4ºANO

 

BEM-VINDOS  A SALA VIRTUAL DO 

4º ANO




3º BIMESTRE


Com o retorno das atividades presenciais não postaremos mais atividades no Blog


SEMANA DE 16/08 À 20/08


REALIZAR AS ATIVIDADES QUE FORAM POSTADAS NO GRUPO DE WHATSAPP DA SALA ADMINISTRADO PELA COORDENAÇÃO - 11 991394186



SEMANA DE 09/08 À 13/08






Indicações de leitura:

 

1- Lendo um anúncio Publicitário (Livro: Vamos aprender - páginas 101 a 103)

2- Uma história de superação. (Livro: Vamos aprender - página 104)

3- Broas de fubá e Cocadas de ovos (Livro: Ler e Escrever de textos do aluno - Texto Instrucional – Receita - páginas 168 e 169)

4- Arroz-doce (Livro: Ler e Escrever de textos do aluno - Texto Instrucional – Receita - página 169)

5- Costumes pantaneiros- Tereré/ Sarrabulho/ Urucum (Livro: Ler e Escrever de textos do aluno - Texto de divulgação científica - página 162 e 163)

 

 

Português

 

Livro didático: Vamos Aprender

O companheiro para uma vida mais saudável - leitura e questões A-B (página 103)

Pronomes (página 105)

 

Livro: Ler e Escrever

Sequência Didática Ortografia

Atividade 6B- Jogo dos sete erros (página 33 e 34)

 

Projeto didático – Confabulando com fábulas

Atividade 3A- Analisando o início de uma fábula (páginas. 58 e 59)

Atividade 3B- Produzindo uma fábula (página 60)

 

Matemática

 

Livro didático: Bem me quer

Multiplicação (páginas. 78 e 79)

 

Multiplicação e organização retangular (páginas 80 e 81 – questões 1,2,3,4)

 

Livro: EMAI

Atividade 6.1- Instrumento de medida- Termômetro (página 40)

 

Sociedade e Natureza

 

Livro: Sociedade e Natureza - Ciências

Atividade 2.3 - Questões 1 e 2- Observação da posição do Sol (página. 138)

 

Livro: Sociedade e Natureza – Geografia e História

Atividade 1.4- Questão D

Os Movimentos Migratórios  (página 97 e 98)

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 



ARTE



SEMANA DE 02/08 À 06/08

Nesta semana os alunos que estão exclusivamente nas atividades remotas deverão assistir as aulas do CMSP e realizar as tarefas propostas no aplicativo.








2º BIMESTRE


Contamos com a parceria da família para que nossos alunos continuem empenhados em aprender e realizar as atividades propostas. 


SEMANA DE  ESTUDOS INTENSIVOS 12/07 À 15/07

SENHORES PAIS

 

Essa SEMANA É DE ESTUDOS INTENSIVOS. Por isso as atividades não estão divididas por dia.
Realizem com seus filhos de acordo com a sua disponibilidade.

 


ORTOGRAFIA – CRUZADINHA S / SS


https://wordwall.net/pt/resource/17475450


ADJETIVO OSO / OSA


https://wordwall.net/pt/resource/3705302



QUIZ – INTERPRETAÇÃO DE FÁBULAS


https://wordwall.net/pt/resource/3956753



JOGO DA MEMÓRIA – PLANIFICAÇÕES


https://wordwall.net/pt/resource/15556787


QUIZ – PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS


https://wordwall.net/pt/resource/5953905


SITUAÇÕES-PROBLEMA


https://wordwall.net/pt/resource/15627888


LINHA DO TEMPO – MEIOS DE COMUNICAÇÃO

https://wordwall.net/pt/resource/13263778


PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM MODIFICADA

https://wordwall.net/pt/resource/6739606



CADEIA ALIMENTAR


https://wordwall.net/pt/resource/11558289


ARTE

VOCÊ SABIA?

 

Os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação, desenvolvendo capacidades cognitivas e a coordenação motora. A escola é um local em que a criança ou adolescente deve adquirir conhecimentos e habilidades.

                                                                        FONTE: https://www.google.com/search?q=jogos+educativos+objetivo&ei=hUrjYJ-

 

PROPOSTA DA SEMANA

 

ü  ACESSE A PÁGINA DE JOGOS PEDAGÓGICOS DO BLOG PARA INTERAGIR E APRENDER COM OS JOGOS ON LINE. DIVIRTA-SE!

 

ü  NÃO SERÁ NECESSÁRIO APRESENTAR NADA POR ESCRITO A PROFESSORA NESTE MOMENTO.

 

        EDUCAÇÃO FÍSICA


JOGOS OLÍMPICOS

- Na semana passada vocês conheceram um pouco sobre a história, símbolos e Mascote das Olimpíadas e Paralimpíadas.

- Essa semana, a última do 2º bimestre, porque logo mais estaremos de férias, vamos brincar um pouco com alguns esportes (adaptados) que estarão presentes nas Olimpíadas e Paralimpíadas. Vocês podem brincar com essas e/ou outras atividades que criarem durante as férias.

- Aproveitado o material de aulas anteriores e o que vocês têm em casa, vamos adaptar alguns esportes olímpicos e paralímpicos.

 

1º) BASQUETE (ou Basquetebol) e BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

Material:

- 1 cesto (balde, caixa de papelão ou outro marial disponível);

- 6 bolinhas de papel (de meia ou outro material disponível);

 

→ Coloque o cesto no chão.

1- A uma distância de 3 passos do cesto, tente acertar o máximo de bolinhas no cesto: Primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda. 1 bolinha de cada vez.

2- Depois aumente a distância para 5 passos do cesto e repita a atividade.

 

→ Agora coloque o cesto em cima de uma cadeira ou em algum lugar mais alto.

3- Repita as atividades acima. Lembre-se da distância e sempre alternando a mão direita e esquerda.

 

→ Volte com o cesto para o chão (Basquete em cadeira de rodas)

4- Repita as atividades 1 e 2 só que agora você ficará sentado no chão ou em uma cadeira. Não pode se levantar para arremessar a bola. Se quiser pode repetir a atividade 3, sentado no chão ou cadeira e com o cesto mais alto.

 

- O que vale são as tentativas e os acertos. Quanto mais acertos melhor. Se puder, desafie alguém da sua família para ver quantos cestas cada um faz. Em pé e sentado no chão ou cadeira.

2º) VOLEIBOL (ou Vôlei, na quadra)VÔLEI DE PRAIA (na areia, em duplas) VOLEIBOL SENTADO (quadra)

Material: 1 bola média leve ou uma bexiga cheia ou um saco plástico (de mercado, encher ele de ar e fechar bem).

→ Em Pé (em deslocamento)

1- Com uma mão você vai rebater a bola de baixo para cima e/ou de cima para baixo evitado que ela caia no chão. Pode usar a mão direita ou esquerda alternadas, o importante é tentar não deixar cair a bola no chão. Treine por um tempo. Quanto mais rebatidas sem deixar cair melhor.

→ Sentado no chão (vôlei sentado)

2- Você vai repetir a atividade 1 só que sentado no chão. Conte quantas rebatidas você consegue sem deixar a bola cair. Estabeleça uma quantidade de rebatidas e tente superar essa marca.

- As duas atividades de voleibol acima, podem ser jogadas em duplas ou mais. A “rede” pode ser feita com um barbante preso em duas cadeiras ou o que for possível.

 

3º) ATLETISMO - Corrida

Material:

- 2 recipientes (balde, pote plástico, pote de sorvete, o que puder e tiver), uma colher e 4 bolinhas de papel.   

- Os dois recipientes estarão afastados um do outro (5 passos de distância).

- As 4 bolinhas estarão dentro de um recipiente que estará próximo de você.

→ Sentado no chão

- Sentado no chão e com uma colher, pegue uma das bolinhas dentro do pote (que está perto de você), levante e leve até o outro pote;

- Volte, sente novamente no chão e repita o processo.

Faça isso o mais rápido possível com as 4 bolinhas.

- Mas lembre-se você só pode pegar as bolinhas se estiver sentado.

- Descanse um pouco e repita a atividade. Não esqueça de marcar o tempo.

 - O desafio é levar de um pote ao outro no menor tempo possível!!

4º) ATLETISMO – Lançamento de Dardo (uma espécie de lança)

Material: 1 folha de papel (do caderno mesmo, mas sem aquela rebarba)

- Você vai construir um aviãozinho de papel, da maneira como sabe. Se não souber, peça a ajuda de um adulto.

→ Em Pé

- Lance seu aviãozinho quantas vezes quiser. Quanto mais longe, melhor seu lançamento.

 

→ Sentado no chão (para deficiente físico)

- A mesma atividade acima só que sentado no chão.

 

- Desafie alguém da sua família ou estabeleça suas metas e tente superá-las.

 

5º) FUTEBOL (de campo) e FUTEBOL DE CINCO (conhecido como Futebol para Cegos)

Material: 1 balde e 4 bolinhas (da atividade anterior).

→ Em Pé (apenas chute a gol)

- Coloque o balde deitado, encostando o fundo dele em uma parede, formando uma espécie de “boca”.

- As 4 bolinhas ficarão no chão afastadas do balde (5 passos de distância);

- Tente acertar uma bolinha de cada vez, dentro do balde usando apenas os pés.

- Você poderá chutar quantas vezes for necessário para acertar a bolinha dentro balde, mas não use as mãos.

→ Em Pé, mas com os olhos vendados (futebol de 5)

- Repita a atividade de cima só que com os olhos vendados, e apenas com um chute em cada bola para tentar acertar dentro da boca do balde. Retire a venda e veja quantos gols você fez. Tome cuidado para não cair e se machucar.

 

- O objetivo é chute a gol, mas se você conseguir, tente fazer embaixadinhas. Estabeleça uma meta e tente superá-la. Se puder desafie alguém a brincar com você.

 

6º) TÊNIS DE MESA (vocês conhecem como Pingue Pongue) e TÊNIS DE MESA EM CADEIRA DE RODAS

Material: 1 raquete de tênis de mesa, você pode fazer de papelão, ou uma tampa de pote plástico (de sorvete ou outra). Quem não tiver nada pode ser a palma da mão e uma bolinha de papel ou uma bolinha de pingue pongue.

→ Em Pé

- Com a raquete na sua mão dominante, você vai tentar rebater a bolinha (para cima) quantas fezes puder sem deixar cair no chão. Repita quantas vezes puder até dominar a bolinha e rebater um maior número de vezes sem deixar cair. Depois de um tempo troque de mão.

→ Sentado no chão

- Repita a atividade acima só que agora você ficará sentado no chão. Conte quantas rebatidas você consegue sem deixar a bola cair. Estabeleça uma quantidade de rebatidas e tente superar essa marca.

- As duas atividades acima podem ser jogadas em duplas. Em pé ou sentado no chão.

- Se possível convide alguém para jogar com você.

- O desafio é rebater a maior quantidade de vezes sem deixar a bola cair, sozinho ou em duplas.

 

 

- São 6 esportes (adaptados) que estarão presentes nas Olimpíadas e Paralimpíadas no Japão, esse ano a partir de 23.07.2021.

 

- Quem puder tente assistir e conhecer novos esportes e apreciar os demais.

 

Não precisa enviar nada para o professor. As atividades são para conhecimento e diversão.

 

- Tenham ótimas férias e se cuidem!!!!



SEMANA DE  05/07 À 08/07




Estamos na semana de FECHAMENTO DE BIMESTRE, logo os professores se reunirão no Conselho de Classe e Série para avaliar o desenvolvimento dos alunos, definindo suas notas em cada disciplina e contabilizar sua frequência. 

Para saber se seu filho, nosso aluno, está em dia com as atividades propostas no Bimestre, confira a lista abaixo:

  1. Realizou as ATIVIDADES DESTE BLOG?
  2. Fez as TAREFAS DO CMSP?
  3. Concluiu as AVALIAÇÕES NO CAED?

ENTÃO, CORRE...

  • CONSULTE NO BLOG AS ATIVIDADES QUE VOCÊ NÃO CONCLUIU.

  • BAIXE O APLICATIVO DO CMSP (CLICANDO AQUI) E REALIZE AS TAREFAS. 

  • ACESSE A PLATAFORMA CAED ATRAVÉS DA SECRETARIA DIGITAL (CLICANDO AQUI) E FAÇA AS AVALIAÇÕES




SE O ALUNO CONCLUIU TUDO 
CLIQUE AQUI

SEMANA DE AVALIAÇÃO
 28/06 À 02/07

Estamos chegando ao fim do 2° BIMESTRE

Esse semana será para que os alunos realizem a AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) DIGITAL e entreguem aos professores as atividades que estão atrasadas para que possam ter a NOTA e a FREQUÊNCIA desse bimestre.

Assista ao vídeo com o passo a passo de como realizar AAP Digital pela Platafoma CAED, qualquer dúvida entre em contato com o (a) professor (a) no horário de aula.



BOA PROVA!


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/06 À 25/06


GUARULHOS, 21 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: LUGARES MÁGICOS; O HERÓI DO ARCO E FLECHA; O VISCONDE E SEU SÍTIO (LIVRO LER E ESCREVER p.31 e 32).

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA

 

LIVRO: LER E ESCREVER

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

ATIVIDADE 5D – CONHECENDO ADJETIVOS PÁTRIOS

PÁGINA 30 e 31

 

ATIVIDADE 6A – ADJETIVOS DERIVADOS DE SUBSTANTIVOS

PÁGINAS 31, 32 e 33

 

4  – ARTE

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 22 DE JUNHO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: A LEBRE E A TARTARUGA (LIVRO LER E ESCREVER- p.54)

 

3 – MATEMÁTICA

 

LIVRO: EMAI

ATIVIDADE 5.2 e 5.3

SITUAÇÕES- PROBLEMA  (PÁGINAS 33 e 34)

 

 

ATIVIDADE 5.4

CÁLCULO MENTAL E TERMOS DA ADIÇÃO (PÁGINA 35)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 23 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: O RATO DO MATO E O RATO DA CIDADE (LIVRO LER E ESCREVER - p.53)

 

3 – PORTUGUÊS

 

LIVRO: LER E ESCREVER

 

PROJETO DIDÁTICO – CONFABULANDO COM FÁBULAS

 

ATIVIDADE 2C- QUESTÃO 1 e 2

DESCOBRINDO A MORAL DA FÁBULA E ESCRITA DA MORAL DE UMA FÁBULA- PÁGINAS  53 e 54

 

ATIVIDADE 2D e 2E

COMPARAÇÃO DA FÁBULA- PÁGINAS 54, 55, 56 e 57

 

4 -  EDUCAÇÃO FÍSICA

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 24  DE   JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA:– BACTÉRIAS (LIVRO: SOCIEDADE E NATUREZA – CIÊNCIAS- p.135)

 

3 – MATEMÁTICA

 

LIVRO: EMAI

ATIVIDADE 5.5

CÁLCULO MENTAL E TERMOS DA SUBTRAÇÃO- PÁGINA 36

 

ATIVIDADE 5.6-

ATIVIDADES DE REVISÃO DA SEQUÊNCIA 5-

PÁGINAS 37 e 38

 

4- SOCIEDADE E NATUREZA- CIÊNCIAS

LIVRO: SOCIEDADE E NATUREZA- CIÊNCIAS-

“LEITURA” BACTÉRIAS, VÍRUS E PROTOZOÁRIOS- PÁGINA 135, 136  e 137

 

ATIVIDADE 2- PESQUISA SOBRE DOENÇAS- PÁGINA 137

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 25  DE   JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: SOMOS TODOS IGUALMENTE DIFERENTES (LIVRO: VAMOS PRENDER - LÍNGUA PORTUGUESA P. 68, 69 e 70)

 

 3 – PORTUGUÊS

LIVRO: VAMOS APRENDER- LÍNGUA PORTUGUESA

SOM DO S

PÁGINAS 91, 92 e 93

 

4 – SOCIEDADE E NATUREZA (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)

LIVRO SOCIEDADE E NATUREZA- GEOGRAFIA E HISTÓRIA

ATIVIDADE 1.4- MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS DA POPULAÇÃO, OCORRIDAS AO LONGO DO TEMPO- PROCESSOS MIGRATÓRIOS.

. PÁGINAS 95, 96 e 97

 



ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 14/06 À 18/06


GUARULHOS, 14 DE  JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

 

2 – LEITURA DIÁRIA: O REI DOS MACACOS E DOIS HOMENS (LIVRO LER E ESCREVER p.51)

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA

 

LIVRO: LER E ESCREVER

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

ATIVIDADE 5B - ORGANIZANDO AS PALAVRAS

PÁGINA 28

 

ATIVIDADE 5C - OBSERVANDO ALGUMAS GRAFIAS ( -ÊS / -ESA)

PÁGINAS 29 E 30

 

4  – ARTE

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

GUARULHOS, 15 DE  JUNHO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: A RAPOSA E O CORVO (LIVRO LER E ESCREVER- p.51)

 

3 – MATEMÁTICA

 

LIVRO: EMAI

ATIVIDADE 4.3

COMPARAÇÃO ENTRE DATAS DE NASCIMENTO (PÁGINA 28)

 

 

ATIVIDADE 4.4

LEITURA DE HORAS EM RELÓGIO DIGITAL E ANALÓGICO (PÁGINA 29)

 

 

 

GUARULHOS, 16 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: A CEGONHA E A RAPOSA (LIVRO LER E ESCREVER - p.52)

 

3 – PORTUGUÊS

 

LIVRO: LER E ESCREVER

 

PROJETO DIDÁTICO – CONFABULANDO COM FÁBULAS

 

ATIVIDADE 2A- FÁBULAS – FINALIDADES E CONTEÚDO

PÁGINA 50 E 51

 

ATIVIDADE 2B – LEITURA COMPARTILHADA DE UMA FÁBULA

PÁGINAS 51, 52 E 53

 

4 -  EDUCAÇÃO FÍSICA

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

GUARULHOS,  17  DE   JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: CORDEL – DITADOS POPULARES (LIVRO: VAMOS PRENDER - LÍNGUA PORTUGUESA P. 51 E 52)

 

3 – MATEMÁTICA

 

LIVRO: EMAI

ATIVIDADE 4.5

 

REGISTRO DE HORAS EM RELÓGIO ANALÓGICO E CONTAGEM DE TEMPO EM HORAS E MINUTOS

PÁGINAS 30 E 31

 

 

GUARULHOS,   18  DE   JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

3ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: CORDEL – DITADOS POPULARES (LIVRO: VAMOS PRENDER - LÍNGUA PORTUGUESA P. 53 E 54)

 

 3 – PORTUGUÊS

LIVRO: VAMOS APRENDER

PALAVRAS: SIGNIFICADOS E USOS

PÁGINAS 58 E 59

 

4 – SOCIEDADE E NATUREZA (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)

ATIVIDADE 1.3

MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS AO LONGO DO TEMPO

PÁGINAS 93, 94 E 95

5 – SOCIEDADE E NATUREZA (CIÊNCIAS)

 

ATIVIDADE 1.3

RELAÇÃO ENTRE OS MICRORGANISMOS (FUNGOS E BACTÉRIAS) E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

PÁGINA 128 E 129

 

ASSISTA AOS VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ

 

https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ

 

ACESSE O LINK E LEIA O TEXTO: DO QUE É FEITO O IOGURTE?

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/do-que-e-feito-o-iogurte.htm

 

ACESSE O LINK E LEIA O TEXTO: POR QUE O FERMENTOS FAZ A MASSA CRESCER?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-fermento-faz-a-massa-crescer/




ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 07/06 À 11/06


GUARULHOS, 07 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

 

2 – LEITURA DIÁRIA:

LIVRO:  CURRÍCULO EM AÇÃO - LER E ESCREVER

LEITURA: POEMA: AO ENTARDECER (PÁGINA 26).

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA LIVRO CURRÍCULO EM AÇÃO - LER E ESCREVER

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ATIVIDADE 5A – QUESTÕES SOBRE O POEMA AO ENTARDECER (PÁGINAS 26,27 E 28).

 

4 – ARTE

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 08 DE JUNHO DE 2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

 

2  – LEITURA DIÁRIA: LIVRO: VAMOS APRENDER (PORTUGUÊS).

DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI O DINHEIRO? (ARTIGO EXPOSITIVO) PÁGS. 164 E 165.

 

3 – MATEMÁTICA 

 

 

LIVRO: EMAI SEQUÊNCIA 3

ATIVIDADES 3.4 E 3.5 - FIGURAS GEOMÉTRICAS (PÁGINAS 24 E 25)

 

OBSERVAÇÃO: UTILIZE OS MOLDES DO ANEXO 2 (NO FINAL DO LIVRO) PARA MONTAR OS CUBOS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 09 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2 – LEITURA DIÁRIA:

LIVRO:  CURRÍCULO EM AÇÃO - LER E ESCREVER

LEITURA: FÁBULA “O RATINHO, O GATO E O GALO” (PÁGINA 50)

 

3 – PORTUGUÊS –

LIVRO:  CURRÍCULO EM AÇÃO- LER E ESCREVER

PROJETO DIDÁTICO – CONFABULANDO COM FÁBULAS

ATIVIDADE 1B – ENTREVISTANDO ALGUÉM DA FAMÍLIA. PÁGINA 49.

 

4 - EDUCAÇÃO FÍSICA

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 10 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

 

2 – LEITURA DIÁRIA:

LIVRO:  VAMOS APRENDER (PORTUGUÊS)

LEITURA: RESPEITO “AGRESSÃO NÃO É BRINCADEIRA” (PÁGINA 90)

 

3 – MATEMÁTICA

LIVRO: EMAI SEQUÊNCIA 4

ATIVIDADES 4.1 E 4.2 - CALENDÁRIO (PÁGINAS 26 E 27)

 

4 - SOCIEDADE E NATUREZA (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)

OS MAPAS – ATIVIDADES G E H (PÁGINA 88)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 11 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2– LEITURA DIÁRIA

LIVRO:  VAMOS APRENDER (PORTUGUÊS)

LEITURA: POR DENTRO DO TEMA “CORDEL” (PÁGINA 60)

 

3 – PORTUGUÊS

LIVRO:  VAMOS APRENDER

COMO SE ESCREVE? A/AI; E/EI; O/OU (PÁGINAS 61 E 62)

 

4 - SOCIEDADE E NATUREZA (CIÊNCIAS)

Acesse os links

https://youtu.be/c0En-_BVbGc

https://escola.britannica.com.br/pesquisa/v%3%ADdeos/fungos/recursos/189707 LIVRO CURRÍCULO EM AÇÃO- LER E ESCREVER Páginas 126 e 127

 Atividade 1.2 Cadeia Alimentar. (decomposição).

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 31/05 À 04/06

GUARULHOS, 31 DE MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2 - 2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

3 – LEITURA DIÁRIA:

Livro: Vamos Aprender (Português)

Leitura: Somos todos igualmente diferentes (Divulgação Científica).


4 – LÍNGUA PORTUGUESA LIVRO CURRÍCULO EM AÇÃO- LER E ESCREVER

Págs. 68 a 70.

Sequência didática-  Atividade 4A – retomada do texto “a bruxa e o caldeirão” – reflexão – formas de representar o som Nasal na escrita. (Páginas 22 e 23).

-   Atividade 4B – Leitura de notícia Páginas 23 e 24.

5 – ARTE

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

GUARULHOS, 01 DE JUNHO DE 2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2 - 2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

3 – LEITURA DIÁRIA: Livro: Vamos Aprender (Português).

Extraordinário (Romance) Págs. 84 a 86.

 

4 – MATEMÁTICA  

 

 

Livro: EMAI Sequência 3

Atividade 3.1 e 3.2 Planificações (Páginas 21 e 22)

OBSERVAÇÃO: Utilize os moldes do Anexo 1 (no final do livro) para montar as caixas e verifique se suas previsões estavam corretas.

 


 

 

GUARULHOS, 02 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

2 - 2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

3– LEITURA DIÁRIA: Livro didático Vamos Aprender (Português) Poema Visual “Bicicleta” de Leo Leonel. (Pág. 228)

4– PORTUGUÊS –

LIVRO:  CURRÍCULO EM AÇÃO- LER E ESCREVER

Atividade 1D – Revisando o poema concreto. Página 41.

Atividade 1E – MURAL DA TURMA. Página 41.

5- EDUCAÇÃO FÍSICA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

GUARULHOS, 03 DE JUNHO   DE   2.021.

FERIADO


 

GUARULHOS, 04 DE JUNHO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

2 - 2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

3– LEITURA DIÁRIA LIVRO CURRÍCULO EM AÇÃO- LER E ESCREVER

REABERTURA DO ZOOLÓGICO E ZOO SAFARI PARA VISITAÇÃO. (Notícia).

Páginas 23 e 24.

4 – MATEMÁTICA

EMAI Atividade 3.3- Figuras geométricas (Página 23).

5 - SOCIEDADE E NATUREZA (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)

Pontos cardeais e arredores da minha escola.

Acesse o link https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64824.pdf

Página 87 atividades C e D.

 

 

 



ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 24/05 À 28/05

GUARULHOS, 24 DE  MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: Ditados populares

(LIVRO: VAMOS APRENDER-LÍNGUA PORTUGUESA)

Página 51- 52

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA

Livro didático: VAMOS APRENDER - Língua Portuguesa – 

Leitura de tirinha e Compreensão do texto - Página 49

Adjetivos- Página 50

 

4  – ARTE

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 25 DE  MAIO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: Ditados populares

(LIVRO: VAMOS APRENDER-LÍNGUA PORTUGUESA)

Página 53-54

 

 

3 – MATEMÁTICA  

 

Livro didático: EMAI

Sequência 2

Atividade 2.2- Classe e ordem dos números

 Página 17 e 18

 

Atividade 2.3- Ordem crescente/ decrescente

Página 18

 

Atividade 2.4- Leitura dos números

Página 19

 

 

 

 

GUARULHOS, 26 DE  MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2– LEITURA DIÁRIA: Gigante entre as araras

(LIVRO DE TEXTOS DO ALUNO- LER E ESCREVER)

Página166

 

3– PORTUGUÊS –

Livro didático: LER E ESCREVER

Projeto didático-

Atividade 1B- Conhecendo outros poemas concretos

Página 40

 

Atividade 1C- Escrevendo um poema concreto

Página 41

 

4- EDUCAÇÃO FÍSICA

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,  27  DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: Cadeia alimentar

(LIVRO- SOCIEDADE E NATUREZA- CIÊNCIAS)

Página 124

 

3 – PORTUGUÊS

Livro- LER E ESCREVER

Sequência didática- Ortografia-

Atividade 2C- Observando as diferenças- Palavras terminadas com L e U.

Página 19

 

Atividade 3A – Banco de palavras- Preencher lacunas dos versos do poema

Página 20-21-22

 

4- Sociedade e Natureza (Ciências)

Leitura- Níveis tróficos

Página 125

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   28  DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: Meus oito anos

(LIVRO CURRÍCULO EM AÇÃO- LER E ESCREVER)

Página 20-21-22

 

 3 – MATEMÁTICA  –

 Livro- EMAI

Atividade 2.5- Leitura de tabela

Página 20

 

4 – SOCIEDADE E NATUREZA (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)

Rosa dos ventos- Pontos colaterais e Subcolaterais

Página 84- 85- 86



ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 17/05 À 21/05

GUARULHOS,  17 DE  MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

 

2 – LEITURA DIÁRIA: A BRUXA E O CALDEIRÃO – LIVRO LER E ESCREVER (PÁGINA 16)

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER

ATIVIDADE 2A – USO DO U NO FINAL DOS VERBOS (PÁGINAS 16 E 17);

ATIVIDADE 2B – REFLETINDO SOBRE AS PALAVRAS (PÁGINA 18);

 

 

GUARULHOS, 18 DE  MAIO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “CINCO” – LIVRO LER E ESCREVER (PÁGINA 18)

 

 

3 – MATEMÁTICA  – EMAI

 SEQUÊNCIA 1

ATIVIDADE 1.5 – COMPOSIÇÃO DE NÚMEROS UTILIZANDO FICHAS (PÁGINAS 14 E 15)

 

 

4  – ARTE

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

GUARULHOS, 19 DE  MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “UM NÚMERO” – LIVRO LER E ESCREVER (PÁGINA 40)

 

3 – PORTUGUÊS – LER E ESCREVER

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

POEMAS CONCRETOS

 

ATIVIDADE 1 A

APRESENTANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E CONHECENDO POEMAS CONCRETOS (PÁGINAS 39)

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 1 A

CONHECENDO UM POEMA CONCRETO

PÁGINAS 40

 

4 - EDUCAÇÃO FÍSICA

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

GUARULHOS,  20  DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “O CRAVO E A ROSA” – FORMULÁRIO GOOGLE

 

3 – PORTUGUÊS – LER E ESCREVER

 

PROJETO DIDÁTICO

LENDO E COMPREENDENDO TEXTOS DRAMÁTICOS

 

ATIVIDADE 1A – APRESENTAÇÃO DO PROJETO (PÁGINA 42)

ATIVIDADE 1 B – CONHECENDO UM TEXTO TEATRAL (PÁGINA 42)

 

ACESSE O LINK PARA REALIZAR A ATIVIDADE 1B

https://forms.gle/A731V4ZnEbECFdDA7

 

ATIVIDADE 1C - COMPARANDO TEXTO NARRATIVO E TEXTO TEATRAL (PÁGINA 42)

 

ACESSE O LINK PARA REALIZAR A ATIVIDADE 1C

https://forms.gle/DWt3M9ubDmQs2sbQ6

 

 

GUARULHOS,   21  DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE CMSP

 

2ª SEQUÊNCIA DIGITAL (PLATAFORMA CAED)

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “MEIOS DE ORIENTAÇÃO CRIADOS PELO HOMEM”  LIVRO SOCIEDADE E NATUREZA (PÁGINA 82) .

 

 3 – MATEMÁTICA  – EMAI

 

SEQUÊNCIA 2

ATIVIDADE 2.1

QUADRO NUMÉRICO (PÁGINA 16)

 

4 – SOCIEDADE E NATUREZA (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)

- ATIVIDADE 1.1 – COMO DESCOBRIR A DIREÇÃO CORRETA?

QUESTÃO 1C

LEITURA - TEXTO 2

(PÁGINAS 82,83 E 84)

 

5 – SOCIEDADE E NATUREZA (CIÊNCIAS)

AS PLANTAS E A FOTOSSÍTESE

ATIVIDADE 1.1

QUESTÕES 1 E 2 (PÁGINA 123)



ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 10/05 À 14/05


GUARULHOS,   10  DE  MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “VACINA CONTRA TUBERCULOSE” – LIVRO LER E ESCREVER (PÁGINA 12).

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER

- ATIVIDADE 1B - ORTOGRAFIA USO DO R E RR (PÁGINA12);

- ATIVIDADE 1C – LOCALIZANDO PALAVRAS (PÁGINA 13);

- ATIVIDADE 1D – ELABORANDO UM CARTAZ (PÁGINA 14).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   11  DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “O PANTANAL” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 161) NO BLOG.

 

3 – MATEMÁTICA  – EMAI

 SEQUÊNCIA 1

– ATIVIDADE 1.1 NÚMEROS (PÁGINA 10)

- ATIVIDADE 1.2 SEQUÊNCIA NUMÉRICA (PÁGINA 11)

 

 

4  – ARTE

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   12  DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “O PANTANAL” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 162) NO BLOG.

 

3 – PORTUGUÊS – LER E ESCREVER

- ATIVIDADE 1E – USO DA PALAVRA FORA (PÁGINAS14 E15)

- ATIVIDADE 1F - ORTOGRAFIA USANDO O R (PÁGINA15)

 

4 – SOCIEDADE E NATUREZA (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)

- ATIVIDADE 1.1 – COMO DESCOBRIR A DIREÇÃO CORRETA? (A E B)

(PÁGINAS 81 E 82)

 

5 - EDUCAÇÃO FÍSICA

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   13  DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “FAUNA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 165)  NO BLOG.

 

3 – PORTUGUÊS – VAMOS APRENDER

- ADJETIVOS (PÁGINAS 46,47 E 48)

 

4 – CIÊNCIAS – CONECTADOS

- A SAÚDE DO CORPO HUMANO (PÁGINAS 60 E 61)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   14  DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “MARINHEIRO SÓ” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 33)  NO BLOG.

 

 3 – MATEMÁTICA  – EMAI

 SEQUÊNCIA 1

– ATIVIDADE 1.3 SITUAÇÃO PROBLEMA (PÁGINA 12)

- ATIVIDADE 1.4 ANTECESSOR E SUCESSOR (PÁGINA 13)

 

 

 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 03/05 À 07/05


GUARULHOS, 03 DE MAIO DE 2.021.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 4º ANO ______

ROTINA

Segunda - feira 1 – AULA ONLINE; 2 – LEITURA DIÁRIA: Livro texto do aluno – Ler e escrever página 38 “Enchente”. 3 – LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS APRENDER - Págs. 33 a 35 - Produção de texto (Narrativa) e Avaliação da produção.


GUARULHOS, 04 DE MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______


ROTINA

Terça - feira


1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: “O Casamento do medroso” Livro: VAMOS APRENDER DE PORTUGUÊS  Páginas 38 a 41 (Poema de cordel).


3 – LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS APRENDER

 - Páginas 42 e 43 – Interpretação de texto.

4 – ARTE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE




GUARULHOS, 05 DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______



ROTINA

Quarta - feira

1 – AULA ONLINE

2 – LEITURA DIÁRIA: Livro texto do aluno Página 34 “O Bicho” No blog

3 – MATEMÁTICA – LIVRO BEM-ME-QUER 

   - Páginas 24 e 25 – Números até 999

4 – EDUCAÇÃO FÍSICA



GUARULHOS, 06 DE MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______


ROTINA

Quinta - feira


1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: Livro texto do aluno página 34 “Tema e variações”.

 NO BLOG.

3 – MATEMÁTICA – BEM-ME-QUER 

   - Páginas 28 e 29 Decomposição e Quinta ordem.

4 – CIÊNCIAS – Livro Conectados

   - Páginas 14 e 15 Como ocorre a Fotossíntese e sua importância.




GUARULHOS, 07 DE   MAIO   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______


ROTINA

Sexta - feira


1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: Livro texto do aluno - Pág. 37 “O relógio” NO BLOG.

3 – LÍNGUA PORTUGUESA –LIVRO:  VAMOS APRENDER

    - Páginas 44 e 45. 

4 – GEOGRAFIA – LIVRO: LIGAMUNDO

    - Unid. 1.O município e o meu lugar (Página 14).

5 – HISTÓRIA – LIVRO: VAMOS APRENDER

     - Unidade 1 página 16 e 17 “A história e a vida das pessoas”.







1º BIMESTRE: DE 8/2 À 30/04


SEMANA DE  26/04 À 30/04



Estamos na semana de FECHAMENTO DE BIMESTRE, onde os professores se reunirão no Conselho de Classe e Série para avaliar o desenvolvimento dos alunos, definindo suas notas em cada disciplina e contabilizar sua frequência. 

Para saber se seu filho, nosso aluno, está em dia com as atividades propostas no Bimestre, confira a lista abaixo:

  1. Realizou as ATIVIDADES DESTE BLOG?
  2. Fez as TAREFAS DO CMSP?
  3. Concluiu as AVALIAÇÕES NO CAED?

ENTÃO, CORRE...

  • CONSULTE NO BLOG AS ATIVIDADES QUE VOCÊ NÃO CONCLUIU.

  • BAIXE O APLICATIVO DO CMSP (CLICANDO AQUI) E REALIZE AS TAREFAS. 

  • ACESSE A PLATAFORMA CAED ATRAVÉS DA SECRETARIA DIGITAL (CLICANDO AQUI) E FAÇA AS AVALIAÇÕES




SE O ALUNO CONCLUIU TUDO. PARABÉNS!! ESSA SEMANA ELE SÓ PRECISARÁ ASSISTIR AS AULAS DO CMSP. 

 SEMANA DE AVALIAÇÃO
 19/04 À 23/04

Estamos chegando ao fim do 1º BIMESTRE

Esse semana será para que os alunos realizem a AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) DIGITAL e entreguem aos professores as atividades que estão atrasadas para que possam ter a NOTA e a FREQUÊNCIA desse bimestre.

Assista ao vídeo com o passo a passo de como realizar AAP Digital pela Platafoma CAED, qualquer dúvida entre em contato com o (a) professor (a) no horário de aula.



BOA PROVA!

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 12/04 À 16/04

GUARULHOS,   12  DE   ABRIL   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “O BICHO MANJALÉU” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINAS 124 E 125)  NO BLOG.

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS APRENDER

 - LEITURA DO TEXTO – “IDA PFEIFFERS. (PÁGINAS 24,25 E 26)

- ESTUDO DO TEXTO (PÁGINA 27)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   13  DE   ABRIL   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “O BICHO MANJALÉU” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINAS 126 E 127)  NO BLOG.

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS APRENDER

 - ESTUDO DO TEXTO (PÁGINA 28)

-  GRAMÁTICA – PALAVRAS DERIVADAS TERMINADAS COM AGEM, OSO E EZA (PÁGINAS 29 E 30)

 

4  – ARTE

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   14  DE   ABRIL   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA:  “O VENTO E O SOL.” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 139)  NO BLOG.

 

3 – MATEMÁTICA – BEM-ME-QUER

- A QUARTA ORDEM DO SND: UNIDADE DE MILHAR

  (PÁGINAS 15,16,17 E 18)

 

4 – EDUCAÇÃO FÍSICA

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   15  DE   ABRIL   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “PELO DA GATA PODE TER MAIS COR QUE O DO MACHO” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 155)  NO BLOG.

 

3 – MATEMÁTICA – BEM-ME-QUER

- COMPARAÇÃO E ORDENAÇÃO DE NÚMEROS (PÁGINA 18)

- LOCALIZAÇÃO DE NÚMEROS NA RETA NUMÉRICA (PÁGINAS 20 E 21)

 

4 – CIÊNCIAS – CADEIA ALIMENTAR AQUÁTICA (CMSP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS,   16  DE   ABRIL   DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: “O CRUZEIRO DO SUL” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 157)  NO BLOG.

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS APRENDER

 - GRAMÁTICA – PALAVRAS DERIVADAS (PÁGINAS 31 E 32)

 

4  – GEOGRAFIA – ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO (CMSP)

 

5  – HISTÓRIA – AS MUDANÇAS POR MEIO DO TEMPO (CMSP)

 

 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 05/04 À 09/04

GUARULHOS, 5 DE ABRIL DE  2021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: Conto: “Maria Pamonha” (Ler e Escrever – Livro de Textos do Aluno - p.145)

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA

 

Livro didático: Vamos Aprender

 

Leitura: No reino dos pequeninos (páginas10-13)

 

Estudo do texto (páginas 14-16)

 

 ARTE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE DA PROFESSORA SHIRLEI

 

GUARULHOS, 6 DE ABRIL DE   2021

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: Conto “Maria Pamonha” (Ler e Escrever – Livro de Textos do Aluno - p.145)

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA

 

Avaliação Diagnóstica de Entrada

 

4 – ARTE.

 

 

 

 

GUARULHOS, 7 DE ABRIL DE   2021

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: Fábula “O corvo e o jarro” (Ler e Escrever – Livro de Textos do Aluno - p.138)

 

3– MATEMÁTICA

 

Avaliação Diagnóstica de Entrada

 

 

 

 

GUARULHOS, 8 DE ABRIL DE   2021

NOME: ______________________________________________

PROFª._________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: Poema “As borboletas” (Ler e Escrever – Livro de Textos do Aluno - p.36)

 

3 – MATEMÁTICA

 

Livro didático: Bem-me-quer

 

O Sistema de Numeração Decimal (páginas 10-12)

 

Atividades (páginas13-14)

 

 

 

4 – EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE DA PROFESSORA SUSAN

 

GUARULHOS, 9 DE ABRIL DE   2021

NOME: ______________________________________________

PROFª._________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: Texto de Divulgação Científica “Lixo orgânico e inorgânico” (Ler e Escrever – Livro de Textos do Aluno - p.156)

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA

 

Livro didático: Vamos Aprender

 

As palavras no dicionário (página 17-18)

 

Estudo da língua

Substantivo comum e substantivo próprio (página 20)

Substantivo simples e substantivo composto (página 21-22)

 

 


RECESSO DE 15/03 À 28/03



ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 08/03 À 12/03

GUARULHOS, 08 DE MARÇO DE  2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: Conto: “O lobo e os sete cabritinhos cabritinhos” Livro Aprender sempre Vol. 1 Sequência didática 2 – Parte 1 página 23.

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – Aprender Sempre Vol. 1 Sequência didática 1.

Aula 10: Leitura em voz alta. Página 17 Obs. fazer a leitura do conto escolhido para os pais, irmãos ou um amigo.

Aprender Sempre – Vol. 1 Início da Sequência 2

Aula 1 Descrição de personagem págs. 21 e 22.

 


 

GUARULHOS, 09 DE MARÇO DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: Conto “O lobo e os sete cabritinhos”:  Livro Aprender sempre Vol. 1 Sequência didática 2 – Final do conto página 24.

3 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE – VOL. 1- Sequência Didática 2

Aula 1 -  Os livros são leves ou pesados (página 99).

Aula 2 - Novos títulos são lançados na Bienal (página 100)

4 – ARTE.

  CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE DE ARTE

 

GUARULHOS, 10 DE MARÇO DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: CANTIGAS DE RODAMestre André’” – Livro Texto do aluno (PÁGINA 28).  NO BLOG.

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE – Volume 1

Aula 2 - Sequência didática 2– Leitura do conto: “O lobo e os sete cabritinhos” páginas 23 e 24

 4 – APRENDER SEMPRE – Volume 1 - Sequência didática 2–

 Aula 3-Planejamento da História (páginas 25 e 26)

 

 

GUARULHOS, 11 DE MARÇO DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª._________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: – Leitura do conto “O Macaco e o rabo” Livro de textos Ler e escrever página 129 - NO BLOG.

3 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE – VOL. 1 Sequência didática 2

 AULA 3 – Um gráfico que registra os lançamentos de livros (página 102).

 AULA 4– História em quadrinhos (Página 102);

4 – EDUCAÇÃO FÍSICA.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

 

GUARULHOS, 12 DE MARÇO DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª._________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

2 – LEITURA DIÁRIA: Trava língua “O rato e a rosa Rita” Livro texto do aluno no BLOG.

3 – PORTUGUÊS - APRENDER SEMPRE – VOL. 1 Sequência didática 2  

Aula 4 – Reconto da história O lobo e os sete cabritinhos (página 26)

4 -  MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE – VOL. 1 Sequência didática 2

Aula 5 – Uma tarde de autógrafos (página 103)

 

 

 

 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 01/03 À 05/03


Assista esse vídeo curto para entender as atividades dessa semana: 




ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 22/02 À 26/02
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

GUARULHOS, 22  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: FÁBULA “O RATINHO, O GATO E O GALO” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 137) NO BLOG.

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE – VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – LEITURA DE CONTOS TRADICIONAIS.

 - AULA 6 – O QUE ESSES CONTOS TÊM DE PARECIDOS?

* COMPARAR OS CONTOS, OBSERVANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELES. ATIVIDADES 1 E 2 (PÁGINAS 12 E 13);

 

- AULA 7 - CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS.

*REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA /REFLEXÃO SOBRE PALAVRAS QUE CARACTERIZAM OS PERSONAGENS. ATIVIDADES  1, 2 ,3 , 4 E 5.(PÁGINAS 13 E 14);

 

4 – SITUAÇÕES PROBLEMAS.










 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 23  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: CONTO “O MACACO E O RABO (1)” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 128) NO BLOG.

 

3 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE – VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – UM PASSEIO AO SÍTIO DO TIO JOSÉ LUIZ.

 AULA 6 – COMO CHEGAR AO SÍTIO DO TIO JOSÉ LUIZ?

*INTERPRETAR INFORMAÇÕES EM UM DESENHO PARA CHEGAR A UM LOCAL (TRAJETO).  ATIVIDADES 1, 2 E 3 (PÁGINAS 89 E 90).

 

AULA 7 – AS ALTURAS DAS ÁRVORES DO SÍTIO.

*ESTIMANDO ALTURA. ATIVIDADE 1 A, B  E  C (PÁGINA 91).

 

4 – ARTE.

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE DE ARTE

 

 

 

 

 

                                                                         

 

 

 

GUARULHOS, 24  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: CANTIGAS DE RODA “A BARATA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 22)  NO BLOG.

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE – VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – LEITURA DE CONTOS TRADICIONAIS.

 - AULA 8  SUBSTITUIÇÃO DE PALAVRAS NOS CONTOS- REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA.

* SUBSTITUIÇÃO DE PALAVRA NO TEXTO PARA EVITAR REPETIÇÕES. ATIVIDADES 1 E 2 (PÁGINAS 14 E 15)

 

4 – ORTOGRAFIA R E RR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 25  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: POEMA “POEMA TRANSITÓRIO” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 42) NO BLOG.

 

3 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE – VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – UM PASSEIO AO SÍTIO DO TIO JOSÉ LUIZ.

 AULA 8 – PLANTAÇÕES DE LEGUMES E DE BANANEIRAS.

*RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. ATIVIDADES 1 A,B E C

(PÁGINA 92);

 

AULA 9 – OS FRUTOS COLHIDOS – ATIVIDADE 1 A, B, C E D (PÁGINA 93);

 

AULA 10 – AS FRUTAS E OS DOCES DO SÍTIO – ATIVIDADE 1 (PÁGINAS 94 E 95).

 

4 – EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 26  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “BORBOLETAS URBANAS”– LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 158) NO BLOG.

 

3 – PORTUGUÊS -  TEXTO “CARTA” (COMPREENDENDO O TEXTO)

 



ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 15/02 À 19/02

GUARULHOS, 15  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: POEMA  “MARINHEIRO SÓ ”   – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 33) NO BLOG.

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE –  VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – LEITURA DE CONTOS TRADICIONAIS.

 - AULA 1 –  CONTOS TRADICIONAIS CONHECIDOS. ATIVIDADES 1 E  2  (PÁGINAS 4 E 5);

 

- AULA 2 –  ESCUTA DO CONTO “AS TRÊS FIANDEIRAS. (PÁGINAS 5 E 6);

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 16  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: CONTO  “O GATO DE BOTAS”  – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINAS 72, 73, 74 E 75) NO BLOG.

 

3 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE – VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – UM PASSEIO AO SÍTIO DO TIO JOSÉ LUIZ.

 - AULA 1 –  OS NÚMEROS DA COLHEIRA DAS LARANJAS. ATIVIDADES 1, 2 E 3 (PÁGINAS 83 E 84);

 

- AULA 2 –  LARANJAS E PROBLEMAS MATEMÁTICOS. ATIVIDADES  1  E 2 (PÁGINAS 84 E 85);

 

4 – ARTE.

 ATIVIDADE: 4º A/B/C/D - ARTE.                              MÚSICA: ♫♫ԡ♪

PROFESSORA: SHIRLEI                                                           SEMANA DE 15 A 19/02/2021.

TEMA: GÊNEROS MUSICAIS.

SUPORTE: CADERNO

PROCEDIMENTO: OBSERVAÇÃO, ESCRITA E DESENHO.

                                                          SERTANEJO – SAMBA -MPB

 


PROPOSTA1: NA IMAGEM A  SÉRGIO REIS TOCA UM BERRANTE, REPRODUZA A FIGURA DE FORMA AMPLIADA, OU SEJA, EM TAMANHO MAIOR DO QUE A QUE SE APRESENTA NA IMAGEM. PINTAR.

PROPOSTA 2: NA IMAGEM C  BETH CARVALHO SEGURA UM CAVAQUINHO, INSTRUMENTO MUITO USADO PELOS MÚSICOS SAMBISTAS. PODEMOS CLASSIFICAR O CAVAQUINHO COMO INSTRUMENTO DE SOPRO OU DE CORDA?

PROPOSTA 3: NA IMAGEM B QUE  INSTRUMENTO O CANTOR CAETANO VELOSO ESTÁ TOCANDO?

 

 

 

DICIONÁRIO:

*        BERRANTE: CORNETA FEITA DE CHIFRES DE BOI.

*        MPB: MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 17  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: CONTO  “A FIANDEIRA PREGUIÇOSA”  – APRENDER SEMPRE – VOLUME 1 – AULA 4  (PÁGINAS 9 E 10).

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE –  VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – LEITURA DE CONTOS TRADICIONAIS.

 - AULA 3 –  O TEMPO EM QUE SE PASSAM AS HISTÓRIAS  - REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA – TEMPO VERBAL. ATIVIDADES 1,  2, 3, 4 E 5 (PÁGINAS 7,8 E 9);

 

- AULA 4 –  FINAL DO CONTO “A FIANDEIRA PREGUIÇOSA. (PÁGINA10 );

 

4 – EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 18  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA CONTO  “RAPUNZEL”  – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINAS 76, 77, E 78) NO BLOG.

 

3 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE – VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – UM PASSEIO AO SÍTIO DO TIO JOSÉ LUIZ.

 - AULA 3 –  HORA DO LANCHE. ATIVIDADES 1 E 2  (PÁGINAS 85 E 86);

 

- AULA 4 –  SEQUÊNCIA DE NÚMEROS. ATIVIDADES  1  E 2 (PÁGINAS 86 E 87);

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARULHOS, 19  DE FEVEREIRO  DE   2.021.

NOME: ______________________________________________

PROFª:_________________________________   4º ANO ______

 

ROTINA

 

1 – AULA ONLINE;

 

2 – LEITURA DIÁRIA: FÁBULA “O CORVO E O JARRO”  – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 138) NO BLOG.

 

3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE –  VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – LEITURA DE CONTOS TRADICIONAIS.

 - AULA 5 –  ANÁLISE DE ESCRITAS DE ESTUDANTES PARA PENSAR A ORTOGRAFIA -   - REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA.  ATIVIDADES 1,  2, 3, 4, 5, 6, 7 E 8(PÁGINAS 11 E 12);

 

7 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE – VOLUME 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 – UM PASSEIO AO SÍTIO DO TIO JOSÉ LUIZ.

 - AULA 5 –  A MULTIPLICAÇÃO DE UM NÚMERO NATURAL POR 10.  ATIVIDADES 1, 2 E 3  (PÁGINAS 87 E 88);

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CMSP PARA A SEMANA DE 08/02 À 12/02






HORÁRIO DA AULA DAS 14h00 ÀS 15h30 NO APLICATIVO CMSP E NA TV UNIVESP CANAL 2.2