIDADE 1B – LEITURA DE CONTOS
Texto 1
Em férias (páginas 196 e 197)
Texto 2
Medo de Saci ( páginas 197 e 198)
EDUCAÇÃO FÍSICA
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE
Guarulhos, 10
de novembro de 2020
Hoje é terça-feira
Rotina
Aula online
Matemática
Livro: Aprender Sempre
Sequência didática 2 - A Matemática e a Arte
Aulas
1,2 e 3 (págs. 22 a 26)
Guarulhos, 11
de novembro de 2020
Hoje é quarta-feira
Rotina
Aula online
Matemática
Livro - Aprender Sempre
Aulas
4,5 e 6. (págs. 27 a 33).
Guarulhos, 12
de novembro de 2020
Hoje é quinta-feira
Rotina
Arte
Aula online
Português
LIVRO LER E ESCREVER: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PONTUAÇÃO
ATIVIDADE 4 – PÁGINAS 137 E 138 - DISCUTINDO SOBRE O USO DA PONTUAÇÃO.
RESPONDER AS QUESTÕES.
ARTES VISUAIS.
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI
TEMA: ESTAMPA AFRICANA. SEMANA DE 09 A 13/11/2020.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, DESENHO, RECORTE, COLAGEM E PINTURA.
VOCÊ SABIA?
A África tem muito mais pano pra manga!
O continente
africano nos oferece uma diversidade de tecidos e estampas que carregam uma
rica simbologia
capaz de decifrar a alma dos povos ancestrais.
FONTE:http://blog.pat.educacao.ba.gov.br/blog/2019/07/africa-colorida-tecidos-africanos/
ASSISTA AO VÍDEO:
https://youtu.be/6dB-zYQDqbQ
PROPOSTA 1: AGORA,
REUNA OS MATERIAIS NECESSÁRIOS E, TENTE REALIZAR O DESAFIO QUE APARECE NO FINAL
DO VÍDEO. CAPRICHE!
PROPOSTA 2: DESENHE UMA
VESTIMENTA QUE PODE SER, UMA CAMISETA OU VESTIDO E CRIE DIVERSAS
ESTAMPAS COLORIDAS. SE INSPIRE NAS IMAGENS DO VÍDEO PARA REALIZAR ESTA
ATIVIDADE. CAPRICHE!
PROPOSTA 3: ESCREVA O
NOME DOS TIPOS DE TECIDO CITADOS NO VÍDEO.
PROPOSTA 4: QUAIS SÃO
AS CORES PREDOMINANTES DO TECIDO KENTÊ?
Guarulhos, 13
de novembro de 2020
Hoje é sexta-feira
Rotina
Aula online
Matemática
Livro - Aprender Sempre
Aulas
7,8,9 e 10 (páginas 34 a 40)
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 02/11 À 06/11
Guarulhos, de 02 novembro de 2020
Hoje
é segunda-feira
FERIADO
Guarulhos, 03 de novembro de 2020
Hoje
é terça-feira
Rotina
Educação
Física
Aula
online
Matemática
Livro
EMAI
Sequência
24
Atividade
24.1 (página 59)
Atividade
24.2 (página 60)
Hoje
é quarta-feira
Rotina
Aula
online
Português
Livro
Aprender sempre
Sequência
2
Aulas
1 e 2 (páginas 23 a 26)
Responder
B(p.24) e 3A (p.26)
Guarulhos, 05 de novembro de 2020
Hoje
é quinta-feira
Rotina
Arte
Aula
online
Português
Aprender
sempre
Sequência
2
Aulas
3 e 4 páginas 27 e 28 responder questão 2
ARTES VISUAIS.
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D. PROFESSORA: SHIRLEI
TEMA: ELEMENTOS BÁSICOS DOS
QUADRINHOS. SEMANA DE 02 A
06/11/2020.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA E DESENHO.
ORALIDADE EM CONSTRUÇÃO:
História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos
e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal.
FONTE:https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/
ASSISTA AO VÍDEO:
https://youtu.be/SNCENmUccsc
PROPOSTA 1: DIVIDA A FOLHA DO CADERNO EM 4 OU 6 PARTES, CRIE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE A PANDEMIA. FAÇA COLORIDO.
PROPOSTA 2: DÊ UM TÍTULO PARA SUA
HISTÓRIA.
