1º BIMESTRE 3º ANO
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 26/05 À 29/05
SENHORES PAIS.
ESTAMOS NA CHAMADA SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS, ONDE OS ALUNOS REALIZARÃO ATIVIDADES PARA REFORÇAR OU RECUPERAR O QUE JÁ APRENDERAM, INCENTIVE SEUS FILHOS A REALIZAREM TODAS AS ATIVIDADES.
GUARULHOS, 26 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – VAMOS BRINCAR DE CANTIGA DE RODA “AÍ, EU ENTREI NA RODA”. DEPOIS CONTE COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA, NO CADERNO. (A CANTIGA ESTÁ NO LIVRO TEXTO DO ALUNO,PÁGINA 22, NO BLOG)
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER. ATIVIDADE 3B ETAPA 3
- TRANSCRIÇÃO DO TRECHO DO CONTO. REALIZE COM O RESPONSÁVEL (PÁGINA 132)
4 – MATEMÁTICA – EMAI - SEQUÊNCIA 5
- ATIVIDADE 5.1 SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO FIGURINHAS (PÁGINA 28)
5 – ARTE
ATIVIDADE: 3º A/B/C/D - ARTE. MÚSICA: ♪♪♫♫♪
PROFESSORAS: SHIRLEI/SIMONE SEMANA DE 26 A 29/05/2020.
TEMA: PALMA PÉ – BRINCADEIRA MUSICAL RITMADA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: AUDIÇÃO, OBSERVAÇÃO E DESENHO.
DEFINIÇÕES:
RITMO: MOVIMENTO REGULAR, CONSTANTE.
ANDAMENTO: RÁPIDO, DEVAGAR.
OSTINATO: FRASE MUSICAL QUE SE REPETE.
PULSO: TEMPO DA BATIDA.
MELODIA: SEQUÊNCIA DE SONS.
COMPASSO: DIVIDE O TEMPO DO SOM NA MÚSICA.
ASSISTA AO VÍDEO:
PROPOSTA: PRATIQUE A SEQUÊNCIA APRESENTADA NO VÍDEO, EM SEGUIDA REGISTRE EM SEU CADERNO A QUANTIDADE DE PALMAS E PÉS NA FORMA DE DESENHO.
GUARULHOS, 27 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE - SEQUÊNCIA 2
APRENDENDO COM A TECNOLOGIA
- ATIVIDADE 1 – CALCULADORA;
- ATIVIDADE 2 – DESAFIOS COM A CALCULADORA A, B E C. (PÁGINA 6)
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE - ATIVIDADE 3
- O USO DA LETRA R (PÁGINAS 8 E 9) ATIVIDADE A
4 – EDUCAÇÃO FÍSICA
Semana de 26 a 29.05.2020
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º anos A, B, C e D
Prof. Johnny e Profª Susan
Semana de 26 a 29.05.2020
Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física
Trabalhar as letras: A, N e W
Leiam as explicações das letras A, N e W, que estão no link do Alfabeto de Educação Física e realizem as atividades com concentração e cuidado.
- A – alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, cada um dentro de suas possibilidades) +/- 10 minutos
- N – nada de ficar parado. Vamos pular corda? A origem exata do pular corda não é clara. A primeira evidência real de pular corda como uma atividade é visto em pinturas medievais. O ato de pular corda é tão antigo que se torna praticamente impossível descobrir sua origem. Sabe-se apenas que é praticado em todos os cantos do mundo. Existem várias maneiras de pular corda: com música, cruzando os braços, com acrobacia entre outros, existindo até campeonatos mundiais da brincadeira.
Se você já sabe pular tente maneiras diferentes.
Se você ainda tem muita dificuldade, vá treinando.
Agora é a sua vez. Vamos lá??!!
(Você pode confeccionar sua corda com cordão de roupão, meia velha, gravata, cordão de tênis amarrando uma ponta na outra).
- W – windsurf ou prancha à vela: é um esporte praticado na água com uma prancha semelhante à prancha de surfe e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura. Veja algumas imagens.
Assista a esse vídeo para entender um pouco mais:
Prancha, água, vento e vela! Esses são os elementos necessários para a prática desse esporte e que fazem do Windsurf um esporte prazeroso a ser praticado.
1) O que se pede (que é o desenho).
2) O que você considera mais importante para um atleta que faz esse esporte? (força, coragem, habilidade, outros).
-------------------------------------------------------------------------------
GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER
- ETAPA 4 – REESCRITA DE FINAL DE CONTO
ATIVIDADE 4A - REESCRITA DO TRECHO DO CONTO “CHAPEUZINHO BRANCO” (REALIZE COM O RESPONSÁVEL) PÁGINA 134.
3 – MATEMÁTICA – EMAI - SEQUÊNCIA 5
- ATIVIDADE 5.3 COMPLETE AS TABELAS DAS ADIÇÕES (PÁGINA 30)
- ATIVIDADE 5.4 – RESOLVA MENTALMENTE (PÁGINA 31)
---------------------------------------------------------------------------------
GUARULHOS, 29 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE
- ATIVIDADE 2 - QUADRO NUMÉRICO – QUESTÕES 1 E 3 (PÁGINA 7)
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE
ATIVIDADE 3 - USO DA LETRA R (PÁGINA 10)
ATIVIDADE B, USE A TABELA DA PÁGINA 8
R OU RR NO MEIO DA PALAVRA
-----------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 18/05 À 22/05
GUARULHOS, 18 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – FAZER A LEITURA DA PARLENDA “HOJE É DOMINGO” (LIVRO TEXTO DO ALUNO, NO BLOG NA ABA INDICAÇÃO LITERÁRIA)
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER. ATIVIDADE 2 C
- ANÁLISE EM DUPLA DE TRECHO “CONTO CHAPEUZINHO BRANCO. FAÇA A ANÁLISE COM O RESPONSÁVEL (PÁGINA 130)
ATIVIDADE 2 D
- ELABORAÇÃO DO QUADRO SÍNTESE SOBRE O USO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO. ELABORE COM O RESPONSÁVEL (PÁGINA 131)
GUARULHOS, 19 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE - ATIVIDADE 2
-REGISTRAR COMO RESOLVEU OS PROBLEMAS REGISTRADOS (PÁGINAS 3 E 4)
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE - ATIVIDADE 2
- PONTUANDO OS DIÁLOGOS DE FÁBULAS (PÁGINAS 3,4 E 5)
FÁBULA “A RAPOSA E O CORVO”
4 – ARTE
ATIVIDADE: 3º A/B/C - ARTE. MÚSICA: ♪♪♫♫♪
PROFESSORA: SHIRLEI SEMANA DE 18 A 22 /05/2020.
TEMA: CULTURA POPULAR BRASILEIRA.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: APRECIAÇÃO E DESENHO.
DEFINIÇÃO:
A CULTURA POPULAR É O RESULTADO DO ENCONSTRO CULTURAL DE TRÊS ETNIAS: O ÍNDIO, O BRANCO E O NEGRO.
VOÇÊ VAI CONHECER AGORA TRÊS GÊNEROS MUSICAIS DE ÉPOCAS DIFERENTES: SAMBA SERTANEJO E ROCK.
ASSISTA AOS VÍDEOS:
PROPOSTA: O DIA EM QUE A TERRA PAROU DE RAUL SEIXAS RETRATA MUITO A SITUAÇÃO DO MUNDO HOJE. REALIZE EM SEU CADERNO UMA ILUSTRAÇÃO SOBRE.
Roteiro de Atividades-Semana de 19 à 23/05 Arte-ProfaSimone - 3° ano D Tema:Lugares Importantes
No bairro onde cada um mora existem lugares importantes, como sua casa, a escola, a igreja, o posto de saúde, comércio, entre outros que são muito importantes. “Cuidar da nossa cidade, de nossa gente”.
1. Faça um mapa, indicando a localização de sua casa à escola, use sua memória
visual para completar esse caminho. Desenhe e pinte.
2- Faça um texto, um desenho ou recorte e cole, coisas que demonstrem:
● As memórias de família;
● Brincadeiras que mais gosta;
● A história do seu bairro.
3. Em família devemos preservar o lugar que se vive:
● Escreva ou desenhe as ações para evitar o desperdício em sua casa.
GUARULHOS, 20 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – AVALIAÇÃO (AAP)
- QUESTÃO 4 – REESCRITA FINAL DE UM CONTO “SOLDADINHO DE CHUMBO)
(A HISTÓRIA SERÁ ENVIADA EM UM ARQUIVO DE VOZ PELO WHATSAPP)
3 – MATEMÁTICA – EMAI - SEQUÊNCIA 4
- ATIVIDADE 4.1 COLEÇÕES (PÁGINA 23)
- ATIVIDADE 4.2 SITUAÇÕES PROBLEMAS (PÁGINA 24)
4 – EDUCAÇÃO FÍSICA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º anos A, B, C e D
Prof. Johnny e Profª Susan
Semana de 18 a 22.05.2020
Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física
Trabalhar as letras: A, S e U
Leiam as explicações das letras A e S, que estão no link do Alfabeto de Educação Física e realizem as atividades com concentração e cuidado.
- A – alongamento (pode ser feito todos os dias e por todos da família, cada um dentro de suas possibilidades).
- S – Saci Pererê (amarelinha tradicional ou outras formas que vocês conhecem)
- U – unir a família e brincar de Cantigas de Roda (registro no caderno)
OBS.: Cantigas para a Letra U - assista aos vídeos e responda e/ou desenhe no caderno o que se pede:
1 – Caranguejo e O Cravo e a Rosa - Palavra Cantada - Brinquem e cantem junto com vídeo.
Pergunta: Quais animais aquáticos aparecem neste vídeo? (Escreva no caderno a resposta e depois desenhe o que mais gostou).
2 – Peixe Vivo - Palavra Cantada
Pergunta 1: Qual esporte ou dança ou luta que aparece no início e fim deste vídeo?
Pergunta 2: No vídeo aparecem alguns instrumentos musicais, você conhece algum deles? Se sim, escreva o nome do instrumento. Peça ajuda em casa, se precisar.
3 – Alecrim - Palavra Cantada
Pergunta: O que é o Alecrim e onde podemos usá-lo?
4 – A Barata - Palavra Cantada
Desenhe uma das “mentiras” da Barata. Aquela que você mais achou engraçada!! E deixe bem colorida!!
Outras sugestões de Cantigas de Roda (cirandas ou brincadeiras cantadas) você pode encontrar no blog da E.E Parque Mikail em:
→ Início → Indicação de Leitura → Livro de Textos do Aluno (Ler e Escrever) → Acesse o Livro de Textos → página 20 (em diante)
GUARULHOS, 21 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – MATEMÁTICA – APRENDER SEMPRE
- ATIVIDADE 4 - JOGO DE DADO
- ATIVIDADE 1 – QUESTÕES A E B
- ATIVIDADE 2 – QUESTÕES A, B E C
(PÁGINAS 4 E 5 )
3 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE - ATIVIDADE 2
- AJUDANDO A PONTUAR (PÁGINAS 5,6 E 7)
FÁBULA “A CIGARRA E A FORMIGA”
ATIVIDADES A,B,C E D.
GUARULHOS, 22 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDER SEMPRE - ATIVIDADE 2
- FÁBULA “O CÃO E A LEBRE” – ATIVIDADE E (PÁGINA 8)
3 – LEITURA: CONTO: “CINDERELA” – LIVRO DE TEXTO (PÁGINAS 80,81,82,83,84 E 85 ) NO BLOG NA ABA INDICAÇÃO LITERÁRIA
- ILUSTRE O CONTO NO CADERNO.
4 – MATEMÁTICA – EMAI - SEQUÊNCIA 4
- ATIVIDADE 4.3 SITUAÇÕES PROBLEMAS (PÁGINA 25)
- ATIVIDADE 4.4 QUADRO DAS ADIÇÕES (PÁGINA 26)
- ATIVIDADE 4.5 TABELA DE ADIÇÕES (PÁGINA 27)
ATIVIDADES PARA A SEMANA
DE 11/05 À 15/05
GUARULHOS, 11 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – MATEMÁTICA: AAP (AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO)
QUESTÃO 7 – LOCALIZAR INGREDIENTES;
QUESTÃO 8 – LOCALIZAÇÃO (DISTÂNCIA);
QUESTÃO 9 – ORDEM DECRESCENTE;
QUESTÃO 10 – NÚMEROS QUE FALTAM NO QUADRO NUMÉRICO;
QUESTÃO 11 – TABELA;
QUESTÃO 12 – CALENDÁRIO.
GUARULHOS, 12 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER. ATIVIDADE 2 A
- LEITURA E ANÁLISE DO CONTO EM FOCO – 1ª PARTE “CHAPEUZINHO BRANCO”
3 – MATEMÁTICA – EMAI – SEQUÊNCIA 3 – ATIVIDADE 3.1
- SISTEMA MONETÁRIO (PÁGINA 18)
ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER RESPONDIDA NO CADERNO
4 – ARTE.
ATIVIDADE: 3º A/B/C - ARTE.
PROFESSORA: SHIRLEI SEMANA DE 11 A 15/05/2020.
TEMA: SOM/INSTRUMENTOS MUSICAIS.
SUPORTE: CADERNO
PROCEDIMENTO: AUDIÇÃO, ESCRITA E DESENHO.
ATENÇÃO AS FIGURAS ABAIXO:
TEMOS NA PRIMEIRA LINHA EM SEQUÊNCIA: VIOLÃO, MOCHILA E FLAUTA.
NA SEGUNDA LINHA TEMOS: SANFONA, RÉGUA E PINCÉL.
PROPOSTA 1: AGORA COPIE A SUA MANEIRA TODAS ELAS EM SEU CADERNO E PINTE SOMENTE OS INSTRUMENTOS MUSICAIS COM AS CORES PRIMÁRIAS.
PROPOSTA 2: RETIRE DOS EXEMPLOS ABAIXO E ESCREVA EM SEU CADERNO O NOME DE UM INSTRUMENTO COM SOM AGUDO E UM COM O SOM GRAVE . REPRESENTE TAMBÉM O SOM AGUDO E GRAVE NA FORMA DE DESENHO.
Ø CLIQUE PARA ABRIR E ESCUTAR OS SONS.
GUARULHOS, 13 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER. ATIVIDADE 2 A
- LEITURA E ANÁLISE DO CONTO EM FOCO – 2ª PARTE “CHAPEUZINHO BRANCO”
APRENDER SEMPRE . ATIVIDADE 1
-LEITURA DA FÁBULA “A CIGARRA E AS FORMIGAS (PÁGINAS 2 E 3)
3 – MATEMÁTICA – EMAI – SEQUÊNCIA 3 – ATIVIDADE 3.2
- ANALISE UM FOLHETO DE SUPERMERCADO OU LOJAS (PÁGINA 19)
GUARULHOS, 14 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER. ATIVIDADE 2 A
- LEITURA E ANÁLISE DO CONTO EM FOCO – 3ª PARTE “CHAPEUZINHO BRANCO”
3 – MATEMÁTICA - APRENDER SEMPRE . ATIVIDADE 1
- JOGANDO COM OS MEUS COLEGAS (PÁGINAS 2 E 3)
– EMAI – SEQUÊNCIA 3 – ATIVIDADE 3.3
- TABELA DE PREÇOS (PÁGINA 20)
GUARULHOS, 15 DE MAIO DE 2.020.
NOME: ______________________________________________
PROFª:_________________________________ 3º ANO ______
ROTINA
1 – AULA ONLINE;
2 – LÍNGUA PORTUGUESA – LER E ESCREVER. ATIVIDADE 2 B
- LEITURA E ANÁLISE DE TRECHO DO CONTO – “CHAPEUZINHO BRANCO”
3 – MATEMÁTICA – EMAI – SEQUÊNCIA 3 – ATIVIDADE 3.4
- TABELA DE TIMES PREFERIDOS (PÁGINA 21)
(FAÇA A PESQUISA COM A SUA FAMÍLIA)
- SEQUÊNCIA 3 – ATIVIDADE 3.5
- ATRAVÉS DOS RESULTADOS DA TABELA RESPONDA AS PERGUNTAS.
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º anos
Prof. Johnny e Profª Susan
Semana de 11 a 15.05.2020
Atividade da tabela do Alfabeto de Educação Física
Trabalhar as letras: A, C, E, H e I
Dividir em 2 dias, a sua escolha ou nos mesmos dias que vocês tem aulas de educação física:
- 1º dia: A, E, e I
- 2º dia: A, C e H (lembrando que a letra C é a corrida no lugar)
LEIAM AS EXPLICAÇÕES E REALIZEM AS ATIVIDADES COM CONCENTRAÇÃO E CUIDADO .
NÃO ESQUEÇAM DE REGISTRAR NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ou outro caderno disponível), A BRINCADEIRA DA LETRA “H” e “I”. (Não esqueçam de colocar a data, na hora do registro, no caderno).
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 04/05 à 08/05
![]() |
![]() |
3ºA,B,C |
![]() |
3ºD |
![]() |
ALFABETO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário