ATIVIDADES PARA A SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
DE 27/07 à 31/07
ROTEIRO DE ESTUDO 27/07 Segunda-feira
Semana Intensiva de recuperação
LEITURA: “Minha mãe é negra sim” Patrícia Santana – Literatura Infantil/Blog da escola
Orientações para realizar as atividades
Não precisa copiar a tirinha, copie somente as perguntas em seu caderno e responda. NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA NO SEU CADERNO
ROTEIRO DE ESTUDO 28/07 Terça-feira
Semana Intensiva de recuperação
LEITURA: “Muito mais que um jardim” AUTORA: Sandra Aymone / (Blog)
ARTE
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORA: SHIRLEI. DE 27 A 31/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: CAPOERIA. SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA.
ü SOU MOLEQUE SOU CRIANÇA, SOU CAPOEIRA MEU CORPO BALANÇA.....♪♪♪♫♫♪♪♫♫
FIQUE SABENDO:
CAPOEIRA: A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Foi criada no século XVII pelo povo escravizado, e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
ASSISTA AO VÍDEO:
ATENÇÃO RESPONSÁVEL: OS SEGUINTES MOVIMENTOS PRECISAM DO AUXILIO DE UM ADULTO, NÃO É RECOMENDADO A CRIANÇA EXECUTÁ-LOS SOZINHA.
ü AÚ;
ü AÚ COM UMA MÃO;
ü AÚ SEM MÃO;
ü AÚ BATIDO.
PROPOSTA 1: AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE UM POUCO SOBRE A CAPOEIRA, QUE TAL PRATICAR ALGUNS MOVIMENTOS?
PROPOSTA 2: ESCREVA TRÊS DOS MOVIMENTOS DE DEFESA NA CAPOEIRA.
PROPOSTA 3: ESCREVA DUAS COMBINAÇÕES DE MOVIMENTOS NA CAPOEIRA.
PROPOSTA 4: A CAPOEIRA PERTENCE A MATRIZ ÍNDIGENA, AFRICANA OU EUROPÉIA?
PROPOSTA 5: FAÇA UMA LISTA DOS MOVIMENTOS DE ATAQUE NA CAPOEIRA.
ROTEIRO DE ESTUDO 29/07 Quarta-feira
Semana Intensiva de recuperação
LEITURA: “Malala, a menina que queria ir para a escola” – Adriana Carranca (Blog – Leia para uma criança).
Orientações para realizar as atividades
Leia atentamente as situações-problema, copie no seu caderno, faça os cálculos necessários e responda qual é a alternativa correta. NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA NO SEU CADERNO.
1- Júlia tinha 5,5 m de tecido. Ela fez uma saia e uma blusa. Para a saia foram necessários 2,45 m de tecido e 1,8 m para a blusa. Quantos metros de tecido restaram?
A) 0,65 m
B) 1,25 m
C) 3,05 m
D) 4, 25 m
2- Foram comprados 550 livros novos para a biblioteca da Escola Estadual José de Anchieta, que agora está com 2 445 livros. A quantidade de livros da biblioteca antes da compra era de
A) 1 785 livros.
B) 1895 livros.
C) 2 895 livros.
D) 6 845 livros.
3) Aloisio, Ricardo e Jose trabalham numa fazenda no interior de São Paulo. Os três juntos retiram, por dia, 670 litros de leite. Ontem, se Aloisio retirou 175 litros e Ricardo, 280 litros, Jose retirou:
A) 215 litros de leite.
B) 315 litros de leite.
C) 325 litros de leite.
D) 1 125 litros de leite
4) Manoela comprou 250 livros, dos quais 130 eram de História e os demais de Geografia. Quantos eram os livros de Geografia?
A) 380
B) 330
C) 120
D) 210
5-Marcos fez 246 pontos na primeira fase de um jogo. Na segunda ele perdeu 217 e na terceira ganhou 232. Com quantos pontos ficou no final?
A) 231
B) 29
C) 261
D) 449
ROTEIRO DE ESTUDO 30/07 Quinta-feira
Semana Intensiva de recuperação
LEITURA: Meu amigo robô" Giselda L. Nicolelis Araújo. (Blog da escola/Leia para uma criança)
Atividades segue o link:
· AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 31/07 Sexta-feira
Semana Intensiva de recuperação
LEITURA: "O livro do lápis " – Ruth Rocha? Otavio Rocha (blog).
Atividades: segue o link:
· AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 20/07 à 24/07
ROTEIRO DE ESTUDO 20/07 Segunda-feira
LEITURA: “O menino e o foguete” Leia para uma criança
PORTUGUÊS: Livro Aprender Sempre
Orientações para realizar as atividades
· ATIVIDADE 4 - Treinando a síntese dos textos de divulgação científica, pág. 7.
· ATIVIDADE 5 - Ficha Técnica - Uma forma de síntese
págs. 8 e 9.
Leia os textos com atenção, antes de responder.
MATEMÁTICA: Livro EMAI Sequência 7
Orientações para realizar as atividades
· Leia os textos das págs. 49 e 50. (NÃO É PARA COPIAR SOMENTE LEITURA)
· Responder às questões da Atividade 7.3 pág. 51, use o texto da
pág. 50.
· AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 21/07 Terça-feira
LEITURA: “Muito mais que um jardim” AUTORA: Sandra Aymone / (Blog)
PORTUGUÊS: Copiar no caderno as questões 1 e 2
DISCURSO DIRETO E DISURSO INDIRETO
QUESTÃO 1
Transforme o discurso direto em discurso indireto como o exemplo.
a) O pai pediu ao filho:
- Traga o alicate que está em cima da caixa. DISCURSO DIRETO
O pai pediu ao filho que trouxesse o alicate que estava em cima da caixa. (DISCURSO INDIRETO)
b) A mãe disse-lhe:
-Filho, agora não posso te atender. Estou lavando a louça.
R:_____________________________________________________________________
c) Elza falou para a filha:
-Fecha a janela, pois o vento está muito forte!
R:_____________________________________________________________________
QUESTÃO 2
Transforme o discurso indireto em discurso direto como o exemplo.
a) O rei pediu ao filho que ficasse morando no castelo. (DISCURSO INDIRETO)
O rei pediu ao filho:
-Fique aqui morando no castelo. (DISCURSO DIRETO)
b) O filho respondeu que não podia, porque tinha prometido libertar um amigo que está preso.
R_____________________________________________________________________
c) A mãe perguntou ao filho se já havia terminado a lição.
R:_____________________________________________________________________
d) O filho respondeu para mãe que só faltava uma questão.
R:_____________________________________________________________________
MATEMÁTICA: Fazer a atividade 4 e 5 no Livro Aprender Sempre (páginas 6 a 8)
Na atividade 4 no Livro Aprender Sempre (pág. 6) está faltando a última dica do desafio. Por isso, a atividade 4 (pág. 6) está aqui abaixo completa.
5. O animal de Ernesto é pequeno.
· AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 22/07 Quarta-feira
LEITURA: “Malala, a menina que queria ir para a escola” – Adriana Carranca (Blog – Leia para uma criança).
PORTUGUÊS e MATEMÁTICA: segue o link:
· AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 23/07 Quinta-feira
LEITURA: "Quando me sinto assustado" – Trace Moroney (blog).
PORTUGUÊS e MATEMÁTICA: segue o link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScihCP0Z3hvm6_i-28lXbW2MRIqKmcMVxmI6CZ4QLb01ywjTA/viewform?usp=sf_link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScihCP0Z3hvm6_i-28lXbW2MRIqKmcMVxmI6CZ4QLb01ywjTA/viewform?usp=sf_link
· AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 24/07 Sexta-feira
PORTUGUÊS e MATEMÁTICA: (Avaliação da semana no formulário)
segue o link:
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORA: SHIRLEI. DE 20 A 24/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: DANÇA DO COCO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
O COCO É UMA DANÇA DE RODA QUE SURGIU NOS ENGENHOS DE AÇÚCAR, DA ANTIGA CAPITANIA DE PERNAMBUCO, TEM INFLUÊNCIAS DOS BATUQUES AFRICANOS E DOS BAILADOS INDÍGENAS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA, É HORA DE PRATICAR ESSA DANÇA. EXPERIMENTE!
PROPOSTA 2: REPRESENTE O TAMBOR EM DESENHO. PINTE.
PROPOSTA 3: REPRESENTE EM DESENHO AS PARTES DO CORPO, MAIS USADAS NA DANÇA DO COCO. PINTE.
PROPOSTA 4: COMO PODEMOS CHAMAR O CONJUNTO DE INSTRUMENTOS, EM ATIVIDADE NO VÍDEO; PERCUSSÃO, SOPRO OU CORDAS?
PROPOSTA 5: ESCREVA O SOM DA BATIDA DO COCO NA MÚSICA.
PROPOSTA 6: ALÉM DOS TAMBORES, QUAIS SÃO OS DEMAIS INSTRUMENTOS QUE APARECEM NA APRESENTAÇÃO?
Dicionário:
Ø Capitania = chefia, comando.
Ø Engenho = produção.
· AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 13/07 à 17/07
Estamos aqui para PARABENIZAR OS ALUNOS que com o auxílio dos pais estão com TODAS AS ATIVIDADES EM DIA.
Essa semana NÃO postaremos atividades novas, mas prestem atenção nas informações abaixo:
👉As aulas do CMSP acontecerão normalmente, não deixe de assistir pela TV canal 2.2 ou pelo aplicativo CMSP ANOS INICIAIS ou ainda no canal do CMSP no youtube no horário das 15h00 às 17h00.
👉Durante esses dias reserve momentos para leitura.
👉Escolha uma leitura para cada dia da semana clicando no link abaixo: INDICAÇÃO DE LEITURA
👉Após a leitura registre no caderno o que mais lhe chamou atenção nesse texto. Não esqueça de colocar o TÍTULO DO TEXTO e o nome do AUTOR. As fotos dos registros devem ser enviadas aos professores na próxima segunda-feira (20/07)
ATIVIDADES ATRASADAS
Se o seu filho está com alguma atividade atrasada aproveite essa semana para colocar em dia.
👉Consulte abaixo as atividades das semanas anteriores, realize-as com seu filho registrando-as no caderno.
👉As fotos dessas atividades devem ser enviadas aos professores na próxima segunda-feira (20/07)
👉As aulas do CMSP acontecerão normalmente, não deixe de assistir pela TV canal 2.2 ou pelo aplicativo CMSP ANOS INICIAIS ou ainda no canal do CMSP no youtube no horário das 15h30 às 17h00.
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 06/07 à 10/07
ROTEIRO DE ESTUDO 06/07 Segunda-feira
LEITURA: A Formiga e a Mosca “- Sandra Aymone Leia para uma criança Fundação Itaú (blog)
PORTUGUÊS
Orientações para realizar as atividades do formulário
1) Leia os trechos 1 e 2 do Livro Ler e Escrever (no blog). E, faça no caderno às questões 1 e 2 (páginas 194, 195). Caprichem na letra!
Não esqueçam de copiar e ler o que é discurso direto e indireto.
2)Fazer a questão de número 3 da (página 195) do Livro Ler e Escrever.
3) Fazer a questão de número 4 da (página 195) do Livro Ler e Escrever.
|
MATEMÁTICA
Orientações para realizar as atividades do formulário
1) Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre fração. (segue o vídeo abaixo)
2) Copie no caderno as frações e escreva os nomes dos termos
3) Faça as divisões das frações no caderno de forma que fique organizado e represente o resultado em uma reta. Use régua para fazer suas retas. E faça
|
]
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
PORTUGUÊS
1) Copie para não se esquecer!
Discurso direto:
É representado pela fala dos personagens, pois
aparenta retratar com mais fidelidade as reações e emoções. E, apresenta algumas pontuações próprias de um diálogo. Exemplo:
Travessão (-); dois pontos (:); aspas (‘).
|
Discurso indireto:
Não há fala dos personagens, a fala é apresentada
pelo narrador. Onde, as reações e emoções são
interpretadas pelo narrador provocando um efeito
de distanciamento entre o leitor e o personagem.
|
MATEMÁTICA
1) Copie no caderno o significado de fração, termos, e, suas representações que serão dados logo abaixo:
ROTEIRO DE ESTUDO 07/07 Terça-feira
LEITURA: “O Escudo Protetor Contra o Rei Vírus” – (Blog)
PORTUGUÊS:
Orientações para realizar as atividades
Faça a leitura dos textos, copie e responda as questões em seu caderno.
|
MATEMÁTICA:
Orientações para realizar as atividades
Leia, copie e resolva as atividades em seu caderno. (deixe o cálculo registrado ao lado da resposta)
|
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
PORTUGUÊS:
Leia os textos 1 e 2 e responda as questões abaixo.
Leia os textos 1 e 2 e responda as questões abaixo.
Texto1
Texto2
1) Podemos afirmar que, de acordo com o gênero literário, os textos acima são:
A) Notícias
B) Informativos
C) Contos
D) Cartas
2) De acordo com o texto 1, quais os sintomas mais raros que a pessoa pode ter ao contrair o Covid19?
______________________________________________________________________________________________
3) Qual dos textos traz informações mais detalhadas sobre a definição da doença:
A) Texto 1
B) Texto 2
4) Além de lavar bem as mãos com água e sabonete, quais as outras prevenções são citadas no texto 1?
______________________________________________________________________________________________
5) É correto afirmar que os dois textos trazem informações sobre a definição da doença e seus sintomas?
A) Sim
B) Não
MATEMÁTICA
1) Escreva por extenso os seguintes numerais abaixo:
a) 2.354 =
b) 14.738 =
c) 21.385 =
d) 236.730 =
2) No número 19.457 o valor do algarismo 9 de acordo com sua posição é:
a) 90
b) 900
c) 9.000
3) No número 25.493 o algarismo 5 ocupa a ordem das:
a) centenas simples
b) dezenas simples
c) unidade de milhar
4) Quantas classes e ordens possui o número 67.349:
a) duas classes e cinco ordens
b) cinco classes e duas ordens
5) José quer escrever um número que tenha seis ordens, dois algarismos repetidos, e duas classes. Esse número poderá ser:
a) 267.931
b) 66.319
c) 287.331
6) Felipe foi ao mercado e levou 265 reais.
Qual alternativa indica a quantia que representa a quantidade de notas que ele levou:
a) 2 x 100, 6 x 10, 5 x 1
b) 2 x 100, 60 x 10, 5 x 1
c) 2 x 100, 6 x 10, 50 x 1
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5º anos A, B, C, D e E - Profª Susan
Semana de 06 a 10.07.2020
1ª atividade: Alongamento
Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
Façam cada alongamento contando 10 vezes em cada posição. Depois troquem.
Façam devagar, com calma e concentração. Leva mais ou menos uns 10 minutos.
2ª atividade: Ritmo e movimento
Essa semana vai ter o Tapete do Movimento
É uma adaptação de um jogo eletrônico (Guittar Hero ou outros do gênero), onde é necessário ter atenção, concentração e coordenação para pular com os pés nas cores destacadas. Não façam a atividade de meia, para não escorregar, bom divertimento a todos!!
Material necessário: 4 folhas nas cores azul, amarelo, verde e vermelho e fita adesiva para fixar as folhas no chão. Pode ser folha de sulfite ou de rascunho e pinte com o que você tiver: giz de cera, lápis de cor e até guache.
Fixe a folha no chão conforme abaixo:
São 5 níveis de dificuldade. Agora é só assistir ao vídeo e sair pulando!!
3ª atividade: Registro:
Envie uma foto ou um vídeo pequeno (de no máximo 30 segundos) para o grupo que formamos no watsapp: 5ºANO – ARTE e ED. FÍSICA. Essa foto e/ou vídeo serão utilizados exclusivamente para fins de presença, nota e participação na disciplina de educação física.
BOM DIVERTIMENTO!!
ROTEIRO DE ESTUDO 08/07 Quarta-feira
LEITURA: “O Homem que amava as caixas” – Escrito e ilustrado por Stephen King/(Blog)
PORTUGUÊS e MATEMÁTICA
Orientações para atividade no formulário:
Assista ao vídeo sobre a aula de discurso direto e indireto e depois leia com atenção as perguntas e responda o que se pede, ao terminar português faça matemática resolvendo com atenção as operações de divisão, faça os cálculos no caderno, depois responda no formulário. (segue o formulário)
|
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 09/07 Quinta-feira
LEITURA: A flor que chegou primeiro - Mayara de Aleluia Pereira- Leia para uma criança Fundação Itaú (blog)
PORTUGUÊS
Orientações para realizar as atividades do formulário
Assista ao vídeo com a explicação do texto: Entrando no quarto misterioso (segue o vídeo abaixo)
Responda o formulário de acordo com texto: Entrando no quarto misterioso: (segue o link abaixo)
|
MATEMÁTICA
Orientações para realizar as atividades do formulário
Assista ao vídeo para facilitar a realização da atividade no formulário. (segue o vídeo abaixo)
Link do formulário: (segue o link abaixo)
|
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 10/07 Sexta-feira
LEITURA: “Como a noite apareceu” – Livro de textos Ler e Escrever pgs.147 e148 (Blog)
PORTUGUÊS e MATÉMATICA
Orientações para realizar a avaliação semanal no formulário de Português e Matemática
Leia cada questão com muita atenção, antes de responder. Se necessário, releia. (segue o link abaixo)
|
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORA: SHIRLEI. DE 06 A 10/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: MOBILIDADE CORPORAL.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
SAIBA QUE:

ü VOCÊ VAI ASSISTIR AGORA COREOGRAFIAS ELABORADAS PELOS PARTICIPANTES.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: ESCOLHA UMA MÚSICA DE SUA PREFERÊNCIA E, MOVIMENTE SEU CORPO NO ESPAÇO, CRIANDO UMA COREOGRAFIA DE SUA AUTORIA. DIVIRTA-SE!
PROPOSTA 2: REGISTRE A SUA PARTITURA DOS MOVIMENTOS, COM LEGENDA. PINTAR.

SEGUE EXEMPLO:
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 29/06 à 03/07
ROTEIRO DE ESTUDO 29/06 Segunda-feira
LEITURA: “Almanaque do Chico Bento - n° 39” – (Blog)
PORTUGUÊS: Texto: “Isso não está me cheirando bem” (leitura e interpretação)
Orientações para realizar no caderno:
Faça a leitura do texto, copie e responda as questões em seu caderno.
Para realizar a questão 5, faça uma pesquisa da cores certas de cada cesto, desenhe e pinte-os.
|
MATEMÁTICA: Resolução de problemas
Orientações para realizar no caderno:
Leia, copie e resolva os problemas em seu caderno. (deixe o cálculo registrado ao lado da resposta)
|
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15h30 às 17h00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!!!
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA:
Leia e resolva os problemas abaixo:
Leia e resolva os problemas abaixo:
1) Fui ao shopping e levei 200 reais. Comprei uma blusa por 75 reais, um cinto por 30 reais e ainda comi um lanche. Voltei para casa com 77 reais. Quanto paguei pelo lanche?
(A) 30 reais
(B) 25 reais
(C) 18 reais
(D) 12 reais
2) Em uma escola há um total de 1300 alunos. Sabendo que 649 são meninas, qual é o número de meninos?
(A) 1949
(B) 651
(C) 1950
(D) 1649
3) Joana tem uma papelaria e vende materiais escolares. Aproveitando a promoção de um fornecedor, comprou várias canetas. Veja a tabela a seguir
Canetas Pretas
|
1320
|
Canetas Vermelhas
| |
Total de canetas
|
2650
|
4) Qual o número de canetas vermelhas que Joana comprou
(A) 3970
(B) 1330
(C) 2650
(D) 1350
ROTEIRO DE ESTUDO 30/06 Terça-feira
Leitura: “Cadê todo mundo?” – Autora: Professora Jane Prado – Literatura Infantil/(Blog)
História: Os primeiros povos do mundo
Orientações para realizar da atividade:
Assista ao vídeo abaixo que fala sobre a formação dos primeiros povos e depois leia o texto: Os primeiros povos que irá ajudar entender melhor como aconteceu o surgimento desses povos, em seguida copie as perguntas e responda no seu caderno o que se pede.
|
MATEMÁTICA: Resolução de problemas
Orientações para realizar da atividade:
Leia os problemas abaixo e depois os resolva em seu caderno, coloque o cálculo e a resposta.
|
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15h30 às 17h00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
História
OS PRIMEIROS POVOS DO MUNDO
O mundo como você vive hoje nem sempre foi como conhecemos ser. Ele foi sendo povoado ao longo de muitos séculos. Os primeiros homens dependiam completamente da natureza. Por isso, precisaram se esforçar muito para vencer os perigos e as dificuldades que os rodeavam. Os primeiros habitantes do mundo eram conhecidos como homens primitivos e viviam em grutas e cavernas, nessa época existiam animais muito ferozes que dificultavam a vida deles, tinham que tomar muitos cuidados para sobreviverem. Os homens primitivos alimentavam-se de raízes e frutos, pescavam e caçavam animais selvagens. Usavam como vestuário peles de animais e folhas.
Eram coletores
Para sobreviverem tinham que recolher da natureza tudo o que necessitavam. Para se alimentarem apanhavam frutos, raízes, folhas pescavam e caçavam, isto é, viviam da coleta.