Guarulhos, 06 de novembro de 2020
Hoje
é sexta-feira
Rotina
Aula
online
Matemática
Livro EMAI - Sequência 24
Atividades
24.3, 24.4 e 24.5 (páginas 61 a 63)
Situações
problema Campo multiplicativo
ATIVIDADES PARA SEMANA
DE 26/10 A 29/10
Guarulhos, 26 de outubro de 2020
Hoje é segunda–feira
ROTINA
Educação Física
Aula online
Português
Livro Aprender Sempre
Aulas 1 e 2 - Responder a questão 2 (págs. 4
e 5).
Aulas 3 e 4 -
Leia o jornal e preencha o quadro da questão 2 ( págs.6,7 e 8).
Guarulhos, 27 de outubro de 2020
Hoje é terça–feira
ROTINA
Aula online
Matemática
Livro Aprender Sempre
Aula 1 - Ditado de números - aguarde as
instruções dos professores (pág.3)
Aulas 2 e 3 - Resolução de problemas - responder as questões (págs. 4 e 5)
Aula 4
e 5 - Sistema monetário e formas
geométrica (Pirâmide) págs.( 6,7 e 8)
Guarulhos, 28 de outubro de 2020
Hoje é quarta–feira
ROTINA
Aula online
Matemática
Livro Aprender Sempre
Aula 6 - Características de pirâmides
(páginas 9 e 10)
Aula 7 - Frutas do pomar - responder às
questões (páginas 10 e 11)
Aula 8 - Medir e estimar comprimentos -
responder às questões (páginas 12 e 13)
Aula 9 - Pesquisa sobre leitura de livros -
responder às questões (página 14)
Aula 10 - Gincana na escola - responder às
questões (página 15)
Guarulhos, 29 de outubro de 2020
Hoje é quinta–feira
ROTINA
Arte
Aula online
Português
Livro Aprender Sempre
Aulas
5 e 6 - Leitura da reportagem “Aos poucos, alguns países relaxam medidas
da quarentena. (Págs. 9,10,11 e 12).
Aula 7– Responda as questões 2- a, b e c
(págs. 13 e 14).
Aula 8 – Leia a notícia (págs. 15 e 16).
ARTES VISUAIS
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 26 A 29 /10/2020.
ATIVIDADE/TEMA: ESCULTURA DE PAPEL.
SUPORTE: CADERNO/FOLHA A PARTE.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, E PRÁTICA.
VOCÊ SABIA?
Escultura é uma arte que
representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial.
FONTE: https://www.google.com/search?q=escultura&oq=escultura&aqs=chrome.
ASSISTA AO VÍDEO.
PROPOSTA 1: DE ACORDO COM O VÍDEO CRIAR ESCULTURA DE PAPEL.
A COR FICA A CRITÉRIO DE CADA UM, PODENDO SER IGUAL AO VÍDEO OU NÃO.
ü VERIFIQUE OS
MATERIAIS DISPONÍVEIS EM SUA CASA PARA EXECUÇÃO DESTA ATIVIDADE
ATIVIDADES PARA SEMANA
DE 19/10 A 23/10
Quinta-feira, dia 22/10, os professores estarão em Reunião de Conselho e não atenderão ao whatsapp.
Guarulhos, de 19 outubro de 2020
Hoje é segunda–feira
ROTINA
Educação Física
Aula online
Português
Pontuação: Carta de reclamação, texto narrativo e interpretação de texto
ATENÇÃO! Em uma carta de reclamação, o emprego de sinais de pontuação, como a vírgula e ponto final, contribui para uma boa comunicação entre remetente e destinatário. Desse modo, pontuações mal empregadas podem fazer com que as informações sejam deturpadas e, desse modo, o objetivo da carta, que é solucionar alguma demanda, pode não ser atingido.
Copie a carta no caderno, leia e coloque a pontuação correta.
Carta de Reclamação sem pontuação.
Recife 02 de dezembro de 2008
Senhor Diretor
Nós alunos do 4º ano pedimos para reformar nossa sala de aula porque está pichada cheia de buracos nas paredes e no teto sem cestos de lixo as tomadas sem funcionar direito os ventiladores estão tremendo e com os fios sem segurança falta porta as paredes são baixas Sugerimos que pintem as paredes e também tapem os buracos troquem o telhado para não ficar pingando água quando chove um lixeiro para jogarmos o lixo trocar as tomadas limpar e prender os ventiladores e colocar fios melhores colocar uma porta para ninguém ficar atrapalhando nossas aulas Desde já agradecemos a sua atenção.
Leia o texto a seguir e descubra em que Terezinha e Gabriela são diferentes.
Terezinha e Gabriela
[...]
Gabriela sapeca. [...]
Gabriela era quem inventava as brincadeiras. [...]
Foi aí que mudou, para a mesma rua da Gabriela, a Terezinha.
Terezinha loirinha, bonitinha, arrumadinha. [...]
Os amigos vinham contar à Gabriela: [...]
-Terezinha tem cachinhos no cabelo.
Gabriela já estava enciumada.
-Grande coisa, cachos! Bananeira também tem cachos! [...]
-Menina enjoada, não sabe correr, não suja o vestido, só vive estudando. [...
ROCHA, Ruth. Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias 2º ed. São Paulo: Salamandra, 1999. p. 47. (trecho)
1- Todas as alternativas abaixo se referem a Gabriela, EXCETO:
( ) É ciumenta
( ) Tem cabelo cacheado
( ) É animada
( ) Lidera as brincadeiras
2- Coloque “G” para as características de Gabriela e “T” para as de Terezinha.
( ) Loirinha
( ) Sapeca
( ) Cabelos cacheados
( ) Bonitinha
( ) Arrumadinha
( ) Ciumenta
3- Releia o trecho do texto:
“Terezinha tem cachinhos no cabelo.” [...]
“Bananeira também tem cachos!” [...]
A palavra “cachos” significa a mesma coisa que nos dois casos?
R:
4- O texto que você leu é:
( ) Narrativo, pois é um relato de uma história imaginária contada por um narrador, cujas personagens se envolvem em uma situação.
( ) Informativo, pois informa sobre determinado fato, objeto, animal, as frases têm sentido claro e o vocabulário é preciso.
( ) Jornalístico, pois informa o leitor sobre determinado tema atual e real que está acontecendo no Brasil ou no mundo.
( ) Publicitário, pois tenta convencer o leitor a adquirir determinado produto que está sendo vendido.
5- Na sua opinião:
a) É certo julgar uma pessoa antes de conhecê-la, como fez Gabriela? Justifique sua resposta.
R:
b) Por que Gabriela teve esse comportamento?
R:
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 4º anos A, B, C e D - Profª Susan
Semana dos dias 19 à 23.10.2020
Para cada dia você vai escolher uma atividade diferente. Você escolhe, nada é obrigatório, são apenas sugestões para você se divertir nessa semana:
- pinte o cabelo colorido (aquele que sai fácil com água)
- faça um penteado diferente, coloque fitas, tiaras coloridas
- faça uma pintura no rosto ou uma bonita maquiagem
- use uma fantasia ou crie uma
- faça arte com tampinhas
- desenhe
- dance
- cante
- crie seu próprio jogo, robô, boneca de lata ou outro brinquedo com materiais reciclados: caixas de leite, garrafas pet, tampinhas, rolos de papel higiênico ou papel toalha, retalhos, etc.
- brinque com a sua atividade preferida (correr, jogar bola, pular corda, andar de skate, bicicleta, pular elástico entre tantas outras)
Sugestões com materiais recicláveis (existem diversas outras possibilidades):
Pule, se jogue, pinte, corra, acampe na sala!!
Invente, crie, adapte, brinque, divirta-se!!
→ Registre em seu caderno: as três atividades que você escolheu. Se fizer um brinquedo/jogo com materiais reciclados, envie uma foto do brinquedo/jogo.
OBSERVAÇÃO: faça aquilo que estiver dentro do seu alcance e dentro de suas possibilidades.
Divirtam-se !! Envie uma foto do registro para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins de nota, presença e participação na disciplina de Educação Física.
Guarulhos, de 20 outubro de 2020
Hoje é terça–feira
ROTINA
Aula online
Matemática
Formulário - Ler e interpretar informações em tabelas
Acesse o link para responder o formulário
ARTE/TEATRO.
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI. DIAS 19 à 23 /10/2020.
ATIVIDADE/TEMA: RETRATO E CABELO MALUCO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü A caracterização é uma técnica de modificação que o ator realiza através de maquiagem, próteses, acessórios e roupas, para alterar sua aparência no intuito de representar algum papel.
FONTE: https://woomagazine.com.br/dica-para-atores-pra-que-serve-caracterizacao-no-teatro/
A SSISTA AO VÍDEO:
Guarulhos, de 21 outubro de 2020
Hoje é quarta–feira
ROTINA
Aula online
Português
Leia o Texto teatral e responda as questões no caderno.
Busca ao Tesouro
(Monteiro Lobato)
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocasse naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita-se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)
Pedrinho: Ai, doeu sabia!
Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.
Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado pra quê?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora, em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...
Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá? Estou perdido. E agora! O que faço?
Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse?
Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?
Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?
Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.
1. Que personagens atuam nessas cenas?
R:
2. Qual era a grande missão de Pedrinho?
R:
3. Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?
R:
4. Por que Dona Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la? Por quê?
R:
5. Em textos como esse, de que maneira o leitor sabe quem é o personagem que está falando?
R:
6. As frases entre parênteses fazem parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?
R:
7. No trecho: “Pedrinho: Ai, doeu sabia!”, qual é o efeito do ponto de exclamação
R:
8. Com base nas suas respostas anteriores, conclua. Qual é a importância da pontuação em um texto teatral?
R:
Guarulhos, 22 de outubro de 2020
Hoje é quinta–feira
ROTINA
Arte
Aula online
Português
Livro Ler e Escrever
ATIVIDADE 2B – EXPLORANDO OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
DO JORNAL
(páginas 140 e 141)
Copiar no caderno e responder as questões
1 - Leia os textos e assinale a opção de acordo com o gênero textual apresentado:
a) Texto 1
( ) Narrativo
( ) Dramático
( ) Científico
( ) Poético
b) Texto 2
( ) Esportivo
( ) Anúncio
( ) Instrucional
( ) Narrativo
c) Texto 3
( ) Fábula
( ) Entrevista
( ) Informativo
( ) Receita
Guarulhos, de 23 outubro de 2020
Hoje é sexta–feira
ROTINA
Aula online
Matemática
Frações
Guarulhos, de 19 outubro de 2020
Hoje é segunda–feira
ROTINA
Educação Física
Aula online
Português
Pontuação: Carta de reclamação, texto narrativo e interpretação de texto
ATENÇÃO! Em uma carta de reclamação, o emprego de sinais de pontuação, como a vírgula e ponto final, contribui para uma boa comunicação entre remetente e destinatário. Desse modo, pontuações mal empregadas podem fazer com que as informações sejam deturpadas e, desse modo, o objetivo da carta, que é solucionar alguma demanda, pode não ser atingido.
Copie a carta no caderno, leia e coloque a pontuação correta.
Carta de Reclamação sem pontuação.
Recife 02 de dezembro de 2008
Senhor Diretor
Nós alunos do 4º ano pedimos para reformar nossa sala de aula porque está pichada cheia de buracos nas paredes e no teto sem cestos de lixo as tomadas sem funcionar direito os ventiladores estão tremendo e com os fios sem segurança falta porta as paredes são baixas Sugerimos que pintem as paredes e também tapem os buracos troquem o telhado para não ficar pingando água quando chove um lixeiro para jogarmos o lixo trocar as tomadas limpar e prender os ventiladores e colocar fios melhores colocar uma porta para ninguém ficar atrapalhando nossas aulas Desde já agradecemos a sua atenção.
Leia o texto a seguir e descubra em que Terezinha e Gabriela são diferentes.
Terezinha e Gabriela
[...]
Gabriela sapeca. [...]
Gabriela era quem inventava as brincadeiras. [...]
Foi aí que mudou, para a mesma rua da Gabriela, a Terezinha.
Terezinha loirinha, bonitinha, arrumadinha. [...]
Os amigos vinham contar à Gabriela: [...]
-Terezinha tem cachinhos no cabelo.
Gabriela já estava enciumada.
-Grande coisa, cachos! Bananeira também tem cachos! [...]
-Menina enjoada, não sabe correr, não suja o vestido, só vive estudando. [...
ROCHA, Ruth. Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias 2º ed. São Paulo: Salamandra, 1999. p. 47. (trecho)
1- Todas as alternativas abaixo se referem a Gabriela, EXCETO:
( ) É ciumenta
( ) Tem cabelo cacheado
( ) É animada
( ) Lidera as brincadeiras
2- Coloque “G” para as características de Gabriela e “T” para as de Terezinha.
( ) Loirinha
( ) Sapeca
( ) Cabelos cacheados
( ) Bonitinha
( ) Arrumadinha
( ) Ciumenta
3- Releia o trecho do texto:
“Terezinha tem cachinhos no cabelo.” [...]
“Bananeira também tem cachos!” [...]
A palavra “cachos” significa a mesma coisa que nos dois casos?
R:
4- O texto que você leu é:
( ) Narrativo, pois é um relato de uma história imaginária contada por um narrador, cujas personagens se envolvem em uma situação.
( ) Informativo, pois informa sobre determinado fato, objeto, animal, as frases têm sentido claro e o vocabulário é preciso.
( ) Jornalístico, pois informa o leitor sobre determinado tema atual e real que está acontecendo no Brasil ou no mundo.
( ) Publicitário, pois tenta convencer o leitor a adquirir determinado produto que está sendo vendido.
5- Na sua opinião:
a) É certo julgar uma pessoa antes de conhecê-la, como fez Gabriela? Justifique sua resposta.
R:
b) Por que Gabriela teve esse comportamento?
R:
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 4º anos A, B, C e D - Profª Susan
Semana dos dias 19 à 23.10.2020
Para cada dia você vai escolher uma atividade diferente. Você escolhe, nada é obrigatório, são apenas sugestões para você se divertir nessa semana:
- pinte o cabelo colorido (aquele que sai fácil com água)
- faça um penteado diferente, coloque fitas, tiaras coloridas
- faça uma pintura no rosto ou uma bonita maquiagem
- use uma fantasia ou crie uma
- faça arte com tampinhas
- desenhe
- dance
- cante
- crie seu próprio jogo, robô, boneca de lata ou outro brinquedo com materiais reciclados: caixas de leite, garrafas pet, tampinhas, rolos de papel higiênico ou papel toalha, retalhos, etc.
- brinque com a sua atividade preferida (correr, jogar bola, pular corda, andar de skate, bicicleta, pular elástico entre tantas outras)
Sugestões com materiais recicláveis (existem diversas outras possibilidades):
Pule, se jogue, pinte, corra, acampe na sala!!
Invente, crie, adapte, brinque, divirta-se!!
→ Registre em seu caderno: as três atividades que você escolheu. Se fizer um brinquedo/jogo com materiais reciclados, envie uma foto do brinquedo/jogo.
OBSERVAÇÃO: faça aquilo que estiver dentro do seu alcance e dentro de suas possibilidades.
Divirtam-se !! Envie uma foto do registro para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins de nota, presença e participação na disciplina de Educação Física.
Guarulhos, de 20 outubro de 2020
Hoje é terça–feira
ROTINA
Aula online
Matemática
Formulário - Ler e interpretar informações em tabelas
Acesse o link para responder o formulário
ARTE/TEATRO.
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI. DIAS 19 à 23 /10/2020.
ATIVIDADE/TEMA: RETRATO E CABELO MALUCO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü A caracterização é uma técnica de modificação que o ator realiza através de maquiagem, próteses, acessórios e roupas, para alterar sua aparência no intuito de representar algum papel.
FONTE: https://woomagazine.com.br/dica-para-atores-pra-que-serve-caracterizacao-no-teatro/
Guarulhos, de 21 outubro de 2020
Hoje é quarta–feira
ROTINA
Aula online
Português
Leia o Texto teatral e responda as questões no caderno.
Busca ao Tesouro
(Monteiro Lobato)
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocasse naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita-se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)
Pedrinho: Ai, doeu sabia!
Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.
Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado pra quê?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora, em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...
Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá? Estou perdido. E agora! O que faço?
Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse?
Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?
Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?
Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.
1. Que personagens atuam nessas cenas?
R:
2. Qual era a grande missão de Pedrinho?
R:
3. Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?
R:
4. Por que Dona Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la? Por quê?
R:
5. Em textos como esse, de que maneira o leitor sabe quem é o personagem que está falando?
R:
6. As frases entre parênteses fazem parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?
R:
7. No trecho: “Pedrinho: Ai, doeu sabia!”, qual é o efeito do ponto de exclamação
R:
8. Com base nas suas respostas anteriores, conclua. Qual é a importância da pontuação em um texto teatral?
R:
Guarulhos, 22 de outubro de 2020
Hoje é quinta–feira
ROTINA
Arte
Aula online
Português
Livro Ler e Escrever
ATIVIDADE 2B – EXPLORANDO OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
DO JORNAL
(páginas 140 e 141)
Copiar no caderno e responder as questões
1 - Leia os textos e assinale a opção de acordo com o gênero textual apresentado:
a) Texto 1
( ) Narrativo
( ) Dramático
( ) Científico
( ) Poético
b) Texto 2
( ) Esportivo
( ) Anúncio
( ) Instrucional
( ) Narrativo
c) Texto 3
( ) Fábula
( ) Entrevista
( ) Informativo
( ) Receita
Guarulhos, de 23 outubro de 2020
Hoje é sexta–feira
ROTINA
Aula online
Matemática
Frações