ATIVIDADES PARA ESTA SEMANA
DE
27/07 à 31/07
Guarulhos, 27 de Julho de
2020
Hoje é segunda-feira
ROTINA
Ciências Humanas e da
Natureza
Educação Física
Arte
Aula online
Ciências Humanas e da
Natureza
Estudos Intensivos
EDUCAÇÃO FÍSICA (27/07 À 31/07)
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 27 A 31/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: CAPOEIRA. SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA.
ü
SOU MOLEQUE SOU CRIANÇA, SOU CAPOEIRA MEU CORPO
BALANÇA.....♪♪♪♫♫♪♪♫♫
FIQUE SABENDO:
CAPOEIRA: A capoeira é uma expressão cultural
brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular,
dança e música. Foi criada no século XVII pelo povo escravizado, e se
difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da
cultura brasileira.
ASSISTA AO VÍDEO:
ATENÇÃO RESPONSÁVEL: OS
SEGUINTES MOVIMENTOS PRECISAM DO AUXILIO DE UM ADULTO, NÃO É RECOMENDADO A
CRIANÇA EXECUTÁ-LOS SOZINHA.
ü AÚ;
ü AÚ COM UMA MÃO;
ü AÚ SEM MÃO;
ü AÚ BATIDO.
PROPOSTA 1: AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE
UM POUCO SOBRE A CAPOEIRA, QUE TAL PRATICAR ALGUNS MOVIMENTOS?
PROPOSTA 2: ESCREVA TRÊS DOS MOVIMENTOS DE DEFESA NA CAPOEIRA.
PROPOSTA 3: ESCREVA DUAS
COMBINAÇÕES DE MOVIMENTOS NA CAPOEIRA.
PROPOSTA 4: A CAPOEIRA PERTENCE A
MATRIZ ÍNDIGENA, AFRICANA OU EUROPÉIA?
PROPOSTA 5: FAÇA UMA LISTA DOS
MOVIMENTOS DE ATAQUE NA CAPOEIRA.
Guarulhos, 28 de Julho de
2020
Hoje é terça-feira
ROTINA
Matemática
Aula online
Matemática
Estudos Intensivos
Guarulhos, 29 de Julho de
2020
Hoje é quarta-feira
ROTINA
Português
Aula online
Português
Estudos Intensivos
Guarulhos, 30 de Julho de
2020
Hoje é quinta-feira
ROTINA
Matemática
Aula online
Matemática
Estudos Intensivos
Guarulhos, 31 de Julho de
2020
Hoje é sexta-feira
ROTINA
Português
Aula online
Português
Estudos Intensivos
ATIVIDADES PARA ESTA SEMANA
DE
20/07 à 24/07
GUARULHOS, 20 DE JULHO DE 2020
Hoje é segunda-feira
ROTINA
* Português
* Matemática
* Educação Física
* Aula online
Português
ADJETIVOS PÁTRIOS
1- Copie a tabela, completando-a com a nacionalidade de acordo com o país de origem.
2- Observe o exemplo escreva outras palavras a partir das quais elas foram formadas (palavras primitivas)
Exemplo:
Famoso vem de fama
a) Maldoso vem de ____________
b) Misteriosa vem de _____________
c) Estudioso vem de ____________
Matemática
Formulário adaptado - Aprender Sempre
EDUCAÇÃO FÍSICA (semana de 20/07 à 24/07)
GUARULHOS, 21 DE JULHO DE 2020
Hoje é terça-feira
ROTINA
* Português
* Matemática
* Aula online
Português
Formulário: Adaptação do livro Aprender Sempre.
ATIVIDADE 3
Análise e interpretação da canção “Li Emi Ali Emília”
Matemática
Livro Aprender Sempre - Sequência 2
Atividades - 2 e 3
Páginas - 9 e 10
GUARULHOS, 22 DE JULHO DE 2020
Hoje é quarta-feira
ROTINA
* Ciências Humanas e da Natureza
* Matemática
* Aula online
Geografia/História
Povo brasileiro: Êxodo Rural e Emigrantes
Matemática
Livro Aprender Sempre
Atividade 4
Páginas 11 e 12
GUARULHOS, 23 DE JULHO DE 2020
Hoje é quinta-feira
ROTINA
* Português
* Matemática
* Aula online
Português
ATIVIDADE 1C - ESCREVENDO UM POEMA CONCRETO
Painel de poemas concretos
Leia o trecho da crônica “A bola”
Matemática
Formulário Adaptado do EMAI
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI. DE 20 A 24/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: DANÇA DO COCO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
O COCO É UMA DANÇA DE RODA QUE SURGIU NOS ENGENHOS DE AÇÚCAR, DA ANTIGA CAPITANIA DE PERNAMBUCO, TEM INFLUÊNCIAS DOS BATUQUES AFRICANOS E DOS BAILADOS INDÍGENAS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA, É HORA DE PRATICAR ESSA DANÇA. EXPERIMENTE!
PROPOSTA 2: REPRESENTE O TAMBOR EM DESENHO. PINTE.
PROPOSTA 3: REPRESENTE EM DESENHO, AS PARTES DO CORPO MAIS USADAS NA DANÇA DO COCO. PINTE.
PROPOSTA 4: COMO PODEMOS CHAMAR O CONJUNTO DE INSTRUMENTOS, EM ATIVIDADE NO VÍDEO; PERCUSSÃO, SOPRO OU CORDAS?
PROPOSTA 5: ESCREVA O SOM DA BATIDA DO COCO NA MÚSICA.
PROPOSTA 6: ALÉM DOS TAMBORES, QUAIS SÃO OS DEMAIS INSTRUMENTOS QUE APARECEM NA APRESENTAÇÃO?
Dicionário:
Ø Capitania = chefia, comando.
Ø Engenho = produção.
GUARULHOS, 24 DE JULHO DE 2020
Hoje é sexta-feira
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Formulário: Adaptação do livro Aprender Sempre
Análise e interpretação do texto "A vida de Emília"
Acesse o link para responder o formulário
Matemática
Livro EMAI
Atividade 11.2 e atividade 11.3
Páginas 67 e 68
ATIVIDADES PARA ESTA SEMANA
DE
27/07 à 31/07
Guarulhos, 27 de Julho de
2020
Hoje é segunda-feira
ROTINA
Ciências Humanas e da
Natureza
Educação Física
Arte
Aula online
Ciências Humanas e da
Natureza
Estudos Intensivos
EDUCAÇÃO FÍSICA (27/07 À 31/07)
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 27 A 31/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: CAPOEIRA. SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA.
ü
SOU MOLEQUE SOU CRIANÇA, SOU CAPOEIRA MEU CORPO
BALANÇA.....♪♪♪♫♫♪♪♫♫
FIQUE SABENDO:
CAPOEIRA: A capoeira é uma expressão cultural
brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular,
dança e música. Foi criada no século XVII pelo povo escravizado, e se
difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da
cultura brasileira.
ASSISTA AO VÍDEO:
ATENÇÃO RESPONSÁVEL: OS
SEGUINTES MOVIMENTOS PRECISAM DO AUXILIO DE UM ADULTO, NÃO É RECOMENDADO A
CRIANÇA EXECUTÁ-LOS SOZINHA.
ü AÚ;
ü AÚ COM UMA MÃO;
ü AÚ SEM MÃO;
ü AÚ BATIDO.
PROPOSTA 1: AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE
UM POUCO SOBRE A CAPOEIRA, QUE TAL PRATICAR ALGUNS MOVIMENTOS?
PROPOSTA 2: ESCREVA TRÊS DOS MOVIMENTOS DE DEFESA NA CAPOEIRA.
PROPOSTA 3: ESCREVA DUAS
COMBINAÇÕES DE MOVIMENTOS NA CAPOEIRA.
PROPOSTA 4: A CAPOEIRA PERTENCE A
MATRIZ ÍNDIGENA, AFRICANA OU EUROPÉIA?
PROPOSTA 5: FAÇA UMA LISTA DOS
MOVIMENTOS DE ATAQUE NA CAPOEIRA.
Guarulhos, 28 de Julho de
2020
Hoje é terça-feira
ROTINA
Matemática
Aula online
Matemática
Estudos Intensivos
Guarulhos, 29 de Julho de
2020
Hoje é quarta-feira
ROTINA
Português
Aula online
Português
Estudos Intensivos
Guarulhos, 30 de Julho de
2020
Hoje é quinta-feira
ROTINA
Matemática
Aula online
Matemática
Estudos Intensivos
Guarulhos, 31 de Julho de
2020
Hoje é sexta-feira
ROTINA
Português
Aula online
Português
Estudos Intensivos
ATIVIDADES PARA ESTA SEMANA
DE
20/07 à 24/07
GUARULHOS, 20 DE JULHO DE 2020
Hoje é segunda-feira
ROTINA
* Português
* Matemática
* Educação Física
* Aula online
Português
ADJETIVOS PÁTRIOS
1- Copie a tabela, completando-a com a nacionalidade de acordo com o país de origem.
2- Observe o exemplo escreva outras palavras a partir das quais elas foram formadas (palavras primitivas)
2- Observe o exemplo escreva outras palavras a partir das quais elas foram formadas (palavras primitivas)
Exemplo:
Famoso vem de fama
a) Maldoso vem de ____________
b) Misteriosa vem de _____________
c) Estudioso vem de ____________
Matemática
Formulário adaptado - Aprender Sempre
EDUCAÇÃO FÍSICA (semana de 20/07 à 24/07)
GUARULHOS, 21 DE JULHO DE 2020
Hoje é terça-feira
ROTINA
* Português
* Matemática
* Aula online
Português
Formulário: Adaptação do livro Aprender Sempre.
ATIVIDADE 3
Análise e interpretação da canção “Li Emi Ali Emília”
Matemática
Livro Aprender Sempre - Sequência 2
Atividades - 2 e 3
Páginas - 9 e 10
GUARULHOS, 22 DE JULHO DE 2020
Hoje é quarta-feira
ROTINA
* Ciências Humanas e da Natureza
* Matemática
* Aula online
Geografia/História
Povo brasileiro: Êxodo Rural e Emigrantes
Matemática
Livro Aprender Sempre
Atividade 4
Páginas 11 e 12
GUARULHOS, 23 DE JULHO DE 2020
Hoje é quinta-feira
ROTINA
* Português
* Matemática
* Aula online
Português
ATIVIDADE 1C - ESCREVENDO UM POEMA CONCRETO
Painel de poemas concretos
Leia o trecho da crônica “A bola”
Painel de poemas concretos
Leia o trecho da crônica “A bola”
Matemática
Formulário Adaptado do EMAI
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI. DE 20 A 24/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: DANÇA DO COCO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
O COCO É UMA DANÇA DE RODA QUE SURGIU NOS ENGENHOS DE AÇÚCAR, DA ANTIGA CAPITANIA DE PERNAMBUCO, TEM INFLUÊNCIAS DOS BATUQUES AFRICANOS E DOS BAILADOS INDÍGENAS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA, É HORA DE PRATICAR ESSA DANÇA. EXPERIMENTE!
PROPOSTA 2: REPRESENTE O TAMBOR EM DESENHO. PINTE.
PROPOSTA 3: REPRESENTE EM DESENHO, AS PARTES DO CORPO MAIS USADAS NA DANÇA DO COCO. PINTE.
PROPOSTA 4: COMO PODEMOS CHAMAR O CONJUNTO DE INSTRUMENTOS, EM ATIVIDADE NO VÍDEO; PERCUSSÃO, SOPRO OU CORDAS?
PROPOSTA 5: ESCREVA O SOM DA BATIDA DO COCO NA MÚSICA.
PROPOSTA 6: ALÉM DOS TAMBORES, QUAIS SÃO OS DEMAIS INSTRUMENTOS QUE APARECEM NA APRESENTAÇÃO?
Dicionário:
Ø Capitania = chefia, comando.
Ø Engenho = produção.
GUARULHOS, 24 DE JULHO DE 2020
Hoje é sexta-feira
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Formulário: Adaptação do livro Aprender Sempre
Análise e interpretação do texto "A vida de Emília"
Acesse o link para responder o formulário
Matemática
Livro EMAI
Atividade 11.2 e atividade 11.3
Páginas 67 e 68
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 13/07 à 17/07
Estamos aqui para PARABENIZAR OS ALUNOS que com o auxílio dos pais estão com TODAS AS ATIVIDADES EM DIA.
Essa semana NÃO postaremos atividades novas, mas prestem atenção nas informações abaixo:
👉As aulas do CMSP acontecerão normalmente, não deixe de assistir pela TV canal 2.2 ou pelo aplicativo CMSP ANOS INICIAIS ou ainda no canal do CMSP no youtube no horário das 14h00 às 15h30.
👉Durante esses dias reserve momentos para leitura.
👉Escolha uma leitura para cada dia da semana clicando no link abaixo: INDICAÇÃO DE LEITURA
👉Após a leitura registre no caderno o que mais lhe chamou atenção nesse texto. Não esqueça de colocar o TÍTULO DO TEXTO e o nome do AUTOR. As fotos dos registros devem ser enviadas aos professores na próxima segunda-feira (20/07)
ATIVIDADES ATRASADAS
Se o seu filho está com alguma atividade atrasada aproveite essa semana para colocar em dia.
👉Consulte abaixo as atividades das semanas anteriores, realize-as com seu filho registrando-as no caderno.
👉As fotos dessas atividades devem ser enviadas aos professores na próxima segunda-feira (20/07)
👉As aulas do CMSP acontecerão normalmente, não deixe de assistir pela TV canal 2.2 ou pelo aplicativo CMSP ANOS INICIAIS ou ainda no canal do CMSP no youtube no horário das 14h00 às 15h30.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 06/07 à 10/07
Guarulhos, 06 de Julho de
2020
ROTINA
Ciências Humanas e da
Natureza
Matemática
Educação Física
Aula online
Ciências Humanas e da
Natureza
1- Que papel os animais mostrados nas fotografias
desempenham nas cadeias alimentares de que participam:
( ) produtor
( ) consumidor
( ) decompositores
2- Que papel as plantas desempenham nas cadeias
alimentares?
( ) produtor
( ) consumidores
( ) decompositores
3- Qual papel dos fungos nas cadeias
alimentares ?
( ) produtor
( ) decompositores
( ) consumidores
4- As plantas produzem seu alimento através:
( ) Matéria orgânica
( ) Fotossíntese
( ) Fungos
Matemática
FORMULÁRIO ONLINE
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D -
Profª Susan
Semana de 06 a 10.07.2020
1ª atividade: Alongamento
Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
Façam cada alongamento contando 10 vezes
em cada posição. Depois troquem.
Façam devagar, com calma e concentração.
Leva mais ou menos uns 10 minutos.
2ª atividade: Ritmo
e Movimento
Essa semana vai ter o Tapete do Movimento.
É uma adaptação
de um jogo eletrônico (Guittar Hero ou outros do gênero), onde é necessário ter
atenção, concentração e coordenação para pular com os pés nas cores destacadas.
Não façam a atividade de meia, para não escorregar, bom divertimento a todos!!
Material
necessário: 4
folhas nas cores azul, amarelo, verde e vermelho e fita adesiva para fixar as
folhas no chão. Pode ser folha de sulfite ou de rascunho e pinte com o que você
tiver: giz de cera, lápis de cor e até guache.
Fixe a folha no chão conforme abaixo:
São 3 níveis de dificuldade. Agora é só
assistir ao vídeo e sair pulando!!
NÍVEL
1
NÍVEL
2
NÍVEL
3
3ª atividade: Registro:
Envie uma foto ou um vídeo pequeno (de no
máximo 30 segundos) para o grupo que formamos no watsapp: 4ºANO – ARTE e ED.
FÍSICA. Essa foto e/ou vídeo serão utilizados exclusivamente para fins de presença, nota e participação na
disciplina de educação física.
BOM
DIVERTIMENTO!!
Guarulhos, 07 de Julho de
2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Livro: Aprender Sempre
ATIVIDADE 1 – QUEM É ESSA BONECA DE PANO FALANTE?
Converse com seus familiares sobre a boneca de pano
Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo, uma das personagens criadas por Monteiro
Lobato. Abaixo deixamos algumas perguntas para orientar sua conversa sobre a
personagem:
• O
que você sabe sobre a personagem Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo?
• Por
que ela é considerada uma boneca tagarela e “sem papas na língua”?
• Você
sabe como ela começou a falar?
• Você
leu ou ouviu alguma história em que Emília fosse personagem? Assistiu a algum
programa com ela na TV? Quando? Como foi tal experiência?
• Você
sabia que Emília resolveu escrever suas memórias? Como será que ela fez para
escrevê-las?
• Pesquise
na internet ilustrações que retratam a boneca Emília, assim como informações
sobre seu nascimento.
Após suas pesquisas e
a conversa com seus familiares retrate, à sua maneira, a boneca de pano Emília:
Copie a canção no seu caderno
Canção 1
Emília (A Boneca-Gente)
Baby do Brasil
De uma caixa de costura
Pano, linha e agulha
Nasceu uma menina valente
Emília, a Boneca-Gente
Nos primeiros momentos de vida
Era toda desengonçada
Ficar em pé não podia, caía
Não conseguia nada
Emília, Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Mas a partir do momento
Que aprendeu a andar
Emília tomou uma pílula
E tagarelou, tagarelou a falar
Tagarelou, tagarelou a falar
Ela é feita de pano
Mas pensa como um ser humano
Esperta e atrevida
É uma maravilha
Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Para história, ela tem um plano
Inventa mil ideias, não entra pelo cano
Ah, essa boneca é uma maravilha!
| LÍNGUA PORTUGUESA
Composição:
Pepeu Gomes / Baby Do Brasil.
Assista ao vídeo
Matemática
Livro Aprender Sempre
Sequência 1 – A população
indígena
ATIVIDADE 1 e 2 (páginas 2,3,4 e 5)
Guarulhos, 08 de Julho de
2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Foco narrativo
A
pomba e formiga
A Formiga e a Pomba
Uma
formiga sedenta chegou à margem do rio, para beber água. Para alcançar a água,
precisou descer por uma folha de grama. Ao fazer isso, escorregou e caiu dentro
da correnteza.
Pousada
numa árvore próxima, uma pomba viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou
uma folha de árvore e jogou dentro do rio, assim, ela pôde subir na folha e
flutuar até a margem.
Logo
que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia
atrás de uma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu
até ele e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba
fugiu para um ramo mais alto. De lá, arrulhou para a formiga:
— Obrigada, querida amiga. Sou
muito grata por sua ajuda.
Moral da História: Quem agradece
de coração, sempre encontrará uma oportunidade para demonstrar sua gratidão.
Autor: Esopo.
1- Qual é o foco narrativo dos primeiros parágrafos da fábula?
( ) 1ª pessoa
( ) 2ª pessoa
( ) 3ª pessoa
2- Na frase: “ela pôde
subir”. A palavra em destaque refere-se a quem?
R:
3- De qual personagem, é a fala, no último parágrafo do texto?
R:
4- A qual pronome se refere à palavra, “Sou”? Destacada no último parágrafo.
( ) Tu
( ) Nós
( ) Eu
( ) Ela
5- Qual é o foco narrativo da frase: “-- Obrigada, querida amiga”?
R:
Matemática
Livro Aprender Sempre
ATIVIDADE
3 e 4
PÁGINAS
5,6 e 7
Guarulhos, 09 de Julho de
2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Formulário: Adaptação do livro, Aprender Sempre.
Matemática
Livro:
EMAI
Sequência
10
Atividade
10.1 (página 61)
Guarulhos, 10 de Julho de
2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Formulário: Adaptação do livro Aprender Sempre
Matemática
Livro EMAI
Sequência 10
Atividade
10.2 (página 62)
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º
A/B/C/D.
PROFESSORA:
SHIRLEI. DE
06 A 10/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: COREOGRAFIA
DO TRAVA-LÍNGUA.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO:
APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
ü
PRATICANDO
O:
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA, É
A SUA VEZ DE PRATICAR A DANÇA DO TRAVA -LÍNGUA. DIVIRTA-SE!
PROPOSTA 2: ESCREVA UM TRAVA- LÍNGUA APRESENTADO NO VÍDEO.
PROPOSTA 3: ILUSTRE O
TRAVA- LÍNGUA ABAIXO.
ATENÇÃO!
Estamos aqui para PARABENIZAR OS ALUNOS que com o auxílio dos pais estão com TODAS AS ATIVIDADES EM DIA.
Essa semana NÃO postaremos atividades novas, mas prestem atenção nas informações abaixo:
👉As aulas do CMSP acontecerão normalmente, não deixe de assistir pela TV canal 2.2 ou pelo aplicativo CMSP ANOS INICIAIS ou ainda no canal do CMSP no youtube no horário das 14h00 às 15h30.
👉Durante esses dias reserve momentos para leitura.
👉Escolha uma leitura para cada dia da semana clicando no link abaixo: INDICAÇÃO DE LEITURA
👉Após a leitura registre no caderno o que mais lhe chamou atenção nesse texto. Não esqueça de colocar o TÍTULO DO TEXTO e o nome do AUTOR. As fotos dos registros devem ser enviadas aos professores na próxima segunda-feira (20/07)
ATIVIDADES ATRASADAS
Se o seu filho está com alguma atividade atrasada aproveite essa semana para colocar em dia.
👉Consulte abaixo as atividades das semanas anteriores, realize-as com seu filho registrando-as no caderno.
👉As fotos dessas atividades devem ser enviadas aos professores na próxima segunda-feira (20/07)
👉As aulas do CMSP acontecerão normalmente, não deixe de assistir pela TV canal 2.2 ou pelo aplicativo CMSP ANOS INICIAIS ou ainda no canal do CMSP no youtube no horário das 14h00 às 15h30.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 06/07 à 10/07
Guarulhos, 06 de Julho de
2020
ROTINA
Ciências Humanas e da
Natureza
Matemática
Educação Física
Aula online
Ciências Humanas e da
Natureza
1- Que papel os animais mostrados nas fotografias
desempenham nas cadeias alimentares de que participam:
( ) produtor
( ) consumidor
( ) decompositores
2- Que papel as plantas desempenham nas cadeias
alimentares?
( ) produtor
( ) consumidores
( ) decompositores
3- Qual papel dos fungos nas cadeias
alimentares ?
( ) produtor
( ) decompositores
( ) consumidores
4- As plantas produzem seu alimento através:
( ) Matéria orgânica
( ) Fotossíntese
( ) Fungos
Matemática
FORMULÁRIO ONLINE
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D - Profª Susan
Semana de 06 a 10.07.2020
1ª atividade: Alongamento
Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
Façam cada alongamento contando 10 vezes
em cada posição. Depois troquem.
Façam devagar, com calma e concentração.
Leva mais ou menos uns 10 minutos.
2ª atividade: Ritmo
e Movimento
Essa semana vai ter o Tapete do Movimento.
É uma adaptação
de um jogo eletrônico (Guittar Hero ou outros do gênero), onde é necessário ter
atenção, concentração e coordenação para pular com os pés nas cores destacadas.
Não façam a atividade de meia, para não escorregar, bom divertimento a todos!!
Material
necessário: 4
folhas nas cores azul, amarelo, verde e vermelho e fita adesiva para fixar as
folhas no chão. Pode ser folha de sulfite ou de rascunho e pinte com o que você
tiver: giz de cera, lápis de cor e até guache.
Fixe a folha no chão conforme abaixo:
São 3 níveis de dificuldade. Agora é só
assistir ao vídeo e sair pulando!!
NÍVEL
1
NÍVEL
2
NÍVEL
3
3ª atividade: Registro:
Envie uma foto ou um vídeo pequeno (de no
máximo 30 segundos) para o grupo que formamos no watsapp: 4ºANO – ARTE e ED.
FÍSICA. Essa foto e/ou vídeo serão utilizados exclusivamente para fins de presença, nota e participação na
disciplina de educação física.
BOM
DIVERTIMENTO!!
Guarulhos, 07 de Julho de
2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Livro: Aprender Sempre
ATIVIDADE 1 – QUEM É ESSA BONECA DE PANO FALANTE?
Converse com seus familiares sobre a boneca de pano
Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo, uma das personagens criadas por Monteiro
Lobato. Abaixo deixamos algumas perguntas para orientar sua conversa sobre a
personagem:
• O
que você sabe sobre a personagem Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo?
• Por
que ela é considerada uma boneca tagarela e “sem papas na língua”?
• Você
sabe como ela começou a falar?
• Você
leu ou ouviu alguma história em que Emília fosse personagem? Assistiu a algum
programa com ela na TV? Quando? Como foi tal experiência?
• Você
sabia que Emília resolveu escrever suas memórias? Como será que ela fez para
escrevê-las?
• Pesquise
na internet ilustrações que retratam a boneca Emília, assim como informações
sobre seu nascimento.
Copie a canção no seu caderno
Canção 1
Emília (A Boneca-Gente)
Baby do Brasil
De uma caixa de costura
Pano, linha e agulha
Nasceu uma menina valente
Emília, a Boneca-Gente
Nos primeiros momentos de vida
Era toda desengonçada
Ficar em pé não podia, caía
Não conseguia nada
Emília, Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Mas a partir do momento
Que aprendeu a andar
Emília tomou uma pílula
E tagarelou, tagarelou a falar
Tagarelou, tagarelou a falar
Ela é feita de pano
Mas pensa como um ser humano
Esperta e atrevida
É uma maravilha
Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Para história, ela tem um plano
Inventa mil ideias, não entra pelo cano
Ah, essa boneca é uma maravilha!
| LÍNGUA PORTUGUESA
Assista ao vídeo
Matemática
Livro Aprender Sempre
Sequência 1 – A população
indígena
ATIVIDADE 1 e 2 (páginas 2,3,4 e 5)
Guarulhos, 08 de Julho de
2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Foco narrativo
A
pomba e formiga
A Formiga e a Pomba
Uma
formiga sedenta chegou à margem do rio, para beber água. Para alcançar a água,
precisou descer por uma folha de grama. Ao fazer isso, escorregou e caiu dentro
da correnteza.
Pousada
numa árvore próxima, uma pomba viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou
uma folha de árvore e jogou dentro do rio, assim, ela pôde subir na folha e
flutuar até a margem.
Logo
que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia
atrás de uma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu
até ele e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba
fugiu para um ramo mais alto. De lá, arrulhou para a formiga:
— Obrigada, querida amiga. Sou
muito grata por sua ajuda.
Moral da História: Quem agradece
de coração, sempre encontrará uma oportunidade para demonstrar sua gratidão.
Autor: Esopo.
1- Qual é o foco narrativo dos primeiros parágrafos da fábula?
( ) 1ª pessoa
( ) 2ª pessoa
( ) 3ª pessoa
2- Na frase: “ela pôde
subir”. A palavra em destaque refere-se a quem?
R:
3- De qual personagem, é a fala, no último parágrafo do texto?
R:
4- A qual pronome se refere à palavra, “Sou”? Destacada no último parágrafo.
( ) Tu
( ) Nós
( ) Eu
( ) Ela
5- Qual é o foco narrativo da frase: “-- Obrigada, querida amiga”?
R:
Matemática
Livro Aprender Sempre
ATIVIDADE
3 e 4
PÁGINAS
5,6 e 7
Guarulhos, 09 de Julho de
2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Formulário: Adaptação do livro, Aprender Sempre.
Matemática
Livro:
EMAI
Sequência
10
Atividade
10.1 (página 61)
Guarulhos, 10 de Julho de
2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Português
Formulário: Adaptação do livro Aprender Sempre
Matemática
Livro EMAI
Sequência 10
Atividade
10.2 (página 62)
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º
A/B/C/D.
PROFESSORA:
SHIRLEI. DE
06 A 10/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: COREOGRAFIA
DO TRAVA-LÍNGUA.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO:
APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
ü
PRATICANDO
O:
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA, É
A SUA VEZ DE PRATICAR A DANÇA DO TRAVA -LÍNGUA. DIVIRTA-SE!
PROPOSTA 2: ESCREVA UM TRAVA- LÍNGUA APRESENTADO NO VÍDEO.
PROPOSTA 3: ILUSTRE O
TRAVA- LÍNGUA ABAIXO.
ATENÇÃO!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 29/06 à 03/07
Guarulhos, 29 de Junho de 2020
ROTINA
Matemática
Educação Física
Aula online
Ciências Humanas e da Natureza
Leia atentamente o texto e
responda as questões
Diferentes
culturas no meu lugar
Alguns
brasileiros nasceram e sempre viveram em um mesmo município. Seus antepassados,
porém , tem uma longa história , que começou antes mesmo do Brasil ser um país.
Mas quem eram seus antepassados? Qual é a origem deles?
A
partir do século XVI, os indígenas,primeiros habitantes das terras, que
formariam o Brasil, somaram –se os portugueses, que colonizaram essas terras, e
os africanos escravizados.
Mais
tarde, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século
XX, vieram para o Brasil muitos imigrantes de diferentes países, entre eles
Itália e Alemanha. Essas pessoas procuravam trabalho e melhores condições de
vida.
Recentemente, entre as últimas décadas do século XX e o início do
século XX, os municípios brasileiros receberam imigrantes da Coreia do Sul,, da
China, do Haiti, da Bolívia, da Síria e de países africanos , como Angola ,
Senegal e Nigéria.
Ao
longo da história do Brasil, ,muitas pessoas se mudaram de um lugar para outro,
dentro do país. Assim, nos municípios também encontramos pessoas que vieram de
outros municípios e estados.
Em
razão de todos esses deslocamentos, podemos notar a contribuição de diferentes
culturas no dia a dia das pessoas que vivem nos municípios brasileiros: na
culinária, nas manifestações artísticas (dança, música, pintura, escultura), na
construção das moradias e em diversos outros aspectos.
Curiosidade: A
influência de portugueses e indígenas pode ser notada por exemplo, na
culinária. A moqueca capixaba é um ensopado de peixe de
origem indígena, que foi sendo modificada pelos portugueses. Geralmente é
preparada em panela de barro, um utensílio também de origem indígena.
VOCABULÁRIO
Capixaba: originário do estado do Espírito Santos.
Copie as questões no caderno e responda
1- Qual o título do texto?
2- Quais manifestações artísticas foram deixadas de outras
culturas?
3- Os municípios brasileiros receberam imigrantes de vários
países, escreva o nome de três deles.
4- Leia atentamente o terceiro parágrafo e escreva o motivo pelo
qual muitos imigrantes vieram para o Brasil.
Matemática
Livro - Emai
Sequência 9 - Atividade 9.1 pág. 54
Guarulhos, 30 de Junho de 2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
OBSERVANDO ALGUMAS GRAFIAS (-ÊS / -ESA)
Matemática
Livro:
Emai
Atividade
9.2 Pág. 56 respondam no caderno as atividade 2- a,b,c.
Guarulhos, 01 de Julho de 2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Projeto Didático
Lendo e compreendo textos dramáticos
CONHECENDO O TEXTO
TEATRAL
Matemática
Livro: Emai
Atividade 9.3
pág. 57
Guarulhos, 02 de Julho de 2020
POEMAS CONCRETOS
CONHECENDO E ANALISANDO UM POEMA CONCRETO
Copie as questões no caderno e
responda
1- Nome do poema:
R:
2- Nome do autor:
R:
3- O poema tem formato
de qual objeto?
R:
4- De acordo com o
poema, como estava à tarde?
R:
5- O que descia quente
pelo bule reluzente?
R:
Matemática
Livro: Emai
Atividade 9.4
pág. 58 - Atividade 1,2 e 3.
Atividade 9.5
pág. 59
Guarulhos, 03 de Julho de 2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Leia o texto e responda as questões
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 29/06 à 03/07
Guarulhos, 29 de Junho de 2020
ROTINA
Matemática
Educação Física
Aula online
Ciências Humanas e da Natureza
Leia atentamente o texto e
responda as questões
Diferentes
culturas no meu lugar
Alguns
brasileiros nasceram e sempre viveram em um mesmo município. Seus antepassados,
porém , tem uma longa história , que começou antes mesmo do Brasil ser um país.
Mas quem eram seus antepassados? Qual é a origem deles?
A
partir do século XVI, os indígenas,primeiros habitantes das terras, que
formariam o Brasil, somaram –se os portugueses, que colonizaram essas terras, e
os africanos escravizados.
Mais
tarde, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século
XX, vieram para o Brasil muitos imigrantes de diferentes países, entre eles
Itália e Alemanha. Essas pessoas procuravam trabalho e melhores condições de
vida.
Recentemente, entre as últimas décadas do século XX e o início do
século XX, os municípios brasileiros receberam imigrantes da Coreia do Sul,, da
China, do Haiti, da Bolívia, da Síria e de países africanos , como Angola ,
Senegal e Nigéria.
Ao
longo da história do Brasil, ,muitas pessoas se mudaram de um lugar para outro,
dentro do país. Assim, nos municípios também encontramos pessoas que vieram de
outros municípios e estados.
Em
razão de todos esses deslocamentos, podemos notar a contribuição de diferentes
culturas no dia a dia das pessoas que vivem nos municípios brasileiros: na
culinária, nas manifestações artísticas (dança, música, pintura, escultura), na
construção das moradias e em diversos outros aspectos.
Curiosidade: A
influência de portugueses e indígenas pode ser notada por exemplo, na
culinária. A moqueca capixaba é um ensopado de peixe de
origem indígena, que foi sendo modificada pelos portugueses. Geralmente é
preparada em panela de barro, um utensílio também de origem indígena.
VOCABULÁRIO
Capixaba: originário do estado do Espírito Santos.
Copie as questões no caderno e responda
1- Qual o título do texto?
2- Quais manifestações artísticas foram deixadas de outras
culturas?
3- Os municípios brasileiros receberam imigrantes de vários
países, escreva o nome de três deles.
4- Leia atentamente o terceiro parágrafo e escreva o motivo pelo
qual muitos imigrantes vieram para o Brasil.
Matemática
Livro - Emai
Sequência 9 - Atividade 9.1 pág. 54
Guarulhos, 30 de Junho de 2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
OBSERVANDO ALGUMAS GRAFIAS (-ÊS / -ESA)
Matemática
Livro:
Emai
Atividade
9.2 Pág. 56 respondam no caderno as atividade 2- a,b,c.
Guarulhos, 01 de Julho de 2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Projeto Didático
Lendo e compreendo textos dramáticos
CONHECENDO O TEXTO
TEATRAL
Matemática
Livro: Emai
Atividade 9.3
pág. 57
Guarulhos, 02 de Julho de 2020
POEMAS CONCRETOS
CONHECENDO E ANALISANDO UM POEMA CONCRETO
Copie as questões no caderno e
responda
1- Nome do poema:
R:
2- Nome do autor:
R:
3- O poema tem formato
de qual objeto?
R:
4- De acordo com o
poema, como estava à tarde?
R:
5- O que descia quente
pelo bule reluzente?
R:
Matemática
Livro: Emai
Atividade 9.4
pág. 58 - Atividade 1,2 e 3.
Atividade 9.5
pág. 59
Guarulhos, 03 de Julho de 2020
ROTINA
Português
Matemática
Aula online
Leia o texto e responda as questões
Galochas
E como
ontem estivesse chovendo, tive a infeliz ideia, ao sair à rua, de calçar um velho par de galochas. Já me desacostumara delas, e me sentia a carregar nos pés algo pesado, viscoso e
desagradável, dando patadas no chão como um escafandrista de asfalto. Ainda assim, não deixaram
de ser, em tempos de chuvas, a única proteção efetiva para o sapato.
Mas quem disse que chovia?
No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua,
enchendo tudo de luz,
fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.
E elas de súbito se tornaram para mim tão anacrônicas, como se eu estivesse
de fraque, cartola e
gravata plastrom.
“É que não se usa galocha há mais de vinte anos”, advertia-me uma irônica voz interior. Desconsolado, parei e olhei em volta.
Naquela festa de sol, em plena
Esplanada do Castelo, quem é que
iria estar de galocha, além de mim? Vi passar ao meu lado os sapatos brancos de um homem pernosticamente vestido de branco. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, pensei. Saíra depois da chuva, certamente. Veio-me a desagradável impressão
de que todo mundo reparava nas minhas galochas.
Galochas – mas que coisa antiga, meu Deus do céu!
– descobri de súbito: como não pensar
nisso ao calçá-las? Artefatos de borracha – e concluí idiotamente: hoje em dia tudo é
de matéria plástica, ninguém fala mais em capa de borracha – existirão galochas de plástico? Como fazem os pelintras de hoje para
não molhar os pés nos dias de chuva?
No restaurante, onde entrei
arrastando os cascos como um dromedário, resolvi me ver livre das galochas. Depois de
acomodar-me, descalcei-as, procurando não chamar a atenção dos outros
fregueses, deixei-as debaixo da mesa.
Ao sair, porém, o garçom, solícito, me advertiu em voz alta, lá do fundo:
— O senhor está esquecendo suas galochas!
Humilhado, voltei para apanhá-las,
e sem ligar mais para nada, saí com elas
na mão.
Agora estão lá, abandonadas numa das gavetas de minha mesa de
trabalho, despojos de um mundo extinto. Um dia me serão
úteis, quando eu for, como diz o poeta, suficientemente velho para merecê-las.
Fernando Sabino
Copie as questões no
caderno e responda
Análise e interpretação do texto
1-
A palavra, “delas”, no início do texto, refere-se ao que?
R:
2- Assinale com um X a resposta correta
Na
frase, “Sol radiante”, a palavra em
destaque é classificada como:
( ) Substantivo
( ) Verbo
( ) Pronome
( ) Adjetivo
3- Marque com um X a resposta certa
“Meu Deus do céu!” é considerada uma frase:
( ) Afirmativa
( ) Interrogativa
( ) Exclamativa
( ) Negativa
4- Assinale com X a alternativa correta
O
gênero textual apresentado é:
( ) uma
fábula
( ) um conto
( ) uma crônica
( ) uma carta
5 - Qual o autor do
texto?
R:
Matemática
Para
realizar a atividade de matemática de hoje acesse o link
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D -
Profª Susan
Semana de 29.06 a 03.07.2020
1ª atividade: Alongamento
Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
O alongamento pode ser feito por todos da
família, cada um dentro de seus limites.
Lembrem-se das aulas práticas.
Façam cada alongamento contando 10 vezes
em cada posição. Depois troquem.
Façam devagar, com calma e concentração.
Leva mais ou menos uns 10 minutos.
2ª atividade: Ritmo
e movimento – Percussão Corporal
Ritmo é aquilo que flui, aquilo que se
move.
Vamos a mais uma atividade de percussão
corporal. Agora com uma música que veio da África.
- Canção africana Si Mama Kaa (Tanzânia). Vocês irão dançar obedecendo às instruções
da música que está em Suaíle, um dos idiomas falados na Tanzânia, que é um país
da África. São 3 etapas:
1- Aprender a letra da música:
2- Seguir as instruções cantando a
música: (parecido com a brincadeira vivo morto)
Si Mama = ficar em pé, parado
Kaa = abaixar
Ruka = pular no lugar
Tembea = andar
Kimbia = correr
3- Aprender a sequência do ritmo
utilizando sons do corpo:
- Agora é só juntar as 3 etapas
(1-saber a letra da música, 2-fazer os movimentos conforme as instruções e
3-sons com o corpo) e se divertir.
Convide outras pessoas que moram com você para brincar e dançar. Bora
começar??!!
3ª atividade: Registro no caderno de educação física:
→Você conseguiu acompanhar todas as etapas
da 2ª atividade?
→Qual foi a mais difícil?
→Crie seu próprio ritmo. Palmas, estalos,
batidas dos pés, etc. Escolha uma música que você gosta (vou deixar algumas
sugestões: Cai Cai Balão, Marcha Soldado, Roda Pião, Se essa Rua Fosse Minha, Trem
Maluco, entre tantas outras) e tente criar uma sequência com sons do corpo.
Escreva no caderno a sequência que você
criou. Envie também uma foto ou um vídeo pequeno (de no máximo 30 segundos)
para o grupo que formamos no watsapp: 4ºANO – ARTE E ED FÍSICA. Essa foto e/ou
vídeo serão utilizados exclusivamente
para fins de presença, nota e participação na disciplina de educação física.
A apresentação da sequência que vocês
criaram será no retorno. Quero só ver heim.....criatividade!
Obs.: não
deixe de registrar no caderno, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
Não se esqueçam de colocar a data da atividade.
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º
A/B/C/D.
PROFESSORA:
SHIRLEI.
29,30/06 E DE 01 A 03/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: FREVO
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO:
APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
FIQUE SABENDO!
ü
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com
origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como
marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira. As
sombrinhas coloridas são o símbolo
do frevo, A palavra “frevo” vem de
“fervura”.
ASSISTA AO VÍDEO:
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 22/06 à 26/07
Guarulhos, 22 de Junho de 2020
ROTINA
*Aula online
*Português/História
*Matemática
História
1-
Ler o poema, refletir e responder as questões:
Andanças
(Cristiane de Oliveira Moura)
Sem ter mais como colher,
caçar, pescar e sobreviver.
Meu povo não vai mais poder,
neste local permanecer!
Nos resta agora aqui,
juntar o povo e partir.
Andar, andar, andar…
Saindo a procurar!
Novo local encontrar,
para novamente se ter:
como colher, caçar, plantar,
podendo, de novo…
Sobreviver!
a) O poema despertou emoções em
você?Quais?
b)
O que você entendeu desse poema?
c)
O poema tem alguma relação com o significado da palavra nômade?
d)
Há movimentação de seres humanos no poema? Por que eles se movimentam?
2- Faça uma pesquisa e diferencie povos nômades e
povos sedentários.
3-
Leia o texto e responda:
As
sociedades africanas tinham em suas atividades econômicas uma das formas
de sobrevivência, de acordo com o ambiente em que viviam , de suas necessidades
materiais e espirituais, e de toda uma tradição. Havia muitos povos nômades que
precisavam se deslocar periodicamente, e havia povos sedentários, que fundando
seus territórios, chegaram a constituir grandes reinos(conjunto de aldeias),
desenvolvendo atividades econômicas produtivas. Em cada aldeia existia um
chefe. Os africanos acreditavam que os espíritos da natureza, os deuses e seus
antepassados estavam presentes no seu dia a dia e eram responsáveis por
tudo o que acontecia na tribo ou aldeia.
a)
De acordo com o texto , é correto afirmar que o conjunto de aldeias chama
– se:
(
) moradias ( ) reinos
(
) ocas ( )senzalas
b)
O texto fala sobre povos que se deslocam periodicamente, estes povos são os:
(
) sedentários ( ) grafiteiros
(
) nômades (
)muçulmanos
c)
Os povos africanos acreditavam que alguns aspectos estavam presentes no dia a
dia . Que aspectos são esses:
(
) agricultura
( )
nômades e sedentários
(
) espíritos, deuses e antepassados ( )
arquitetura
Matemática
LIVRO: EMAI
SEQUÊNCIA 7
FORMAS GEOMÉTRICAS: VÉRTICES, FACES E
ARESTAS
Acesse o link abaixo para responder o formulário.
Guarulhos, 23 de Junho de 2020
ROTINA
*Aula
online
*Português
*Matemática
Português
Leia a fábula “ O Rei dos macacos e dois Homens”
e responda as questões:
1- Quem são as personagens da fábula?
2- Como cada uma é descrita?
3- O que acontece na fábula?
4- O que vocês entenderam da moral?
5- Qual o objetivo de histórias como estas das quais podemos
“extrair” ensinamentos ou lição de moral?
Matemática
LIVRO: EMAI
SEQUÊNCIA 8
ATIVIDADE 8.1 (página 48)
Questão 1
Copie o texto completando as lacunas com as unidades de medida que considerar mais adequadas:
Questão 2
Circule no texto, que você copiou, as unidades de medidas de comprimento que você utilizou.
E como
ontem estivesse chovendo, tive a infeliz ideia, ao sair à rua, de calçar um velho par de galochas. Já me desacostumara delas, e me sentia a carregar nos pés algo pesado, viscoso e
desagradável, dando patadas no chão como um escafandrista de asfalto. Ainda assim, não deixaram
de ser, em tempos de chuvas, a única proteção efetiva para o sapato.
Mas quem disse que chovia?
No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua,
enchendo tudo de luz,
fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.
E elas de súbito se tornaram para mim tão anacrônicas, como se eu estivesse
de fraque, cartola e
gravata plastrom.
“É que não se usa galocha há mais de vinte anos”, advertia-me uma irônica voz interior. Desconsolado, parei e olhei em volta.
Naquela festa de sol, em plena
Esplanada do Castelo, quem é que
iria estar de galocha, além de mim? Vi passar ao meu lado os sapatos brancos de um homem pernosticamente vestido de branco. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, pensei. Saíra depois da chuva, certamente. Veio-me a desagradável impressão
de que todo mundo reparava nas minhas galochas.
Galochas – mas que coisa antiga, meu Deus do céu!
– descobri de súbito: como não pensar
nisso ao calçá-las? Artefatos de borracha – e concluí idiotamente: hoje em dia tudo é
de matéria plástica, ninguém fala mais em capa de borracha – existirão galochas de plástico? Como fazem os pelintras de hoje para
não molhar os pés nos dias de chuva?
No restaurante, onde entrei
arrastando os cascos como um dromedário, resolvi me ver livre das galochas. Depois de
acomodar-me, descalcei-as, procurando não chamar a atenção dos outros
fregueses, deixei-as debaixo da mesa.
Ao sair, porém, o garçom, solícito, me advertiu em voz alta, lá do fundo:
— O senhor está esquecendo suas galochas!
Humilhado, voltei para apanhá-las,
e sem ligar mais para nada, saí com elas
na mão.
Agora estão lá, abandonadas numa das gavetas de minha mesa de
trabalho, despojos de um mundo extinto. Um dia me serão
úteis, quando eu for, como diz o poeta, suficientemente velho para merecê-las.
Fernando Sabino
Copie as questões no
caderno e responda
Análise e interpretação do texto
1-
A palavra, “delas”, no início do texto, refere-se ao que?
R:
2- Assinale com um X a resposta correta
Na
frase, “Sol radiante”, a palavra em
destaque é classificada como:
( ) Substantivo
( ) Verbo
( ) Pronome
( ) Adjetivo
3- Marque com um X a resposta certa
“Meu Deus do céu!” é considerada uma frase:
( ) Afirmativa
( ) Interrogativa
( ) Exclamativa
( ) Negativa
4- Assinale com X a alternativa correta
O
gênero textual apresentado é:
( ) uma
fábula
( ) um conto
( ) uma crônica
( ) uma carta
5 - Qual o autor do
texto?
R:
Matemática
Para
realizar a atividade de matemática de hoje acesse o link
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D -
Profª Susan
Semana de 29.06 a 03.07.2020
1ª atividade: Alongamento
Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
O alongamento pode ser feito por todos da
família, cada um dentro de seus limites.
Lembrem-se das aulas práticas.
Façam cada alongamento contando 10 vezes
em cada posição. Depois troquem.
Façam devagar, com calma e concentração.
Leva mais ou menos uns 10 minutos.
2ª atividade: Ritmo
e movimento – Percussão Corporal
Ritmo é aquilo que flui, aquilo que se
move.
Vamos a mais uma atividade de percussão
corporal. Agora com uma música que veio da África.
- Canção africana Si Mama Kaa (Tanzânia). Vocês irão dançar obedecendo às instruções
da música que está em Suaíle, um dos idiomas falados na Tanzânia, que é um país
da África. São 3 etapas:
1- Aprender a letra da música:
2- Seguir as instruções cantando a
música: (parecido com a brincadeira vivo morto)
Si Mama = ficar em pé, parado
Kaa = abaixar
Ruka = pular no lugar
Tembea = andar
Kimbia = correr
3- Aprender a sequência do ritmo
utilizando sons do corpo:
- Agora é só juntar as 3 etapas
(1-saber a letra da música, 2-fazer os movimentos conforme as instruções e
3-sons com o corpo) e se divertir.
Convide outras pessoas que moram com você para brincar e dançar. Bora
começar??!!
3ª atividade: Registro no caderno de educação física:
→Você conseguiu acompanhar todas as etapas
da 2ª atividade?
→Qual foi a mais difícil?
→Crie seu próprio ritmo. Palmas, estalos,
batidas dos pés, etc. Escolha uma música que você gosta (vou deixar algumas
sugestões: Cai Cai Balão, Marcha Soldado, Roda Pião, Se essa Rua Fosse Minha, Trem
Maluco, entre tantas outras) e tente criar uma sequência com sons do corpo.
Escreva no caderno a sequência que você
criou. Envie também uma foto ou um vídeo pequeno (de no máximo 30 segundos)
para o grupo que formamos no watsapp: 4ºANO – ARTE E ED FÍSICA. Essa foto e/ou
vídeo serão utilizados exclusivamente
para fins de presença, nota e participação na disciplina de educação física.
A apresentação da sequência que vocês
criaram será no retorno. Quero só ver heim.....criatividade!
Obs.: não
deixe de registrar no caderno, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
Não se esqueçam de colocar a data da atividade.
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º
A/B/C/D.
PROFESSORA:
SHIRLEI.
29,30/06 E DE 01 A 03/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: FREVO
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO:
APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
FIQUE SABENDO!
ü
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com
origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como
marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira. As
sombrinhas coloridas são o símbolo
do frevo, A palavra “frevo” vem de
“fervura”.
ASSISTA AO VÍDEO:
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 22/06 à 26/07
Guarulhos, 22 de Junho de 2020
ROTINA
*Aula online
*Português/História
*Matemática
História
1-
Ler o poema, refletir e responder as questões:
Andanças
(Cristiane de Oliveira Moura)
Sem ter mais como colher,
caçar, pescar e sobreviver.
Meu povo não vai mais poder,
neste local permanecer!
Nos resta agora aqui,
juntar o povo e partir.
Andar, andar, andar…
Saindo a procurar!
Novo local encontrar,
para novamente se ter:
como colher, caçar, plantar,
podendo, de novo…
Sobreviver!
a) O poema despertou emoções em
você?Quais?
b)
O que você entendeu desse poema?
c)
O poema tem alguma relação com o significado da palavra nômade?
d)
Há movimentação de seres humanos no poema? Por que eles se movimentam?
2- Faça uma pesquisa e diferencie povos nômades e
povos sedentários.
3-
Leia o texto e responda:
As
sociedades africanas tinham em suas atividades econômicas uma das formas
de sobrevivência, de acordo com o ambiente em que viviam , de suas necessidades
materiais e espirituais, e de toda uma tradição. Havia muitos povos nômades que
precisavam se deslocar periodicamente, e havia povos sedentários, que fundando
seus territórios, chegaram a constituir grandes reinos(conjunto de aldeias),
desenvolvendo atividades econômicas produtivas. Em cada aldeia existia um
chefe. Os africanos acreditavam que os espíritos da natureza, os deuses e seus
antepassados estavam presentes no seu dia a dia e eram responsáveis por
tudo o que acontecia na tribo ou aldeia.
a)
De acordo com o texto , é correto afirmar que o conjunto de aldeias chama
– se:
(
) moradias ( ) reinos
(
) ocas ( )senzalas
b)
O texto fala sobre povos que se deslocam periodicamente, estes povos são os:
(
) sedentários ( ) grafiteiros
(
) nômades (
)muçulmanos
c)
Os povos africanos acreditavam que alguns aspectos estavam presentes no dia a
dia . Que aspectos são esses:
(
) agricultura
( )
nômades e sedentários
(
) espíritos, deuses e antepassados ( )
arquitetura
Matemática
LIVRO: EMAI
SEQUÊNCIA 7
FORMAS GEOMÉTRICAS: VÉRTICES, FACES E
ARESTAS
Acesse o link abaixo para responder o formulário.
Guarulhos, 23 de Junho de 2020
ROTINA
*Aula
online
*Português
*Matemática
Português
Leia a fábula “ O Rei dos macacos e dois Homens”
e responda as questões:
1- Quem são as personagens da fábula?
2- Como cada uma é descrita?
3- O que acontece na fábula?
4- O que vocês entenderam da moral?
5- Qual o objetivo de histórias como estas das quais podemos
“extrair” ensinamentos ou lição de moral?
Matemática
Guarulhos, 24 de Junho de 2020
HOJE É QUARTA-FEIRA
Click aqui para registrar sua presença na aula de hoje dia 24/06
ROTINA
*Aula online
*Matemática
Português
Livro: Ler e Escrever - Atividade 5 A e 5 B
1. Leia o poema “Ao entardecer” do autor Fernando Pessoa. Na sequência, responda às questões.
p.150,151e 152.
Matemática
LIVRO: EMAI
Medidas de comprimento
Atividade 8.3
1- A régua pode ser utilizada para medir o comprimento do tampo de carteira escolar. Vamos conhecê-la um pouco melhor:
A. Como identificar um centímetro?
B. Quantos centímetros tem a régua que você está utilizando?
C. Como identificar um milímetro?
2. João quer medir a altura de uma porta e verificou que com a régua será muito trabalhoso. Laura sugeriu que ele utilize uma fita métrica que tem 1 metro de comprimento.
A. Quantos centímetros tem essa fita métrica?
3- Façam uma pesquisa sobre o significado das seguintes unidades de medida de comprimento: quilômetro, metro, centímetro e milímetro.
Guarulhos, 25 de Junho de 2020
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
* Arte
Português
Produção Escrita - Carta
A carta é um documento enviado por uma pessoa (remetente) a outra pessoa (destinatário). Os textos de uma carta servem para expressar sentimentos, pontos de vistas, emoções, ideias sobre determinado assunto.
Agora é com você! Pense em uma pessoa querida e escreva-lhe uma carta. Conte a ela como você está vivendo essa situação de pandemia, o que mudou na sua vida, do que sente falta e o que espera do futuro.
A estrutura que uma carta deve conter é:
· Remetente
· Destinatário;
· Local e data;
· Saudação inicial;
· Narrador em 1a pessoa do singular/plural;
· Informações complementares;
· Despedida;
· Assinatura.
Veja o modelo e capriche na sua carta!
HOJE É QUARTA-FEIRA
Livro: Ler e Escrever - Atividade 5 A e 5 B
1. Leia o poema “Ao entardecer” do autor Fernando Pessoa. Na sequência, responda às questões.
p.150,151e 152.
ROTINA
* Arte
Produção Escrita - Carta
A carta é um documento enviado por uma pessoa (remetente) a outra pessoa (destinatário). Os textos de uma carta servem para expressar sentimentos, pontos de vistas, emoções, ideias sobre determinado assunto.
Agora é com você! Pense em uma pessoa querida e escreva-lhe uma carta. Conte a ela como você está vivendo essa situação de pandemia, o que mudou na sua vida, do que sente falta e o que espera do futuro.
A estrutura que uma carta deve conter é:
· Assinatura.
Veja o modelo e capriche na sua carta!
Matemática
LIVRO: EMAI
Medidas de comprimento
Atividade 8.4 (página 51)
Questão 1
Leia e analise o texto, os dados e as informações apresentadas
Copie a tabela em seu caderno, completando-a com os resultados das situações-problema A,B,C,D,E
Guarulhos, 26 de Junho de 2020
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
Responda o questionário de português online
Matemática
LIVRO: EMAI
Análise e interpretação de tabela
Atividade 8.5 (página 52)
Questão 1
Leia e analise os dados apresentados na tabela, em seguida responda as questões:
A. Qual dessas árvores frutíferas leva mais tempo para dar frutos?
B. Quais informações estão registradas na coluna “Altura da Muda”?
C. Quais informações podem ser obtidas na coluna “Altura da Árvore”?
D. Com base nas informações da tabela, qual das árvores deve atingir a maior altura? De quanto será essa altura?
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D -
Profª Susan
Semana de 22 a 26.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Relembrando sempre a importância do alongamento. Não deixem de fazer e,
se puderem todos os dias.
O alongamento pode ser feito por todos da família,
cada um dentro de seus limites.
Lembrem-se das aulas práticas.
Para quem esqueceu, seguem algumas
imagens. Contem até 10 em cada posição. Lembrando que tem o lado direito e
esquerdo, quando for o caso.
2ª atividade: Ritmo
e movimento – brincando com os sons do corpo.
Dentro do ritmo e movimento vamos
trabalhar a percussão corporal. A Percussão Corporal é a arte de produzir
sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical.
Ritmo é aquilo que flui, aquilo que se
move. O ritmo está inserido em tudo na nossa existência. Na natureza tem o
vento balançando folhas de árvores, o barulho das ondas do mar, o zunido de
insetos, o coaxar de sapos, entre outros sons.
O corpo humano é um instrumento de ritmo:
na batida do coração, na respiração, no piscar dos olhos, na batida das palmas
das mãos, na batida dos pés no chão, no som da voz, batendo no peito com a mão,
nas coxas, estalando os dedos, entre outros.
Vamos tentar alguns sons com o corpo?
●Bata palmas, estale os dedos, bata no
peito com a mão, nas coxas, bata os pés no chão. Conseguiram ouvir e sentir
diferenças no som? Agora vamos tentar seguir uma sequência?
Vamos começar. Assista ao vídeo e tente
acompanhar.
1º) Palavra Cantada – Yapo (brincadeira indígena,
significa Barro – tradução do dicionário tupi guarani).
2º) Barbatuques – Jogo do Tum
Pá - faixa "Hit Percussivo"
Assista ao vídeo
quantas vezes for necessário e depois tente fazer sozinho. Atenção e
concentração.
3ª atividade: Registro no caderno de educação física:
→E você, que sons você já faz com o seu
corpo?
→Crie seu próprio ritmo. Palmas, estalos,
batidas dos pés, etc. Escreva a sequência que você criou. A apresentação será
no retorno. Quero só ver heim.....criatividade!
Obs.: não
deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI.
SEMANA DE 22 A 26/06/2020.
ATIVIDADE/TEMA: ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA, ESCRITA E COLAGEM.
NA DANÇA O NOSSO CORPO SE COMUNICA, ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS QUE REALIZAMOS!
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA QUE VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS, É HORA DE PRATICAR. EXPERIMENTE!
PROPOSTA 2: ESCREVA EM POUCAS LINHAS SOBRE, SUA EXPERIÊNCIA AO DANÇAR. DESTAQUE AS DIFICULDADES E FACILIDADES, DURANTE A EXECUÇÃO DOS MOVIMENTOS.
PROPOSTA 3: REGISTRE NA FORMA DE COLAGEM, ALGUNS DOS MOVIMENTOS QUE APARECEM NA APRESENTAÇÃO.
EXEMPLO:
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D -
Profª Susan
Semana de 22 a 26.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Relembrando sempre a importância do alongamento. Não deixem de fazer e,
se puderem todos os dias.
O alongamento pode ser feito por todos da família,
cada um dentro de seus limites.
Lembrem-se das aulas práticas.
Para quem esqueceu, seguem algumas
imagens. Contem até 10 em cada posição. Lembrando que tem o lado direito e
esquerdo, quando for o caso.
2ª atividade: Ritmo
e movimento – brincando com os sons do corpo.
Dentro do ritmo e movimento vamos
trabalhar a percussão corporal. A Percussão Corporal é a arte de produzir
sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical.
Ritmo é aquilo que flui, aquilo que se
move. O ritmo está inserido em tudo na nossa existência. Na natureza tem o
vento balançando folhas de árvores, o barulho das ondas do mar, o zunido de
insetos, o coaxar de sapos, entre outros sons.
O corpo humano é um instrumento de ritmo:
na batida do coração, na respiração, no piscar dos olhos, na batida das palmas
das mãos, na batida dos pés no chão, no som da voz, batendo no peito com a mão,
nas coxas, estalando os dedos, entre outros.
Vamos tentar alguns sons com o corpo?
●Bata palmas, estale os dedos, bata no
peito com a mão, nas coxas, bata os pés no chão. Conseguiram ouvir e sentir
diferenças no som? Agora vamos tentar seguir uma sequência?
Vamos começar. Assista ao vídeo e tente
acompanhar.
1º) Palavra Cantada – Yapo (brincadeira indígena,
significa Barro – tradução do dicionário tupi guarani).
2º) Barbatuques – Jogo do Tum
Pá - faixa "Hit Percussivo"
Assista ao vídeo
quantas vezes for necessário e depois tente fazer sozinho. Atenção e
concentração.
3ª atividade: Registro no caderno de educação física:
→E você, que sons você já faz com o seu
corpo?
→Crie seu próprio ritmo. Palmas, estalos,
batidas dos pés, etc. Escreva a sequência que você criou. A apresentação será
no retorno. Quero só ver heim.....criatividade!
Obs.: não
deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 4º A/B/C/D.
PROFESSORA: SHIRLEI.
SEMANA DE 22 A 26/06/2020.
SEMANA DE 22 A 26/06/2020.
ATIVIDADE/TEMA: ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA, ESCRITA E COLAGEM.
NA DANÇA O NOSSO CORPO SE COMUNICA, ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS QUE REALIZAMOS!
NA DANÇA O NOSSO CORPO SE COMUNICA, ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS QUE REALIZAMOS!
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA QUE VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS, É HORA DE PRATICAR. EXPERIMENTE!
PROPOSTA 2: ESCREVA EM POUCAS LINHAS SOBRE, SUA EXPERIÊNCIA AO DANÇAR. DESTAQUE AS DIFICULDADES E FACILIDADES, DURANTE A EXECUÇÃO DOS MOVIMENTOS.
PROPOSTA 3: REGISTRE NA FORMA DE COLAGEM, ALGUNS DOS MOVIMENTOS QUE APARECEM NA APRESENTAÇÃO.
EXEMPLO:
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 15/06 à 19/06
ATENÇÃO!
Para realizar as atividades:
*Desligue a TV e feche as redes sociais
*Procure um local calmo, preferencialmente sentado e confortável
*Escreva o cabeçalho
*Capriche na letra e não se esqueça dos sinais de pontuação
*Leia em voz alta, isso pode ajudar a entender melhor a lição
*Realize as atividades com atenção
*Faça pequenos intervalos, caso sinta-se cansado
*Acreditamos em vocês. Boa aula!
ATENÇÃO!
Para realizar as atividades:
*Desligue a TV e feche as redes sociais
*Procure um local calmo, preferencialmente sentado e confortável
*Escreva o cabeçalho
*Capriche na letra e não se esqueça dos sinais de pontuação
*Leia em voz alta, isso pode ajudar a entender melhor a lição
*Realize as atividades com atenção
*Faça pequenos intervalos, caso sinta-se cansado
*Acreditamos em vocês. Boa aula!
Guarulhos,15 de Junho de 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
ATIVIDADE 2 B –-REFLETINDO SOBRE AS PALAVRAS Foco na escrita de palavras terminadas em L ou U
Leia o poema: Cinco de José Neres e responda a atividade 2 da página 142
PÁGINA 141 e 142
Matemática
LIVRO: EMAI
SEQUÊNCIA 6
ADIÇÃO DE NÚMEROS
ATIVIDADE 6.1 (página 36)
Questão 1 (copiar e responder)
Guarulhos,16 de Junho de 2020
HOJE É TERÇA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português e Ciências
*Matemática
Português
Faça a leitura do texto
SERES PRODUTORES, CONSUMIDORES E DECOMPOSITORES
Quando os animais se alimentam das plantas, eles consomem a energia que necessitam para sobreviver. A energia passa das plantas para os animais herbívoros, e dos herbívoros para os animais carnívoros.
As plantas, algas unicelulares e certas bactérias produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, por isso eles são chamados produtores.
Alguns animais não produzem seus próprios alimentos, esses são chamados consumidores.
Os animais consumidores podem ser os:
- Os herbívoros: comem apenas vegetais;
- Os carnívoros: comem apenas outros animais;
- Os onívoros: comem tanto animais como vegetais.
Existem fungos e bactérias que decompõem plantas e animais mortos, eles são chamados decompositores.
Os seres decompositores desempenham um importante papel nas cadeias alimentares. Os restos de seres vivos ,ao servirem de alimento para os decompositores são transformados e liberam seus nutrientes minerais. Esses nutrientes minerais são devolvidos ao ambiente e voltam a ficar disponíveis para as plantas. Isso permite que a cadeia alimentar continue: as plantas servirão de alimento aos animais carnívoros e assim por diante.
A cadeia alimentar funciona da seguinte maneira:
Responda no caderno:
- O que é a cadeia alimentar
- Como se chamam os animais que se alimentam de animais e vegetais?
- Com se chamam os seres que produzem seus próprios alimentos?
- As bactérias e os fungos são categorizados como?
5. Explique qual é a importância dos decompositores na natureza?
Matemática
LIVRO: EMAI
Analisar informações apresentadas em tabela
ATIVIDADE 6.2 (página 37)
Copiar e responder, em seu caderno, as questões 1, 1A,1B, 1C,1D, 1E, 1F
ARTE DANÇA:
ATIVIDADE: 4º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI SEMANA DE 15 A 19/06/2020.
TEMA: O TODO E AS PARTES DO CORPO NA DANÇA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA E ESCRITA E DESENHO.
DIVISÕES BÁSICAS:
O CORPO HUMANO É DIVIDO EM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. NA DANÇA ELES ATUAM EM CONJUNTO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA1: AGORA, QUE TAL APRENDER OS MOVIMENTOS DANÇANDO?
PROPOSTA2: ESCREVA SOBRE SUA EXPERIÊNCIA DURANTE A PRÁTICA DOS MOVIMENTOS.
PROPOSTA3: DESENHE A FIGURA HUMANA, REPRESENTANDO DOIS TIPOS DIFERENTES DE MOVIMENTOS APRESENTADOS NO VÍDEO. PINTAR
Guarulhos,17 de Junho de 2020
HOJE É QUARTA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
ATIVIDADE 4A
Retomem o conto “A bruxa e o caldeirão” e grifem as palavras que apresentam os sons de /AN/, /EN/,/IN/, /ON/,/UN/ e /ÃO/. Em seguida, faça uma tabela no caderno e encaixem as palavras na coluna correspondente.
Página 146
Matemática
Situações-problema
Atividade 6.3
Acesse o link abaixo para responder o formulário
Guarulhos,18 de Junho de 2020
HOJE É QUINTA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
Análise o diálogo dos quadrinhos
e responda no seu caderno
A palavra AHÁÁ!!, no último quadrinho, está escrita com letras maiores:
(A) porque a palavra é sem sentido.
(B) para enfatizar a reação de satisfação da mulher.
(C) porque a palavra é pequena.
(D) para enfatizar a reação de desespero do homem
Nesta charge, o autor usou três pontos de exclamação, na fala do personagem, para reforçar o sentimento de
(A) afobação.
(B) preocupação.
(C) indignação.
(D) tranquilidade.
Matemática
Adição e subtração - Estimativa
Atividade 6.4
Acesse o link abaixo para responder o formulário
Guarulhos,19 de Junho de 2020
HOJE É SEXTA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
Responda o questionário de português online
Matemática
LIVRO: EMAI
Adição
Atividade 6.5 (página 40)
Questão 1 (leitura e análise)
Questão 2 (copiar)
Questão 2A, 2B (copiar e responder)
Questão 3 (copiar e responder)
Atividade 6.6 (página 41)
Questão 1 (leitura e análise)
Questão 2 ( copiar e responder)
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D - Profª Susan
Semana de 15 a 19.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Essa semana vamos entender um pouco mais sobre o alongamento.
É muito importante, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
São vários os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários. Algumas de suas vantagens são:
ü Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
ü Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
ü Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
ü Melhora a postura;
ü Diminui a tensão muscular;
ü Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
ü Diminui a incidência de cãibras.
Então, não deixem de fazer o alongamento, se puderem todos os dias. Agora é com vocês!
Alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, cada um dentro de seus limites) +/- 10 minutos. Lembrem-se das aulas práticas. Toda aula começava com alongamento.
2ª atividade: Amarelinha Africana ou Teca-Teca
O jogo “Amarelinha Africana” é uma derivação da amarelinha tradicional. Nele está presente elementos da cultura africana, como por exemplo, a combinação entre danças, ritmos e saltos.
Material necessário: giz, fita crepe, corda ou barbante. Depende onde você pular a amarelinha pode usar também os quadrados do piso.
Desenhar no chão um quadrado com 4 colunas e 4 linhas, formando 16 quadradinhos. Conforme na figura.
A criança começa pulando no ritmo da música com os dois pés em cada quadradinho, se desloca primeiro para a esquerda e depois retorna para a direita. Avança para a outra fileira e repete o movimento de ida e volta, até completar todos os quadradinhos e sair. Depois um pé em cada quadradinho e repete todos os passos anteriores.
A música é Minuê:
Minuê, minuê, le gusta la dance.
Le gusta la dance, la dança, minuê
Acompanhe no vídeo e depois faça sozinho ou com outras pessoas, cantado a música. Comece pelo simples, depois avance nas dificuldades. Existem outras variações.
3ª atividade: Registro
→Registre no caderno de educação física, ou outro disponível algumas questões sobre o alongamento:
1- Qual a importância do alongamento?
2- Escreva duas vantagens de fazer alongamento todos os dias.
3- Desenhe um movimento de alongamento que você fez.
Obs.: não deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
Guarulhos,15 de Junho de 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
ATIVIDADE 2 B –-REFLETINDO SOBRE AS PALAVRAS Foco na escrita de palavras terminadas em L ou U
Leia o poema: Cinco de José Neres e responda a atividade 2 da página 142
PÁGINA 141 e 142
Matemática
LIVRO: EMAI
SEQUÊNCIA 6
ADIÇÃO DE NÚMEROS
ATIVIDADE 6.1 (página 36)
Questão 1 (copiar e responder)
Guarulhos,16 de Junho de 2020
HOJE É TERÇA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português e Ciências
*Matemática
Português
Faça a leitura do texto
SERES PRODUTORES, CONSUMIDORES E DECOMPOSITORES
Quando os animais se alimentam das plantas, eles consomem a energia que necessitam para sobreviver. A energia passa das plantas para os animais herbívoros, e dos herbívoros para os animais carnívoros.
As plantas, algas unicelulares e certas bactérias produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, por isso eles são chamados produtores.
Alguns animais não produzem seus próprios alimentos, esses são chamados consumidores.
Os animais consumidores podem ser os:
- Os herbívoros: comem apenas vegetais;
- Os carnívoros: comem apenas outros animais;
- Os onívoros: comem tanto animais como vegetais.
Existem fungos e bactérias que decompõem plantas e animais mortos, eles são chamados decompositores.
Os seres decompositores desempenham um importante papel nas cadeias alimentares. Os restos de seres vivos ,ao servirem de alimento para os decompositores são transformados e liberam seus nutrientes minerais. Esses nutrientes minerais são devolvidos ao ambiente e voltam a ficar disponíveis para as plantas. Isso permite que a cadeia alimentar continue: as plantas servirão de alimento aos animais carnívoros e assim por diante.
A cadeia alimentar funciona da seguinte maneira:
Responda no caderno:
- O que é a cadeia alimentar
- Como se chamam os animais que se alimentam de animais e vegetais?
- Com se chamam os seres que produzem seus próprios alimentos?
- As bactérias e os fungos são categorizados como?
Matemática
LIVRO: EMAI
Analisar informações apresentadas em tabela
ATIVIDADE 6.2 (página 37)
Copiar e responder, em seu caderno, as questões 1, 1A,1B, 1C,1D, 1E, 1F
ARTE DANÇA:
ATIVIDADE: 4º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI SEMANA DE 15 A 19/06/2020.
TEMA: O TODO E AS PARTES DO CORPO NA DANÇA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA E ESCRITA E DESENHO.
DIVISÕES BÁSICAS:
O CORPO HUMANO É DIVIDO EM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. NA DANÇA ELES ATUAM EM CONJUNTO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA1: AGORA, QUE TAL APRENDER OS MOVIMENTOS DANÇANDO?
PROPOSTA2: ESCREVA SOBRE SUA EXPERIÊNCIA DURANTE A PRÁTICA DOS MOVIMENTOS.
PROPOSTA3: DESENHE A FIGURA HUMANA, REPRESENTANDO DOIS TIPOS DIFERENTES DE MOVIMENTOS APRESENTADOS NO VÍDEO. PINTAR
Guarulhos,17 de Junho de 2020
HOJE É QUARTA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
ATIVIDADE 4A
Retomem o conto “A bruxa e o caldeirão” e grifem as palavras que apresentam os sons de /AN/, /EN/,/IN/, /ON/,/UN/ e /ÃO/. Em seguida, faça uma tabela no caderno e encaixem as palavras na coluna correspondente.
Página 146
Matemática
Situações-problema
Atividade 6.3
Acesse o link abaixo para responder o formulário
Guarulhos,18 de Junho de 2020
HOJE É QUINTA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
Análise o diálogo dos quadrinhos
e responda no seu caderno
e responda no seu caderno
A palavra AHÁÁ!!, no último quadrinho, está escrita com letras maiores:
(A) porque a palavra é sem sentido.
(B) para enfatizar a reação de satisfação da mulher.
(C) porque a palavra é pequena.
(D) para enfatizar a reação de desespero do homem
Nesta charge, o autor usou três pontos de exclamação, na fala do personagem, para reforçar o sentimento de
(A) afobação.
(B) preocupação.
(C) indignação.
(D) tranquilidade.
Matemática
Adição e subtração - Estimativa
Atividade 6.4
Acesse o link abaixo para responder o formulário
Guarulhos,19 de Junho de 2020
HOJE É SEXTA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
Responda o questionário de português online
Matemática
LIVRO: EMAI
Adição
Atividade 6.5 (página 40)
Questão 1 (leitura e análise)
Questão 2 (copiar)
Questão 2A, 2B (copiar e responder)
Questão 3 (copiar e responder)
Atividade 6.6 (página 41)
Questão 1 (leitura e análise)
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D - Profª Susan
Semana de 15 a 19.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Essa semana vamos entender um pouco mais sobre o alongamento.
É muito importante, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
São vários os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários. Algumas de suas vantagens são:
ü Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
ü Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
ü Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
ü Melhora a postura;
ü Diminui a tensão muscular;
ü Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
ü Diminui a incidência de cãibras.
Então, não deixem de fazer o alongamento, se puderem todos os dias. Agora é com vocês!
Alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, cada um dentro de seus limites) +/- 10 minutos. Lembrem-se das aulas práticas. Toda aula começava com alongamento.
2ª atividade: Amarelinha Africana ou Teca-Teca
O jogo “Amarelinha Africana” é uma derivação da amarelinha tradicional. Nele está presente elementos da cultura africana, como por exemplo, a combinação entre danças, ritmos e saltos.
Material necessário: giz, fita crepe, corda ou barbante. Depende onde você pular a amarelinha pode usar também os quadrados do piso.
Desenhar no chão um quadrado com 4 colunas e 4 linhas, formando 16 quadradinhos. Conforme na figura.
A criança começa pulando no ritmo da música com os dois pés em cada quadradinho, se desloca primeiro para a esquerda e depois retorna para a direita. Avança para a outra fileira e repete o movimento de ida e volta, até completar todos os quadradinhos e sair. Depois um pé em cada quadradinho e repete todos os passos anteriores.
A música é Minuê:
Minuê, minuê, le gusta la dance.
Le gusta la dance, la dança, minuê
Acompanhe no vídeo e depois faça sozinho ou com outras pessoas, cantado a música. Comece pelo simples, depois avance nas dificuldades. Existem outras variações.
3ª atividade: Registro
→Registre no caderno de educação física, ou outro disponível algumas questões sobre o alongamento:
1- Qual a importância do alongamento?
2- Escreva duas vantagens de fazer alongamento todos os dias.
3- Desenhe um movimento de alongamento que você fez.
Obs.: não deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 08/06 à 12/06
E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 08 DE JUNHO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
PRA RELEMBRAR..
SINÔNIMOS
Palavra de significado semelhante a outra e que pode, em alguns contextos, ser usada em seu lugar sem alterar o significado da frase.
1-Leia a fábula:
A raposa e as uvas
Quase falecida de fome, uma raposa foi até um terreno plantado de vinhas sabendo que ia encontrar muita uva. A colheita tinha sido muito boa. Ao ver a videira cheia de cachos grandes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua felicidade durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Já cansada de tantos esforços desnecessários, resolveu ir embora, dizendo: - Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas, eu não comeria. Moral: “Descartar o que não se consegue conquistar é fácil”.
2- Agora, no seu caderno copie a fábula,trocando as palavras destacadas por sinônimos (palavras com significados parecidos).
Matemática
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICO DE BARRA
Acesse o link abaixo para responder ao formulário
E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 09 DE JUNHO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É TERÇA-FEIRA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
LIVRO: LER E ESCREVER
ATIVIDADE - 2 A
Leia o conto “A bruxa e o caldeirão”, de José León Machado
Responder as questões A e B
Página 139,140,141
Matemática
LIVRO: EMAI
ATIVIDADE 5.4 (página 33)
TEMPO E TEMPERATURA
Questão 1
Questão 1A
Resposta:
Questão 1B
Resposta:
Questão 1C
Resposta:
Questão 1D
Resposta:
Questão 1E
Resposta:
Questão 1F
Resposta:
Questão 1G
Resposta:
Questão 2
Resposta:
Questão 3
Resposta:
E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 10 DE JUNHO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É QUARTA-FEIRA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
PRODUÇÃO DE TEXTO
Leia o início da história a seguir.
Continue a escrevê-la no caderno, contando o que aconteceu depois que os patinhos nasceram.
Use sua criatividade e faça um texto bem bonito.
No Ninho
Era uma linda tarde de verão, e uma brisa arrepiava as plantas que cercavam a lagoa. A pata branca espreguiçou-se, sacudiu as asas e acomodou-se no ninho para chocar seus ovos...
Matemática
LIVRO: EMAI
ATIVIDADE 5.5 (página 34-35)
PREVISÃO DO TEMPO E TEMPERATURA
Questão 1
Questão 1A
Resposta:
Questão 1B
Resposta:
Questão 1C
Resposta:
Questão 1D
Resposta:
Questão 1E
Resposta:
Questão 2
Resposta:
HOJE É SEXTA-FEIRA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D - Profª Susan
Semana de 08 a 10.06.2020
Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física
Trabalhar as letras: A e E.
Leiam as explicações das letras A e E, que estão no link do Alfabeto de Educação Física e realizem as atividades com concentração e cuidado.
- A – alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, lembrando que cada um dentro dos seus limites). +/- 10 minutos. Mais informações no link do Alfabeto.
- E – escolher uma música (vou deixar algumas sugestões logo abaixo) e dançar.
Dança é a arte de mexer o corpo através de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, em geral ao som de música.
Como a dança é se movimentar então valos lá, brincar e dançar um pouquinho.
1ª brincadeira/dança: Palavra Cantada – Brincadeira Musical Em cima Em baixo, com a música: Engatinhando. Assista ao vídeo e tente acompanhar. Quem não tem dupla faz com a parede.
2ª brincadeira/dança: Escravos de Jó.
Escravos de Jó é uma brincadeira musical infantil, muito tradicional e antiga, e de origem africana. Existem diferentes versões da cantiga.
Assista ao vídeo, ou se já souber como brincar, convide alguém (que mora com você) para brincar (pai, mãe, avô, avó, irmão). Vamos lá!! A letra da música está no vídeo.
3ª brincadeira/dança: Palavra Cantada – Brincadeira Musical Sol e Chuva, com a música Santa Clara. (trabalha a coordenação motora dos membros superiores).
A música Santa Clara é uma parlenda, que faz parte do folclore brasileiro e têm origem na sabedoria popular e na história das populações tradicionais do Brasil. Essas rimas infantis são originárias da tradição da cultura verbal. Não é possível especificar como e quando nasceram às principais parlendas do folclore nacional, mas é correto afirmar que elas passam de geração para geração, sobrevivendo ao tempo e mantendo sua força na cultura brasileira. Ouça e aprenda a letra da música no vídeo abaixo:
Agora assista ao outro vídeo (abaixo) e tente acompanhar os movimentos. Comece sozinho, depois, se conseguir, em duplas ou mais. Se for necessário assista o vídeo mais de uma vez.
→ Registre no caderno, se conseguiram acompanhar todos os ritmos e qual foi a mais difícil.
→ Dancem e brinquem outros ritmos. Perguntem aos seus pais, avós, tios (para aqueles que estão próximos de você) se conhecem outra brincadeira cantada e tentem fazer. Registrem as novas brincadeiras.
Divirtam-se!!!!
Obs.: não deixem de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ARTE DANÇA:
ATIVIDADE: 4º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI SEMANA DE 08 A 12/06/2020.
TEMA: DANÇAS POPULARES INTERNACIONAIS.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
DEFINIÇÃO:
Cultura Popular. É a transmissão de conhecimentos cultivados, através de palavras, gestos, costumes, ritos, histórias, tradições, e suas mais diversas manifestações de um povo: Dança, Música, Literatura, Folclore, Arte.
ASSISTA AO VÍDEO PARA CONHECER UM POUCO MAIS:
PROPOSTA1: ESCREVA OUTROS EXEMPLOS DE DANÇA DA NOSSA CULTURA POPULAR.
PROPOSTA2: ESCUTE UMA MÚSICA DE SUA PREFERÊNCIA E ELABORE UMA COREOGRAFIA DE SUA AUTORIA.
PROPOSTA3: SEGUINDO O EXEMPLO ABAIXO, FAÇA O REGISTRO DA SUA COREOGRAFIA EM SEU CADERNO NA FORMA DE DESENHO.
DICIONÁRIO: COREOGRAFIA SÃO MOVIMENTOS, PASSOS QUE VÊM COMPOR UMA DANÇA.
QUINTA-FEIRA (FERIADO)
SEXTA-FEIRA
NA SEMANA DE 1 A 5 DE JUNHO OS PROFESSORES ESTARÃO EM REPLANEJAMENTO, PORTANTO NÃO POSTARÃO ATIVIDADES NOVAS. APROVEITEM PARA CONCLUIR AS ATIVIDADES ATRASADAS, ELAS CONTAM PARA FREQUÊNCIA E NOTAS
E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 08 DE JUNHO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
PRA RELEMBRAR..
SINÔNIMOS
Palavra de significado semelhante a outra e que pode, em alguns contextos, ser usada em seu lugar sem alterar o significado da frase.
1-Leia a fábula:
A raposa e as uvas
Quase falecida de fome, uma raposa foi até um terreno plantado de vinhas sabendo que ia encontrar muita uva. A colheita tinha sido muito boa. Ao ver a videira cheia de cachos grandes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua felicidade durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Já cansada de tantos esforços desnecessários, resolveu ir embora, dizendo: - Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas, eu não comeria. Moral: “Descartar o que não se consegue conquistar é fácil”.
2- Agora, no seu caderno copie a fábula,trocando as palavras destacadas por sinônimos (palavras com significados parecidos).
Matemática
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICO DE BARRA
Acesse o link abaixo para responder ao formulário
E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 09 DE JUNHO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É TERÇA-FEIRA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
LIVRO: LER E ESCREVER
ATIVIDADE - 2 A
Leia o conto “A bruxa e o caldeirão”, de José León Machado
Responder as questões A e B
Página 139,140,141
Matemática
LIVRO: EMAI
ATIVIDADE 5.4 (página 33)
TEMPO E TEMPERATURA
Questão 1
Questão 1A
Resposta:
Questão 1B
Resposta:
Questão 1C
Resposta:
Questão 1D
Resposta:
Questão 1E
Resposta:
Questão 1F
Resposta:
Questão 1G
Resposta:
Questão 2
Resposta:
Questão 3
Resposta:
E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 10 DE JUNHO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É QUARTA-FEIRA
*Aula online
*Português
*Matemática
Português
PRODUÇÃO DE TEXTO
Leia o início da história a seguir.
Continue a escrevê-la no caderno, contando o que aconteceu depois que os patinhos nasceram.
Use sua criatividade e faça um texto bem bonito.
No Ninho
Era uma linda tarde de verão, e uma brisa arrepiava as plantas que cercavam a lagoa. A pata branca espreguiçou-se, sacudiu as asas e acomodou-se no ninho para chocar seus ovos...
Matemática
LIVRO: EMAI
ATIVIDADE 5.5 (página 34-35)
PREVISÃO DO TEMPO E TEMPERATURA
Questão 1
Questão 1A
Resposta:
Questão 1B
Resposta:
Questão 1C
Resposta:
Questão 1D
Resposta:
Questão 1E
Resposta:
Questão 2
Resposta:
HOJE É SEXTA-FEIRA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4º anos A, B, C e D - Profª Susan
Semana de 08 a 10.06.2020
Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física
Trabalhar as letras: A e E.
Leiam as explicações das letras A e E, que estão no link do Alfabeto de Educação Física e realizem as atividades com concentração e cuidado.
- A – alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, lembrando que cada um dentro dos seus limites). +/- 10 minutos. Mais informações no link do Alfabeto.
- E – escolher uma música (vou deixar algumas sugestões logo abaixo) e dançar.
Dança é a arte de mexer o corpo através de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, em geral ao som de música.
Como a dança é se movimentar então valos lá, brincar e dançar um pouquinho.
1ª brincadeira/dança: Palavra Cantada – Brincadeira Musical Em cima Em baixo, com a música: Engatinhando. Assista ao vídeo e tente acompanhar. Quem não tem dupla faz com a parede.
2ª brincadeira/dança: Escravos de Jó.
Escravos de Jó é uma brincadeira musical infantil, muito tradicional e antiga, e de origem africana. Existem diferentes versões da cantiga.
Assista ao vídeo, ou se já souber como brincar, convide alguém (que mora com você) para brincar (pai, mãe, avô, avó, irmão). Vamos lá!! A letra da música está no vídeo.
3ª brincadeira/dança: Palavra Cantada – Brincadeira Musical Sol e Chuva, com a música Santa Clara. (trabalha a coordenação motora dos membros superiores).
A música Santa Clara é uma parlenda, que faz parte do folclore brasileiro e têm origem na sabedoria popular e na história das populações tradicionais do Brasil. Essas rimas infantis são originárias da tradição da cultura verbal. Não é possível especificar como e quando nasceram às principais parlendas do folclore nacional, mas é correto afirmar que elas passam de geração para geração, sobrevivendo ao tempo e mantendo sua força na cultura brasileira. Ouça e aprenda a letra da música no vídeo abaixo:
Agora assista ao outro vídeo (abaixo) e tente acompanhar os movimentos. Comece sozinho, depois, se conseguir, em duplas ou mais. Se for necessário assista o vídeo mais de uma vez.
→ Registre no caderno, se conseguiram acompanhar todos os ritmos e qual foi a mais difícil.
→ Dancem e brinquem outros ritmos. Perguntem aos seus pais, avós, tios (para aqueles que estão próximos de você) se conhecem outra brincadeira cantada e tentem fazer. Registrem as novas brincadeiras.
Divirtam-se!!!!
Obs.: não deixem de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ARTE DANÇA:
ATIVIDADE: 4º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI SEMANA DE 08 A 12/06/2020.
TEMA: DANÇAS POPULARES INTERNACIONAIS.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
DEFINIÇÃO:
Cultura Popular. É a transmissão de conhecimentos cultivados, através de palavras, gestos, costumes, ritos, histórias, tradições, e suas mais diversas manifestações de um povo: Dança, Música, Literatura, Folclore, Arte.
ASSISTA AO VÍDEO PARA CONHECER UM POUCO MAIS:
PROPOSTA1: ESCREVA OUTROS EXEMPLOS DE DANÇA DA NOSSA CULTURA POPULAR.
PROPOSTA2: ESCUTE UMA MÚSICA DE SUA PREFERÊNCIA E ELABORE UMA COREOGRAFIA DE SUA AUTORIA.
PROPOSTA3: SEGUINDO O EXEMPLO ABAIXO, FAÇA O REGISTRO DA SUA COREOGRAFIA EM SEU CADERNO NA FORMA DE DESENHO.
DICIONÁRIO: COREOGRAFIA SÃO MOVIMENTOS, PASSOS QUE VÊM COMPOR UMA DANÇA.
QUINTA-FEIRA (FERIADO)
SEXTA-FEIRA
NA SEMANA DE 1 A 5 DE JUNHO OS PROFESSORES ESTARÃO EM REPLANEJAMENTO, PORTANTO NÃO POSTARÃO ATIVIDADES NOVAS. APROVEITEM PARA CONCLUIR AS ATIVIDADES ATRASADAS, ELAS CONTAM PARA FREQUÊNCIA E NOTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário