4º ANO - 3º BIM


BEM-VINDOS  A SALA VIRTUAL DO 

4ºANO



Neste espaço postaremos toda SEGUNDA-FEIRA as atividades da semana, oriente seu filho a realizá-las na data estipulada para que não fiquem com acúmulo de lições.
Mantendo a parceria escola-família conseguiremos superar esse momento.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 À 16/10


Você tem as atividades atrasadas? clique aqui


Você está com as atividades em dia? clique aqui









ATIVIDADES PARA SEMANA

DE

05/10 A 09/10





Guarulhos, de 5 outubro  de 2020

Hoje é segunda–feira


ROTINA               

Educação Física

Aula online


Português

 

Etapa 1 - Apresentação do projeto

 

Atividade 1A – Apresentação do projeto, objetivos e etapas

Leitura do Quadro



ATIVIDADE 1B

PARA SABER

 


ETAPA 2 – EXPLORANDO O JORNAL

ATIVIDADE 2A – EXPLORANDO OS CADERNOS DO JORNAL

Assista ao vídeo explicativo para responder a atividade das páginas 139 e 140

Link do vídeo - assistir no youtube


Jornal online para realização da atividade 2A

Acesse o link: Folha do Servidor Público


EDUCAÇÃO FÍSICA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE


Guarulhos, de 6 outubro  de 2020

Hoje é terça–feira

 ROTINA               

Aula online

Matemática

 

Livro EMAI 

Sequência 21

Atividades 21.1 até 21.6 (páginas 37 à 46)

 

ARTE/TEATRO.                                                                                    

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.

PROFESSORA: SHIRLEI.                                                                              DE 05 A 09 /10/2020.                             

ATIVIDADE/TEMA: MOVIMENTO E IMAGEM CORPORAL.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, E DESENHO.

 

VOCÊ SABIA?

ü  No Teatro do Movimento, o corpo é entendido como expressão do ser. Para a dança, o corpo é a origem, mas também o destino onde tudo se traduz e se manifesta; o elemento central do estudo do ator-bailarino.

                                                                                      FONTE: https://movimentoeimagemcorporal.wordpress.com/2013/10/04/teatro-do-movimento/

 

 

ASSISTA AO VÍDEO:



https://youtu.be/FI6Sv4W-at8

 

PROPOSTA 1:  AGORA, EXPERIMENTE  PRATICAR OS MOVIMENTOS. DIVIRTA-SE!

PROPOSTA 2:  REGISTRE NO CADERNO OS MOVIMENTOS QUE VOCÊ PRATICOU. FAÇA COLORIDO.

PROPOSTA 3: USE A CRIATIVIDADE PARA CRIAR UM NOVO MOVIMENTO. NÃO ESQUECE DE NOMEAR E PINTAR!


Guarulhos, de 7 outubro  de 2020

Hoje é quarta–feira

ROTINA               

Aula online

 

Matemática

Livro EMAI

Sequência 22

Atividades  22.1- 22.2 e 22.3 (páginas 47 à 49) 

 

 

Guarulhos, de 8 outubro  de 2020

Hoje é quinta–feira

ROTINA               

Arte

Aula online

 

Português

 

Livro Ler e Escrever

 

Atividade 4 A (página 168) 


Escrita de carta de reclamação

 Assista ao vídeo 



Link do vídeo - assistir no youtube



Após assistir ao vídeo faça a sua carta de reclamação. 


Algumas perguntas que podem ajudar nessa atividade: 

Como você pode começar a carta? 

Sobre o que você irá escrever? 

O que é preciso ter na carta? 

Os leitores compreenderão sua posição? 

Como você irá sustentar seus argumentos para planejar a reivindicação?

 

 

Guarulhos, de 9 outubro  de 2020

Hoje é sexta–feira

ROTINA               

Aula online


Matemática

Livro EMAI 

 Atividades 22.4 - 22.5  -   (páginas 50 e 51)








ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 À 02/10


Você tem as atividades atrasadas? clique aqui


Você está com as atividades em dia? clique aqui


ATIVIDADES PARA SEMANA

DE

21/09 A 25/09


Guarulhos, de 21 setembro  de 2020

 Hoje é segunda–feira

 ROTINA   

Educação Física

Aula online

 

Português

Livro  Ler e escrever Etapa 3 - Lendo e analisando carta de reclamação

 

ATIVIDADE 3: Leitura compartilhada de  duas cartas de reclamação (página 168)

 Copiar as cartas no caderno





AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA                                                                  4º anos A, B, C e D - Profª Susan

Semana de 21 a 25.09.2020

 

ATENÇÃO: SOMENTE LEITURA E INTERPRETAÇÃO. (não precisa copiar no caderno)

Vamos rever: o que é uma coreografia?

- Entende-se por coreografia como a arte de criar passos e movimentos para compor uma determinada dança (a quadrilha na Festa Junina, uma apresentação de Balé entre outros tipos de dança).

- Na ginástica, a coreografia é uma sequência de exercícios (que chamamos de rotina) ou movimentos utilizando os elementos da ginástica.

- Na semana que passou foi solicitado que vocês criassem uma coreografia, utilizando os elementos da Ginástica que vocês já faziam e outros movimentos que aprenderam durante todas as aulas anteriores, tanto pelo blog quanto pelo centro de mídias.

- As coreografias podem ser com e sem material, com ou sem música (dependendo da modalidade da ginástica).

- Os vídeos ajudam vocês a entender o que está sendo passado e principalmente vivenciar uma nova experiência, adaptando sempre que necessário e respeitando os limites e potencialidades de cada um.

O vídeo a seguir, é um exemplo de uma rotina na ginástica, simples, básica, mas que apresenta vários elementos da ginástica geral, compondo uma coreografia, além de força e coordenação motora.

1ª atividade: assistam ao vídeo e acompanhem os movimentos. Os comandos estão em inglês, mas não se preocupem com a tradução, é só acompanhar os movimentos das crianças. Cada exercício é feito em 20 segundos. Não se esqueçam dos procedimentos de segurança.


ATENÇÃO: AGORA O REGISTRO É NO CADERNO.

→ Registre em seu caderno as respostas das questões.

2ª atividade:

1 – O que é uma coreografia dentro da Ginástica?

2 – Quais os elementos da ginástica ou movimentos que você consegue identificar no vídeo?

3 – Dos oito exercícios passados no vídeo, desenhe o que mais gostou.

 

Divirtam-se !!  Envie uma foto do registro (das questões respondidas no caderno) para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins de nota, presença e participação na disciplina de Educação Física.

 

Guarulhos, de 22 setembro  de 2020

 Hoje é terça–feira

ROTINA   

Arte

Aula online

 

Matemática

 

Livro EMAI - volume 2

Atividade 19.4 e 19.5     (páginas 24 e 25)

  

ARTE/TEATRO.                                                                                    

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.

PROFESSORA: SHIRLEI.                                                                    DE 21 A 25 /09/2020.                             

ATIVIDADE/TEMA: CENOGRAFIA.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA E DESENHO.

 

VOCÊ SABIA?

ü  Cenografia é a técnica de organizar todo o espaço, onde as ações dramáticas são encenadas.

ü  cenógrafo é aquele que cria o cenário.

                                                                           FONTE: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197#cenografia

OBSERVE O EXEMPLO ABAIXO:

                  ESPAÇO CENOGRÁFICO.

 


 

ASSISTA AO VÍDEO:



https://youtu.be/592PvSW279A


PROPOSTA 1: CRIE UM ESPAÇO CENOGRÁFICO, PARA A HISTÓRIA DA ``BRUXA DO BATOM BORRADO.`` FAÇA COLORIDO.

Ø  LEMBRE –SE DE DESENHAR OS ITENS LISTADOS ABAIXO:

ü  LUGAR- ( ESPAÇO ONDE ACONTECE A CENA);

ü  ATORES – (PERSONAGENS);

ü  FIGURINO – (ROUPAS E ACESSÓRIOS);

ü  OBJETOS – (ENFEITES USADOS NO ESPAÇO DO ATO CÊNICO).

 

 

Guarulhos, de 23 setembro  de 2020

Hoje é quarta–feira


ROTINA   

Aula online

Português

 

Ler e escrever Sequência Didática - Pontuação

Atividade 3- Pontuar um texto (em que a pontuação dos diálogos foi omitida)

Página 136 

O leão e o javali

 

Guarulhos, de 24 setembro  de 2020

Hoje é quinta–feira

 

ROTINA   

Aula online

 Português

 ATIVIDADE 1 – LEITURA COMPARTILHADA DE CRÔNICA

VÓ CAIU NA PISCINA

                                                                  CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

 

        Noite na casa da serra, a luz apagou. Entra o garoto:

        – Pai, vó caiu na piscina.

        – Tudo bem, filho.

        O garoto insiste:

        – Escutou o que eu falei, pai?

        – Escutei, e daí? Tudo bem.

        – Cê não vai lá?

        – Não estou com vontade de cair na piscina.

        – Mas ela tá lá...

        – Eu sei, você já me contou. Agora deixe seu pai fumar um cigarrinho descansado.

        – Tá escuro, pai.

         – Assim até é melhor. Eu gosto de fumar no escuro. Daqui a pouco a luz volta. Se não voltar, dá no mesmo. Pede à sua mãe pra acender a vela na sala. Eu fico aqui mesmo, sossegado.

        – Pai...

        – Meu filho, vá dormir. É melhor você deitar logo. Amanhã cedinho a gente volta pro Rio, e você custa a acordar. Não quero atrasar a descida por sua causa.

        – Vó tá com uma vela.

        – Pois então? Tudo bem. Depois ela acende.

        – Já tá acesa.

        – Se está acesa, não tem problema. Quando ela sair da piscina, pega a vela e volta direitinho pra casa. Não vai errar o caminho, a distância é pequena, você sabe muito

bem que sua avó não precisa de guia.

        – Por quê cê não acredita no que eu digo?

        – Como não acredito? Acredito sim.

        – Cê não tá acreditando.

        – Você falou que a sua avó caiu na piscina, eu acreditei e disse: tudo bem. Que é que você queria que eu dissesse?

        – Não, pai, cê não acreditou ni mim.

        – Ah, você está me enchendo. Vamos acabar com isso. Eu acreditei. Quantas vezes você quer que eu diga isso? Ou você acha que estou dizendo que acreditei mas estou mentindo? Fique sabendo que seu pai não gosta de mentir.

        – Não te chamei de mentiroso.

        – Não chamou, mas está duvidando de mim. Bem, não vamos discutir por causa de uma bobagem. Sua avó caiu na piscina, e daí? É um direito dela. Não tem nada de extraordinário cair na piscina. Eu só não caio porque estou meio resfriado.

        – Ô, pai, cê é de morte!

        O garoto sai, desolado. Aquele velho não compreende mesmo nada. Daí a pouco chega a mãe:

        – Eduardo, você sabe que dona Marieta caiu na piscina?

        – Até você Fátima? Não chega o Nelsinho vir com essa ladainha?

        – Eduardo, está escuro que nem breu, sua mãe tropeçou, escorregou e foi parar dentro da piscina, ouviu? Está com a vela acesa na mão, pedindo para que tirem ela de lá, Eduardo! Não pode sair sozinha, está com a roupa encharcada, pesando muito, e se você não for depressa, ela vai tem uma coisa! Ela morre, Eduardo!

        – Como? Por que aquele diabo não me disse isto? Ele falou apenas que ela tinha caído na piscina, não explicou que ela tinha tropeçado, escorregado e caído!

        Saiu correndo, nem esperou a vela, tropeçou, quase que ia parar também dentro d’água.

        – Mamãe, me desculpe! O menino não me disse nada direito. Falou que a senhora caiu na piscina. Eu pensei que a senhora estava se banhando.

        – Está bem, Eduardo – disse dona Marieta, safando-se da água pela mão do filho, e sempre empunhando a vela que conseguira manter acesa.

– Mas de outra vez você vai prestar mais atenção no sentido dos verbos, ouviu? Nelsinho falou direito, você é

que teve um acesso de burrice, meu filho!

 

Agora responda!

 

1.Você achou  o texto engraçado? Por quê?

2. Quem é a personagem principal? Onde ela está? Em que situação?

3. Percebe-se claramente que houve um mal-entendido gerado por um problema de comunicação entre pai e filho. Esse mal-entendido refere-se à expressão cair na piscina. Explique por que ocorreu esse mal-entendido.

4. Quais são as personagens dessa história?

5. Quem foi que conseguiu explicar ao pai o que realmente estava acontecendo?

6.  Qual foi a reação de Eduardo ao perceber que deixará sua mãe um bom tempo dentro da piscina, sem que ela pudesse sair de lá?

 

 

Guarulhos, de 25 setembro  de 2020

Hoje é sexta–feira

 ROTINA   

Aula online


Matemática


Livro EMAI

Atividades 20.1 á 20.6 (páginas 26 a 34)

Gráficos utilizando medidas de tempo e de massa ATENÇÃO! Façam uma alteração do item H onde consta 2019 troque por 2012 na página 27.


ATIVIDADES PARA SEMANA

DE

14/09 A 18/09


Guarulhos, de 14 setembro  de 2020

Hoje é segunda–feira

ROTINA

Educação Física

Aula online

Português

Livro Ler e Escrever - volume 2

ATIVIDADE 2 – Leitura compartilhada e discussão sobre usos dos sinais de pontuação (página 134)

 

Leitura e análise do texto:

Joãozinho-sem-medo (páginas 134 a 136)

 Após a leitura do texto, copie e responda as questões em seu caderno:


1- Por que antes da fala aparece um sinal parecido com um traço?  Qual é o nome desse sinal?

 2- Quais são os outros sinais de pontuação que aparecem no texto e para que eles servem?

 3- Procure no texto e escreva em seu caderno, duas frases com os seguintes sinais de pontuação: travessão, exclamação, interrogação e vírgula.


EDUCAÇÃO FÍSICA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE


Guarulhos, de 15 setembro  de 2020

Hoje é terça–feira

ROTINA

Aula online

Arte


Matemática

Livro  EMAI -  volume 2  


Sequencia 17 e 18


Atividade 17.5 e 17.6 (páginas 13 e 14)

Atividades 18.1 e 18.2 (páginas 15 e 16)

 

ARTE/TEATRO.                                                                                    

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.

PROFESSORA: SHIRLEI.                                                                    DE 14 A 18/09/2020.                             

ATIVIDADE/TEMA: EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.

 

VOCÊ SABIA?

ü  A EXPRESSÃO FACIAL DIZ MUITO SOBRE O PERSONGEM, PORQUE TRANSMITE EMOÇÃO.

ü  A POSTURA E A POSIÇÃO DO CORPO DIZ MUITO PARA A PLATÉIA.

                                                                                FONTE:https://sites.google.com/site/teatromudonobrasil/home/as-expressoes-dos-atores

 

PROPOSTA 1: PRATIQUE E DESENHE AS EXPRESSÕES FACIAIS ABAIXO RELACIONADAS. FAÇA COLORIDO.

ü  FELICIDADE;

ü  TRISTEZA;

ü  RAIVA;

ü  ESPANTO;

ü  APAIXONADO;

ü  CHORANDO.

PROPOSTA 2: PRATIQUE E DESENHE AS EXPRESSÕES CORPORAIS ABAIXO RELACIONADAS. FAÇA COLORIDO.

ü  ATITUDE OFENSIVA OU ATAQUE = MÃOS NA CINTURA;

ü  TOMANDO DECISÃO =  MÃOS NO QUEIXO;

ü  PESSOA FECHADA = BRAÇOS CRUZADOS;

ü  PESSOA COM DOR NA BARRIGA = CURVATURA ABDOMINAL E MÃO NA BARRIGA;

ü  APOSTOS = SENTADO COM AS MÃOS NO JOELHO;

ü  INTIMIDANDO COM AUTORIDADE = OLHANDO POR CIMA DO ÓCULOS E APONTANDO O DEDO.

DICAS:

*       PRATIQUE AS EXPRESSÕES EM FRENTE AO ESPELHO!

*       ESCREVA NOS DESENHOS O TIPO DE EXPRESSÃO!


Guarulhos, de 16 setembro  de 2020

 

Hoje é quarta–feira

 

ROTINA

Aula online

 

Matemática

 

Livro EMAI - volume 2

 

Atividades 18.3 - 18.4 - 18.5 (páginas 17,18, 19 e 20)

 

 

Guarulhos, de 17 setembro  de 2020

 

Hoje é quinta–feira

ROTINA

Aula online

 

Português

LER E ESCREVER


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Lendo e escrevendo cartas de reclamação

Etapa 2- Conhecendo mais cartas de reclamação

 Atividade 2A – Análise e leitura da carta de reclamação página 167

 

 CARTA A




CARTA B



Guarulhos, de 18 setembro  de 2020

 Hoje é sexta–feira

 

ROTINA

Aula online


Matemática

Livro EMAI - volume 2

Atividades 19.1 - 19.2 - 19.3 (páginas 21, 22 e 23)






ATIVIDADES PARA SEMANA
DE
07/09 A 11/09

Guarulhos, de 7 setembro  de 2020

Hoje é segunda–feira

FERIADO


Guarulhos, de 8 setembro  de 2020

Hoje é terça–feira

ROTINA

Aula online          


Matemática

Livro: EMAI -  volume 1

Atividade 16.4 e 16.5 (páginas 101,102 e 103)

 

 Guarulhos, de 9 setembro  de 2020

 Hoje é quarta–feira

 ROTINA

Aula online          

Português

Livro Ler e  Escrever - Volume 2 

Sequência Didática: Carta de Reclamação Etapa 1  

Atividades 1A e 1B

 

Leia e copie o quadro no caderno


Copie no caderno

Cartas de Reclamação são usadas na esfera particular ou pública, considerando a carta como um texto argumentativo, persuasivo com a finalidade de convencer os interlocutores (responsáveis por apresentar soluções) diante de uma queixa ou reivindicação.

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida.

 

Atividade 1B  - Leitura de carta de reclamação (página 166)

 

Faça a leitura da Carta 1 no livro, depois copie e  responda as questões no caderno.


1)Qual a finalidade da carta?

2)Por que foi escrita a reclamação?

3) Quais foram os argumentos utilizados para convencer o gerente da loja a tomar uma providência?

4)Como a carta está organizada?

5)A carta apresenta um destinatário? Qual?

6) Tem um  remetente? Qual?

 

 

Guarulhos, de 10 setembro  de 2020

 

Hoje é quinta–feira

ROTINA

Aula online          


Português

Livro Ler e Escrever - volume 2

Sequência Didática - Pontuação

Atividade 1 (página 133)

Fragmentação do texto em frases e parágrafos

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE


Guarulhos, de 11 setembro  de 2020

 Hoje é sexta–feira

 ROTINA

Aula online          


Matemática

livro EMAI - Volume 2

Sequência 17 

Atividades 17.1,17.2, 17.3, 17.4 ( páginas 9,10,11,12)


ARTE

ARTE/TEATRO.                                                                                    

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.

PROFESSORA: SHIRLEI.                                                                    DE 08 A 11/09/2020.                             

ATIVIDADE/TEMA: MOVIMENTO.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.

 

VOCÊ SABIA?

ü  A MOVIMENTAÇÃO CORPORAL PARTE DO PRINCIPIO DAS NOSSAS AÇÕES, DENTRO DO PROCESSO COTIDIANO EM QUE ESTAMOS INSERIDOS.

ASSISTA AO VÍDEO:

 https://youtu.be/5fDfO2S1b-8

 

 

 

 

 

PROPOSTA 1: QUAIS SÃO AS FACULDADES CORPORAIS, INERENTES A CRIAÇÃO APRESENTADAS NO VÍDEO?

PROPOSTA 2: QUAIS SÃO AS FACULDADES  CORPORAIS, QUE SÃO MEIOS DE ACESSO AS NASCENTES APRESENTADAS NO VÍDEO?

PROPOSTA 3:REPRESENTE EM DESENHO O MOVIMENTO PRIMATA. FAÇA COLORIDO.

 

 



ATIVIDADES PARA SEMANA
DE

31/08 A 04/09


ACESSE O LINK PARA BAIXAR O LIVRO

Ler e Escrever - EMAI volume 1


Guarulhos, 31 de agosto de 2020


Hoje é segunda-feira


ROTINA

Educação Física

Aula Online 


Português


Formulário adaptado do livro Ler e Escrever

Acesse o link para responder o formulário


AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 4º anos A, B, C e D - Profª Susan

Semana de 31.08 a 04.09.2020

 


 

 

O AGITA GALERA É UM EVENTO QUE OCORRE DESDE 1997, SEMPRE NA ÚLTIMA SEMANA DO MÊS DE AGOSTO.

TEM COMO OBJETIVO INFORMAR AOS PARTICIPANTES E COMUNIDADE ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CORPORAL E MOTORA NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS E TAMBÉM NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE.

ATIVIDADE:

Vocês deverão escolher duas brincadeiras ( aquelas que quiserem ) e junto com a família (se possível) ou sozinhos deverão brincar e se divertir.

 

Algumas sugestões:

-  pular corda  -  elástico  -  bambolê (quem tiver)  -  pular amarelinha tradicional        -  Amarelinha Africana  -  peteca (em duplas ou só a rebatida para o alto, alternando as mãos)  -  jogos de tabuleiro  -  polichinelo  -  cinco Marias  -  futebol de botão        -  Stop  -  ping pong  -  cama de gato  -  acertar um alvo (basquete)  -  brincar de roda  -  cantar  -  dançar  -  percussão corporal (com ou sem materiais).

 

Entre tantas outras atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física, que estão:

- no blog  (desde o comecinho de maio/2020);                                                                          - que foram aplicadas através do CMSP (centro de mídias);                                                       - outras sugestões podem encontrar no Livro de Textos do Aluno (Ler e Escrever), você  pode acessar o livro pelo blog da escola em → Indicação de Leitura;                                                                               - ou de sua criatividade.

 

Boa diversão!!!

           

 → Registre em seu caderno o nome das duas atividades escolhidas.

 

Envie uma foto do registro no caderno para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins de nota, presença e participação na disciplina de Educação Física.


Guarulhos, 01 de setembro de 2020

Hoje é terça-feira

ROTINA

Aula Online 


Matemática


Atividade adaptado do livro EMAI - SEQUÊNCIA 14 

Acesse o link para responder o formulário

 

 

Guarulhos, 02 de setembro de 2020

Hoje é quarta-feira

ROTINA

Aula Online


Matemática

Atividade adaptada do livro EMAI - Sequência 15

Acesse o link para responder o formulário


 

Guarulhos, 03 de setembro de 2020

Hoje é quinta-feira

ROTINA

Aula online


Português


Formulário adaptado do livro Ler e Escrever

Acesse o link para responder o formulário

 

ARTE/TEATRO.                                                                                    

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.

PROFESSORA: SHIRLEI.                                                                    DE 31/08 A 04/09/2020.                             

ATIVIDADE/TEMA: TEATRO DE SOMBRAS – NARRATIVA.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA.

 

ü  VAMOS RECORDAR COMO FUNCIONA O TEATRO DE SOMBRAS?

 

ENTÃO, ASSISTA AO VÍDEO:

https://youtu.be/BOjYGzWEI8A



PROPOSTA 1: APROVEITANDO OS PERSONAGENS QUE VOCÊ CRIOU DA ATIVIDADE ANTERIOR. FAÇA UMA PEQUENA NARRATIVA, DANDO VOZ E VIDA AOS PERSONAGENS. AH, FIQUE A VONTADE PARA ESCOLHER O TEMA.

PROPOSTA 2: PARA APRESENTAR FAÇA UM PEQUENO VÍDEO, ONDE DEVERÁ APARECER SOMENTE OS SEUS PERSONAGENS. IGUAL  A  APRESENTAÇÃO DO VÍDEO DA CHAPÉUZINHO VERMELHO.

SUGESTÕES DE TEMA:

ü  OS TRÊS PORQUINHOS.

ü  A LEBRE E A TARTARUGA.

ü  O LEÃO E O RATO.

ü  A CIGARRA E A FORMIGA.

ü  SACI PERERÊ.

ü  IARA.

ü  A CUCA, ENTRE OUTROS. 



Guarulhos, 04 de setembro de 2020

Hoje é sexta-feira

ROTINA

Aula online


Matemática

Atividades adaptadas do livro EMAI - Sequência 16

Acesse o link para responder o formulário





ATIVIDADES PARA SEMANA
DE
17/08 A 21/08


Guarulhos, 17 de agosto de 2020

Hoje é segunda–feira

 

ROTINA


Educação Física

Aula online

 

 

Português

 

Livro Ler & Escrever - volume 1


Ortografia

 

Atividade 6B (páginas 159 e 160)

 

Jogo dos Sete Erros

 

Leia os dois textos de Charles Chaplin , e encontre as 06 palavras escritas com ortografias erradas e construa a tabela no caderno.

 

 

Atividade 7A (página 161)

 

Leia os dois textos; “Você já comeu formiga?” e “Receita de Içá” retire palavras dos dois textos e construa uma tabela. 





AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA -  4º anos A, B, C e D - Profª Susan

Semana de 17 a 21.08.2020

                

 NAMASTÊ

Falando um pouco mais sobre o tema da aula anterior.....o yoga.

ATENÇÃO: SOMENTE LEITURA E INTERPRETAÇÃO.

Existem vários tipos de yoga: a diferença está nas técnicas utilizadas.

- Há estilos que exploram mais a prática física e a disciplina, como o Ashtanga Vinyasa;  e modalidades que têm como parte da aula a meditação aliada às posturas, como o Hatha Yoga.

Hatha Yogaé uma das técnicas de yoga mais conhecidas e que pode ser praticada em qualquer idade. Além de trabalhar a respiração, a modalidade também foca na flexibilidade e relaxamento.

Entretanto, tudo é yoga e o principal objetivo vai além da prática física: com assiduidade, adquire-se autoconhecimento, consciência corporal e equilíbrio do corpo e da mente. 

 

Vamos relembrar alguns objetivos dessa prática milenar? Basicamente e bem resumido o Yoga:

- fortalece os músculos;

- melhora o equilíbrio e a flexibilidade;

- relaxa a mente.

 

Antes da prática leia com atenção abaixo:

Sol é a fonte de energia de grande parte de todas as coisas vivas na Terra. O sol tornou a vida possível neste planeta. Sem ele, não existiria luz, não existiria o dia. Sem o sol, as plantas não conseguiriam realizar a fotossíntese, então, não conseguiriam produzir seu alimento e morreriam. Esta brilhante bola amarela tem uma importância muito grande em nossas vidas – afastando a escuridão, dando vida à Criação.

Agora, é nossa vez de dizer ‘obrigado’ para nossa estrela mais próxima.

Surya Namaskar é a Saudação ao Sol e um ótimo jeito de exercitar todo o corpo, acalmar a mente e nos sentirmos gratos à nossa reverenciada fonte de vida, o Sol.

1ª atividade: assista ao vídeo e siga os passos sobre como fazer a Saudação ao Sol.  Tudo que você precisa fazer é fluir de uma postura de yoga para a outra, mantendo o sorriso, adicionando a gratidão pela vida e aproveitando o alongamento. 1º vídeo


 

 


Esta é a sequência dos passos da saudação ao Sol. Tente outra vez! 
Assista ao próximo vídeo. Se concentre, ouça a música, respire calmamente.

2º vídeo

 

ATENÇÃO: AGORA O REGISTRO É NO CADERNO.

2ª atividade: Registre em seu caderno as respostas das questões abaixo:

1 – De acordo com o texto qual o estilo de yoga mais conhecido e praticado por todas as idades?

2 – Escreva dois objetivos da prática regular do yoga.

3 – O que significa Surya Namaskar?

4 – Desenhe você na postura que mais gostou de fazer da Saudação ao Sol.

 

OBS.: Não precisa copiar as perguntas no caderno somente escrever as respostas porem é necessário colocar o número da questão na resposta.

Divirtam-se !!  

Envie uma foto do registro (das 4 questões respondidas no caderno) para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins de nota, presença e participação na disciplina de Educação Física.



Guarulhos, 18 de agosto  de 2020

Hoje é terça–feira

ROTINA

Aula online

 

Matemática

 

Copiar no caderno e responder as questões 

Observação: Use uma régua para fazer a tabela e o gráfico

 

1- Complete o resultado de uma pesquisa, indicando o número de entrevistados.


a) Qual o povo mais votado?

R:

 

b) Qual o menos votado?

R:

c) Quantos estudantes foram entrevistados?

R:

 

d) Que povos tiveram a mesma votação?

R:

 

2-  Organize os dados coletados em um gráfico de coluna.






Guarulhos, 19 de agosto de 2020

Hoje é quarta–feira

ROTINA

Aula Online


Português 

Sequência Didática Produção e destino do lixo formulário online

Acesse o link para responder o formulário.



Guarulhos, 20 de agosto  de 2020

 

Hoje é quinta–feira

 

Português


1-Leia a notícia:





a)  O que aconteceu ao bicho-preguiça?

R:

 

b)   Observe os substantivos em destaque na notícia. De quantas palavras são formados?

R:

 

2- Escreva o nome de seis animais.

 

a)   Três nomes formados por apenas uma palavras.

R:

 

b)   Três nomes formados por duas ou três palavras.

R:




3   – Circule os substantivos simples nas frases abaixo.

a) Os pés da moça eram pequenos.

b) Cecília adorou o filme.

c) Água-viva é o nome de um animal marinho.

d) Os buracos do queijo são grandes demais.


4- Observe os substantivos destacados nas frases

Escreva S para substantivo simples e C para substantivos composto.

 

(      ) Antônio dobra o seu próprio paraquedas antes de saltar.

(      ) A chuva forte destruiu a plantação.

(      ) O vaivém de pessoas pelas ruas aumenta em dias de festa.

(     ) O gato saiu do armário.

(     ) O Sol é uma estrela.

(     ) A jogadora deu um belo pontapé e marcou gol.

 

 5– Pesquise no dicionário substantivos compostos e complete as palavras.


a) guarda-

b) guarda-

c)  guarda-

d) guarda

e) porta-

f)   porta –

g) porta-

h) porta- 

 

 6- Uma as palavras formando substantivos compostos.

 

Se você tiver dúvidas quanto à escrita, consulte o dicionário.

 

a) vaga +lume

b) vara  + pau

c)  gira +sol

d) sobre + mesa

e) obra +prima

f) arco + íris

 

 ARTE/TEATRO     

                                                                           

ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.

PROFESSORA: SHIRLEI.                                                                    DE 17 A 21/08/2020.                             

ATIVIDADE/TEMA: TEATRO NA VIDA COTIDIANA.

SUPORTE: CADERNO.

PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, ESCRITA E DESENHO.

 

VOCÊ SABIA?

ü  COTIDIANO VEM A SER TUDO QUE ACONTECE DIARIAMENTE, QUE É COMUM A TODOS OS DIAS.

 

 

O GIGANTE EGOÍSTA.

 

ASSISTA AO VÍDEO:

https://vimeo.com/78335965 

 

 

 

PROPOSTA 1: DESENHE O GIGANTE EGOÍSTA COM A SUA PLACA DE AVISO. FAÇA COLORIDO.

PROPOSTA 2: PESQUISE NO DICIONÁRIO OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS SEGUINTES E REGISTRE: EGOÍSMO – PARAÍSO.

PROPOSTA 3: NA SUA OPINIÃO, COMO ERAM AS VOZES DOS PERSONAGENS NA HISTÓRIA? HAVIA CLAREZA NA FALA, OS ATORES CRIARAM VOZES DIFERENTES PARA OS PERSONAGENS, AS FALAS TINHAM UMA BOA ALTURA? EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS.

PROPOSTA 4: ESCREVA O NOME DE ALGUNS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DO GIGANTE.

 


Guarulhos, 21 de agosto  de 2020

Hoje é sexta–feira

ROTINA

Matemática

Aula  online


Matemática

 

Acesse o link para responder o formulário.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DE AVALIAÇÃO DE 10/08 À 14/08


 10/08 Segunda-feira

  

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

Fazer a avaliação que buscaram na escola

Orientações:

Leia os textos com bastante atenção e responda as questões escrevendo ou assinalando suas respostas no Caderno de Questões da sua avaliação.

 

11/08 Terça-feira

 

 

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

Passar as respostas para o formulário online

Orientações: 

Agora que você tem sua Avaliação de Português, com as questões todas respondidas, acesse o link que o(a) professor(a) compartilhou no grupo de Whatsapp da sua turma e digite (transfira) as respostas no Formulário de Respostas. 


 12/08  Quarta-feira


PRODUÇÃO DE TEXTO

Fazer a produção de texto da avaliação que buscaram na escola.


Orientações:

Depois que você escrever o final da história,

Acesse o link que o(a) professor(a) compartilhou no grupo de Whatsapp da sua turma e digite, no Formulário online, o final que você inventou para o conto. 

 


 13/08 Quinta-feira


AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

Fazer a avaliação que buscaram na escola. 

Orientações:

Leia as situações-problema com bastante atenção, responda as questões e as operações matemática escrevendo ou assinalando suas respostas no Caderno de Questões da sua avaliação.

Passar as respostas para o formulário

Depois que sua avaliação estiver com as questões todas respondidas, acesse o link que o(a) professor(a) compartilhou no grupo de Whatsapp da sua turma e digite(transfira) as respostas no Formulário de Respostas.


 

AVALIAÇÃO DE ARTE


ATIVIDADE AVALIATIVA DE ESTUDOS BIMESTRAIS/ARTE.

SEMANA DE 10 A 14/08/2020.

PROFESSORAS: SHIRLEI.

TURMAS: 4ºA, B, C, D.

 

LEIA, REFLITA, PESQUISE E ESCREVA NO CADERNO APENAS UMA RESPOSTA PARA CADA QUESTÃO:

1-       ESSES ARTISTAS SÃO CANTORES DE QUAIS ESTILOS MUSICAIS?

 

2-       MPB, SERTANEJO E SAMBA.

3-       ROCK, PAGODE E FUNK.

4-       MPB, SERTANEJO E ROCK.

5-       POP, SAMBA E FORRÓ.

       2- COMO É CHAMADO AQUELE QUE TOCA UM INSTRUMENTO MUSICAL?

A-      TOCADOR.

B-      INSTRUMENTISTA.

C-       MAESTRO.

D-      CANTOR.

      3- O FREVO É UM RITMO MUSICAL E UMA DANÇA BRASILEIRA, QUE SE ORIGINOU EM QUAL ESTADO?

A-      RECIFE.

B-      BAHIA.

C-       PERNAMBUCO.

D-      CEARA.

      4- A DANÇA DO COCO É UMA DANÇA DE RODA, COM  INFLUÊNCIAS DE QUAIS MATRIZES?

A-      EUROPÉIA E INDÍGENA.

B-      INDÍGENA E AFRICANA.

C-       APENAS EUROPÉIA.

D-      AFRICANA E INDÍGENA.

5-A CAPOEIRA PERTENCE A QUAL  MATRIZ DE ORIGEM?

A-      AFRICANA.

B-      EUROPÉIA.

C-       INDÍGENA.

D-      ETNIAS.

6-O NOSSO CORPO SE COMUNICA ATRAVÉS:

A-      DO SOM.

B-      DOS MOVIMENTOS.

C-       DO OUTRO COMO INDIVÍDUO.

D-      DA MEDITAÇÃO.

 

 14/08 Sexta-feira

 

AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA  -  4º anos A, B, C e D - Profª Susan

Semana de 10 a 14.08.2020

Semana da Avaliação Diagnóstica do 2º Bimestre

De acordo com o conteúdo estudado no 2º bimestre, responda no caderno as questões abaixo:

ATENÇAO: ESCREVA NO CADERNO SOMENTE A PERGUNTA E A RESPOSTA DA QUESTÃO (não se esqueça de colocar o número da questão que está respondendo).

No seu caderno responda a alternativa que você considera correta:

1– O que é Dança para você?    

a) É a arte de se movimentar   

b) É a arte de mexer o corpo  

c) Tem vários ritmos    

d) Todas as alternativas estão corretas

2 – O alongamento:   

a) Não é muito importante   

b) Diminui a tensão muscular     

c) Aumenta as cãibras 

d) É estressante

 

3 – O que é a Percussão Corporal? 

a) Sons que podemos produzir com nosso corpo  

b) Sons de uma bateria    

c) Sons da natureza    

d) Nenhuma das alternativas

 

4 – A esgrima é: 

a) Um esporte de ataque e defesa      

b) Um esporte de combate          

c) Um esporte individual    

d) Todas as alternativas estão corretas

 

Escreva no caderno o que se pede:

 

5 – Falando sobre percussão corporal crie seu próprio ritmo, uma sequência de sons com o corpo (conforme vimos nas aulas passadas):

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

 

6 – Desenhe no caderno um dos movimentos da esgrima: posição de guarda, marchar, romper, a fundo ou flecha e escreva ao lado do desenho o nome da posição que você desenhou.

 

Espaço para o desenho

 

Escreva no caderno a pergunta e todas as alternativas que você considera corretas:

7 – Os temas apresentados pelo CMSP (aplicativo centro de mídias) foram:

a) Luta Indígena                               

b) Luta Japonesa

c) Luta Africana

d) Luta Olímpica

e) Capoeira

f) Huka Huka

g) Dambe

h) Danças: Catira e Frevo

i) Danças: Bumba Meu Boi e Sertanejo

 

REGISTRO NO CADERNO  → Registre em seu caderno todas as respostas das questões acima. Envie uma foto do registro (das 7 questões respondidas no caderno) para o grupo que formamos no whatsapp: 4ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins do diagnóstico do conteúdo apresentado no segundo bimestre. 



ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 03/08 A 07/08



Guarulhos, 03 de agosto de 2020


Hoje é segunda-feira


ROTINA
Matemática
Aula online

Matemática

Formulário adaptado do Aprender sempre




Guarulhos, 04 de agosto de 2020


Hoje é terça-feira

Conselho de Classe




HOJE OS PROFESSORES DO 4ºANO ESTÃO EM REUNIÃO DE CONSELHO, POR ISSO NÃO ATENDERÃO NO WHATSAPP NÃO TEREMOS ATIVIDADES PARA OS ALUNOS.


AS AULAS DO CENTRO DE MÍDIAS ACONTECERÃO NORMALMENTE PELA TV, APLICATIVO OU YOUTUBE NO HORÁRIO DAS 14h00 às 15h30. 


Guarulhos, 05 de agosto de 2020


Hoje é quarta-feira

ROTINA
Português
Aula online


Português

Formulário adaptado do livro Aprender Sempre




Guarulhos, 06 de agosto de 2020

Hoje é quinta-feira

ROTINA


Português
Aula online

Português

Formulário adaptado do livro Aprender Sempre




Guarulhos, 07 de agosto de 2020

Hoje é sexta-feira

ROTINA
Português
Aula online


Português

Textos dramáticos

Atividade 1C






ARTE/TEATRO
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI.                                              PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO/2020.               
              
ATIVIDADE/TEMA: TEATRO DE SOMBRAS.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA E DESENHO.

FIQUE SABENDO!
teatro de sombras  é uma  arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação, tanto dos bonecos quanto da fonte de luz. Um marionetista ( pessoa que controla as marionetes ou aquele que faz as marionetes ) talentoso pode fazer as figuras parecerem andar, dançar, lutar, acenar com a cabeça e rir.
                                                                                              FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras

ASSISTA AO VÍDEO:


PASSO A PASSO - CRIAÇÃO:


PROPOSTA 1: COM A AJUDA DE UM ADULTO, CRIE O SEU TEATRO DE SOMBRAS. CAPRICHE!
PROPOSTA 2: CRIE DOIS PERSONAGENS. SE VOCÊ NÃO TIVER PAPEL ESCURO, UTILIZE O LÁPIS DE COR PRETO PARA PINTAR SEUS PERSONAGENS.  
PROPOSTA 3: AGORA, É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO PARA BRINCAR COM SEUS PERSONAGENS. DIVIRTA-SE!
   
           ATENÇÃO:
Ø  A ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA SOB SUPERVISÃO DO RESPONSÁVEL.