Eram nômades
Para caçar os animais, tinham que os seguir. Como os animais se deslocavam conforme as estações do ano em busca de alimentos, os coletores não podiam viver permanentemente no mesmo local. Por isso eram nômades, pois estavam sempre caminhando atrás da caça. Porém há cerca de 10 mil anos o clima alterou-se, tornando nosso mundo mais quente, quase como nos nossos dias de hoje. As condições de vida melhoraram. Abandonaram as grutas e começaram a cultivar seus alimentos e a domesticar os animais.
Tornaram-se sedentários
Com a descoberta da agricultura, estes povos vão se fixando junto dos rios e das terras mais férteis e constroem povoados. Começaram a viver sempre no mesmo lugar - tornaram-se sedentários. O homem caçador além de ser coletor ele observava a natureza. Na medida em que demorava mais tempo numa determinada região e consumia os frutos ou plantas, reparava que um caroço dava origem a uma plantinha.
Assim, passando mais tempo em determinado local, com um clima bom e caça abundante, inclusive peixes, o homem conseguiu um tempo para plantar e colher.
Com o decorrer do tempo, não havia mais motivos para abandonar as terras onde estavam vivendo. As plantas nasciam o clima era bom, a caça satisfatória, a pesca era bastante, então valia a pena construir um abrigo. Era o fim da vida nômade. Quando o homem percebe que pode controlar a natureza ele se fixa em um lugar. E a partir daí o homem começa a desenvolver inicialmente pequenas vilas, pequenos povoados, que com o tempo podem ou não se transformar em grandes cidades.
Onde surgiram os primeiros povos?
No Oriente próximo, que atualmente se denomina Médio Oriente (Iraque, parte do Irã parte da Turquia, Síria, Líbano, Israel, Egito). Na Mesopotâmia, formaram-se as primeiras civilizações da humanidade. Os sumérios foram os povos mais antigos da região, que também abrigou amoritas, assírios e caldeus. Mesopotâmia foi o nome da região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, principalmente onde hoje se concentra o Iraque.
AGORA COPIE AS PERGUNTAS NO SEU CADERNO E RESPONDA:
1 – Como eram conhecidos os primeiros habitantes do mundo?
A - Homens primitivos
B – Homens nômades
C – Homens sedentários
D – Homens coletores
2 – Por que os primeiros homens eram nômades?
3 – Por que os povos nômades se tornaram sedentários?
4 – Como os homens perceberam que não havia mais motivo para ter uma vida nômade?
5 - O que acontece quando o homem percebe que pode controlar a natureza?
6 – Onde surgiram os primeiros povos?
MATEMÁTICA:
ROTEIRO DE ESTUDO 01/07 Quarta-feira
LEITURA: “O Patinho Feio” – Versão de Maurício de Souza Literatura Infantil/ (Blog)
PORTUGUÊS e MATEMÁTICA:
Atividade no formulário:
Atividade no formulário:
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5º anos A, B, C, D e E - Profª Susan
Semana de 29.06 a 03.07.2020
1ª atividade: Alongamento
Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
O alongamento pode ser feito por todos da família, cada um dentro de seus limites. Lembrem-se das aulas práticas.
Façam cada alongamento contando 10 vezes em cada posição. Depois troquem.
Façam devagar, com calma e concentração. Leva mais ou menos uns 10 minutos.
2ª atividade: Ritmo e movimento – Percussão Corporal
Ritmo é aquilo que flui, aquilo que se move.
Em aulas anteriores vocês já trabalharam fazendo sons com o corpo, vamos tentar mais um, agora é um Rock’n Roll.
1º) We Will Rock You (Queen) Acompanhe o movimento das mãos.
2º) Agora um jogo de mãos e copo. Você precisa de um copo de plástico duro ou uma lata pequena (tipo de ervilha, milho, tomate....cuidado com as bordas para não se cortar). NÃO utilizem copo de vidro pode quebrar e vocês se machucarem.
Aprenda primeiro a letra da música do folclore brasileiro:
ESCATUMBARARIBÊ Lenga La Lenga (jogos de mãos e copos)
Zum Zum Zum
Escatumbararibê
Escatumbararibê
Escatumbatinga
Auê sarubê abá
Escatumbararibê
Escatumbatinga.
Escatumbararibê
Escatumbararibê
Escatumbatinga
Auê sarubê abá
Escatumbararibê
Escatumbatinga.
- Veja o vídeo quantas vezes forem necessárias e tente acompanhar a sequência.
- Quando já souberem a sequência outras pessoas podem brincar juntas.
3ª atividade: Registro no caderno de educação física:
→Conseguiu acompanhar os ritmos?
→Crie seu próprio ritmo com um copo ou outro material. Por exemplo: dois pedacinhos de pau, colher.
Escreva no caderno a sequência que você criou. Envie também uma foto ou um vídeo pequeno (de no máximo 30 segundos) para o grupo que formamos no watsapp: 5ºANO – ARTE E ED FÍSICA. Essa foto e/ou vídeo serão utilizados exclusivamente para fins de presença, nota e participação na disciplina de educação física.
A apresentação da sequência que vocês criaram será no retorno. Quero só ver heim.....criatividade!
Obs.: não deixe de registrar no caderno, será avaliado no retorno das aulas presenciais. Não se esqueçam de colocar a data da atividade.
ROTEIRO DE ESTUDO 02/07 Quinta-feira
LEITURA: ” O macaco e o rabo (2) - Contos populares brasileiros- Livro de textos: Ler e Escrever/ (blog)
Orientações para realizar as atividades do formulário:
Assista ao vídeo sobre os sinais de pontuação para facilitar a realização da atividade no formulário.
(segue o vídeo abaixo)
Leia com atenção a piada para reescrevê-la com os sinais de pontuação necessários, depois leia a tirinha “o mundo de Leloca” e responda às questões com atenção”.
|
PORTUGUÊS E MATEMÁTICA:
Atividade no formulário
Orientações para realizar as atividades do formulário:
Leia com atenção as situações-problema, faça os cálculos no caderno, depois responda no formulário.
|
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15h30 às 17h00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 03/07 Sexta-feira
LEITURA: ”Pandora- Mito grego – Ler e Escrever – Livro de textos/(Blog)
PORTUGUÊS: Atividade no formulário
(segue o link abaixo)
Orientações para realizar as atividades do formulário:
Leia com atenção o texto para reescrevê-lo com os sinais de pontuação necessárias no formulário.
|
MATEMÁTICA: Atividade no formulário
(segue o link abaixo)
Orientações para realizar as atividades do formulário:
Leia com atenção as situações-problemas e
resolva no formulário.
|
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
|
Bons estudos!
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORA: SHIRLEI. 29,30/06 E DE 01 A 03/07/2020.
ATIVIDADE/TEMA: DANÇA AFRICANA.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA:
As danças africanas integram a extensa cultura do continente. É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga espiritual, emocional e artística, além do entretenimento e diversão. Tem como características:
- a organização em círculos, semicírculos ou fileiras;
- a participação de todos, independente da idade ou escala social na comunidade;
- o acompanhamento de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de tambores.
A partir do estilo de dança africano evoluíram ritmos hoje bastante conhecidos pelos brasileiros, como a capoeira e o próprio samba.
ASSISTA AO VÍDEO 1:
PESQUISA VÍDEO 2:
PROPOSTA 1: AGORA, É A SUA VEZ DE PRATICAR. DANCE, MOVIMENTE-SE E DIVIRTA-SE!
PROPOSTA 2: ESCREVA EM POUCAS LINHAS SOBRE, FACILIDADES E DIFICULDADES DURANTE A EXECUÇÃO DOS MOVIMENTOS.
PROPOSTA 3: PESQUISE E REGISTRE NA FORMA DE DESENHO E ESCRITA SOBRE OS INSTRUMENTOS AFRICANOS. COLORIR. (ASSISTA O VÍDEO 2 PARA A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE).
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 22/06 à 26/06
ROTEIRO - DIA 22/06
Bom dia, senhores pais e responsáveis! Vamos para as atividades do dia de hoje:
Leitura do dia: Almanaque da Magali nº 49, histórias em quadrinhos que esta no Blog da Escola, na aba Indicação de Leitura.
Português: Ler e Escrever
Sequência didática Carta de Leitor
Etapa 2- Leitura de carta de leitor Atividades 2-A e 2-B págs. 164 e 165
Assista ao vídeo abaixo e em seguida responda as atividades.
Leia com atenção as duas cartas da pg. 164 e depois de analisar as cartas, copie e responda no seu caderno os quadros 1 e 2 da página 165.
Matemática-EMAI
Atividade 2.5 pg. 20 - Leia a atividade com atenção, observe a tabela e responda no seu caderno às questões A, B, C e D analisando a tabela.
ROTEIRO 23/06 (TERÇA-FEIRA)
LEITURA DO DIA: Super protetores - Jesse Andarilho- leia para uma criança Fundação Itaú – Blog da escola, na aba Indicação de Leitura.
PORTUGUÊS
No material APRENDER SEMPRE Leitura e interpretação: Televisão ou vida real? O que é mais legal? (págs. 4 e 5) –
MATEMÁTICA
ATIVIDADE 2.6 pág. 21 no livro EMAI
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5º anos A, B, C, D e E - Profª Susan
A professora Susan está disponível para tirar dúvidas dos aluno no CHAT do aplicativo CMSP ANOS INICIAIS toda TERÇA-FEIRA das 9h às 11h.
A professora Susan está disponível para tirar dúvidas dos aluno no CHAT do aplicativo CMSP ANOS INICIAIS toda TERÇA-FEIRA das 9h às 11h.
Semana de 22 a 26.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Relembrando sempre a importância do alongamento. Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
O alongamento pode ser feito por todos da família, cada um dentro de seus limites. Lembrem-se das aulas práticas.
Para quem esqueceu, seguem algumas imagens. Contem até 10 em cada posição. Lembrando que tem o lado direito e esquerdo, quando for o caso.
2ª atividade: Ritmo e movimento – brincando com os sons do corpo.
Dentro do ritmo e movimento vamos trabalhar a percussão corporal. A Percussão Corporal é a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical.
Ritmo é aquilo que flui, aquilo que se move. O ritmo está inserido em tudo na nossa existência. Na natureza tem o vento balançando folhas de árvores, o barulho das ondas do mar, o zunido de insetos, o coaxar de sapos, entre outros sons.
O corpo humano é um instrumento de ritmo: na batida do coração, na respiração, no piscar dos olhos, na batida das palmas das mãos, na batida dos pés no chão, no som da voz, batendo no peito com a mão, nas coxas, estalando os dedos, entre outros.
Vamos tentar alguns sons com o corpo?
●Bata palmas, estale os dedos, bata no peito com a mão, nas coxas, bata os pés no chão. Conseguiram ouvir e sentir diferença no som? Agora vamos tentar seguir uma sequência?
Assista ao vídeo e tente acompanhar.
1º) Palavra Cantada – Yapo (brincadeira indígena, significa Barro – tradução do dicionário tupi guarani).
2º) Barbatuques – Jogo do Tum Pá - faixa "Hit Percussivo" .
Assista ao vídeo quantas vezes for necessário e depois tente fazer sozinho. Atenção e concentração.
3ª atividade: Registro no caderno de educação física:
→E você, que sons você já faz com o seu corpo?
→Crie seu próprio ritmo. Palmas, estalos, batidas dos pés, etc. Escreva a sequência que você criou. A apresentação será no retorno. Quero só ver heim.....criatividade!
Obs.: não deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ROTEIRO DE ESTUDOS
QUARTA-FEIRA 24/06/2020
Leitura
Livro no blog: Malala, a menina que queria ir à escola.
Língua Portuguesa
Livro Aprender Sempre
Atividade 3 - páginas 5 e 6.
Um pouquinho sobre o mundo animal
Orientações:
Leia com atenção o texto sobre as Tartarugas Marinhas, no livro Aprender Sempre, para responder as atividades no formulário.
Matemática
Livro Aprender Sempre
Atividade 2 – páginas 3 e 4.
Resolução de problemas
Leia com atenção as situações-problemas no livro Aprender Sempre, observe que alguns problemas tem informações que não são necessárias para resolvê-los, enquanto em outros faltam informações para que possam ser resolvidos.
Reescreva-os, no livro, lembre-se que precisa ter uma solução, um resultado. Então, faça o cálculo também.
Depois, responda no formulário, suas conclusões.
CMSP
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
É NECESSÁRIO PARTICIPAR DO GRUPO DE WHATSAPP DE SUA CLASSE.
Bons estudos!!!
|
ROTEIRO DO DIA 25/06/2020 Quinta-feira
Leitura: “O Escudo Protetor Contra o Rei
Autor: Guadalupe Del Canto (Literatura/Blog da Escola)
Português
LER E ESCREVER
Sequência didática: Ortografia: At. 1B – Questões 1, 2 das (págs. 172, 173)
Uso do “ice” ou “isse” (No formulário e no livro Ler e Escrever) – Questões 1, 2 dessas (páginas 172, 173)
Matemática
SND- Valor posicional – No livro Aprender Sempre (Páginas 4 e 5)
Questões 1 e 2
Fazer no próprio livro Apender Sempre
Leia com atenção, use a calculadora para responder a atividade.
ROTEIRO DO DIA 25/06/2020 Sexta-feira
ARTE DANÇA:
PROFESSORA: SHIRLEI. SEMANA DE 22 A 26/06/2020.
ATIVIDADE/TEMA: ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA, ESCRITA E COLAGEM.
NA DANÇA O NOSSO CORPO SE COMUNICA, ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS QUE REALIZAMOS!
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA QUE VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS, É HORA DE PRATICAR. EXPERIMENTE!
PROPOSTA 2: ESCREVA EM POUCAS LINHAS SOBRE, SUA EXPERIÊNCIA AO DANÇAR. DESTAQUE AS DIFICULDADES E FACILIDADES, DURANTE A EXECUÇÃO DOS MOVIMENTOS.
PROPOSTA 3: REGISTRE NA FORMA DE COLAGEM, ALGUNS DOS MOVIMENTOS QUE APARECEM NA APRESENTAÇÃO.
EXEMPLO:
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 15/06 à 19/06
ATIVIDADE 1: Leitura do Livro: “O Livro dos Medos”
Autora: Adélia Carvalho (no blog)
ATIVIDADE 2: Ler a estrutura de uma carta de leitor abaixo e copie no caderno
ESTRUTURA DE CARTA DE LEITOR
1. LOCAL E DATA
Guarulhos, ____ de ________ de 2020 .
2. SAUDAÇÃO AO DESTINATÁRIO
(Olá Jornal..., Boa tarde Jornal ..., etc.
3. MENSAGEM (CONTEÚDO DA CARTA)
· 1º parágrafo _ APRESENTAÇÃO/IDENTIFICAÇÃO do leitor (nome completo, idade, onde estuda e que série).
Ex.: Meu nome é Sophia Marina, tenho 11 anos, estou no 5º ano e estudo na E.E. Parque Mikail.
· 2º parágrafo: - OPINIÃO, colocar a sua opinião sobre o assunto, o que achou, se gostou ou não, citar a matéria do qual se refere entre aspas “...........................” Ex.: Li a matéria “Utilizar o computador com responsabilidade”.
· 3º parágrafo – ARGUMENTAÇÃO (explicar porque concorda ou não com a matéria a que se refere), citar referências do texto lido, utilizar palavras como:
ü Na minha opinião..., No meu ponto de vista..., A meu entender..., A meu ver..., Penso que..., Creio que..., etc.
ü Mas, Porém, Todavia, Contudo. No entanto, Ao contrário, Pelo contrário, Por outro lado..., etc.
4. DESPEDIDA
(Até logo, Até mais, Até a próxima, Atenciosamente, etc.
5. ASSINATURA
(Nome de quem escreveu a carta)
RESUMO:
1. LOCAL E DATA
2. SAUDAÇÃO
3. MENSAGEM (Identificação, opinião, argumentação)
4. DESPEDIDA
5. ASSINATURA
ATIVIDADE 3: Leia a carta a seguir observando a sua estrutura.
CARTA DE LEITOR
Rio de Janeiro, 12 de Novembro de 2001.
Prezado Sr. Diretor de Redação da Revista Época,
Meu nome é Ana Maria B. Arccosi, leitora e assinante da Revista Época, tenho 35 anos e moro no Rio de Janeiro.
Venho manifestar minha surpresa e descontentamento por não encontrar o artigo do filósofo e jornalista Olavo de Carvalho, na última edicão de Época “no 181 – 05 de Novembro de 2001”. Como assinante e tendo na presença do citado professor _ única voz que luta contra a ação programática da desinformação da imprensa nacional – uma das razões da renovação para minha assinatura, gostaria que me fosse justificado seu afastamento das páginas da revista.
Atenciosamente,
Ana Maria B. Arccosi
a) Essa carta de leitor contém toda estrutura?
( ) sim
( ) não
b) Quais são as estruturas presentes nessa carta de leitor?
1. ___________________________________________________
2. ___________________________________________________
3. ___________________________________________________
4. ___________________________________________________
5. ___________________________________________________
ATIVIDADE 4: Qual a finalidade dessa carta?
a. ( ) Sugestão
b. ( ) Opinião/Crítica
c. ( ) Elogio
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
QUESTÃO 1: EMAi – Fazer no caderno a Sequência 2.4 (pág. 19)
Classes e ordens (no blog)
- Geografia (Ciências Humanas)
Realizar a leitura do texto “ Os Três Poderes no Brasil (Legislativo, Judiciário, Executivo)”, copiar e responder as questões no caderno de Geografia.
Nesta foto, vê-se a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), onde está a sede dos poderes Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Palácio da Justiça), e a Esplanada dos Ministérios, onde trabalham os ministros que auxiliam o presidente da República.
- Matemática.
Roteiro de Estudos do dia 16/06 (Terça-feira)
- Leitura do dia: Rolando de rir – Ziraldo (blog da escola)
- Leitura do dia: Rolando de rir – Ziraldo (blog da escola)
- Geografia (Ciências Humanas)
Realizar a leitura do texto “ Os Três Poderes no Brasil (Legislativo, Judiciário, Executivo)”, copiar e responder as questões no caderno de Geografia.
Três Poderes no Brasil
(Legislativo, Judiciário, Executivo)
O território brasileiro está divido em estados, e estes estão divididos em municípios. Como eles são governados? Quem governa o município, o estado e o país?
O Brasil, seus estados e municípios têm um governo. Esse governo é responsável pela elaboração de leis, cobrança dos impostos e prestação de serviços à população. Quem cuida da iluminação pública e da coleta de lixo, por exemplo, é a Prefeitura (o governo municipal). Já a segurança pública é de responsabilidade do governo estadual. E, todas as questões ligadas à defesa do país (Exército) cabem à União (o governo federal).
Os municípios são governados são pelos prefeitos e vice-prefeitos. Os estados, pelos governadores e vice-governadores e o país é governado pelo presidente e pelo vice-presidente. Todos eles são eleitos pela população, ou seja, são escolhidos por meio do voto da maioria das pessoas, para que assim possam exercer o poder em nome delas. Ocupam cargos públicos que podem ser preenchidos tanto por homens quanto por mulheres.
O poder exercido pelos prefeitos, governadores e presidente recebe o nome de poder Executivo. Recebe este nome porque cabe a seus representantes colocar as leis em prática, ou seja, executá-las e administrar os negócios públicos, como cobrar impostos, decidir onde o dinheiro recolhido será aplicado, quantas escolas ou hospitais públicos serão construídos em um ano, quantas e quais as ruas receberão calçamento, etc. O poder executivo é auxiliado, em sua tarefa de governar, pelo poder Legislativo e pelo poder Judiciário.
O poder Legislativo é responsável pela elaboração e aprovação das leis. Para compor o poder Legislativo, também são eleitos através do voto, os vereadores, os deputados (estaduais e federais) e os senadores.
O poder Judiciário é o fiscalizador. Ele cuida para que essas leis sejam cumpridas e zela pelos direitos dos indivíduos. Do poder Judiciário fazem parte os juízes e os promotores de justiça.
Nesta foto, vê-se a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), onde está a sede dos poderes Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Palácio da Justiça), e a Esplanada dos Ministérios, onde trabalham os ministros que auxiliam o presidente da República.
A organização do poder na República
A palavra República significa "coisa pública, coisa de todos", indicando um sistema de governo que tem como objetivo atender aos interesses de todos os cidadãos. Em uma República, o país é governado pelo presidente, que é eleito pelo povo por meio de voto direto.
Desde 1889 até os dias atuais, o sistema de governos no Brasil é republicano. Em uma República, o governo não é hereditário, ou seja, não passa de pai para filho. Os governantes são eleitos por meio de voto para exercer o poder durante um tempo determinado (no caso do Brasil, por 4 anos), podendo ser reeleito uma única vez.
Após a leitura do texto, responda as seguintes questões:
1) De acordo com o texto, quem governa:
a) o município - ______________________________________________
b) o estado - ________________________________________________
c) o país - __________________________________________________
2) Qual a função e quem compõe cada um dos poderes citados abaixo:
a) Poder Executivo:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Poder Legislativo:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Poder Judiciário:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual o significado da palavra “República” ?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Em uma República, como são eleitos os seus governantes?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Pesquise e escreva o nome de quem atualmente governa:
a) nosso país: _________________________________________________
b) nosso estado: _______________________________________________
c) nossa cidade: _______________________________________________
- Matemática.
Livro Aprender Sempre ( Livro que os alunos retiraram na escola)
Atividade 1 - Cálculo Mental - Página 2
Façam a leitura das orientações atentamente. Para realizar a atividade, vocês deverão prestar atenção nas duas primeiras colunas que são os modelos. Descubram qual sequência foi seguida para poder completar a terceira , a quarta e a quinta coluna.
Na primeira coluna, a sequência do livro não está correta, então considerem a coluna abaixo:
1 ª Coluna
1 ª Coluna
177
|
178
|
179
|
(Vocês podem fazer a correção no livro)
- Assistam às aulas no aplicativo CMSP das 15h30 às 17h , na TV aberta canal 2.2 ou no YouTube.
Quarta feira 17/06
Quinta feira 18/06
SEXTA-FEIRA 18/05
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5º anos A, B, C, D e E - Profª Susan
Semana de 15 a 19.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Em maio vocês já tiveram essa aula pelo aplicativo do CMSP, mas será que vocês conseguiram acompanhar? Vamos rever?!
É muito importante, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
São vários os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários. Algumas de suas vantagens são:
ü Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
ü Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
ü Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
ü Melhora a postura;
ü Diminui a tensão muscular;
ü Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
ü Diminui a incidência de cãibras.
Então, não deixem de fazer o alongamento, se puderem todos os dias. Agora é com vocês!
Alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, cada um dentro de seus limites) +/- 10 minutos. Lembrem-se das aulas práticas. Toda aula começava com alongamento.
2ª atividade: Amarelinha Africana ou Teca-Teca
O jogo “Amarelinha Africana” é uma derivação da amarelinha tradicional. Nele está presente elementos da cultura africana, como por exemplo, a combinação entre danças, ritmos e saltos.
Material necessário: giz, fita crepe, corda ou barbante. Depende onde você pular a amarelinha pode usar também os quadrados do piso.
Desenhar no chão um quadrado com 4 colunas e 4 linhas, formando 16 quadradinhos. Conforme na figura.
A criança começa pulando no ritmo da música com os dois pés em cada quadradinho, se desloca primeiro para a esquerda e depois retorna para a direita. Avança para a outra fileira e repete o movimento de ida e volta, até completar todos os quadradinhos e sair. Depois um pé em cada quadradinho e repete todos os passos anteriores.
A música é Minuê:
Minuê, minuê, le gusta la dance.
Le gusta la dance, la dança, minuê
Acompanhe no vídeo e depois faça sozinho ou com outras pessoas, cantado a música. Comece pelo simples, depois avance nas dificuldades. Existem outras variações. Crie a sua.
3ª atividade: Registro
→Registre no caderno de educação física, ou outro disponível algumas questões sobre o alongamento e amarelinha africana:
1- Qual a importância do alongamento?
2- Escreva duas vantagens de fazer alongamento todos os dias.
3- Desenhe um movimento de alongamento que você fez para os membros superiores e um para os membros inferiores.
4- Quais as formas diferentes de amarelinha africana que você conseguiu fazer?
5- Conseguiu criar alguma forma diferente de pular? Se sim deixe registrado como fez e faremos no retorno.
Obs.: não deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ARTE DANÇA:
ATIVIDADE: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORAS: SHIRLEI SEMANA DE 15 A 19/06/2020.
TEMA: O TODO E AS PARTES DO CORPO NA DANÇA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA E ESCRITA E DESENHO.
DIVISÕES BÁSICAS:
O CORPO HUMANO É DIVIDO EM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. NA DANÇA ELES ATUAM EM CONJUNTO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA1: AGORA, QUE TAL APRENDER OS MOVIMENTOS DANÇANDO?
PROPOSTA2: ESCREVA SOBRE SUA EXPERIÊNCIA DURANTE A PRÁTICA DOS MOVIMENTOS.
PROPOSTA3: FAÇA O REGISTRO EM DESENHO, DE ALGUNS MOVIMENTOS APRESENTADOS NO VÍDEO. PINTE.
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5º anos A, B, C, D e E - Profª Susan
Semana de 15 a 19.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Em maio vocês já tiveram essa aula pelo aplicativo do CMSP, mas será que vocês conseguiram acompanhar? Vamos rever?!
É muito importante, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
São vários os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários. Algumas de suas vantagens são:
ü Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
ü Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
ü Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
ü Melhora a postura;
ü Diminui a tensão muscular;
ü Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
ü Diminui a incidência de cãibras.
Então, não deixem de fazer o alongamento, se puderem todos os dias. Agora é com vocês!
Alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, cada um dentro de seus limites) +/- 10 minutos. Lembrem-se das aulas práticas. Toda aula começava com alongamento.
2ª atividade: Amarelinha Africana ou Teca-Teca
O jogo “Amarelinha Africana” é uma derivação da amarelinha tradicional. Nele está presente elementos da cultura africana, como por exemplo, a combinação entre danças, ritmos e saltos.
Material necessário: giz, fita crepe, corda ou barbante. Depende onde você pular a amarelinha pode usar também os quadrados do piso.
Desenhar no chão um quadrado com 4 colunas e 4 linhas, formando 16 quadradinhos. Conforme na figura.
A criança começa pulando no ritmo da música com os dois pés em cada quadradinho, se desloca primeiro para a esquerda e depois retorna para a direita. Avança para a outra fileira e repete o movimento de ida e volta, até completar todos os quadradinhos e sair. Depois um pé em cada quadradinho e repete todos os passos anteriores.
A música é Minuê:
Minuê, minuê, le gusta la dance.
Le gusta la dance, la dança, minuê
Acompanhe no vídeo e depois faça sozinho ou com outras pessoas, cantado a música. Comece pelo simples, depois avance nas dificuldades. Existem outras variações. Crie a sua.
3ª atividade: Registro
→Registre no caderno de educação física, ou outro disponível algumas questões sobre o alongamento e amarelinha africana:
1- Qual a importância do alongamento?
2- Escreva duas vantagens de fazer alongamento todos os dias.
3- Desenhe um movimento de alongamento que você fez para os membros superiores e um para os membros inferiores.
4- Quais as formas diferentes de amarelinha africana que você conseguiu fazer?
5- Conseguiu criar alguma forma diferente de pular? Se sim deixe registrado como fez e faremos no retorno.
Obs.: não deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ATIVIDADE: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORAS: SHIRLEI SEMANA DE 15 A 19/06/2020.
TEMA: O TODO E AS PARTES DO CORPO NA DANÇA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA E ESCRITA E DESENHO.
DIVISÕES BÁSICAS:
O CORPO HUMANO É DIVIDO EM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. NA DANÇA ELES ATUAM EM CONJUNTO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA1: AGORA, QUE TAL APRENDER OS MOVIMENTOS DANÇANDO?
PROPOSTA2: ESCREVA SOBRE SUA EXPERIÊNCIA DURANTE A PRÁTICA DOS MOVIMENTOS.
PROPOSTA3: FAÇA O REGISTRO EM DESENHO, DE ALGUNS MOVIMENTOS APRESENTADOS NO VÍDEO. PINTE.
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 08/06 à 12/06
Olá, senhores pais ou responsáveis, espero que todos estejam bem. Abaixo segue o roteiro das atividades a serem realizadas na segunda feira, dia 08/06.
ROTEIRO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
1- O aluno deverá realizar a leitura que esta no blog: Muito mais que um jardim escrito por Sandra Aymone
.
2- Com o “EMAI, Ler e Escrever” (que está no BLOG logo acima) siga para página 160 e 161 e faça a leitura das cartas de leitores, há duas versões de cada carta, a primeira foi à enviada sem nenhuma correção e a segunda é carta editada para que possa ser publicada, leia para depois fazer uma relação entre elas. Nas páginas 162 e 163 haverá algumas questões sobre as cartas que você leu para ser respondida, copie essas questões no caderno e depois responda o que se pede.
3- Agora vamos para a parte de matemática. No EMAI, caminhe para a página 16 e realize a atividade 2.1 que trata sobre os números decimais, a primeira questão você deve escrever por extenso o numeral que se pede. Assim como a primeira questão. A 2ª questão letra “a” também pede que você escreva dois números por extenso sobre dados referentes ao número de habitantes. Na letra “b” da questão 2 você deve fazer uma pesquisa e escrever em algarismos e por extenso o número de habitantes do município de onde moramos, lembrando que o nosso município é o de Guarulhos em galera.
Dicas: escrever por extenso é escrever com as letras e sem abreviações ou números. Ex: 2125 escrito por extenso fica: dois mil, cento e vinte e cinco. Já escrever na forma de algarismo significa utilizar os próprios números que formam determinado numeral, é o caso do número 2125, os algarismos 2, 1 e 5 formam o numeral 2125.
Roteiro de Atividades para o dia
09/06 terça-feira
1- Leitura do dia: Cebolinha blog
2- Português: Segue um vídeo explicativo sobre o uso do S e S S
Após assistirem ao vídeo, copie essas palavras em seu caderno e complete com s ou ss
3- Matemática
EMAI: Sequência 2.2 pág. 17
Sistema de Numeração Decimal - tabela-
4-Aula na tv às 15h30 no aplicativo CMSP ou no canal 2.2 na TV aberta
ROTEIRO DE ESTUDOS 10 /06- Quarta- feira
1-LEITURA NO BLOG
LIVRO: Bom dia todas as cores Autora: Ruth Rocha
2- PORTUGUÊS/CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA
LIVRO APRENDER SEMPRE
Atividade 1- Infográfico
Após assistir o vídeo, leia o infográfico com atenção e responda às questões sobre esse texto.
Leitura e interpretação do texto páginas 2 e 3.
3-EMAI
Sistema de numeração decimal: Quadro de classes e ordens
Assista ao vídeo com a aula do CMSP e faça a atividade 2.3 do livro EMAI página 18.
4- Assistir as aulas do CMSP das 15h30 às 17h00, todos os dias, no aplicativo, na tv aberta canal 2.2 ou no youtube.
Roteiro de Atividades para o dia
12/06 SEXTA-FEIRA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5º anos A, B, C, D e E - Profª Susan
Semana de 08 a 10.06.2020
Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física
Trabalhar as letras A e E.
Leiam as explicações das letras A e E, que estão no link do Alfabeto de Educação Física e realizem as atividades com concentração e cuidado.
- A – alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, lembrando que cada um dentro de seus limites). +/- 10 minutos. Mais informações no link do Alfabeto.
- E – escolher uma música (vou deixar algumas sugestões logo abaixo) e dançar ou movimentar partes do corpo, no ritmo da música.
Dança é a arte de mexer o corpo através de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, em geral ao som de música.
Como a dança é se movimentar então valos lá, brincar e dançar um pouquinho.
1ª brincadeira/dança: Palavra Cantada – com a Brincadeira Musical Sol e Chuva, com a música Santa Clara. (trabalha a coordenação motora dos membros superiores).
A música Santa Clara é uma parlenda, que faz parte do folclore brasileiro e têm origem na sabedoria popular e na história das populações tradicionais do Brasil. Essas rimas infantis são originárias da tradição da cultura verbal. Não é possível especificar como e quando nasceram às principais parlendas do folclore nacional, mas é correto afirmar que elas passam de geração para geração, sobrevivendo ao tempo e mantendo sua força na cultura brasileira. Ouça e aprenda a letra da música no vídeo abaixo:
Agora assista ao outro vídeo (abaixo) e tente acompanhar os movimentos. Comece sozinho, depois, se conseguir, em duplas ou mais. Se for necessário assista o vídeo mais de uma vez.
2ª brincadeira/dança: Escravos de Jó.
Escravos de Jó é uma brincadeira musical infantil, muito tradicional e antiga, e de origem africana. Existem diferentes versões da cantiga.
Assista ao vídeo, ou se já souber como brincar, convide alguém (que mora com você) para brincar (pai, mãe, avô, avó, irmão). Vamos lá!! A letra da música está no vídeo.
3ª brincadeira/dança: última sugestão: um ritmo da América Latina: a Salsa.
A Salsa surgiu nos anos 60, em Cuba. Ela foi caracterizada pela mistura de músicas caribenhas e teve influências do mambo, cha-cha-cha, rumba cubana, reggae e, até mesmo, do samba brasileiro. A palavra Salsa é de origem espanhola e significa “tempero” ou “mistura”, que define muito o que esse ritmo significa.
Assista ao vídeo e tente acompanhar os passos.
Vamos lá: mexendo a cintura, pra frente e pra trás e girando!!!!! Tudo no ritmo!! O braço também ajuda!! Depois que conseguiu seguir os passos (primeiro sozinho) tente dançar com alguém que esta aí com você! E vamos bailar!!!
→ Registre no caderno, se conseguiram acompanhar todos os ritmos e qual foi a mais difícil.
→ Dancem e brinquem outros ritmos. Perguntem aos seus pais, avós, tios (para aqueles que estão próximos de você) se conhecem outra brincadeira cantada ou outro ritmo e tentem fazer/dançar. Registrem as novas brincadeiras/danças.
Divirtam-se!!!!
Obs.: não deixem de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ARTE DANÇA: 
ATIVIDADE: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORAS: SHIRLEI SEMANA DE 08 A 12/06/2020.
TEMA: DANÇA CONTEMPORÂNEA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA E DESENHO.
O que é a Dança contemporânea?
Dança contemporânea é um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances.
O uso da improvisação também é bem vindo neste tipo de dança.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA1: ESCUTE UMA MÚSICA DE SUA PREFERÊNCIA, COMECE A REALIZAR ALGUNS MOVIMENTOS DE SUA AUTORIA.
PROPOSTA2: AGORA, PARA QUE VOCÊ NÃO ESQUEÇA OS MOVIMENTOS QUE VOCÊ CRIOU, FAÇA O REGISTRO EM SEU CADERNO NA FORMA DE DESENHO.
EXEMPLO:
NA SEMANA DE 1 A 5 DE JUNHO OS PROFESSORES ESTARÃO EM REPLANEJAMENTO, PORTANTO NÃO POSTARÃO ATIVIDADES NOVAS. APROVEITEM PARA CONCLUIR AS ATIVIDADES ATRASADAS, ELAS CONTAM PARA FREQUÊNCIA E NOTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário