1º Bimestre 4ºano

ATIVIDADES PARA A SEMANA 



DE 26/05 à 29/05


E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 26 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É SEGUNDA-FEIRA

ROTINA
*Aula online
*Atividade de Língua portuguesa – Leitura e interpretação receita
*Atividade de matemática - Tabelas

Roteiro

Língua portuguesa
1.Leia o texto e respondas as perguntas no caderno.

Pé de moleque caseiro
Ingredientes
• 3 xícaras de açúcar
• 1 lata de leite condensado
• 1⁄2 quilo de amendoim (com as peles)
• 2 colheres de sopa de Nescau
• 1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo
• Misture à parte: leite condensando, Nescau e manteiga — reserve.
• Unte um tabuleiro e reserve.
• Coloque numa panela bem grande o açúcar misturado com o amendoim (com pele e tudo) para
Cozinhar em fogo médio. Mexa a mistura até que o açúcar derreta (fica meio caramelo). Quando já estiver derretido junte a mistura do leite condensado. Para isso use uma colher de pau grande porque a mistura sobe fervendo (como se fosse um brigadeiro mole efervescente) e você pode queimar as mãos. Ao misturar desligue o fogo e bata (misture com vigor) por uns 10 a 15 minutos. Despeje, então, a mistura no tabuleiro untado. Quando começar a endurecer marque os retângulos dos doces. Espere esfriar de vez e tire os retângulos.

1. Qual o gênero textual da história lida?
(A) Notícia
 (B) Artigo
(C) Receita
 (D) Cantiga
2. Qual a finalidade do texto?
(A) Divertir um moleque.
(B) Informar o leitor.
(C) Ensinar a fazer um doce.
(D) Descrever um doce.
3. O que está sendo preparado?
(A) Bolo.
(B) Paçoca.
(C) Carne assada.
(D) Pé de moleque.


Matemática







Veja os nomes e as idade atuais das pessoas da família de Luciana:

NOME
IDADE
Luciana
 9 anos
Fábio
11 anos
Francisco
16 anos
Maria Luiza
42 anos
Benedito
41 anos

RESPONDA:
a)      Quem é a pessoa mais nova dessa família?_________________________________
b)      E a mais velha?_______________________________________________________
c)       Qual é a diferença de anos entre a pessoa mais velha e a mais nova?____________
d)      Quantos anos tinha Benedito quando Francisco nasceu?_______________________
e)      Quantos anos Luciana é mais nova que Maria Luiza?__________________________
f)       Qual é a diferença de idade de Francisco e Maria Luiza?_______________________

g)      Organize as idades em ordem decrescente.__________________________________



-----------------------------------------------------------------------------------------------------

E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 27 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É TERÇA-FEIRA

ROTINA
*Aula online
*Atividade de Língua portuguesa - Leitura e interpretação tirinha
*Atividade de matemática – Situações-problema
Roteiro

Língua portuguesa




1.Leia a tirinha a seguir para responder à questão
O humor da tirinha está no fato do Calvin
a) conversar com o seu pai.
b) deixar seu pai impaciente.
c) falar que fez algo muito ruim.
d) perguntar ao pai se o ama.


MATEMÁTICA

Situações-problema – Copie e responda em seu caderno
1)  Regina tem 174 bonecas. Sua amiga tem 95 a menos. Quantas bonecas tem a amiga de Regina?

2) Em uma fábrica de chocolates foram feitos três centenas de caixas bombons. Já foram vendidos 265. Quantas caixas de bombons ainda restam? 

3) Em uma cartela havia 48 ovos. 12 quebraram. Quantos ovos sobraram?

4) Chegaram na escola 432 caixas de suco. Foram distribuídas 241 caixas. Quantas caixas ainda faltam distribuir?

5) Comprei 99 figurinhas. Já tinha 261. Quantas figurinhas tenho agora?
6) Mamãe fez 230 salgadinhos para a festa de aniversário de Sarita. Vovó fez o dobro dessa quantidade. Quantos salgadinhos vovó fez?

7) Comprei 24 lápis e meu irmão comprou o triplo da quantia de lápis que comprei. Quantos lápis meu irmão comprou




-------------------------------------------------------------------------------------------


E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É QUARTA-FEIRA

ROTINA
*Aula online
*Atividade de língua portuguesa – Produção de texto
*Atividade de matemática – EMAI

Roteiro
Língua portuguesa
Anedota ou piada
          Para que servem os textos cômicos? Você sabe o que é piada ou anedota?
          Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
          Agora é hora de produzir! Escreva alguma piada que você já conheça ou use sua imaginação e crie uma piada.
·         Em seu caderno escreva uma piada que você conhece ou crie uma.



Matemática


ATIVIDADE 5.2

1. Observe os termômetros da ilustração:

                                           A                     B                   C                   D




A.     O que significam os números que aparecem ao lado esquerdo de cada um deles?_____________________
B.     Escreva a temperatura indicada em cada termômetro._________________

2.  Agora veja as temperaturas médias que costumam ser registradas na cidade de São Paulo, em cada mês do ano:
J
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
23 °C
23 °C
23 °C
21 °C
18 °C
17 °C
17 °C
18 °C
19 °C
20 °C
21 °C
22 °C

Que observações você pode fazer a respeito dessas temperaturas?_____________


ATIVIDADE 5.3

Você sabia que, no Brasil e na maioria dos países do mundo, a unidade padrão para medir a temperatura é o grau Celsius (°C) e que esse nome é uma homenagem ao cientista Anders Celsius?
Arte: IMESP
Leia cada situação a seguir e responda às questões:
1.  Lúcia levantou às 6 horas e a temperatura era de 19 °C. Ao meio-dia, já estava a 28 °C. Às 18 horas, o termômetro marcava 24 °C e, às 22 horas, o termômetro registrava 20 °C.
A.      Em qual desses horários fez mais calor? _________________________________
B.     
Em que horário a temperatura foi menor? _______________________________
C.      Qual a diferença de temperatura entre 6 horas e 18 horas? __________________
D.     Entre 18 horas e 22 horas, o que aconteceu com a temperatura? _____________
2.     De manhã, antes de sair de casa, Pedro ouviu no rádio que a temperatura era de 13 °C, mas que, ao longo do dia, a máxima chegaria a 30 °C, com chuva no final da tarde. Como você sugere que Pedro saia de casa para enfrentar essas variações de tempo e temperatura?____________________________________
3.     Numa cidade, a temperatura no período da tarde era de 27 °C. Por causa de uma frente fria, a previsão era que, até a noite, a temperatura cairia para 10 °C. Qual temperatura os termômetros devem ter marcado à noite, considerando que a previsão estava correta?

E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 29 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É QUINTA-FEIRA
ROTINA
*Aula online
*Atividade de Língua portuguesa
*Atividade de matemática


Roteiro
Língua portuguesa – Leia o texto e responda as questões

PEÇA INFANTIL
 Luís Fernando Veríssimo
                A professora começa a se arrepender de ter concordado (”você é a única que tem temperamento para isto”) em dirigir a peça quando uma das fadinhas anuncia que precisa fazer xixi. É como um sinal. Todas as fadinhas decidem que precisam, urgentemente, fazer xixi.
             — Está bem, mas só as fadinhas — diz a professora. — e uma de cada vez!
             Mas as fadinhas vão em bando para o banheiro.
              — Uma de cada vez! Uma de cada vez!
              Um pirata chega atrasado e com a notícia de que sua mãe não conseguiu terminar a capa. Serve uma toalha?
               — Não. Você vai ser o único de capa branca. É melhor tirar o tapa-olho e ficar de anão. Vai ser um pouco engraçado, oito anões, mas tudo bem. Por que você está chorando?
                  — Eu não quero ser anão.
                   — Então fica de lavrador — Tia, onde é que eu fico?
                   É uma margarida.
                   — Você fica ali.
                  A professora se dá conta de que as margaridas estão desorganizadas.
                  — Atenção, margaridas! Todas ali. Você não. Você é coelhinho.
                 — Mas meu nome é Margarida.
                  — Não interessa! Desculpe a tia não quis gritar com você. Atenção, coelhinhos.  Todos comigo! Margaridas ali, coelhinhos aqui. Lavradores daquele lado, árvores atrás. Árvore tira o dedo do nariz. Onde é que estão as fadinhas? Que xixi mais demorado!
                 — Piratas, parem. O próximo que der um pontapé vai ser anão.
Desastre: quebrou uma ponta da lua.
                — Como é que você conseguiu isso? — pergunta a professora sorrindo, sentindo que o seu sorriso deve parecer demente.
                — Foi ela!
A acusada é uma camponesa gorda que gosta de distribuir tapas entre os seus inferiores.
                  — Não tem remédio. Tira isso da cabeça e fica com os anões.
                 — E a minha frase? A professora tinha esquecido. A lua tem uma fala...
                 — Parem! Parem! A cortina vai abrir. Todos os seus lugares. Vai começar!
                 — Mas, tia, e a frase da lua?
                  — “Boa-noite, sol”.
                   — Boa-noite. —
Eu não estou falando com você!
                 — Eu não sou mais o sol?
                  — É. Mas eu estava dizendo a frase da lua. “Boa-noite, sol.”
                  — Boa-noite, sol. Boa-noite, sol. Não vou esquecer. Boa-noite, sol…
                 — Atenção, todo mundo! Piratas e anões nos bastidores. Quem fizer um barulho antes de entrar em cena, eu esgoelo. Coelhinhos nos seus lugares. Árvores para trás. Fadinhas, aqui. Borboletas esperem a deixa. Margaridas, no chão. Todos se preparam.
                  — Você não, Margarida! Você é o coelhinho!
                 Abre o pano.
1.O texto “Peça Infantil” retrata a:
a) montagem de uma peça infantil na escola.
b) amizade entre os alunos de uma escola.
c) afinidade de uma turma desorganizada.
d) relação entre a professora e seus alunos.
2. Podemos afirmar que este texto é:
a) uma carta.
b) um poema.
c) um conto.
d) uma crônica



Matemática


Para a atividade de matemática de hoje  é necessário acessar um  questionário online está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc6L1vPMZA6r0mVxbPbFFgE495oVaKmr0CavJSxDxUlFiwHxA/viewform?usp=sf_link


Não esqueça de colocar o nome e a turma.
Leia atentamente cada questão.
O questionário só será enviado após responder todas as questões.



ARTE


ATIVIDADE: 4º A/B/C/D - ARTE.              MÚSICA: ♫♫♪♪
PROFESSORA: SHIRLEI                                     SEMANA DE 26 A 29/05/2020.
TEMA: INSTRUMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: LEITURA, OBSERVAÇÃO E ESCRITA.
DEFINIÇÃO:
QUEM TOCA UM INSTRUMENTO MUSICAL É CHAMADO DE INSTRUMENTISTA.
INSTRUMENTOS MUSICAIS CONVENCIONAIS SÃO AQUELES MAIS CONHECIDOS DO PÚBLICO EM GERAL E USADOS POR BANDAS E ORQUESTRAS. EXEMPLOS: VIOLÃO. PIANO. GUITARRA, BATERIA, FLAUTA ENTRE OUTROS.

JÁ OS INSTRUMENTOS NÃO CONVENCIONAIS SÃO AQUELES EXTRAÍDOS DAS MAIS DIVERSAS FONTES COMO POR EXEMPLO: O NOSSO CORPO E OBJETOS DIVERSOS- LATA, MADEIRA, PLÁSTICO ENTRE OUTROS.



PROPOSTA1- DESENHE A TABELA EM SEU CADERNO E CLASSIFIQUE OS INSTRUMENTOS EM CONVENCIONAL E NÃO CONVENCIONAL:


INSTRUMENTO CONVENCIONAL











INSTRUMENTO NÃO CONVENCIONAL











AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA -  4º anos
Profª Susan

Semana de 26 a 29.05.2020
Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física
Trabalhar as letras: AN e W
A – alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, lembrando que cada um dentro das suas possibilidades). +/- 10 minutos. Mais informações no link do Alfabeto.

- N  nada de ficar parado. Vamos pular corda? origem exata do pular corda não é clara. A primeira evidência real de pular corda como uma atividade é visto em pinturas medievais. O ato de pular corda é tão antigo que se torna praticamente impossível descobrir sua origem. Sabe-se apenas que é praticado em todos os cantos do mundo. Existem várias maneiras de pular corda: com música, cruzando os braços, com acrobacia entre outros, existindo até campeonatos mundiais da brincadeira.
Se você já sabe pular tente maneiras diferentes.
Se você ainda tem muita dificuldade, vá treinando.
Agora é a sua vez. Vamos lá??!!
(Você pode confeccionar sua corda com cordão de roupão, meia velha, gravata, cordão de tênis amarrando uma ponta na outra).
Registre no caderno todas as formas diferentes que você conseguiu pular.

W – windsurf  ou prancha à vela: é um esporte praticado na água com uma prancha semelhante à prancha de surfe e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura. Veja algumas imagens.
        



Assista a esse vídeo para entender um pouco mais:

Prancha, água, vento e vela! Esses são os elementos necessários para a prática desse esporte e que fazem do Windsurf  um esporte prazeroso a ser praticado.
→Agora acesse as explicações no link do Alfabeto da Educação Física, vá até a letra W, e responda no caderno o que se pede.



ATIVIDADES PARA A SEMANA 


DE 18/05 à 22/05



E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 18 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É SEGUNDA-FEIRA


ROTINA
*Aula online (faça seus registros no caderno)
*Atividade de Língua Portuguesa
*Atividade de Matemática - EMAI

Roteiro
Língua portuguesa – Responda no caderno

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 3.

O Lobo e o Cordeiro



Estava um Lobo a beber água num ribeiro, quando avistou um Cordeiro que também bebia da mesma água, um pouco mais abaixo. Mal viu o Cordeiro, o Lobo foi ter com ele de má cara, arreganhando os dentes.
— Como tens a ousadia de turvar a água onde eu estou a beber?
 Respondeu o cordeiro humildemente:
— Eu estou a beber mais abaixo, por isso não te posso turvar a água.
— Ainda respondes, insolente! — retorquiu o lobo ainda mais colérico. — Já há seis meses o teu pai me fez o mesmo.
Respondeu o Cordeiro:
— Nesse tempo, Senhor, ainda eu não era nascido, não tenho culpa.
— Sim, tens — replicou o Lobo —, que estragaste todo o pasto do meu campo.
— Mas isso não pode ser — disse o Cordeiro —, porque ainda não tenho dentes.
O Lobo, sem mais uma palavra, saltou sobre ele e logo o degolou e comeu.
Fonte: Fábulas de Esopo Ilustradas, tradução e adaptação de Carlos Pinheiro, 2012, licença sob Creative  Commons.


1.         Quais são as personagens principais dessa história?

2.         A moral da fábula busca transmitir ao leitor que:
(a) “Contra a força, não há argumento”.
(b) “Fácil é desprezar o que não se alcança”.
(c) “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
(d) “Quem segue devagar, sempre chega na frente”.

3.         Procure no dicionário e copie o significado das palavras:
Insolente
Colérico
Retorquiu
Turvar

* Matemática
Atividade de matemática – EMAI – SEQUÊNCIA 4 – ATIVIDADE4.4 – página 26

1. Calcule mentalmente o resultado de cada adição escrita abaixo:

Operação
Resultado

Operação
Resultado

11 + 29

31 + 52


12 + 29

32 + 53


13 + 29

33 + 54


14 + 29

34 + 55



Operação
Resultado

Operação
Resultado

13 + 25

7 + 42


23 + 25

17 + 52


33 + 25

27 + 62


43 + 25

A               72



A.            O que você observou em cada um dos quadros?
B.             O resultado de 34 + 59 é 93. Qual o resultado de 35 + 59?
3               Considerando que 53 + 98 é igual a 151, qual o resultado de 63 + 98? 
Vamos recordar os nomes dos termos de uma adição:
Primeira parcela:

3
7
6
Segunda parcela:
+

2
1
Soma ou total:

3
9
7




IMPORTANTE
Para realizar as atividades
Desligue a TV, o celular e feche as redes sociais.
Procure um local calmo, preferencialmente sentado e confortável.
Faça pequenos intervalos, caso se sinta cansado.
Leia em voz alta, isso pode ajudar a entender melhor.
Não esqueça de colocar o nome e a turma.
Capriche na letra e não se esqueça dos sinais de pontuação.
Realize as atividades com atenção.
Acreditamos em vocês , boa sorte!
___________________________________________________________________


E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 19 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É TERÇA-FEIRA

ROTINA
*Aula online (faça seus registros no caderno)
*Matemática  - Temperatura – ( Grandezas e medidas)


Roteiro
Língua portuguesa - Pontuação
    Pontuação é a utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da leitura.
Os sinais de pontuação são:
§    (.) Ponto final: que aponta o final de uma frase.
§    (,) vírgula: indica uma pausa na leitura e também serve para separar expressões ou palavras.
§    (;) ponto-e-vírgula: aponta uma pausa maior que uma vírgula.
§    (:) dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
§    (?) Ponto de interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta.
§    (!) Ponto de exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc.
§    (–) travessão: usamos no início de diálogos ou para destacar partes de uma frase.
Atividade
1)  Pontue as frases abaixo adequadamente:
A)   Maria e joana foram ao teatro
B)   Camila comprou uma calça uma blusa e uma sandália
C)   Que dia é hoje
D)   Olha que carro lindo
E)   Mamãe disse
           Você já jantou
F)   Que filme maravilhoso
G)   Não vou ao cinema
H)   Carlos venha almoçar

2)   Leia o texto e escreva em seu caderno usando a pontuação adequada.

Joãozinho estava observando a sua mãe lavar a louça e perguntou por que você tem tantos cabelos brancos mamãe a mãe respondeu cada vez que você faz algo errado ou me deixa triste nasce um cabelo branco Joãozinho ficou pensando alguns instantes e disse mãe por que os cabelos da minha avó estão brancos



Matemática
 Uma professora mediu a temperatura de três alunos que não estavam passando bem. Veja na tabela a temperatura de cada um.
Aluno           Temperatura
Ana                    36,5 ºC
Clara                  37,5 ºC
 Moisés             38 ºC

Pesquise e responda:
1) De acordo com a escala Celsius qual é a temperatura normal do corpo humano? ________
2) Qual dos três alunos apresentou a temperatura mais alta? __________________________
3) E qual deles apresentou a temperatura mais baixa? ________________________________
 4) Qual deles está com febre? Como podemos saber disso? ___________________________
5) Quantos graus a temperatura dessas crianças devem baixar, no mínimo, para que elas não estejam mais com febre? ___________________


Observe o termômetro e complete as questões:

a) Quantos graus está marcando este termômetro? ____________
b) Uma pessoa que está com esta temperatura no corpo está com febre? ____________
Justifique sua resposta: __________________________________
 c) A escala para medir a temperatura mais usada no Brasil é a __________________________
 d) Que outros tipos de termômetro existem além do digital? ____________________________

IMPORTANTE
Desligue a TV, o celular e feche as redes sociais
Procure um local calmo, preferencialmente sentado e confortável.
Faça pequenos intervalos, caso se sinta cansado.
Leia em voz alta, isso pode ajudar a entender melhor.
Não esqueça de colocar o nome e a turma.
Realize as atividades com atenção.
Utilize o caderno para a realização dos cálculos
Dê o seu melhor, sabemos que são capazes.



  

E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 20 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É QUARTA-FEIRA


ROTINA
*Aula online
* Atividade de Língua portuguesa-  Atividade 4B- Leitura de notícia
*Atividade de Matemática – Temperatura


Roteiro
 Língua portuguesa

Atividade 4B – Leitura de notícia 

Leia a notícia abaixo.
1.         Reabertura do zoológico e zoo safári para visitação


                Desde o dia 23 de janeiro de 2018, os parques Zoológico de São Paulo e Zoo Safári tiveram a visitação suspensa para ações de prevenção contra a febre-amarela, fato que ocorreu após a confirmação da morte de um bugio do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) devido à doença. Passados 51 dias, os parques serão reabertos em 15 de março, uma vez que a Secretaria da Saúde juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, embasadas em pareceres técnicos, classificaram a presença do vírus na área do PEFI como um fato isolado, com baixo risco de transmissão para humanos, conforme detalhado na nota abaixo, emitida em 14 de março



Nesse contexto, o Zoológico e o Zoo Safári não exigirão a apresentação da carteirinha de vacinação para visita aos parques, porém recomendam fortemente que as pessoas se vacinem, uma vez que essa é a forma mais eficaz de prevenção e controle da doença. Lembre-se: a vacinação é um direito de todos, mas, além disso, é um dever nosso como cidadãos, para evitar que o vírus, transmitido pelos vetores silvestres, chegue às zonas urbanas por pessoas contaminadas.

Responda em seu caderno:
1.  Qual é o assunto do texto?
2.   Por que os parques Zoológico de São Paulo e Zoo Safári tiveram a visitação suspensa?

Matemática

1. Analise a imagem abaixo



a. Vocês conhecem este tipo de imagem?
b. Se sim, onde vocês viram uma imagem parecida ou igual a esta?
c. Que informações você acha que ela nos apresenta? Liste-as:
d. Essas informações podem ser úteis aos moradores dos estados? Se sim, de que forma?
2. Observe bem a imagem do exercício nela há previsões mínima e máxima  da temperatura nos estados e, a partir delas, responda as questões abaixo:

 a. Em qual estado a temperatura está mais alta e qual é essa temperatura? __________________
 b. Em qual estado está mais frio? Qual é a temperatura prevista? __________________________
 c. Qual foi a temperatura máxima do estado em que você mora? E a mínima?_________________
 d. Em Brasília, a temperatura máxima prevista é de 26º e a mínima é de 18º. Qual foi a variação de temperatura deste dia?



------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS,  21 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É QUINTA-FEIRA


ROTINA
*aula online
*Atividade de Língua portuguesa - Ortografia
*Atividade de Matemática – Figuras Geométricas

Roteiro
Língua portuguesa
 Emai e Ler e Escrever ATIVIDADE 4B – USO DO AM OU ÃO

1.      Leia os trechos abaixo retirados da notícia “Reabertura do Zoológico e Zoo Safári para visitação e depois responda às questões a seguir:




2.Responda as questões

a. Quais dos trechos indicam fatos que já ocorreram (os verbos aparecem no passado)?
b. Quais dos trechos indicam aquilo que deverá ocorrer (os verbos aparecem no futuro)?
c. O que se pode concluir a respeito do uso do AM ou ÃO nos verbos?

3. Preencha as lacunas usando os verbos entre parênteses, escolhendo quais deverão ser escritos no futuro, de acordo com o texto.
a. Após confirmação da morte de um bugio do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), os parques Zoológico de São Paulo e Zoo Safári ____________ (ter) a visitação suspensa para ações de prevenção contra febre amarela.
b. Em 15 de março, os parques Zoológico e o Zoo Safári ______________ (ser) reabertos, mas não _____________ (exigir) a apresentação da carteirinha de vacinação.



Matemática
* Para a atividade de  matemática de hoje  é necessário acessar o questionário online  que está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNQzmHIl4lWYAwRrzliXxzRELUpEzwM5jffitVE8Lf_DZAfA/viewform?usp=sf_link
Não esqueça de colocar o nome e a turma.
Leia atentamente cada questão
O questionário só será enviado após responder todas as questões.




________________________________________________________________________


E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 22 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___
HOJE É SEXTA-FEIRA


ROTINA
*Aula online
*Atividade de língua portuguesa
*Atividade de matemática – Números naturais

Roteiro
Língua portuguesa
Para responder as atividades de Português de hoje é necessário acessa um questionário online disponível em: 





Matemática
Para a atividade de matemática de hoje é necessário acessar um   questionário online está disponível em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGOG-i9VkHiHQlaIpy7VSsc7ShO-EyGu11YPkYkkgANmOh6g/viewform?usp=sf_link

Não esqueça de colocar o nome e a turma.
Leia atentamente cada questão.
O questionário só será enviado após responder todas as questões.




 _______________________________________________________

ATIVIDADE: 4º A/B/C/D - ARTE.           MÚSICA: ♪♪♫♫♪♫
PROFESSORA: SHIRLEI                                     SEMANA DE 18 A 22/05/2020.
TEMA: INTENSIDADE E ALTURA.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, ESCRITA E DESENHO.

DEFINIÇÃO:
            O SOM AGUDO OU FINO É AQUELE QUE SE APRESENTA EM ALTA FREQUÊNCIA DA AUDIÇÃO HUMANA.
EXEMPLO: O CANTAR DO PÁSSARO.
            O SOM GRAVE É AQUELE QUE SE APRESENTA EM BAIXA FREQUÊNCIA DA AUDIÇÃO HUMANA.
EXEMPLO: O RUGIDO DO LEÃO.

ASSISTA AO VÍDEO:


PROPOSTA1: COPIE A TABELA A SEGUIR EM SEU CADERNO E ESCREVA CLASSIFICANDO OS SONS EM GRAVES OU AGUDOS.
SONS GRAVES
 SONS AGUDOS













           

PROPOSTA2AGORA, REPRESENTE NA FORMA DE DESENHO O SOM GRAVE E AGUDO.



____________________________________________________________________

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA -  4º anos
Profª Susan
Semana de 18 a 22.05.2020

Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física



Trabalhar as letras: AT e V
A – alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, lembrando que cada um dentro das suas possibilidades). +/- 10 minutos.
- T – tesoura (trabalhar com as pernas)
- V  vamos brincar de Cama de Gato?
Brincadeira da cultura popular entre várias tribos indígenas. Material: um longo barbante, elástico, corda fina ou cadarço (tênis). Juntam-se dois jogadores.  Assistam ao vídeo e tentem fazer a brincadeira do começo ao fim.


Agora é a sua vez!! Tentem chegar ao fim da brincadeira sem errar. Se possível troquem de duplas.

           


NÃO SE ESQUEÇAM DE LER AS EXPLICAÇÕES da letra A e T  NO LINK DO ALFABETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E REALIZEM AS ATIVIDADES COM CONCENTRAÇÃO E CUIDADO.
 Registrem no caderno de educação física a atividade da letra V:
1-    Conseguiram terminar a brincadeira?
2-    Qual a trama (passagem) mais difícil?

3-    Descobriu alguma outra maneira de passar? Se sim, registre.


ATIVIDADES PARA A SEMANA 

DE 11/05 à 15/05

E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 11 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___


HOJE É SEGUNDA-FEIRA

ROTINA
*Aula online
*Atividade de língua portuguesa- Aprender sempre
*Atividade de matemática- Aprender sempre

IMPORTANTE
Todas as atividades dessa semana, devem ser respondida o exemplar do aprender sempre do 4º ano

Roteiro
Língua Portuguesa

a-Leia o conto “O ganso de ouro”, dos Irmãos Grimm(páginas 3, 4 e 5), e, depois, responda às questões:
b- Releia o primeiro parágrafo do conto, identifique os elementos da história e preencha o quadro (página 5):
c-Marque um “X” na imagem que corresponde ao ambiente do conto que aparece a partir do segundo parágrafo (página 6)
d-Explique com suas palavras quais conflitos aparecem no ambiente (página 6)


Matemática

Atividade 1

No labirinto numérico(página 2), você deverá fazer o cálculo da adição, não se esqueça de  sempre somar 20 . Sua missão é chegar no 250. Vamos lá...

Atividade 2

Vamos aprender sobre o triângulo mágico(página 3), ele é mágico pois a soma em cada lado é a mesma.

Observe o exemplo: Cada lado soma 18, agora você vai preencher os triângulos com soma 19,soma 20 e soma 21. Importante lembrar-se de que todos os lados precisam dar o mesmo resultado. Mãos à obra !



E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 12 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___

HOJE É TERÇA-FEIRA

ROTINA
*Aula online
*Atividade de língua portuguesa- Aprender sempre
*Atividade de matemática- Aprender sempre

Roteiro

Língua portuguesa

Continue a análise do conto “O ganso de ouro”, dos Irmãos Grimm
e- Encontre o trecho que representa o clímax (ponto alto da história e que está prestes a ser resolvido)(página 7)
f-Escreva os personagens do conto(página 7)
g- Transcreva o final do conto(página 7)
h- Opine se você concorda ou não, com o final do conto(página 7)

Matemática

Atividade 3 – Vamos aprender sobre medidas

Observe os registros que os alunos de quatro duplas apresentaram para a professora Camila, da parede que eles mediram(página 4) e responda na página 5:

1. Por que as duplas apresentaram resultados diferentes para a professora Camila, sabendo que eles mediram os comprimentos das mesmas paredes?

2. Analise os registros realizados pelas quatro duplas. a. Quais podem ajudar a professora Camila a saber quais são as medidas da sala de aula? Por quê?

b. E, quais registros não ajudam muito a professora Camila? Por quê?

Atividade 4 (página 5)

Nessa atividade você vai fazer cálculos mentais para encontrar os resultados das adições.

Atividade 5 (página 6 )

Você vai seguir as pistas para encontrar a ordem dos 5 ciclistas.
_________________________________________________________________________





E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 13 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___


HOJE É QUARTA-FEIRA

ROTINA
*Aula online
*Atividade de língua portuguesa- Aprender sempre
*Atividade de matemática- Aprender sempre

Roteiro

Língua portuguesa
Agora, é hora de você usar a sua imaginação ...
i-Produza um final diferente para o conto conto “O ganso de ouro”, dos Irmãos Grimm (página 7)
j- Releia o conto e preencha a tabela com sua avaliação(página 8)
k-Retome o texto e verifique o que precisa ser modificado, reescrevendo-o se necessário!(página 9)
Leia APROFUNDANDO CONHECIMENTOS e conheça um pouco mais de Os irmãos Grimm (página 9)

Matemática

Atividade 6 (página 6)

É hora de praticar sobre sistema de numeração decimal
Não esqueça 10 unidades equivalem a 1 dezena; 10 dezenas equivalem a 1 centena

Nessa atividade você vai precisar de calculadora, resolva as situações problema das páginas 7 e 8

Atividade 7 (página 8)

Observando a tabela, você vai registrar o número de polígonos necessários para construir cada poliedro.
_______________________________________________________________________






  
E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 14 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___

HOJE É QUINTA-FEIRA

ROTINA
*Aula online
*Atividade de língua portuguesa- Aprender sempre
*Atividade de matemática- Aprender sempre

Roteiro

Língua portuguesa

ATIVIDADE 2 - CARACTERIZANDO PERSONAGENS

Vamos conhecer um pouco mais sobre adjetivos e caracterização de personagens , leia a página 10.

Agora leia o conto “Chapeuzinho Vermelho”, também dos Irmãos Grimm (páginas 11,12 e 13)

b-Preencha o quadro da página 13 com três adjetivos(características) para cada palavra da tabela.

Matemática

Atividade 8

Você deve achar outros valores para o produto, utilizando as notas que Ana Paula tem na carteira e preencher a tabela.

Atividade 9

Leia as informações da página 10 sobre números grandes

Responda as atividades 1 e 2 da página 11.

Atividade 10

Na página 12 , a atividade A você vai completar o quadro da tabuada, basta seguir as setas.

Na atividade B você vai descobrir o que é a trapizonga , depois, vai ajudar Lucinha preenchendo a tabela(página 13) com o número de rodas dos brinquedos.
______________________________________________________________________



  


E.E. PARQUE MIKAIL
GUARULHOS, 15 DE MAIO DE 2020
NOME:__________________________________
PROFESSOR(A)__________________4º ANO ___


HOJE É SEXTA-FEIRA

ROTINA
*Aula online
*Atividade de língua portuguesa- Aprender sempre
*Atividade de matemática- Aprender sempre


Roteiro

Língua Portuguesa

Pensando no conto “Chapeuzinho Vermelho”

c- Atribua 5 adjetivos ao lobo e escreva no quadro(página 13)
d – No quadro,escreva 5 adjetivos à chapeuzinho vermelho (página 14)
e- No quadro,escreva 5 adjetivos ao caçador (página 14)
f- No quadro,escreva 5 adjetivos para a vovó (página 15)

Matemática

Atividade 11

Nessa atividade você vai ajudar a professora a descobrir quantas crianças estavam na aula de arte. Mãos à obra!

Atividade 12

Essa atividade conta com uma tabela das capitais e sua população, após analisar os dados, você precisa preencher a reta numérica (página15) com dois milhares exatos.

Exemplo: O número 142.813 está entre dois milhares exatos: o 142.000 e o 143.000.

Atividade 13

É hora de analisar divisões. Se encontrar erros, corrija, escrevendo, ao lado de cada divisão, as suas observações.




ATIVIDADE: 4º A/B/C/D - ARTE.



PROFESSORA: SHIRLEI                                    SEMANA DE 11 A 15/05/2020.
TEMA: GÊNEROS MUSICAIS.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: AUDIÇÃO, OBSERVAÇÃO, ESCRITA E DESENHO.


ATENÇÃO AS IMAGENS  ABAIXO:




ESCUTE AS MÚSICAS:


POEIRA - SERTANEJO


 LEÃOZINHO - MPB

ANDANÇA - SAMBA

    
DICIONÁRIO:

BERRANTE: CORNETA FEITA DE CHIFRES DE BOI.
MPB: MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.

PROPOSTA1: NA IMAGEM O CANTOR SÉRGIO REIS TOCA UM BERRANTE, REPRODUZA A FIGURA DE FORMA AMPLIADA, OU SEJA, EM TAMANHO MAIOR DO QUE A QUE SE APRESENTA NA IMAGEM. PINTAR.


PROPOSTA2: NA IMAGEM A CANTORA BETH CARVALHO SEGURA UM CAVAQUINHO, INSTRUMENTO MUITO USADO PELOS MÚSICOS SAMBISTAS. PODEMOS CLASSIFICAR O CAVAQUINHO COMO INSTRUMENTO DE SOPRO OU DE CORDA?




AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA -  4º anos

Profª Susan

Semana de 11 a 15.05.2020

Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física

Trabalhar as letras: A, C, G, H e P
Dividir em 2 dias,  a sua escolha ou nos mesmos dias que vocês tem aulas de educação física:
- 1º dia: A, G, e P
- 2º dia: A, C e H


LEIAM  AS EXPLICAÇÕES E REALIZEM AS ATIVIDADES COM CONCENTRAÇÃO E CUIDADO . Registrem no caderno de educação física a atividade da letra H (não esqueçam de anotar a data).










ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 04/05 à 08/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário