ATIVIDADES PARA A SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
DE 27/07 à 31/07
GUARULHOS, 27 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: PARLENDA “ORDEM” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 12) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LEITURA E ENTENDIMENTO DO CONTO “JOÃO E MARIA”.
GUARULHOS, 28 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: POEMA “O ELEFANTINHO” LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 36) NO BLOG.
3 – MATEMÁTICA – REVISÃO DE CONTEÚDO
- CALENDÁRIO
GUARULHOS, 29 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANTIGAS DE RODA “CACHORRINHO” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 22) NO BLOG.
3 – ARTE
4 – EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTE
DANÇA:
ANO/TURMAS: 3º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI/SIMONE. DE 27 A 31/07/2020.
ATIVIDADE/TEMAS: CAPOEIRA. SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS .
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
ü SOU MOLEQUE SOU CRIANÇA, SOU CAPOEIRA MEU CORPO BALANÇA.....♪♪♪♫♫♪♪♫♫
FIQUE SABENDO:
CAPOEIRA: A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Foi criada no século XVII pelo povo escravizado, e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
ASSISTA AO VÍDEO:
ATENÇÃO RESPONSÁVEL: OS SEGUINTES MOVIMENTOS PRECISAM DO AUXILIO DE UM ADULTO, NÃO É RECOMENDADO A CRIANÇA EXECUTÁ-LOS SOZINHA.
ü AÚ;
ü AÚ COM UMA MÃO;
ü AÚ SEM MÃO;
ü AÚ BATIDO.
PROPOSTA 1: AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE UM POUCO SOBRE A CAPOEIRA, QUE TAL PRATICAR ALGUNS MOVIMENTOS?
PROPOSTA 2: ESCREVA TRÊS DOS MOVIMENTOS DE DEFESA NA CAPOEIRA.
PROPOSTA 3: ESCREVA UMA COMBINAÇÃO DE MOVIMENTOS NA CAPOEIRA.
PROPOSTA 4: ESCREVA EM UMA PALAVRA, SUA OPINIÃO SOBRE CAPOEIRA.
PROPOSTA 5: REPRESENTE EM DESENHO DOIS DOS MOVIMENTOS PRATICADOS POR VOCÊ. PINTAR.
EDUCAÇÃO FÍSICA (SEMANA DE 27/07 À 31/07)
GUARULHOS, 30 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANÇÕES “ASA BRANCA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 33) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – REVISÃO DE CONTEÚDO
- TEXTO “O CASAMENTO NA MATA”
- MASCULINO E FEMININO
- DIVISÃO SILÁBICA
GUARULHOS, 31 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: FÁBULA “O CORVO E O JARRO” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 138) NO BLOG.
3 – MATEMÁTICA – REVISÃO DE CONTEÚDO
- NÚMEROS
- ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE.
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 20/07 à 27/07
GUARULHOS, 20 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA:PARLENDA “A BENÇÃO, DINDINHA LUA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 13) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA “A LEBRE E A TARTARUGA”.
4 – MATEMÁTICA – EMAI - SEQUÊNCIA 11
- ATIVIDADE 11.1 SEQUÊNCIAS – DOBRO E METADE (PÁGINA 60)
GUARULHOS, 21 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: TRAVA-LÍNGUA “NINHO DE MAFAGAFOS” LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 15) NO BLOG.
3 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 11
- ATIVIDADE 11.2 – SITUAÇÕES PROBLEMAS (PÁGINA 61)
4 – ARTE
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 3º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI/SIMONE. DE 20 A 24/07/2020.
ATIVIDADE/TEMAS: DANÇA DO COCO
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
VOCÊ SABIA?
O COCO É UMA DANÇA DE RODA QUE SURGIU NOS ENGENHOS DE AÇÚCAR, DA ANTIGA CAPITANIA DE PERNAMBUCO, TEM INFLUÊNCIAS DOS BATUQUES AFRICANOS E DOS BAILADOS INDÍGENAS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1 – AGORA, É HORA DE PRATICAR ESSA DANÇA. EXPERIMENTE!
PROPOSTA 2: REPRESENTE O TAMBOR EM DESENHO. PINTE.
PROPOSTA 3: REPRESENTE EM DESENHO, AS PARTES DO CORPO MAIS USADAS NA DANÇA DO COCO. PINTE.
PROPOSTA 4: COMO PODEMOS CHAMAR O CONJUNTO DE INSTRUMENTOS, EM ATIVIDADE NO VÍDEO; PERCUSSÃO, SOPRO OU CORDAS?
PROPOSTA 5: ESCREVA O SOM DA BATIDA DO COCO NA MÚSICA.
Dicionário:
Ø Capitania = chefia, comando.
Ø Engenho= produção.
GUARULHOS, 22 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANTIGAS DE RODA “PAI FRANCISCO” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 20) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER - ATIVIDADE DE LEITURA
- ATIVIDADE 3 – CARTA DE LEITOR ( LEITURA E REGISTRO) PÁGINA 161.
- ATIVIDADE 4 – CARTA DE RECLAMAÇÃO À FÁBRICA DE BRINQUEDOS “DIA FELIZ” (LEITURA) PÁGINA 162.
4 – EDUCAÇÃO FÍSICA
GUARULHOS, 23 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANÇÕES “MARINHEIRO SÓ” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 33) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA –
- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 10
- ATIVIDADE 11.3 REPRESENTAÇÃO E SITUAÇÃO PROBLEMA (PÁGINA 62) .
- ATIVIDADE 11.4 TÁBUA DE PITÁGORAS (PÁGINA 69) .
GUARULHOS, 24 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CONTO “O MACACO E O RABO (2)” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 129) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LIVRO TEXTO DO ALUNO
- AGORA FAÇA A ILUSTRAÇÃO DO CONTO “O MACACO E O RABO (2)”
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 11
- ATIVIDADE 11.5 TÁBUA DE PITÁGORAS (PÁGINA 69)
5 – HISTÓRIA – PESQUISE E REGISTRE NO CADERNO:
“A HISTÓRIA DE DUAS MULHERES FANTÁSTICAS”
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 13/07 à 17/07
Estamos aqui para PARABENIZAR OS ALUNOS que com o auxílio dos pais estão com TODAS AS ATIVIDADES EM DIA.
Essa semana NÃO postaremos atividades novas, mas prestem atenção nas informações abaixo:
👉As aulas do CMSP acontecerão normalmente, não deixe de assistir pela TV canal 2.2 ou pelo aplicativo CMSP ANOS INICIAIS ou ainda no canal do CMSP no youtube no horário das 10h30 às 12h00.
👉Durante esses dias reserve momentos para leitura com seu filho.
👉Escolha uma leitura para cada dia da semana clicando no link abaixo: INDICAÇÃO DE LEITURA
👉Após a leitura peça que seu filho registre no caderno fazendo um desenho. Não esqueça de colocar o TÍTULO DO TEXTO. As fotos dos registros devem ser enviadas aos professores na próxima segunda-feira (20/07)
ATIVIDADES ATRASADAS
Se o seu filho está com alguma atividade atrasada aproveite essa semana para colocar em dia.
👉Consulte abaixo as atividades das semanas anteriores, realize-as com seu filho registrando-as no caderno.
👉As fotos dessas atividades devem ser enviadas aos professores na próxima segunda-feira (20/07)
👉As aulas do CMSP acontecerão normalmente, não deixe de assistir pela TV canal 2.2 ou pelo aplicativo CMSP ANOS INICIAIS ou ainda no canal do CMSP no youtube no horário das 10h30 às 12h00.
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 06/07 À 10/07
GUARULHOS, 06 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA:PARLENDA “O MACACO FOI À FEIRA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 12) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LEITURA DO LIVRO “O PATINHO FEIO”
- REESCRITA DO CONTO “O PATINHO FEIO”
4 – MATEMÁTICA – EMAI - SEQUÊNCIA 10
- ATIVIDADE 10.1 SEQUÊNCIAS – CRESCENTE E DECRESCENTE (PÁGINA 56)
GUARULHOS, 07 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: TRAVA-LÍNGUA “GATO” LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 14) NO BLOG.
3 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 10
- ATIVIDADE 10.2 – PROPOSTAS DE SOMA (PÁGINA 57)
4 – LÍNGUA PORTUGUESA – GRAMÁTICA
SUBSTANTIVO MASCULINO E FEMININO
5 – ARTE
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 3º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI/SIMONE.
DE 06 A 10/07/2020.
ATIVIDADE/TEMAS: CUIDADOS COM O CORPO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA, ESCRITA E DESENHO.
SAIBA QUE:
ü A higiene pessoal é o conjunto de cuidados que todos devem ter com o corpo diariamente!
ASSISTA AO VÍDEO: LAVAR AS MÃOS- COREOGRAFIA
PROPOSTA 1: AGORA, É A SUA VEZ DE PRATICAR ESSA DANÇA. DIVIRTA-SE!
PROPOSTA 2 : PEÇA AJUDA E DESCREVA COMO É O SEU CORPINHO, COR DOS OLHOS, PELE, CABELOS, ALTURA, ETC.
PROPOSTA 3 : DESENHE E PINTE A SUA PRÓPRIA FIGURA HUMANA, DE ACORDO COM A SUA DESCRIÇÃO. FAÇA COLORIDO.
PROPOSTA 4: DURANTE A PANDEMIA DO COVID -19 ,TEMOS QUE REDOBRAR OS CUIDADOS COM O NOSSO CORPO. QUAIS SÃO ESSES CUIDADOS?
GUARULHOS, 08 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANTIGAS DE RODA “SAI, PIABA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 20) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER - ATIVIDADE DE LEITURA
- ATIVIDADE 1 – PIADAS (SÓ LEITURA) PÁGINA 159
4 – MATEMÁTICA – OBSERVE O QUADRO DE NÚMEROS E ESCREVA OS NÚMEROS ÍMPARES DE 01 A 99
5 – EDUCAÇÃO FÍSICA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º anos A, B, C e D
Prof. Johnny e Profª Susan
Semana de 06 a 10.07.2020
1ª atividade: Alongamento
Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
Façam cada alongamento contando 10 vezes em cada posição. Depois troquem.
Façam devagar, com calma e concentração. Leva mais ou menos uns 10 minutos.
2ª atividade: Ritmo e Movimento
Essa semana vai ter o Tapete do Movimento.
É uma adaptação de um jogo eletrônico (Guittar Hero ou outros do gênero), onde é necessário ter atenção, concentração e coordenação para pular com os pés nas cores destacadas. Não façam a atividade de meia, para não escorregar, bom divertimento a todos!!
Material necessário: 4 folhas nas cores azul, amarelo, verde e vermelho e fita adesiva para fixar as folhas no chão. Pode ser folha de sulfite ou de rascunho e pinte com o que você tiver: giz de cera, lápis de cor e até guache.
Fixe a folha no chão conforme abaixo:
São 3 níveis de dificuldade. Agora é só assistir ao vídeo e sair pulando!!
NÍVEL 1
NÍVEL 2
NÍVEL 3
3ª atividade: Registro:
Envie uma foto ou um vídeo pequeno (de no máximo 30 segundos) para o grupo que formamos no watsapp: 3ºANO – ARTE e ED. FÍSICA. Essa foto e/ou vídeo serão utilizados exclusivamente para fins de presença e participação na disciplina de educação física.
BOM DIVERTIMENTO!!
GUARULHOS, 09 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANÇÕES “ASA BRANCA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 33) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER - ATIVIDADE DE LEITURA
- ATIVIDADE 2 – CURIOSIDADES (SÓ LEITURA) PÁGINA 160
4 – LÍNGUA PORTUGUESA – GRAMÁTICA
-RELEMBRANDO O QUE É SÍLABA
5 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 10
- ATIVIDADE 10.3 PESQUISA (PÁGINA 58)
GUARULHOS, 10 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CONTO “O MACACO E O RABO (1)” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 128) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LIVRO TEXTO DO ALUNO
- AGORA FAÇA A ILUSTRAÇÃO DO CONTO “O MACACO E O RABO (1)”
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 10
- ATIVIDADE 10.4 MEDIDAS DE COMPRIMENTO (PÁGINA 59)
5 – GEOGRAFIA – PESQUISE E REGISTRE NO CADERNO:
“O QUE É LEITURA CARTOGRÁFICA?”
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 29/06 À 03/07
GUARULHOS, 29 DE JUNHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA:PARLENDA “LÁ VAI A BOLA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 12) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE - ATIVIDADE 5
- VOCÊ SABIA? “VOCÊ SABIA QUE ALGUMAS ESPÉCIES DE GAFANHOTOS SABEM NADAR? (PÁGINA 15)
4 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE
- ATIVIDADE 4 HORÁRIOS – EXERCÍCIOS 3 E 4 (PÁGINA 14)
GUARULHOS, 30 DE JUNHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: TRAVA-LÍNGUA “ALICE DISSE QUE EU DISSE” LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 16) NO BLOG.
3 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 8
- ATIVIDADE 8.5 SEQUÊNCIA (PÁGINA 48)
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 9
- ATIVIDADE 9.1 CALENDÁRIO (PÁGINA 49)
5 – LÍNGUA PORTUGUESA – ORTOGRAFIA USO DO CH
-LEIA AS PALAVRAS E COPIE NO CADERNO
- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO “O LANCHE” (NO BLOG)
6 – ARTE
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 3º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI/SIMONE. 29,30/06 E DE 01 A 03/07/2020.
ATIVIDADE/TEMAS: MORTO – VIVO E ESTÁTUA.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA E DESENHO.

ASSISTA AO VÍDEO 1:
PROPOSTA 1: AGORA, CHEGOU A HORA DE PRATICAR. DIVIRTA-SE!
ASSISTA AO VÍDEO 2:
PROPOSTA 2: PRATICANDO MAIS UMA VEZ. DIVIRTA-SE!
PROPOSTA 3: REPRESENTE EM DESENHO O CENÁRIO DO VÍDEO 2 – ESTÁTUA. COLORIR.
GUARULHOS, 01 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANTIGAS DE RODA “O PASTORZINHO” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 21) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE - ATIVIDADE 5
- AGORA QUE VOCÊ JÁ FEZ A LEITURA DO VOCÊ SABIA (PÁGINA 15)
VAMOS PRATICAR (PÁGINA 16)
4 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE SEQUÊNCIA 4
- ATIVIDADE 1,2,3 E 4 (PÁGINAS 14 E 15)
5 – EDUCAÇÃO FÍSICA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º anos A, B, C e D
Prof. Johnny e Profª Susan
Semana de 29.06 a 03.07.2020
1ª atividade: Alongamento
Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
O alongamento pode ser feito por todos da família, cada um dentro de seus limites. Lembrem-se das aulas práticas.
Façam cada alongamento contando 10 vezes em cada posição. Depois troquem.
Façam devagar, com calma e concentração. Leva mais ou menos uns 10 minutos.
2ª atividade: Ritmo e movimento – Percussão Corporal
Ritmo é aquilo que flui, aquilo que se move.
Vamos a mais uma atividade de percussão corporal. Agora com uma música que veio da África.
- Canção africana Si Mama Kaa (Tanzânia). Vocês irão dançar obedecendo às instruções da música que está em Suaíle, um dos idiomas falados na Tanzânia, que é um país da África. São 3 etapas:
1- Aprender a letra da música:
2- Seguir as instruções cantando a música: (parecido com a brincadeira vivo morto)
Si Mama = ficar em pé, parado
Kaa = abaixar
Ruka = pular no lugar
Tembea = andar
Kimbia = correr
3- Aprender a sequência do ritmo utilizando sons do corpo:
- Agora é só juntar as 3 etapas (1-saber a letra da música, 2-fazer os movimentos conforme as instruções e 3-sons com o corpo) e se divertir. Convide outras pessoas que moram com você para brincar e dançar. Bora começar??!!
3ª atividade: Registro no caderno de educação física:
→Você conseguiu acompanhar todas as etapas da 2ª atividade?
→Qual foi a mais difícil?
→Crie seu próprio ritmo. Palmas, estalos, batidas dos pés, etc. Escolha uma música que você gosta (vou deixar algumas sugestões: A Barata Diz Que Tem, Sapo Cururu, A Canoa Virou, Trem Maluco, entre tantas outras) e tente criar uma sequência com sons do corpo.
Escreva no caderno a sequência que você criou. Envie também uma foto ou um vídeo pequeno (de no máximo 30 segundos) para o grupo que formamos no watsapp: 3ºANO – ARTE E ED FÍSICA. Essa foto e/ou vídeo serão utilizados exclusivamente para fins de presença e participação na disciplina de educação física.
A apresentação da sequência que vocês criaram será no retorno. Quero só ver heim.....criatividade!
Obs.: não deixe de registrar no caderno, será avaliado no retorno das aulas presenciais. Não se esqueçam de colocar a data da atividade.
GUARULHOS, 02 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANÇÕES “BANHO DE LUA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 32) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – GRAMÁTICA
- SEPARAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SÍLABAS (ATIVIDADES NO BLOG)
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 9
- ATIVIDADE 9.2 GRÁFICO (PÁGINA 50)
- ATIVIDADE 9.3 CÁLCULO MENTAL (PÁGINA 51)
GUARULHOS, 03 DE JULHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CONTO “AS ROUPAS NOVAS DO IMPERADOR” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINAS 110 A 113) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LIVRO TEXTO DO ALUNO
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 9
- ATIVIDADE 9.4 COLEÇÕES (PÁGINA 52)
- ATIVIDADE 9.5 COLEÇÕES (PÁGINA 53)
5 – CIÊNCIAS – PESQUISE E REGISTRE NO CADERNO:
“DE ONDE VEM OS SONS?”
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 22/06 À 26/06
GUARULHOS, 22 DE JUNHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA:CANÇÕES “AS PASTORINHAS” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 31) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE - ATIVIDADE 4
- LEITURA SOBRE A DIFERENÇA ENTRE ANFÍBIO E RÉPTIL. (PÁGINA 13)
- VAMOS PRATICAR. ATIVIDADES DA LETRA A ATÉ A D E A LETRA H (PÁGINA 14)
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 7
- ATIVIDADE 7.3 IDENTIFIQUE AS QUADRAS E REFERÊNCIAS, DEPOIS RESPONDA (PÁGINA 41)
GUARULHOS, 23 DE JUNHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CONTO “O ROUXINOL DO IMPERADOR” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINAS 106 A 109) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – FAZER A ILUSTRAÇÃO DO CONTO: O ROUXINOL DO IMPERADOR.
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 7
- ATIVIDADE 7.4 PERCURSOS (PÁGINA 42)
5 – GEOGRAFIA – PESQUISE E REGISTRE EM SEU CADERNO, AS REGIÕES E ESTADOS DO BRASIL.
4 – ARTE
ARTE DANÇA:
ANO/TURMAS: 3º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI/SIMONE. SEMANA DE 22 A 26/06/2020.
ATIVIDADE/TEMA:ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO.
SUPORTE: CADERNO.
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA E ESCRITA.
NA DANÇA O NOSSO CORPO SE COMUNICA, ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS QUE REALIZAMOS!
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA 1: AGORA QUE VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS, É HORA DE PRATICAR. EXPERIMENTE!
PROPOSTA 2: COPIE E COMPLETE A FRASE:
Ø DANÇAR FAZ BEM PARA O________ E PARA A ________.
PROPOSTA 3: COPIE A TABELA E REGISTRE AS PALAVRAS QUE SIGNIFICAM, MOVIMENTOS E RITMOS SEGUINDO O EXEMPLO DADO:
GIROS – ROLAMENTOS – SALTOS – QUEDAS - LENTO – RÁPIDO – DEVAGAR
MOVIMENTO
|
RITMO
|
ELEVAÇÕES
|
ACELERADO
|
GUARULHOS, 24 DE JUNHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: PARLENDA “UM, DOIS...” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 13) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER
- PROJETO DIDÁTICO CONTOS E ENCANTOS
LEITURA EM VOZ ALTA DO CONTO “ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES (PÁGINAS 141 A 148)
ATIVIDADE 3A
-LEITURA DE TRECHO DO CONTO ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES
(PÁGINA 151)
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 7
- ATIVIDADE 7.5 JOGO DE DADOS (PÁGINA 43)
5 – EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. Johnny e Profª Susan
A professora Susan está disponível para tirar dúvidas dos aluno no CHAT do aplicativo CMSP ANOS INICIAIS toda QUARTA-FEIRA das 8h às 10h.
Semana de 22 a 26.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Relembrando sempre a importância do alongamento. Não deixem de fazer e, se puderem todos os dias.
O alongamento pode ser feito por todos da família, cada um dentro de seus limites. Lembrem-se das aulas práticas.
Para quem esqueceu, seguem algumas imagens. Contem até 10 em cada posição. Lembrando que tem o lado direito e esquerdo, quando for o caso.
2ª atividade: Ritmo e movimento – brincando com os sons do corpo.
Dentro do ritmo e movimento vamos trabalhar a percussão corporal. A Percussão Corporal é a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical.
Ritmo é aquilo que flui, aquilo que se move. O ritmo está inserido em tudo na nossa existência. Na natureza tem o vento balançando folhas de árvores, o barulho das ondas do mar, o zunido de insetos, o coaxar de sapos, entre outros sons.
O corpo humano é um instrumento de ritmo: na batida do coração, na respiração, no piscar dos olhos, na batida das palmas das mãos, na batida dos pés no chão, no som da voz, batendo no peito com a mão, nas coxas, estalando os dedos, entre outros.
Vamos tentar alguns sons com o corpo?
●Bata palmas, estale os dedos, bata no peito com a mão, nas coxas, bata os pés no chão. Conseguiram ouvir e sentir diferenças no som? Agora vamos tentar seguir uma sequência?
Vamos começar. Assista ao vídeo e tente acompanhar.
1º) Palavra Cantada – Yapo (brincadeira indígena, significa Barro – tradução do dicionário tupi guarani).
2º) Barbatuques – Jogo do Tum Pá - faixa "Hit Percussivo"
Repita o vídeo quantas vezes quiser até conseguir fazer sozinho. Atenção e concentração.
3ª atividade: Registro no caderno de educação física:
→E você, que sons você já faz com o seu corpo?
→Crie seu próprio ritmo. Palmas, estalos, batidas dos pés, etc. Escreva a sequência que você criou. A apresentação será no retorno. Quero só ver heim.....criatividade!
Obs.: não deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
GUARULHOS, 25 DE JUNHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: TRAVA-LÍNGUA “GALINHA QUE CISCA MUITO?” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 16) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER
- PROJETO DIDÁTICO CONTOS E ENCANTOS
ATIVIDADE 3B - RECONTO DO TRECHO LIDO DO CONTO ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES (PÁGINA 151)
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 8
- ATIVIDADE 8.1 CALENDÁRIO (PÁGINA 44)
- ATIVIDADE 8.2 CALENDÁRIO - SITUAÇÕES PROBLEMAS (PÁGINA 45)
GUARULHOS, 26 DE JUNHO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LEITURA DIÁRIA: CANTIGA DE RODA “AÍ EU ENTREI NA RODA” – LIVRO TEXTO DO ALUNO (PÁGINA 21) NO BLOG.
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER
- PROJETO DIDÁTICO CONTOS E ENCANTOS
ATIVIDADE 3D – REESCRITA EM DUPLAS (COM AJUDA DO RESPONSÁVEL) (PÁGINA 151)
4 – MATEMÁTICA – EMAI SEQUÊNCIA 8
- ATIVIDADE 8.3 CALENDÁRIO (PÁGINA 46)
- ATIVIDADE 8.4 CÁLCULO MENTAL (PÁGINA 47)
5 – HISTÓRIA – PESQUISE E REGISTRE NO CADERNO A DIFERENÇA ENTRE A VIDA NA CIDADE E A VIDA NO CAMPO.
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 15/06 À 19/06
Guarulhos, 15 de junho de 2020
Nome
Professora 3º Ano
Rotina
Aula online
Leitura diária – Cantigas de roda: Se essa rua fosse minha... Livro Texto do aluno Blog ( pág.20)
Matemática - EMAI - Sequência 6
atividade 6.4 - Tabela Calcule e responda (pág.37)
atividade6. 5 – responda ao gráfico (pág. 38)
Projeto Ler e Escrever
Projeto didático Contos e Encantos
Ativ. 2 C- leitura em voz alta do conto “Joãozinho sem medo” pág. 138, 139 e 140
Fazer a leitura com o acompnhamento do responsável.
Guarulhos, 16 de junho de 2020
Nome
Professora 3º Ano
Rotina
Aula online
Leitura diária - A Formiga e a Mosca.
Literatura Infantil (Blog)
Língua Portuguesa Livro texto blog pág. 102 a 105 fazer a leitura do conto “O patinho feio” depois ilustre –o.
Ciências - pesquise o que são seres vivos e escreva em seu caderno.
Matemática- Aprender Sempre
Atividade 2
1A e B - pág.12
Matemática- Aprender Sempre
Sequência3
Atividade 3 e 4- pág.11
Guarulhos, 17 de junho de 2020
Nome
Professora 3º Ano
Rotina
Aula online
Leitura diária - Parlenda
Bate palminha. Livro Texto do aluno pág.13 - (Blog)
Projeto Ler e Escrever Contos e Encantos Ativ. 2C
Refaça a leitura do conto Joãozinho sem medo.
Atividade 2D leitura e análise desse texto - identificar de quem são as falas grifadas
Ler e Escrever pág.140 e 141.
Matemática – EMAI
Sequência7
Atividade 7.1 representação de mapa das proximidades da escola
Guarulhos, 18 de junho de 2020
Nome
Professora 3º Ano
Rotina
Aula online
Leitura diária – Pato Paco;Trava-língua . Livro Texto do aluno (Blog) pág.15
Matematica – Aprender Sempre
Previsão do tempo.
Atividade 3 - exercício 1, 2 e 3 (pág 12 e 13)
Língua Portuguesa - Aprender Sempre
Atividade 4
Horário
Exercicios 1,2,3 e 4 blog pág.13 e 14
Língua Portuguesa Aprender Sempre
- Atividade 4- Curiosidades “coisas legais de fazer”. Qual a diferena entre anfíbio e réptil?
Arte

ATIVIDADE: 3º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI/SIMONE
SEMANA DE 15 A 19/06/2020.
SEMANA DE 15 A 19/06/2020.
TEMA: O TODO E AS PARTES DO CORPO NA DANÇA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PRÁTICA E ESCRITA E DESENHO.
DIVISÕES BÁSICAS:
O CORPO HUMANO É DIVIDO EM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. NA DANÇA ELES ATUAM EM CONJUNTO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA1: AGORA, QUE TAL APRENDER OS MOVIMENTOS DANÇANDO?
PROPOSTA2: ESCREVA AS PARTES DO CORPO CITADAS NA MÚSICA- VEM QUE EU VOU TE ENSINAR, XUXA.
PROPOSTA: DESENHE A FIGURA HUMANA. PINTE.
Guarulhos, 19 de junho de 2020
Nome
Professora 3º Ano
Rotina
Aula online
Leitura diária – Fábula
O Galo e a Pérola
Livro texto do Aluno pág.141
Ler e Escrever- Projeto didático Contos e Encantos
Atividade 2 E
Leitura em voz alta do conto Ali Babá e os 40 Ladrões
Livro texto (blog pág. 141 a 148)
Matemática – EMAI( Blog pág. 40)
Sequência 7
Atividade 7.2- Com base na representaão analise a situação e responda.
ED. Física
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º anos A, B, C e D
Prof. Johnny e Profª Susan
Semana de 15 a 19.06.2020
1ª atividade: Alongamento
Essa semana vamos entender um pouco mais sobre o alongamento.
É muito importante, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
São vários os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários. Algumas de suas vantagens são:
ü Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
ü Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
ü Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
ü Melhora a postura;
ü Diminui a tensão muscular;
ü Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
ü Diminui a incidência de cãibras.
Então, não deixem de fazer o alongamento, se puderem todos os dias. Agora é com vocês!
Alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, cada um dentro de seus limites) +/- 10 minutos. Lembrem-se das aulas práticas. Toda aula começava com alongamento.
2ª atividade: Amarelinha Africana ou Teca-Teca
Em maio vocês já tiveram essa aula pelo aplicativo do CMSP, mas será que vocês conseguiram acompanhar? Vamos rever?!
O jogo “Amarelinha Africana” é uma derivação da amarelinha tradicional. Nele está presente elementos da cultura africana, como por exemplo, a combinação entre danças, ritmos e saltos.
Material necessário: giz, fita crepe, corda ou barbante. Depende onde você pular a amarelinha pode usar também os quadrados do piso.
Desenhar no chão um quadrado com 4 colunas e 4 linhas, formando 16 quadradinhos. Conforme na figura.
A criança começa pulando no ritmo da música com os dois pés em cada quadradinho, se desloca primeiro para a esquerda e depois retorna para a direita. Avança para a outra fileira e repete o movimento de ida e volta, até completar todos os quadradinhos e sair. Depois um pé em cada quadradinho e repete todos os passos anteriores.
A música é Minuê:
Minuê, minuê, le gusta la dance.
Le gusta la dance, la dança, minuê
Acompanhe no vídeo e depois faça sozinho ou com outras pessoas, cantado a música. Comece pelo simples, depois avance nas dificuldades. Existem outras variações.
3ª atividade: Registro
→Registre no caderno de educação física, ou outro disponível algumas questões sobre o alongamento:
1- Qual a importância do alongamento?
2- Escreva duas vantagens de fazer alongamento todos os dias.
3- Desenhe um movimento de alongamento que você fez.
Obs.: não deixe de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 08/06 À 12/06
Guarulhos, 08 de junho de 2020
Nome
Professora 3º Ano
Rotina
Aula online
Leitura diária – Parlenda Cadê o toucinho que estava aqui? Livro Texto do aluno (pág. 11)- Blog
Língua Portuguesa - Aprender Sempre
· Atividade 3 uso da letra r
· Atividade C assinale a coluna do r ou do rr
· Fazer a leitura do poema “O bicho” Livro texto do aluno, depois ilustre-o (Blog)
Matemática - Aprender Sempre
· Atividade 3 Localização e legenda(pág.8
· Atividade 4 Pontos de referência pág. 9
Guarulhos, 09 de junho de 2020
Nome
Professora 3º Ano
Rotina
Aula online
Leitura diária – Parlenda (Um,dois...). Livro texto do aluno (Blog) pág. 13
Matemática Emai - Sequência 6
· Atividade 6 .2 - Resolução de problemas (pág.35)
· Atividade 6.3 - Escolha uma operação para resolver a situação problema e marque um ( X ) na coluna da adição ou da subtração.
Língua Portuguesa - Ler e Escrever
Projeto didático- “Contos e Encantos”
· Atividade 2A e 2B - leitura do conto “A Bruxa e o Caldeirão”(pág. 136 à 138)
· Ilustre o conto
Guarulhos, 10 de junho de 2020
Nome
Professora 3º Ano
Aula online
Leitura diária - Trava-língua “O Rato e a Rosa Rita” Livro texto do aluno pág.14(Blog)
Língua Portuguesa Aprender Sempre
· Atividade D – Jogo dos setes erros. Localizar os 7 erros nas palavras escrita incorretamente (pág.12)
· Atividade E - Agora você poderá escrevê-las de forma correta ( pág.12)
Matemática Aprender Sempre
Sequência 3 Quanto tempo o tempo tem?
· Atividade 1 Preencher o quadro com os meses e quantidades de dias pág. 10
· Atividade 2 Responder as questões
Guarulhos, 12 de junho de 2020
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º anos A, B, C e D
Prof. Johnny e Profª Susan
Semana de 08 a 10.06.2020
Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física
Trabalhar as letras: A, e E.
Leiam as explicações das letras A, e E, que estão no link do Alfabeto de Educação Física e realizem as atividades com concentração e cuidado.
- A – alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, cada um dentro de seus limites) +/- 10 minutos. Mais informações no link do Alfabeto.
- E – escolher uma música (vou deixar algumas sugestões logo abaixo) e dançar.
Dança é a arte de mexer o corpo através de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, em geral ao som de música.
Como a dança é se movimentar então valos lá, brincar e dançar um pouquinho.
1ª brincadeira/dança: Palavra Cantada – Brincadeira Musical Em cima Em baixo, com a música: Engatinhando. Assista ao vídeo e tente acompanhar. Quem não tem dupla faz com a parede.
2ª brincadeira/dança: Escravos de Jó.
Escravos de Jó é uma brincadeira musical infantil, muito tradicional e antiga, e de origem africana. Existem diferentes versões da cantiga.
Assista ao vídeo, ou se já souber como brincar, convide alguém (que mora com você) para brincar (pai, mãe, avô, avó, irmão). Vamos lá!! A letra da música está no vídeo.
3ª brincadeira/dança: Palavra Cantada – Brincadeira musical Sol e Chuva , com a música Santa Clara. (trabalha a coordenação motora dos membros superiores).
A música Santa Clara é uma parlenda, que faz parte do folclore brasileiro e têm origem na sabedoria popular e na história das populações tradicionais do Brasil. Essas rimas infantis são originárias da tradição da cultura verbal. Não é possível especificar como e quando nasceram às principais parlendas do folclore nacional, mas é correto afirmar que elas passam de geração para geração, sobrevivendo ao tempo e mantendo sua força na cultura brasileira. Ouça e aprenda a letra da música no vídeo abaixo:
Agora assista ao outro vídeo (abaixo) e tente acompanhar os movimentos. Comece sozinho, depois, se conseguir, em duplas ou mais. Se for necessário assista o vídeo mais de uma vez.
→ Registre no caderno, se conseguiram acompanhar todos os ritmos e qual foi a mais difícil.
→ Dancem e brinquem outros ritmos. Perguntem aos seus pais, avós, tios (para aqueles que estão próximos de você) se conhecem outra brincadeira cantada e tentem fazer. Registrem as novas brincadeiras.
Divirtam-se!!!!
Obs.: não deixem de registrar, será avaliado no retorno das aulas presenciais.
ARTE DANÇA:
ATIVIDADE: 3º A/B/C/D.
PROFESSORAS: SHIRLEI/SIMONE SEMANA DE 08 A 12/06/2020.
TEMA: BOTO ROSA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO, OBSERVAÇÃO, ESCRITA E DESENHO.
DEFINIÇÃO:
A Lenda do Boto cor-de-rosa, ou simplesmente a Lenda do Boto, é uma lenda de origem indígena que faz parte do folclore brasileiro.
DICIONÁRIO: LENDA- FATO HISTÓRICO ORIGINÁRIO DA IMAGINAÇÃO POPULAR.
CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE.
ASSISTA AO VÍDEO:
AGORA CONHEÇA TAMBÉM A DANÇA DO BOTO.
PROPOSTA1: ESCREVA COM SUAS PALAVRAS A HISTÓRIA DO BOTO?
PROPOSTA2: AO OBSERVAR A DANÇA, QUANTAS CRIANÇAS PARTICIPAM? QUEM REPRESENTA O BOTO?
PROPOSTA3: DESENHE O BOTO COR-DE-ROSA .
NA SEMANA DE 1 A 5 DE JUNHO OS PROFESSORES ESTARÃO EM REPLANEJAMENTO, PORTANTO NÃO POSTARÃO ATIVIDADES NOVAS. APROVEITEM PARA CONCLUIR AS ATIVIDADES ATRASADAS, ELAS CONTAM PARA FREQUÊNCIA E NOTAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário