4ºANO 2020

  BEM-VINDOS  A SALA VIRTUAL DO 

4º ANO




QUERIDOS ALUNOS E PAIS, ESTAMOS INICIANDO O 4ºBIMESTRE AINDA DE FORMA REMOTA, CONTINUAREMOS CONTANDO COM A SUA DEDICAÇÃO E PARCERIA NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

REALIZE CADA UMA DELAS NO DIA DETERMINADO E ENVIE A FOTO PARA SEU PROFESSOR OU SUA PROFESSORA NO MESMO DIA, ASSIM VOCÊ NÃO FICA COM AS ATIVIDADES ATRASADAS E GARANTE A SUA PRESENÇA NA AULA.


ATIVIDADES PARA A SEMANA 

DE 14/12 À 18/12





O link dos formulários das avaliações será enviado pelos professores no grupo de whatsapp. 

BOA PROVA!


Guarulhos, 16 de dezembro de 2020
quarta-feira

Rotina:

Português e Matemática

2ª Sequência Digital - online

Guarulhos, 17 de dezembro de 2020
quinta-feira

Rotina:

Português e Matemática

2ª Sequência Digital - online


Guarulhos, 18 de dezembro de 2020
sexta-feira

Rotina:

Português e Matemática

2ª Sequência Digital - online



ATIVIDADES PARA A SEMANA 

DE 07/12 À 11/12



CONTAGEM REGRESSIVA


FALTAM POUCAS SEMANAS PARA ENCERRAR O ANO LETIVO DE 2020!!!



SABEMOS QUE OS ALUNOS E OS PAIS ESTÃO CANSADOS, TODOS ESTAMOS. 

MAS É HORA DE RECARREGAR AS BATERIAS PARA AS ÚLTIMAS AVALIAÇÕES.


EM BREVE OS ALUNOS REALIZARÃO UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA  ELA SERVIRÁ COMO BASE PARA O NOSSO TRABALHO DO PRÓXIMO ANO, PRECISAMOS SABER TUDO QUE NOSSO ALUNO APRENDEU E O QUE PRECISARÁ RECUPERAR. 



ESTAMOS AGUARDANDO A CHEGADA DESSA AVALIAÇÃO PARA QUE POSSAMOS APLICÁ-LA, OS PROFESSORES IRÃO INFORMAR ATRAVÉS DOS GRUPOS DE WHATSAPP.

ENQUANTO ELA NÃO CHEGA APROVEITE PARA COLOCAR AS ATIVIDADES EM DIA!




SE TIVER ALGUMA DUVIDA  ENTRE EM CONTATO COM OS PROFESSORES.




ATIVIDADES PARA A SEMANA 

DE 30/11 À 04/12





Essa semana não postaremos atividades aqui no Blog, para que vocês tenham tempo de realizar a Sequência Digital na SED. Para acessar utilize o mesmo usuário e senha que usou para realizar a prova.

Assista ao vídeo para saber como acessar:






ATIVIDADES PARA A SEMANA 

DE 23/11 À 27/11



Guarulhos, 23 de novembro de 2020


Rotina

Aula online

Português

Aprender sempre

Sequência 2

Aulas 5 e 6 páginas 29 - 31


Clique aqui para acessar o jornal digital





Guarulhos, 24 de novembro de 2020


Rotina

Aula online

Matemática


Livro EMAI - Sequência 24

Atividade 24.6

Sequência 25

Atividade 25.1 (págs.64,65 e 69).


AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA                                                                  4º anos A, B, C e D - Profª Susan

Semana de 23 a 27.11.2020

LEIA COM ATENÇÃO, FAÇA A PRÁTICA E DEPOIS REGISTRE SUA ATIVIDADE.

Vamos lá gente, não desanimem.....o ano está quase acabando mas ainda dá tempo de conhecer e vivenciar outras práticas adaptadas, conhecidas ou não, por vocês.

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre uma brincadeira que a maioria de vocês já conhece: a QUEIMADA.

 

A queimada é um jogo popular muito antigo, ela surgiu na Europa, durante o período da Idade Média. O rei Papus treinava seu exército para lutar contra a invasão dos bárbaros na Papônia. Uma das atividades deste treinamento era o arremesso de bolas de fogo.

É claro que nós não vamos arremessar bolas de fogo, mas.....foi assim que tudo começou.

 

Existem outros nomes (dependendo da região) para o jogo da Queimada: Baleada, Baleado, Barra-Bola, Bola Queimada, Caçador, Carimba, Carimbada, Cemitério, Guerra, Jogo do Mata, Mata-mata, Mata-soldado, Matada, Queimada com Coveiro ou simplesmente Queimado.

A queimada é um esporte coletivo em que os jogadores de duas equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe adversária, acertando-os com bolas lançadas.

E aí quem de vocês está com saudades de jogar Queimada???   Eu estou.....então vamos matar um pouco dessa vontade com a .......

 

QUEIMADA DE TAMPINHAS

- Material: 10 tampinhas (5 de cada cor) e mais 2 de cor diferente das outras duas que serão as tampinhas de combate.                                                                                                                 Fita adesiva, giz ou outro material que possa demarcar o espaço para o jogo.

- Fazer a demarcação, conforme mostra no vídeo.

- Modo de Jogar:  consiste em formar duas equipes para cada lado da “quadra” (tamanho que quiser).  Pode ser no chão ou em uma mesa. O primeiro jogador pega a sua tampinha de combate, coloca em cima da linha do meio e tenta acertar, com um peteleco a tampinha do adversário. Caso o jogador acerte ele pode jogar mais uma vez, se errar é a vez do adversário jogar. Com a tampinha de combate dele, ele tenta acertar a tampinha do adversário. Vence quem eliminar todas as tampinhas do adversário primeiro.

Obs.: vocês podem alterar as regras do jogo conforme quiserem.

Assistam ao vídeo para entender melhor.


https://www.youtube.com/watch?v=h-MoTKVmXWI&ab_channel=BrunaAlmeida

 

AGORA É COM VOCÊS!

 

Envie uma foto da sua “quadra de queimada” com as tampinhas para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins de nota, presença e participação na disciplina de Educação Física.

 

DIVIRTAM-SE!! 

 

 


Guarulhos, 25 de novembro de 2020


Rotina

Aula online

Português

Aprender sempre

Sequência 2

Aula 7 páginas 31 e 32  

acessar o link do Jornal da Cultura para realizar a atividade 3 (página 32)

Jornal da Cultura


Guarulhos, 26 de novembro de 2020


Rotina

Aula online

Português


Livro Aprender Sempre


Sequência Didática 3


Aula 1 e 2

CARTA: UMA POSSIBILIDADE DE CONEXÃO COM PESSOAS QUE ESTÃO DISTANTES DE NÓS


Leia a carta para responder e completar o quadro da questão 1 (página 40)





ARTES VISUAIS.                                                                           

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.                                                      PROFESSORA: SHIRLEI                                 

TEMA: COLAGEM DIVERTIDA.                                                  SEMANA DE 23 A 27/11/2020.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, DESENHO, RECORTE, COLAGEM E PINTURA.

 

FIQUE SABENDO!

Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem.

                                                                         FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Colagem#:~:text=Colagem%20%C3%A9%20a%20

 

 

ASSISTA AO VÍDEO:


https://youtu.be/FtkkMn-mNAI

 

 

 

 

PROPOSTA 1:  AGORA, REUNA OS MATERIAIS NECESSÁRIOS E CRIE UMA COLAGEM DIVERTIDA. FAÇA COLORIDO!

PROPOSTA 2: DESENHE UM FUNDO PARA SUA COLAGEM. PODE SER UM LUGAR, UMA ESTAMPA, UMA PAISAGEM, DIA OU NOITE, ETC. FAÇA COLORIDO!

PROPOSTA 3:  DÊ UM TÍTULO PARA SUA COLAGEM.

 


Guarulhos, 27 de novembro de 2020


Rotina

Aula online

Matemática


Aprender sempre

Sequência 3

Aulas 1,2 e 3 (45 - 49)




ATIVIDADES PARA A SEMANA 

DE 16/11 À 19/11





Atenção responsáveis e alunos essa semana teremos uma Avaliação super importante, com objetivo de obter um diagnóstico atualizado em relação ao desenvolvimento das aprendizagens, após o afastamento da escola presencial por longo período. 

Essa Avaliação será exclusivamente Digital, para realizá-la os alunos precisarão dos seguintes dados:



Assista o vídeo tutorial de como realizar a Avaliação




SE TIVER ALGUMA DÚVIDA CLIQUE AQUI E FALE COM SEU(SUA)  PROFESSOR(A)



ATIVIDADES PARA SEMANA DE 09/11 À 13/11



Guarulhos,  09 de novembro de 2020

Hoje é segunda-feira

Português

Livro Ler e Escrever

Mudança de foco narrativo, tempo e lugar

ATIVIDADE 1A – APRESENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 


ATIVIDADE 1B – LEITURA DE CONTOS

Texto 1

Em férias (páginas 196 e 197)

Texto 2

Medo de Saci ( páginas 197 e 198)


EDUCAÇÃO FÍSICA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

  



Guarulhos, 10 de novembro de 2020

Hoje é terça-feira

 

Rotina

Aula online

Matemática

Livro: Aprender Sempre

Sequência didática 2 - A Matemática e a Arte

Aulas 1,2 e 3 (págs. 22 a 26)

 

 

Guarulhos, 11 de novembro de 2020

Hoje é quarta-feira

Rotina

Aula online

Matemática

Livro - Aprender Sempre

Aulas 4,5 e 6. (págs. 27 a 33).

 

Guarulhos, 12 de novembro de 2020

Hoje é quinta-feira

Rotina

Arte

Aula online

Português

 

LIVRO LER E ESCREVER:  SEQUÊNCIA DIDÁTICA PONTUAÇÃO

 

ATIVIDADE 4 – PÁGINAS 137 E 138 - DISCUTINDO SOBRE O USO DA PONTUAÇÃO. RESPONDER AS QUESTÕES.



ARTES VISUAIS.                                                                           

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.                                                      PROFESSORA: SHIRLEI                                 

TEMA: ESTAMPA AFRICANA.                                                    SEMANA DE 09 A 13/11/2020.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, DESENHO, RECORTE, COLAGEM E PINTURA.

 

VOCÊ SABIA?

                A África tem muito mais pano pra manga!

O continente africano nos oferece uma diversidade de tecidos e estampas que carregam uma rica                           simbologia capaz de decifrar a alma dos povos ancestrais.

                                        FONTE:http://blog.pat.educacao.ba.gov.br/blog/2019/07/africa-colorida-tecidos-africanos/

 

ASSISTA AO VÍDEO:


https://youtu.be/6dB-zYQDqbQ

 

 

 

 

PROPOSTA 1: AGORA, REUNA OS MATERIAIS NECESSÁRIOS E, TENTE REALIZAR O DESAFIO QUE APARECE NO FINAL DO VÍDEO. CAPRICHE!

PROPOSTA 2: DESENHE UMA VESTIMENTA QUE PODE SER, UMA CAMISETA OU VESTIDO E CRIE DIVERSAS ESTAMPAS COLORIDAS. SE INSPIRE NAS IMAGENS DO VÍDEO PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE. CAPRICHE!

PROPOSTA 3: ESCREVA O NOME DOS TIPOS DE TECIDO CITADOS NO VÍDEO.

PROPOSTA 4: QUAIS SÃO AS CORES PREDOMINANTES DO TECIDO KENTÊ?

 

 

 

Guarulhos, 13 de novembro de 2020

Hoje é sexta-feira

Rotina

Aula online

Matemática

Livro - Aprender Sempre

Aulas 7,8,9 e 10 (páginas 34 a 40)





ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 02/11 À 06/11




Guarulhos, de 02 novembro de 2020

Hoje é  segunda-feira

FERIADO



Guarulhos,  03 de novembro de 2020

Hoje é terça-feira

 

Rotina

Educação Física

Aula online

Matemática

 

Livro EMAI

Sequência 24

Atividade 24.1 (página 59)

Atividade 24.2 (página 60)


EDUCAÇÃO FÍSICA 





Guarulhos, 04 de novembro de 2020

Hoje é quarta-feira

 

Rotina

Aula online

Português

 

Livro Aprender sempre

Sequência 2

Aulas 1 e 2 (páginas 23 a 26)

Responder B(p.24) e 3A (p.26)

 


Guarulhos, 05 de novembro de 2020

Hoje é quinta-feira

 

Rotina

Arte

Aula online

Português

 

Aprender sempre

Sequência 2

Aulas 3 e 4 páginas 27 e 28 responder questão 2





ARTE


ARTES VISUAIS.                     


                                                      

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.                                                      PROFESSORA: SHIRLEI                                 

TEMA: ELEMENTOS BÁSICOS DOS QUADRINHOS.                SEMANA DE 02 A 06/11/2020.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA E DESENHO.

 

ORALIDADE EM CONSTRUÇÃO:

                  História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal.

                                                                                      FONTE:https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/

 

ASSISTA AO VÍDEO:


https://youtu.be/SNCENmUccsc

PROPOSTA 1: DIVIDA A FOLHA DO CADERNO EM 4 OU 6 PARTES, CRIE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE A PANDEMIA. FAÇA COLORIDO.

PROPOSTA 2: DÊ UM TÍTULO PARA SUA HISTÓRIA. 



Guarulhos, 06 de novembro de 2020

Hoje é  sexta-feira

Rotina

Aula online

Matemática

Livro EMAI -  Sequência 24

Atividades 24.3, 24.4 e 24.5 (páginas 61 a 63)

Situações problema Campo multiplicativo




ATIVIDADES  PARA SEMANA 

DE 26/10 A 29/10


Guarulhos, 26 de outubro  de 2020 

Hoje é segunda–feira


ROTINA                      

Educação Física

Aula online

 

Português

Livro Aprender Sempre

 

Aulas 1 e 2 - Responder a questão 2 (págs. 4 e 5).

Aulas 3 e 4 -  Leia o jornal e preencha o quadro da questão 2  ( págs.6,7 e 8).



EDUCAÇÃO FÍSICA


Guarulhos, 27 de outubro  de 2020

Hoje é terça–feira

 

ROTINA                      

Aula online

 

Matemática

 

Livro Aprender Sempre

 

Aula 1 - Ditado de números - aguarde as instruções dos professores (pág.3)

Aulas 2 e 3 - Resolução de problemas  - responder as questões (págs. 4 e 5)

Aula 4  e  5 - Sistema monetário e formas geométrica (Pirâmide) págs.( 6,7 e 8)

 

 

Guarulhos, 28 de outubro  de 2020

Hoje é quarta–feira

 

ROTINA                      

Aula online


Matemática

 

Livro Aprender Sempre


Aula 6 - Características de pirâmides (páginas 9 e 10)

Aula 7 - Frutas do pomar - responder às questões (páginas 10 e 11)

Aula 8 - Medir e estimar comprimentos - responder às questões (páginas 12 e 13)

Aula 9 - Pesquisa sobre leitura de livros - responder às questões (página 14)

Aula 10 - Gincana na escola - responder às questões (página 15)

 

 

Guarulhos, 29 de outubro  de 2020

Hoje é quinta–feira

ROTINA                      

Arte

Aula online

 

Português

 

Livro Aprender Sempre

 

Aulas   5 e 6 - Leitura da reportagem “Aos poucos, alguns países relaxam medidas da quarentena. (Págs. 9,10,11 e 12).

Aula 7– Responda as questões 2- a, b e c (págs. 13 e 14).

Aula 8 – Leia a notícia    (págs. 15 e 16).


ARTES VISUAIS        


                                                                                           

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.

PROFESSORA: SHIRLEI.                                                                             DE 26 A 29 /10/2020.                             

ATIVIDADE/TEMA: ESCULTURA DE PAPEL.

SUPORTE: CADERNO/FOLHA A PARTE.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, E PRÁTICA.

 

VOCÊ SABIA?

Escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. 

                                                                          FONTE: https://www.google.com/search?q=escultura&oq=escultura&aqs=chrome.

 

ASSISTA AO VÍDEO.



https://youtu.be/LXk0nyElYz8

 

 

 

 

PROPOSTA 1: DE ACORDO COM O VÍDEO CRIAR ESCULTURA DE PAPEL. A COR FICA A CRITÉRIO DE CADA UM, PODENDO SER IGUAL AO VÍDEO OU NÃO.

 

ü  VERIFIQUE OS MATERIAIS DISPONÍVEIS EM SUA CASA PARA EXECUÇÃO DESTA ATIVIDADE

 

Guarulhos, 30 de outubro de 2020

FERIADO


 

ATIVIDADES  PARA SEMANA 

DE 19/10 A 23/10


Quinta-feira, dia 22/10, os professores estarão em Reunião de Conselho e não atenderão ao whatsapp.

Guarulhos, de 19 outubro  de 2020 

Hoje é segunda–feira

 

ROTINA               

Educação Física

Aula online

 

Português

 

Pontuação: Carta de reclamação, texto narrativo e interpretação de texto

             

 

ATENÇÃO! Em uma carta de reclamação, o emprego de sinais de pontuação, como a vírgula e ponto final, contribui para uma boa comunicação entre remetente e destinatário. Desse modo, pontuações mal empregadas podem fazer com que as informações sejam deturpadas e, desse modo, o objetivo da carta, que é solucionar alguma demanda, pode não ser atingido.

 

Copie a carta no caderno, leia e coloque a pontuação correta.

Carta de Reclamação sem pontuação.

 

Recife 02 de dezembro de 2008

 

Senhor Diretor

Nós alunos do 4º ano pedimos para reformar nossa sala de aula porque está pichada cheia de buracos nas paredes e no teto sem cestos de lixo as tomadas sem funcionar direito os ventiladores estão tremendo e com os fios sem segurança falta porta as paredes são baixas Sugerimos que pintem as paredes e também tapem os buracos troquem o telhado para não ficar pingando água quando chove um lixeiro para jogarmos o lixo trocar as tomadas limpar e prender os ventiladores e colocar fios melhores colocar uma porta para ninguém ficar atrapalhando nossas aulas Desde já agradecemos a sua atenção.

 

Leia o texto a seguir e descubra em que Terezinha e Gabriela são diferentes.


Terezinha e Gabriela

 

[...]

Gabriela sapeca. [...]

Gabriela era quem inventava as brincadeiras. [...]

Foi aí que mudou, para a mesma rua da Gabriela, a Terezinha.

Terezinha loirinha, bonitinha, arrumadinha. [...]

Os amigos vinham contar à Gabriela: [...]

-Terezinha tem cachinhos no cabelo.

Gabriela já estava enciumada.

-Grande coisa, cachos! Bananeira também tem cachos! [...]

-Menina enjoada, não sabe correr, não suja o vestido, só vive estudando. [...

 ROCHA, Ruth. Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias 2º ed. São Paulo: Salamandra, 1999. p. 47. (trecho)

 

1- Todas as alternativas abaixo se referem a Gabriela, EXCETO:

 

(   ) É ciumenta

(   ) Tem cabelo cacheado

(   ) É animada

(   ) Lidera as brincadeiras

 

2- Coloque “G” para as características de Gabriela e “T” para as de Terezinha.

 

(   ) Loirinha

(   ) Sapeca

(   ) Cabelos cacheados

(   ) Bonitinha

(   ) Arrumadinha

(   ) Ciumenta

 

3- Releia o trecho do texto:

 

“Terezinha tem cachinhos no cabelo.” [...]

“Bananeira também tem cachos!” [...]

 

A palavra “cachos” significa a mesma coisa que nos dois casos?

R:


4- O texto que você leu é:

 

(   ) Narrativo, pois é um relato de uma história imaginária contada por um narrador, cujas personagens se envolvem em uma situação.

(   ) Informativo, pois informa sobre determinado fato, objeto, animal, as frases têm sentido claro e o vocabulário é preciso.

 (   ) Jornalístico, pois informa o leitor sobre determinado tema atual e real que está acontecendo no Brasil ou no mundo.

 (   ) Publicitário, pois tenta convencer o leitor a adquirir determinado produto que está sendo vendido.

 

5- Na sua opinião:

 

a) É certo julgar uma pessoa antes de conhecê-la, como fez Gabriela? Justifique sua resposta.

 R:

 

b) Por que Gabriela teve esse comportamento?

 R:

 

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA                                                                  4º anos A, B, C e D - Profª Susan

Semana dos dias 19 à 23.10.2020

 

Para cada dia você vai escolher uma atividade diferente. Você escolhenada é obrigatório, são apenas sugestões para você se divertir nessa semana:

- pinte o cabelo colorido (aquele que sai fácil com água)

- faça um penteado diferente, coloque fitas, tiaras coloridas

- faça uma pintura no rosto ou uma bonita maquiagem

- use uma fantasia ou crie uma

- faça arte com tampinhas

- desenhe

- dance

- cante

- crie seu próprio jogo, robô, boneca de lata ou outro brinquedo com materiais reciclados: caixas de leite, garrafas pet, tampinhas, rolos de papel higiênico ou papel toalha, retalhos, etc.

- brinque com a sua atividade preferida (correr, jogar bola, pular corda, andar de skate, bicicleta, pular elástico entre tantas outras)

Sugestões com materiais recicláveis (existem diversas outras possibilidades):



Pule, se jogue, pinte, corra, acampe na sala!!

Invente, crie, adapte, brinque, divirta-se!!

 

 Registre em seu caderno: as três atividades que você escolheu. Se fizer um brinquedo/jogo com materiais reciclados, envie uma foto do brinquedo/jogo.

 

OBSERVAÇÃO: faça aquilo que estiver dentro do seu alcance e dentro de suas possibilidades.

 

Divirtam-se !!  Envie uma foto do registro para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins de nota, presença e participação na disciplina de Educação Física.

 

  Guarulhos, de 20 outubro  de 2020

Hoje é terça–feira

 

ROTINA               

Aula online

 

Matemática

 

Formulário  - Ler e interpretar informações em tabelas


Acesse o link para responder o formulário


ARTE/TEATRO.                                                                                    

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.

PROFESSORA: SHIRLEI.                                                                              DIAS 19 à 23 /10/2020.                             

ATIVIDADE/TEMA: RETRATO E CABELO MALUCO.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, E DESENHO.

 

VOCÊ SABIA?

ü  A caracterização é uma técnica de modificação que o ator realiza através de maquiagem, próteses, acessórios e roupas, para alterar sua aparência no intuito de representar algum papel.

                                                                                               FONTE: https://woomagazine.com.br/dica-para-atores-pra-que-serve-caracterizacao-no-teatro/

 

 ASSISTA AO VÍDEO:


https://youtu.be/o7NGzdsPnlI




  Guarulhos, de 21 outubro  de 2020

Hoje é quarta–feira

 

ROTINA               

Aula online

 

Português

 

 

Leia o Texto teatral  e responda as questões no caderno.

 

Busca ao Tesouro

(Monteiro Lobato)

 

1ª CENA

 

Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocasse naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.

Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?

Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita-se)

Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho.

Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)

Pedrinho: Ai, doeu sabia!

Emília: Você não pediu?

Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.

Emília: E então, está preparado?

Pedrinho: Preparado pra quê?

Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

Emília: O que você vai procurar.

Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

Emília: Porque você foi o escolhido.

Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

 

2ª CENA

 

Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora, em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...

Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá? Estou perdido. E agora! O que faço?

Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?

Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

Visconde: Que tesouro é esse?

Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

Visconde: Posso ir com você?

Pedrinho: Eu acho que pode.

Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)

Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)

 

3ª CENA

 

Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.

 

Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

 

Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?

Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?

Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.

 

1.    Que personagens atuam nessas cenas?

R:

 

2.     Qual era a grande missão de Pedrinho?

R:

 

3.    Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?

R:

 

4.     Por que Dona Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la? Por quê?

R:

 

5.     Em textos como esse, de que maneira o leitor sabe quem é o personagem que está falando?

R:

 

6.    As frases entre parênteses fazem parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?

R:

 

7.    No trecho: “Pedrinho: Ai, doeu sabia!”, qual é o efeito do ponto de exclamação

R:

 

 

 8.   Com base nas suas respostas anteriores, conclua. Qual é a importância da pontuação em um texto teatral?

 

R:

 

Guarulhos, 22 de outubro  de 2020

Hoje é quinta–feira

 

ROTINA               

Arte

Aula online


Português

 


Livro Ler e Escrever

 

ATIVIDADE 2B – EXPLORANDO OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

DO JORNAL 

 (páginas 140 e 141)

  

Copiar no caderno e responder as questões

  

1 - Leia os textos e assinale a opção de acordo com o gênero textual apresentado:

 

a) Texto 1

 

(    ) Narrativo

(    ) Dramático

(    ) Científico

(    ) Poético

 

 

b) Texto 2

 

(     ) Esportivo

(     ) Anúncio

(     ) Instrucional

(     ) Narrativo

 

c) Texto 3

 

(    ) Fábula

(    ) Entrevista

(    ) Informativo

(    ) Receita

 

 

Guarulhos, de 23 outubro  de 2020 

Hoje é sexta–feira

 

ROTINA               

Aula online

 

Matemática

 

 

Frações