BEM-VINDOS A SALA VIRTUAL DO
5ºANO
![]() |
ACESSE O EMAI & LER E ESCREVER |
QUERIDOS ALUNOS E PAIS, ESTAMOS INICIANDO O 3ºBIMESTRE AINDA DE FORMA REMOTA, CONTINUAREMOS CONTANDO COM A SUA DEDICAÇÃO E PARCERIA NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
REALIZE CADA UMA DELAS NO DIA DETERMINADO E ENVIE A FOTO PARA SEU PROFESSOR OU SUA PROFESSORA NO MESMO DIA, ASSIM VOCÊ NÃO FICA COM AS ATIVIDADES ATRASADAS E GARANTE A SUA PRESENÇA NA AULA.
BONS ESTUDOS!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 À 16/10
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 05/10 À 09/10
ROTEIRO DE ESTUDO 05/10
Segunda-feira
LEITURA: “O pássaro sem cor” – Luís Norberto Pascoal - Literatura
Infantil (Blog da Escola)
Orientações
para realizar as atividades
·
Atividade Livro Ler e Escrever – Volume 2 Projeto Didático: Mata Atlântica - Um mundo para conhecer e
cuidar Atividade 3A
Realizar a leitura dos verbetes que estão nas
páginas 161, 162 e 163
Após
a leitura, responder no livro as questões 2A ( pág. 163 ) e 2B
(págs. 164 e 165)
Abaixo seguem imagens das atividades que irão
realizar:

ROTEIRO DE ESTUDO 06/10 Terça-feira
LEITURA: “Malala, a menina que queria ir pra escola” – Escrita por Adriana Carranca (Leia
para uma criança-Blog da escola)
Orientações
para realizar as atividades
· A atividade que farão se encontra no livro EMAI que buscaram na escola.
Atividade 16.3 e 16.4 (é para fazer no livro) nas páginas
13 e 14.
Imagens das atividades a serem feitas
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 07/10 Quarta-feira
LEITURA: “A galinha que sabia ler “ Sandra Aymone (Leia para uma
criança-Blog da escola)
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/Z7JmCAkFovPNW4BJ9
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 08/10
Quinta-feira
LEITURA: "O que não cabe no meu mundo: Inveja” - Fábio Gonçalves
Ferreira. (Blog da escola: Literatura infantil).
Orientações
para realizar as atividades
·
Leia cada questão com muita atenção,
se necessário, releia para melhor compreensão.
·
Você precisará fazer os cálculos, ler
com atenção as alternativas para
responder às questões corretamente.
·
Não esqueça as regras para resolver
operações com números decimais.
.
Atividades: segue o
link
https://forms.gle/x7pedSWk8hfNKidZ9
Educação Física
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 09/10 Sexta-feira
LEITURA: “ Chapeuzinho Vermelho” – Márcia
Honora e Mary Lopes – Literatura Infantil/Blog)
Atividades: segue o link
https://forms.gle/oPcXvdJEBoDCvFPD6
ARTE/TEATRO.
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D e E.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 05 A 09 /10/2020.
ATIVIDADE/TEMA: MOVIMENTO E IMAGEM
CORPORAL.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, PRÁTICA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü No Teatro do Movimento, o corpo é entendido como expressão do
ser. Para a dança, o corpo é a
origem, mas também o destino onde tudo se traduz e se manifesta; o elemento
central do estudo do ator-bailarino.
FONTE: https://movimentoeimagemcorporal.wordpress.com/2013/10/04/teatro-do-movimento/
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA, EXPERIMENTE PRATICAR OS MOVIMENTOS. DIVIRTA-SE!
PROPOSTA 2: REGISTRE NO CADERNO OS MOVIMENTOS QUE VOCÊ
PRATICOU. FAÇA COLORIDO.
PROPOSTA 3: USE A CRIATIVIDADE PARA
CRIAR UM NOVO MOVIMENTO. NÃO ESQUECE DE NOMEAR E PINTAR!
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 À 02/10
Você tem as atividades atrasadas? clique aqui
Você está com as atividades em dia? clique aqui

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 À 25/09
ROTEIRO DE ESTUDO 21/09 Segunda-feira
LEITURA: “O Reizinho mandão” - Ruth Rocha (Literatura infantil-Blog da escola)
Orientações
para realizar as atividades
·Complete a atividade como se pede e em seguida
forme frases, você pode usar as palavras do exercício anterior, onde você
completou com “x” ou “ch”.
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 22/09 Terça-feira
LEITURA: “Gibizinho
do Astronauta” - Turma da Mônica
Orientações
para realizar as atividades
· A atividade que farão se encontra no livro EMAI que buscaram na escola.
Atividade 16.1 e 16.2 (é para fazer no livro)
Abaixo seguem as imagens das atividades que deverão realizar no livro que vocês tem em
casa.
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 23/09 Quarta-feira
LEITURA: “A bruxa que roubou o sol” Marina Cardoso- Literatura infantil
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/YwmRoiNsBnp4PBRU9
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 24/09
Quinta-feira
LEITURA: "Atrás
da Porta” - Ruth Rocha– Literatura Infantil/Blog)
Orientações
para realizar as atividades
· Assista
com atenção aos vídeos sobre fração: e responda as questões no formulário.
Atividades: segue o
link:
https://forms.gle/xyafTa5FpqcrMpad7
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 5º anos A, B, C, D e E - Profª Susan
Semana de 21 a 25.09.2020
ATENÇÃO: SOMENTE LEITURA
E INTERPRETAÇÃO. (não precisa copiar no caderno)
Vamos rever: o que é uma coreografia?
- Entende-se por coreografia como a arte de criar
passos e movimentos para compor uma determinada dança (a quadrilha na Festa
Junina, uma apresentação de Balé entre outros tipos de dança).
- Na ginástica, a coreografia é uma sequência de
exercícios (que chamamos de rotina) ou movimentos utilizando os elementos da
ginástica.
- Na semana que passou foi solicitado que vocês
criassem uma coreografia, utilizando os elementos da Ginástica que vocês já faziam e
outros movimentos que aprenderam durante todas as aulas anteriores, tanto pelo
blog quanto pelo centro de mídias.
- As coreografias podem ser com e sem material, com ou
sem música (dependendo da modalidade da ginástica).
- Os vídeos ajudam vocês a entender o que está sendo
passado e principalmente vivenciar uma nova
experiência, adaptando sempre que necessário e respeitando os
limites e potencialidades de cada um.
O vídeo a seguir, é um exemplo de uma
rotina na ginástica, simples, básica, mas que apresenta vários elementos da
ginástica geral, compondo uma coreografia, além de força e coordenação motora.
1ª
atividade: assistam ao vídeo e acompanhem os movimentos. Os
comandos estão em inglês, mas não se preocupem com a tradução, é só acompanhar
os movimentos das crianças. Cada exercício é feito em 20 segundos. Não se
esqueçam dos procedimentos de segurança.
https://www.youtube.com/watch?v=MKVe4Zs6KRk&ab_channel=SpringdalePublicSchools
ATENÇÃO: AGORA O REGISTRO É NO CADERNO.
→ Registre em seu caderno as respostas das questões.
2ª atividade:
1 – O que é uma coreografia dentro da
Ginástica?
2 – Quais os elementos da ginástica ou
movimentos que você consegue identificar no vídeo?
3 – Dos oito exercícios passados no vídeo,
desenhe o que mais gostou.
Divirtam-se !! Registro: Envie uma foto do registro (das questões
respondidas no caderno) para o grupo que formamos no whatsapp: 5ºANO – ARTE e
ED. FÍSICA, para fins de presença, nota e participação na disciplina de Educação
Física.
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
ROTEIRO DE ESTUDO 25/09 Sexta-feira
LEITURA: “Fogo
no céu” – Mary e Eliardo França (Literatura Infantil) Blog da
Escola
Orientações para
realizar as atividades
· Livro Ler e Escrever – Volume2 -Projeto
Didático- Mata Atlântica – Um mundo
para conhecer e cuidar – Atividade 1A- páginas 157,158,159 e 160.
Vocês irão realizar a leitura dos textos 1 e 2 e após a leitura,
responderão as questões 1,2,3,4 e 5 no
próprio livro.
Abaixo seguem as imagens das atividades que deverão
realizar no livro que vocês tem em casa.
ARTE/TEATRO.
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D e E.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 21 A 25 /09/2020.
ATIVIDADE/TEMA: CENOGRAFIA.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü Cenografia é a técnica de organizar todo o espaço, onde as ações
dramáticas são encenadas.
ü O cenógrafo é
aquele que cria o cenário.
FONTE:
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197#cenografia
OBSERVE O EXEMPLO ABAIXO:
ESPAÇO CENOGRÁFICO.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: CRIE UM ESPAÇO
CENOGRÁFICO, PARA A HISTÓRIA DA ``BRUXA DO BATOM BORRADO.`` FAÇA
COLORIDO.
Ø LEMBRE –SE DE DESENHAR OS ITENS LISTADOS ABAIXO:
ü LUGAR- ( ESPAÇO ONDE ACONTECE A CENA);
ü ATORES – (PERSONAGENS);
ü FIGURINO – (ROUPAS E ACESSÓRIOS);
ü OBJETOS – (ENFEITES USADOS NO ESPAÇO DO ATO CÊNICO).
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 14/09 À 18/09
ROTEIRO DE ESTUDO 14/09 Segunda-feira
LEITURA: “O menino e o foguete” Marcelo Rubens Paiva (Itaú
leia-Blog da escola)
Orientações
para realizar as atividades
A atividade será no livro LER E ESCREVER
VOL.2 que buscaram na escola. Farão a leitura dos encartes dos museus (Atividade
1C) nas páginas 136, 137 e 138. Após a leitura responderão
as questões das páginas 138,139 e
140. (até a letra h)
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 15/09 Terça-feira
LEITURA: “A onça o
macaco e o boneco de cera” Livro de textos - Ler e Escrever pág. 131 Contos brasileiros
Orientações
para realizar as atividades
·
Assista, com atenção, o vídeo abaixo
sobre frações, para em seguida, realizar as atividades
ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS
ORIENTAÇÕES
NÃO ESQUEÇAM:
MONTAR SUA OPERAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO,
IGUALAR AS CASAS DECIMAIS, ACRESCENTANDO O ZERO
ONDE FOR NECESSÁRIO.
VÍRGULA EMBAIXO DE VÍRGULA.
EXEMPLO
25,2 +
5,36=
1
25,20
5,36
30,56
1- Dê o
resultado das operações abaixo:
a)34,78 =
22,43=_____
b)126,59 +
7,66 =_____
c) 227,9 –
27,13 =_______
d)47,17 –
38,2 =________
2- Complete
os quadros de adição, fazendo os cálculos e completando a tabela com o
resultado:
+
2
5,1
9,4
3,2
5
+
2,1
3
6,7
0,43
2,9
3- Complete
os quadros de subtração, fazendo os cálculos e completando a tabela com o
resultado.
-
7,8
6
9,6
3,5
4,2
-
9,3
5,6
8,9
5,2
0,4
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 16/09 Quarta-feira
LEITURA: “O Menino que Morreu Afogado no Lixo” - Ruth Rocha
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/jG5bk9N75WsA1iw47
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 17/09
Quinta-feira
LEITURA: “As gavetas da avó de Clara”
(Ângela Chaves) - Literatura infantil (Blog da Escola)
Orientações
para realizar as atividades
ATENÇÃO: Relembrando a aula do Centro de
Mídias sobre Operações Equivalentes: Duas
operações ou mais são equivalentes quando os resultados possuem o mesmo valor.
Veja o Exemplo:
100 + 100 = 200
150 + 50 = 200
Logo,
100 + 100 = 150 + 50
As operações acima (100
+ 100 e 150 + 50) são equivalentes, pois apresentam o mesmo resultado.
Atividades: segue o
link:
https://forms.gle/srWexqd2SFDwusj49
EDUCAÇÃO FÍSICA
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 18/09 Sexta-feira
LEITURA: “Almanaque de duas páginas da Turma da Mônica” - Blog da escola.
Orientações para
realizar as atividades
·Leia
os textos com muita atenção antes de responder as questões.
·No
final do formulário tem uma história em quadrinho, não se esqueça de ler.
Atividades: segue o link:
https://forms.gle/LHtfffD5tyqJYsj57
ARTE/TEATRO.
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D e E.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 14 A 18/09/2020.
ATIVIDADE/TEMA: EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü A EXPRESSÃO FACIAL DIZ
MUITO SOBRE O PERSONAGEM, PORQUE TRANSMITE EMOÇÃO.
ü A POSTURA E A POSIÇÃO DO
CORPO DIZ MUITO PARA A PLATÉIA.
FONTE:https://sites.google.com/site/teatromudonobrasil/home/as-expressoes-dos-atores

PROPOSTA 1: PRATIQUE E DESENHE AS EXPRESSÕES
FACIAIS ABAIXO RELACIONADAS. FAÇA COLORIDO.
ü FELICIDADE;
ü TRISTEZA;
ü RAIVA;
ü ESPANTO;
ü APAIXONADO;
ü CHORANDO.
PROPOSTA 2: PRATIQUE E DESENHE AS EXPRESSÕES CORPORAIS ABAIXO
RELACIONADAS. FAÇA COLORIDO.
ü ATITUDE OFENSIVA OU ATAQUE = MÃOS NA CINTURA;
ü TOMANDO DECISÃO = MÃOS
NO QUEIXO;
ü PESSOA FECHADA = BRAÇOS CRUZADOS;
ü PESSOA COM DOR NA BARRIGA = CURVATURA ABDOMINAL E MÃO NA BARRIGA;
ü APOSTOS = SENTADO COM AS MÃOS NO JOELHO;
ü INTIMIDANDO COM AUTORIDADE = OLHANDO POR CIMA DO ÓCULOS E
APONTANDO O DEDO.
DICAS:
PRATIQUE AS EXPRESSÕES EM FRENTE AO
ESPELHO!
ESCREVA NOS DESENHOS O TIPO DE
EXPRESSÃO!
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 14/09 Segunda-feira
LEITURA: “O menino e o foguete” Marcelo Rubens Paiva (Itaú
leia-Blog da escola)
Orientações
para realizar as atividades
A atividade será no livro LER E ESCREVER VOL.2 que buscaram na escola. Farão a leitura dos encartes dos museus (Atividade 1C) nas páginas 136, 137 e 138. Após a leitura responderão as questões das páginas 138,139 e 140. (até a letra h)
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 15/09 Terça-feira
LEITURA: “A onça o
macaco e o boneco de cera” Livro de textos - Ler e Escrever pág. 131 Contos brasileiros
Orientações
para realizar as atividades
·
Assista, com atenção, o vídeo abaixo
sobre frações, para em seguida, realizar as atividades
ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS
ORIENTAÇÕES NÃO ESQUEÇAM: MONTAR SUA OPERAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO, IGUALAR AS CASAS DECIMAIS, ACRESCENTANDO O ZERO
ONDE FOR NECESSÁRIO. VÍRGULA EMBAIXO DE VÍRGULA. |
EXEMPLO 25,2 +
5,36= 1 25,20 5,36 30,56 |
1- Dê o
resultado das operações abaixo:
a)34,78 =
22,43=_____
b)126,59 +
7,66 =_____
c) 227,9 –
27,13 =_______
d)47,17 –
38,2 =________
2- Complete
os quadros de adição, fazendo os cálculos e completando a tabela com o
resultado:
|
|
3- Complete
os quadros de subtração, fazendo os cálculos e completando a tabela com o
resultado.
|
|
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 16/09 Quarta-feira
LEITURA: “O Menino que Morreu Afogado no Lixo” - Ruth Rocha
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/jG5bk9N75WsA1iw47
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 17/09
Quinta-feira
LEITURA: “As gavetas da avó de Clara”
(Ângela Chaves) - Literatura infantil (Blog da Escola)
Orientações
para realizar as atividades
ATENÇÃO: Relembrando a aula do Centro de
Mídias sobre Operações Equivalentes: Duas
operações ou mais são equivalentes quando os resultados possuem o mesmo valor.
Veja o Exemplo:
100 + 100 = 200
150 + 50 = 200
Logo,
100 + 100 = 150 + 50
As operações acima (100
+ 100 e 150 + 50) são equivalentes, pois apresentam o mesmo resultado.
Atividades: segue o
link:
https://forms.gle/srWexqd2SFDwusj49
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 18/09 Sexta-feira
LEITURA: “Almanaque de duas páginas da Turma da Mônica” - Blog da escola.
Orientações para
realizar as atividades
·Leia
os textos com muita atenção antes de responder as questões.
·No
final do formulário tem uma história em quadrinho, não se esqueça de ler.
Atividades: segue o link:
https://forms.gle/LHtfffD5tyqJYsj57
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D e E.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 14 A 18/09/2020.
ATIVIDADE/TEMA: EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü A EXPRESSÃO FACIAL DIZ
MUITO SOBRE O PERSONAGEM, PORQUE TRANSMITE EMOÇÃO.
ü A POSTURA E A POSIÇÃO DO
CORPO DIZ MUITO PARA A PLATÉIA.
FONTE:https://sites.google.com/site/teatromudonobrasil/home/as-expressoes-dos-atores
PROPOSTA 1: PRATIQUE E DESENHE AS EXPRESSÕES
FACIAIS ABAIXO RELACIONADAS. FAÇA COLORIDO.
ü FELICIDADE;
ü TRISTEZA;
ü RAIVA;
ü ESPANTO;
ü APAIXONADO;
ü CHORANDO.
PROPOSTA 2: PRATIQUE E DESENHE AS EXPRESSÕES CORPORAIS ABAIXO
RELACIONADAS. FAÇA COLORIDO.
ü ATITUDE OFENSIVA OU ATAQUE = MÃOS NA CINTURA;
ü TOMANDO DECISÃO = MÃOS
NO QUEIXO;
ü PESSOA FECHADA = BRAÇOS CRUZADOS;
ü PESSOA COM DOR NA BARRIGA = CURVATURA ABDOMINAL E MÃO NA BARRIGA;
ü APOSTOS = SENTADO COM AS MÃOS NO JOELHO;
ü INTIMIDANDO COM AUTORIDADE = OLHANDO POR CIMA DO ÓCULOS E
APONTANDO O DEDO.
DICAS:
PRATIQUE AS EXPRESSÕES EM FRENTE AO
ESPELHO!
ESCREVA NOS DESENHOS O TIPO DE
EXPRESSÃO!
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 08/09 À 11/09
ROTEIRO DE ESTUDO 08/09 Terça-feira
LEITURA: “Quem vai
salvar a vida” – Ruth Rocha (
Literatura Infantil – Blog da escola )
FRAÇÕES E RETAS NUMÉRICAS
Observe a tabela abaixo com os
números decimais de uma corrida que alguns alunos do 5º ano realizaram.
EDUCAÇÃO FÍSICA
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 09/09 Quarta-feira
LEITURA: “ As coisas que a gente fala” - Literatura Infantil- Blog da escola
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/GCiFtnGvFy7fu6sj6
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 10/09 Quinta-feira
LEITURA: “ Lenda africana -Ler e Escrever
(Blog da escola)
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/i8qy7KvPhMjNCE7L8
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 11/09 Sexta-feira
LEITURA: “ Meu amigo robô” - Giselda Laporta (Blog da escola)
Atividades: segue o link:
https://forms.gle/NA91PgmrmBzaBTTt8
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
ARTE
ARTE/TEATRO.
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D e E.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 08 A 11/09/2020.
ATIVIDADE/TEMA: MOVIMENTO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü A MOVIMENTAÇÃO
CORPORAL PARTE DO PRINCIPIO DAS NOSSAS AÇÕES, DENTRO DO PROCESSO COTIDIANO EM
QUE ESTAMOS INSERIDOS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: QUAIS SÃO AS FACULDADES CORPORAIS, INERENTES A
CRIAÇÃO APRESENTADAS NO VÍDEO?
PROPOSTA 2: QUAIS SÃO AS FACULDADES CORPORAIS, QUE SÃO MEIOS DE ACESSO AS
NASCENTES APRESENTADAS NO VÍDEO?
PROPOSTA 3:REPRESENTE EM DESENHO O MOVIMENTO PRIMATA. FAÇA
COLORIDO.
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 31/08 À 04/09
ROTEIRO DE ESTUDO 31/08 Segunda-feira
LEITURA: Nosso final feliz- Aline C.
Pimentel – (Literatura Infantil/Blog)
Orientações
para realizar as atividades
·
Leia as
dicas de como resolver as operações com números
decimais e faça com atenção.
·
Observe a tabela. Você a utilizará
para responder todas as questões e
problemas
1)
Uma carreta transportará dois cetáceos
fêmeas. Ela possui um tanque com 4,30 m de comprimento. O
tanque conseguirá acomodar os dois cetáceos? Faça o cálculo.
a) 4 m
b) 4,15 m
c) 5 m
d) 5,15 m
2)
Para fazer companhia para as
fêmeas, o aquário encontrou dois cetáceos machos e contratou uma outra
carreta com capacidade para 250 kg. A carreta conseguirá transportar os
animais? Faça o cálculo.
a) 200
kg
b) 220,80
kg
c) 230,1
kg
d) 247,10
kg
3)
Utilizando as dicas que estão no
roteiro, realize a soma dos números decimais abaixo:
a)
4,67 + 9,54=
b)
2,6 + 3,23=
c)
47,11 + 32,1=
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO DE ESTUDO 01/09 Terça-feira
LEITURA: “Quem vai
salvar a vida” – Ruth Rocha (
Literatura Infantil – Blog da escola )
Orientações
para realizar as atividades
·
Realizar a
leitura dos textos com atenção, copiar
somente as questões e responder no caderno de Língua Portuguesa.
Leia os
textos abaixo, copie as questões no caderno e assinale a alternativa correta.
Texto 1
O Sapo
Era uma vez um lindo príncipe por
quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa
horrenda que o pediu em casamento . O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito
brava. “Se não vai se casar comigo , não vai casar com ninguém mais!” Olhou fundo nos
olhos dele e disse: “Você vai virar um
sapo!”. Ao ouvir essa palavra o príncipe sentiu uma estremeção. Teve medo.
Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um
sapo.
Na frase "O príncipe nem ligou e
a bruxa ficou muito brava", a palavra brava
significa:
a)
Apaixonada
b)
Calma
c)
Furiosa
d)
Horrenda
Texto 2
Passarinho fofoqueiro
Um passarinho me contou
Que a cobra é muito fechada,
Que a cobra é muito enrolada,
Que a arara é uma cabeça oca
E que o leão marinho e a foca...
Xô passarinho! Chega de fofoca!
Nesse texto, a expressão cabeça oca que dizer:
a)
Complicada
b)
Fácil de influenciar
c)
Pensa pouco
d)
Teimosa
Texto 3
O saber da vovó
Na noite
chuvosa, Dona Carmelita se preocupava com Maurinho: febre alta, diarreia, boca
seca, suores frios. O médico estava longe daquele sertão e remédios não havia
em casa. "O que fazer!" pensou Dona Carmelita. Logo ela se lembrou de
como sua avó fazia quando ele era criança. Preparava um remedinho fácil: água,
açúcar, sal, limão e amido de milho misturadinhos, e oferecia-lhe em bons
goles. E assim foi feito... Amanheceu. Maurinho dormia tranquilo e Dona
Carmelita preparava no fogão a lenha um
bom mingau de fubá e dizia: "Esse é forte e dá sustança!"
Que sentido tem a expressão usada por
Dona Carmelita: Esse é forte e dá
sustança!
a)
Certeza do efeito do alimento
para fortalecer seu filho
b)
Dúvida de que o mingau
recuperaria seu filho
c)
Incerteza do valor nutritivo
do fubá
d) Satisfação em atender a vontade do Maurinho
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5º
anos A, B, C, D e E - Profª
Susan
Semana de 31.08 a 04.09.2020
O AGITA GALERA
É UM EVENTO QUE OCORRE DESDE 1997, SEMPRE NA ÚLTIMA SEMANA DO MÊS DE AGOSTO.
TEM COMO OBJETIVO INFORMAR AOS PARTICIPANTES E
COMUNIDADE ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CORPORAL E MOTORA NA PREVENÇÃO
DAS DOENÇAS E TAMBÉM NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE.
ATIVIDADE:
Vocês deverão escolher duas brincadeiras
( aquelas que quiserem ) e junto com a família (se possível) ou sozinhos deverão brincar e se divertir.
Algumas sugestões:
- pular
corda -
elástico - bambolê (quem tiver) -
pular amarelinha tradicional
- Amarelinha Africana - peteca
(em duplas ou só a rebatida para o alto, alternando as mãos) -
jogos de tabuleiro - polichinelo
- cinco Marias -
futebol de botão - Stop
- ping pong -
acertar um alvo (basquete) - brincar de roda -
cantar - dançar
- percussão corporal (com ou sem
materiais).
Entre tantas outras atividades desenvolvidas
nas aulas de Educação Física, que estão:
- no
blog (desde o comecinho de
maio/2020);
- que foram aplicadas
através do CMSP (centro de mídias);
- outras sugestões podem encontrar no Livro de Textos do Aluno (Ler e
Escrever), você pode acessar o livro
pelo blog da escola em → Indicação de Leitura;
- ou de sua criatividade.
Boa diversão!!!
→ Registre em seu
caderno o nome das duas atividades
escolhidas.
Envie uma foto do registro no caderno para
o grupo que formamos no whatsapp: 5ºANO – ARTE e ED. FÍSICA, para fins de
presença, nota e participação na disciplina de Educação Física.
· AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos
ROTEIRO
DE ESTUDO 02/09 Quarta-feira
LEITURA:
“Entre
sonhos e dragões” - Adriana Carranca
(Leia para uma criança - Blog da escola).
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/RW85dTLTqi3Qx1Bw6
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 03/09 Quinta-feira
LEITURA: “Minha
mãe é negra sim” Patrícia Santana (Blog da escola)
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/Bd6cgbxocwWtePfL6
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 04/09 Sexta-feira
LEITURA: “Almanaque de duas páginas-turma da
Monica ”-Maurício de Sousa ( Blog da escola)
Orientações para realizar as atividades
·
Assista, com atenção, o vídeo abaixo
sobre frações, para em seguida, realizar as atividades.
Atividades: segue o link:
https://forms.gle/7s7vRo6jdwawRZdq9
ARTE/TEATRO.
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D e E.
PROFESSORA: SHIRLEI.
DE 31/08 A 04/09/2020.
ATIVIDADE/TEMA: TEATRO INFANTIL .
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
ESCRITA E DESENHO.
ü AS RIQUEZAS DO FOLCLORE BRASILEIRO.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: ESCREVA A HISTÓRIA
CONFORME O SEU ENTENDIMENTO.
PROPOSTA 2: AGORA, REPRESENTE EM
DESENHO. FAÇA COLORIDO.
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE AVALIAÇÃO DE 17/08 À 21/08
ROTEIRO DE ESTUDO 17/08
Segunda-feira
LEITURA: “Azizi,
o menino viajante - Conceição
Evaristo - Leia para uma criança (Blog da escola)
Atividades segue o link:
https://forms.gle/n8w4H7krdWdGVAhg6
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 18/08
Terça-feira
LEITURA:
“Sovaco
da cobra” – Ângelo Raphael
Albuquerque Ferreira
Leia para uma
criança (Blog da escola)
Atividades: Apostila
“Aprender sempre de MATEMÁTICA -Sequência 3 atividade 1 e 2.
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 5º
anos A, B, C, D e E - Profª
Susan
Semana de 17 a 21.08.2020
NAMASTÊFalando um pouco mais sobre o tema da aula
anterior.....o yoga.
ATENÇÃO: SOMENTE LEITURA E
INTERPRETAÇÃO.
ROTEIRO DE ESTUDO 17/08
Segunda-feira
LEITURA: “Azizi,
o menino viajante - Conceição
Evaristo - Leia para uma criança (Blog da escola)
Atividades segue o link:
https://forms.gle/n8w4H7krdWdGVAhg6
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 18/08
Terça-feira
LEITURA:
“Sovaco
da cobra” – Ângelo Raphael
Albuquerque Ferreira
Leia para uma
criança (Blog da escola)
Atividades: Apostila
“Aprender sempre de MATEMÁTICA -Sequência 3 atividade 1 e 2.
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 5º
anos A, B, C, D e E - Profª
Susan
Semana de 17 a 21.08.2020
NAMASTÊ
Falando um pouco mais sobre o tema da aula
anterior.....o yoga.
ATENÇÃO: SOMENTE LEITURA E
INTERPRETAÇÃO.
Existem vários tipos de yoga: a diferença
está nas técnicas utilizadas.
- Há
estilos que exploram mais a prática física e a disciplina, como o
Ashtanga Vinyasa; e modalidades que têm
como parte da aula a meditação aliada às posturas, como o Hatha Yoga.
- Há
estilos que exploram mais a prática física e a disciplina, como o
Ashtanga Vinyasa; e modalidades que têm
como parte da aula a meditação aliada às posturas, como o Hatha Yoga.
- Hatha Yoga – é uma das técnicas de yoga mais conhecidas e que pode ser praticada em
qualquer idade. Além de trabalhar a respiração, a modalidade também foca na flexibilidade e relaxamento.
- Dentro das maneiras de praticar yoga, a diferença
entre elas são as ferramentas (ou as técnicas) que são aplicadas dentro da
prática dos diferentes tipos de yoga, que são:
·
Asanas (práticas/posturas físicas);
·
Pranayamas (exercícios respiratórios);
·
Mudras (gestos feitos com as mãos);
·
Mantras (orações e frases para meditação);
·
Filosofia.
Entretanto,
tudo é yoga e o principal objetivo vai além da prática física: com assiduidade,
adquire-se autoconhecimento, consciência corporal e equilíbrio do corpo e da
mente.
Antes da
prática leia com atenção abaixo:
O Sol é
a fonte de energia de grande parte de todas as coisas vivas na Terra. O sol tornou a vida possível neste planeta. Sem
ele, não existiria luz, não existiria o dia. Sem o sol, as plantas não
conseguiriam realizar a fotossíntese, então, não conseguiriam produzir seu alimento
e morreriam. Esta brilhante bola amarela tem uma
importância muito grande em nossas vidas – afastando a escuridão, dando vida à
Criação.
Agora,
é nossa vez de dizer ‘obrigado’ para nossa estrela mais próxima.
Surya Namaskar é a Saudação ao Sol é um ótimo jeito de exercitar
todo o corpo, acalmar a mente e nos sentirmos gratos à nossa reverenciada fonte
de vida, o Sol.
1ª atividade: assista ao vídeo (são 2) e siga os passos
sobre como fazer a Saudação ao Sol. Tudo que você precisa fazer é fluir de uma
postura de yoga para a outra, mantendo o sorriso, adicionando a gratidão pela
vida e aproveitando o alongamento. 1º vídeo
Esta é a sequência dos passos da Saudação
ao Sol. Tente outra vez! Assista ao
próximo vídeo. Se concentre, ouça a música, respire calmamente.2º vídeo
ATENÇÃO: AGORA O REGISTRO É NO CADERNO.
2ª
atividade: → Registre em seu caderno as respostas das questões abaixo:
1 – De acordo com o texto qual o estilo de
yoga mais conhecido e praticado por todas as idades?
2 – Cite (escreva) três técnicas
diferentes da prática do yoga.
3 – O que significa Surya Namaskar?
4 – Fazendo uma leitura da imagem acima, o
que você percebe em relação a posição dos números?
5 – Desenhe você na postura que mais
gostou de fazer da Saudação ao Sol.
OBS.: Não
precisa copiar as perguntas no caderno porem é necessário colocar o número
da questão na resposta.
Divirtam-se !! Registro: Envie uma foto do registro (das 5
questões respondidas no caderno) para o grupo que formamos no whatsapp: 5ºANO –
ARTE e ED. FÍSICA, para fins de presença, nota e participação na disciplina de Educação
Física.
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 19/08
Quarta-feira
LEITURA:
“O
Sétimo Gato”- Luís Fernando
Veríssimo- Leia para uma criança (Blog
da escola)
Orientações para realizar as atividades
· Assista
ao vídeo abaixo da aula sobre Panfletos para compreender sua estrutura e fazer
as atividades sobre esse gênero.
·
Leia os panfletos, observando o texto
verbal, as ilustrações, em seguida responda às questões propostas sobre cada um
deles.
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/5DLUQddQdhUmcv9MA
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 20/08
Quinta-feira
LEITURA: “A bicicleta voadora”- Antônio Prata– Literatura Infantil/Blog da escola
Atividades segue o
link:
https://forms.gle/5Xs4YupXHH4HJnzG9
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 21/08
Sexta-feira
LEITURA: : “ O Chapeuzinho Vermelho.” Irmãos Grimm
Leia para uma criança
(Blog da escola)
Atividades: segue o link:
https://forms.gle/jS3eQYNWbAKdMwh5A
ARTE/TEATRO
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORA: SHIRLEI. DE 17 A 21/08 2020.
ATIVIDADE/TEMA: TEATRO NA VIDA
COTIDIANA.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü COTIDIANO VEM A SER TUDO QUE ACONTECE DIARIAMENTE, QUE É COMUM
A TODOS OS DIAS.
O GIGANTE EGOÍSTA.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: DESENHE O
GIGANTE EGOÍSTA COM A SUA PLACA DE AVISO. FAÇA COLORIDO.
PROPOSTA 2: PESQUISE NO
DICIONÁRIO OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS SEGUINTES E REGISTRE: EGOÍSMO –
PARAÍSO.
PROPOSTA 3: NA SUA
OPINIÃO, COMO ERAM AS VOZES DOS PERSONAGENS NA HISTÓRIA? HAVIA CLAREZA NA FALA,
OS ATORES CRIARAM VOZES DIFERENTES PARA OS PERSONAGENS, AS FALAS TINHAM UMA BOA
ALTURA? EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS.
PROPOSTA 4: DESCREVA
COM SUAS PALAVRAS O CENÁRIO. ESCREVA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS OBJETOS NO ESPAÇO
CÊNICO, AS CORES, SONOPLASTIA, DECORAÇÃO, ETC.
PROPOSTA 5: SE VOCÊ
FOSSE PARTICIPAR DA HISTÓRIA DO GIGANTE, COMO SERIA O SEU PERSONGEM E FIGURINO?
DESENHE ROUPAS, SAPATOS E ENFEITES NO GERAL, EM SEGUIDA PINTE.
PROPOSTA 6: AGORA QUE
VOCÊ CRIOU SEU PERSONAGEM, ESCREVA ALGUMAS LINHAS SOBRE ELE. COMO SE CHAMA, O QUE FARIA SEU PERSONAGEM NA CENA DO GIGANTE
EGOÍSTA?
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
- Dentro das maneiras de praticar yoga, a diferença
entre elas são as ferramentas (ou as técnicas) que são aplicadas dentro da
prática dos diferentes tipos de yoga, que são:
·
Asanas (práticas/posturas físicas);
·
Pranayamas (exercícios respiratórios);
·
Mudras (gestos feitos com as mãos);
·
Mantras (orações e frases para meditação);
·
Filosofia.
Entretanto,
tudo é yoga e o principal objetivo vai além da prática física: com assiduidade,
adquire-se autoconhecimento, consciência corporal e equilíbrio do corpo e da
mente.
Antes da
prática leia com atenção abaixo:
O Sol é
a fonte de energia de grande parte de todas as coisas vivas na Terra. O sol tornou a vida possível neste planeta. Sem
ele, não existiria luz, não existiria o dia. Sem o sol, as plantas não
conseguiriam realizar a fotossíntese, então, não conseguiriam produzir seu alimento
e morreriam. Esta brilhante bola amarela tem uma
importância muito grande em nossas vidas – afastando a escuridão, dando vida à
Criação.
Agora,
é nossa vez de dizer ‘obrigado’ para nossa estrela mais próxima.
Surya Namaskar é a Saudação ao Sol é um ótimo jeito de exercitar
todo o corpo, acalmar a mente e nos sentirmos gratos à nossa reverenciada fonte
de vida, o Sol.
1ª atividade: assista ao vídeo (são 2) e siga os passos
sobre como fazer a Saudação ao Sol. Tudo que você precisa fazer é fluir de uma
postura de yoga para a outra, mantendo o sorriso, adicionando a gratidão pela
vida e aproveitando o alongamento. 1º vídeo
Esta é a sequência dos passos da Saudação ao Sol. Tente outra vez! Assista ao próximo vídeo. Se concentre, ouça a música, respire calmamente.
2º vídeo
ATENÇÃO: AGORA O REGISTRO É NO CADERNO.
2ª
atividade: → Registre em seu caderno as respostas das questões abaixo:
1 – De acordo com o texto qual o estilo de
yoga mais conhecido e praticado por todas as idades?
2 – Cite (escreva) três técnicas
diferentes da prática do yoga.
3 – O que significa Surya Namaskar?
4 – Fazendo uma leitura da imagem acima, o
que você percebe em relação a posição dos números?
5 – Desenhe você na postura que mais
gostou de fazer da Saudação ao Sol.
OBS.: Não
precisa copiar as perguntas no caderno porem é necessário colocar o número
da questão na resposta.
Divirtam-se !! Registro: Envie uma foto do registro (das 5
questões respondidas no caderno) para o grupo que formamos no whatsapp: 5ºANO –
ARTE e ED. FÍSICA, para fins de presença, nota e participação na disciplina de Educação
Física.
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 19/08
Quarta-feira
LEITURA:
“O
Sétimo Gato”- Luís Fernando
Veríssimo- Leia para uma criança (Blog
da escola)
Orientações para realizar as atividades
· Assista
ao vídeo abaixo da aula sobre Panfletos para compreender sua estrutura e fazer
as atividades sobre esse gênero.
·
Leia os panfletos, observando o texto
verbal, as ilustrações, em seguida responda às questões propostas sobre cada um
deles.
Atividades segue o
link:
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 20/08
Quinta-feira
LEITURA: “A bicicleta voadora”- Antônio Prata– Literatura Infantil/Blog da escola
Atividades segue o
link:
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ROTEIRO DE ESTUDO 21/08
Sexta-feira
LEITURA: : “ O Chapeuzinho Vermelho.” Irmãos Grimm
Leia para uma criança
(Blog da escola)
Atividades: segue o link:
https://forms.gle/jS3eQYNWbAKdMwh5A
ANO/TURMAS: 5º A/B/C/D/E.
PROFESSORA: SHIRLEI. DE 17 A 21/08 2020.
ATIVIDADE/TEMA: TEATRO NA VIDA
COTIDIANA.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO,
ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
ü COTIDIANO VEM A SER TUDO QUE ACONTECE DIARIAMENTE, QUE É COMUM
A TODOS OS DIAS.
O GIGANTE EGOÍSTA.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: DESENHE O
GIGANTE EGOÍSTA COM A SUA PLACA DE AVISO. FAÇA COLORIDO.
PROPOSTA 2: PESQUISE NO
DICIONÁRIO OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS SEGUINTES E REGISTRE: EGOÍSMO –
PARAÍSO.
PROPOSTA 3: NA SUA
OPINIÃO, COMO ERAM AS VOZES DOS PERSONAGENS NA HISTÓRIA? HAVIA CLAREZA NA FALA,
OS ATORES CRIARAM VOZES DIFERENTES PARA OS PERSONAGENS, AS FALAS TINHAM UMA BOA
ALTURA? EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS.
PROPOSTA 4: DESCREVA
COM SUAS PALAVRAS O CENÁRIO. ESCREVA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DOS OBJETOS NO ESPAÇO
CÊNICO, AS CORES, SONOPLASTIA, DECORAÇÃO, ETC.
PROPOSTA 5: SE VOCÊ
FOSSE PARTICIPAR DA HISTÓRIA DO GIGANTE, COMO SERIA O SEU PERSONGEM E FIGURINO?
DESENHE ROUPAS, SAPATOS E ENFEITES NO GERAL, EM SEGUIDA PINTE.
PROPOSTA 6: AGORA QUE
VOCÊ CRIOU SEU PERSONAGEM, ESCREVA ALGUMAS LINHAS SOBRE ELE. COMO SE CHAMA, O QUE FARIA SEU PERSONAGEM NA CENA DO GIGANTE
EGOÍSTA?
·
AULAS TODOS OS DIAS DAS 15H30 às 17H00
Centro de mídias São Paulo anos iniciais
É necessário
participar do grupo de whatsapp de sua classe e fazer todas as atividades!
Bons estudos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE AVALIAÇÃO DE 10/08 À 14/08
10/08 Segunda-feira
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS: Fazer a
avaliação que buscaram na escola
11/08 Terça-feira
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS:
Passar as respostas para o formulário (segue o link)
https://forms.gle/UJGibAumrE3HxTG4A
AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 5º anos A, B, C, D e E - Profª Susan
Semana
de 10 a 14.08.2020
Semana da Avaliação Diagnóstica do 2º Bimestre
De
acordo com o conteúdo estudado no 2º bimestre, responda no caderno as
questões abaixo:
ATENÇAO:
ESCREVA NO CADERNO SOMENTE A PERGUNTA E A RESPOSTA DA QUESTÃO (não se
esqueça de colocar o número da questão que está respondendo).
No seu caderno responda a alternativa que você considera
correta:
1– O que é Dança para você?
a)
É a arte de se movimentar
b)
É a arte de mexer o corpo
c)
Tem vários ritmos
d)
Todas as alternativas estão corretas
2 – O alongamento:
a) Não é muito importante
b)
Diminui a tensão muscular
c)
Aumenta as cãibras
d)
É estressante
3 – O que é a Percussão Corporal?
a)
Sons que podemos produzir com nosso corpo
b)
Sons de uma bateria
c)
Sons da natureza
d)
Nenhuma das alternativas
4 – A esgrima é:
a)
Um esporte de ataque e defesa
b)
Um esporte de combate
c)
Um esporte individual
d)
Todas as alternativas estão corretas
Escreva no caderno o que se pede:
5 –
Falando sobre percussão corporal crie
seu próprio ritmo, uma sequência de sons com o corpo (conforme vimos nas
aulas passadas):
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
6 – Desenhe, no caderno, dois movimentos da esgrima:
posição de guarda, marchar, romper, a fundo ou flecha e escreva ao lado dos
desenhos o nome da posição que você desenhou.
Espaço
para o desenho
Escreva no caderno a pergunta e todas as alternativas que você
considera corretas:
7 – Os
temas apresentados pelo CMSP (aplicativo centro de mídias) foram:
a)
Luta Indígena
b)
Luta Japonesa
c)
Luta Africana
d)
Luta Olímpica
e)
Capoeira
f)
Huka Huka
g)
Dambe
h)
Danças Brasileiras: Catira e Frevo
i)
Danças Africanas: Gana e Camarões
j)
Danças do Mundo: Salsa e Tango
REGISTRO NO CADERNO → Registre em seu
caderno todas as respostas das questões acima.
Envie uma foto do registro (das
7 questões respondidas no caderno) para o grupo que formamos no whatsapp: 5ºANO
– ARTE e ED. FÍSICA, para fins de diagnóstico do conteúdo apresentado no
segundo bimestre.
12/08 Quarta-feira
AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA: Fazer a
avaliação que buscaram na escola.
13/08 Quinta-feira
AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA: Passar as
respostas para o formulário (segue o
link)
https://forms.gle/58xt6iHQShLaC7AL8
14/08 Sexta-feira
AVALIAÇÃO
DE ARTE
ATIVIDADE AVALIATIVA DE ESTUDOS BIMESTRAIS/ARTE.
SEMANA DE 10 A 14/08/2020.
PROFESSORAS: SHIRLEI.
TURMAS: 5ºA, B, C, D e E.
LEIA, REFLITA, PESQUISE E ESCREVA NO CADERNO APENAS UMA RESPOSTA PARA CADA QUESTÃO:
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO PARA RESPONDER A QUESTÃO 1.
![]()
1- DO QUE SE TRATA A IMAGEM EM ESTUDO?
A- TRATA-SE DE UMA PARTITURA PROFISSIONAL.
B- TRATA-SE DE UMA PARTITURA NÃO CONVENCIONAL.
C- TRATA-SE DE NOTAS MUSICAIS.
D- TRATA-SE DE NOTAS MUSICAIS NÃO CONVENCIONAIS.
2- CHUVAS, TEMPESTADES E TROVOADAS SÃO CONSIDERADOS QUE TIPOS DE SONS?
A- DA NATUREZA.
B- CONVENCIONAIS.
C- DE INSTRUMENTOS MUSICAIS.
D- DA ORQUESTRA.
3- O USO DA IMPROVISAÇÃO É UTILIZADO EM QUAL TIPO DE DANÇA?
A- INDÍGENA.
B- RODA.
C- CONTEMPORÂNEA.
D- BALÉ CLASSICO.
4- A DANÇA DO COCO É UMA DANÇA DE RODA, COM INFLUÊNCIAS DE QUAIS MATRIZES?
A- EUROPÉIA E INDÍGENA.
B- INDÍGENA E
C- EUROPÉIA E AFRICANA.
D- AFRICANA E INDÍGENA.
5- A PARTIR DO ESTILO DE DANÇA AFRICANO, QUAIS OUTROS RITMOS SURGIRAM?
A- A CAPOEIRA E O SAMBA.
B- O SERTANEJO E O FREVO.
C- A CATIRA E O FUNK.
D- O FORRÓ E A SALSA.
6-O NOSSO CORPO SE COMUNICA ATRAVÉS:
A- DO SOM.
B- DOS MOVIMENTOS.
C- DO OUTRO COMO INDIVÍDUO.
D- DA MEDITAÇÃO.